História

Quais foram as mudanças causadas pela Revolução Industrial? Lista das consequências do surgimento das indústrias

Mudanças Causadas pela Revolução IndustrialMudanças Causadas pela Revolução Industrial
Simulado Beduka

As indústrias surgiram no final do século XVIII na Inglaterra e foram responsáveis pelo aumento da produção e por reformulações das relações de trabalho. Conheça essas e outras mudanças causadas pela Revolução Industrial, um tópico muito importante na prova do Enem.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está estudando para o Enem? Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka! Uma plataforma com questões de edições anteriores do exame totalmente gratuita!

O que foi a Revolução Industrial?

A Revolução Industrial é o período de grandes inovações tecnológicas iniciado na segunda metade do século XVIII e que trouxe muitas mudanças no mundo inteiro.

O início da revolução industrial aconteceu na Inglaterra, mas logo se espalhou para toda a Europa ocidental e depois chegou a todos os continentes. Ela está ligada ao desenvolvimento da máquina a vapor, que transforma o vapor da água aquecida por carvão mineral em energia.

A máquina a vapor foi criada por Thomas Newcomen na década de 1760 e foi aprimorada por James Watt, na década de 1780. Assim, alguns historiadores apontam que o início da revolução foi em 1760 e outros em 1780.

O fato é que houve mudanças causadas pela revolução industrial muito significativas. Elas foram responsáveis por transformar o estilo de vida da humanidade, sua relação com o tempo e com o trabalho, com o lazer, a política e a cultura.

O pioneirismo inglês na Revolução Industrial

Como dito acima, o processo de industrialização foi iniciado na Inglaterra. Isso aconteceu pois somente este país reunia as condições necessárias para tal. Vamos ver quais eram elas.

Antes de tudo, foi na Inglaterra que a burguesia se estabeleceu no poder de maneira hegemônica pela primeira vez. Em 1688 aconteceu a Revolução Gloriosa, uma revolução burguesa, que reformulou a política inglesa. O papel do rei, por exemplo, foi bastante limitado, enquanto o resto da Europa vivia o absolutismo.

Assim, a burguesia se estabeleceu no poder, o que garantiu o desenvolvimento da economia inglesa. Como o rei perdeu parte de suas atribuições, elas passaram para o parlamento, que tomou medidas para atender os interesses burgueses.

Além disso, houve também o benefício das medidas tomadas por Oliver Cromwell, em 1651. Neste ano foram estabelecidos os Atos de Navegação, que determinavam que as mercadorias vendidas e compradas pela Inglaterra seriam transportadas em navios ingleses.

Outro fator importante foi o exército reserva de trabalhadores. Até meados do século XVII, as terras inglesas eram comunais. Ou seja, elas eram propriedade comum da população de uma localidade. Isso se modificou com as leis que permitiram o cercamento feito por membros da classe senhorial das terras para criação de ovelhas.

Isso levou à expulsão de camponeses destas terras e sua migração para as cidades. Lá eles se tornaram mão de obra das indústrias que estavam surgindo.

E, por último, os ingleses detinham grandes reservas de carvão mineral e ferro, que eram necessários para a indústria nascente. Como a indústria inicial era voltada para a produção de tecidos, a lã das ovelhas também foi fundamental para o seu desenvolvimento.

Quais foram as mudanças causadas pela Revolução Industrial?

Houve mudanças significativas causadas pela Revolução Industrial que não ficam somente nas relações de trabalho. O espaço urbano, a política, as divisões sociais e a cultura foram radicalmente transformados.

Quais foram as mudanças causadas pela Revolução Industrial no trabalho?

Com o surgimento das indústrias, o trabalho passou da manufatura para a maquinofatura. Enquanto antes o artesão trabalhava com suas próprias mãos, agora o trabalho era feito por um empregado que operava as máquinas.

Deste modo, as relações de trabalho se modificam. O empregado não é mais senhor de todo o processo de fabricação, mas parte de uma divisão fabril do trabalho.

Isso se agrava com o exército reserva que existe com o êxodo para as cidades. Como existe muita gente querendo o serviço, o patrão pode nivelar os salários para baixo. A queda no valor do salário após a industrialização foi muito grande na Inglaterra, saindo de 33 xelins em 1795 para 6, em 1834.

Além disso, a carga horária de trabalho era bastante alta, chegando a 16 horas por dia. Houve uma disciplinarização do tempo, utilizando relógios de bolso que ficavam com os supervisores.

A situação dos trabalhadores gerou movimentos de contestação, como Ludismo e Cartismo. O primeiro ficou marcado pela quebra de máquinas, vistas como a fonte do desemprego. O segundo lutou por direitos trabalhistas e políticos, a partir de 1830.

Os protestos tinham como principal meio de pressão a greve e conseguiu melhorias para a classe trabalhadora. Entre elas, a redução da jornada de trabalho.

Quais foram as mudanças causadas pela Revolução Industrial na sociedade?

Com o surgimento das fábricas e o êxodo rural, as cidades se tornaram cada vez mais inchadas e poluídas. Os rios eram usados como local de despejo dos resíduos fabris e esgoto, com isso o número de doenças foi elevado.

As reivindicações dos trabalhadores levaram a burguesia a mobilizar tropas militares para conter as rebeliões. Segundo o historiador Eric Hobsbawm, os militares eram mais utilizados em conflitos urbanos do que em campanhas de guerra nas zonas coloniais inglesas.

Beduka Bolsas Direito

Esses conflitos levaram ao surgimento de organizações de representação de classe, como a Sociedade de Correspondência de Londres. Seus membros tinham aprendido com os metodistas modos de pregação de ideias e transmitiam o pensamento revolucionário entre a população operária.

As cidades foram divididas em bairros de classes distintas. A disciplinarização do tempo, vinda com o relógio e as fábricas, modificou práticas consagradas de lazer.

Mas houve também uma série de benefícios. Foi com a revolução industrial que surgiram os meios de transporte movidos a vapor, como o trem, e aparelhos de telecomunicação, como o telégrafo.

A produtividade também cresceu bastante e o consumo se tornou mais barato pela quantidade de produtos a serem ofertados. Na França de fins do século XIX os pobres puderam ter peças de roupas que seus avós jamais poderiam usar.

Mudanças causadas pela Revolução Industrial ocorreram em todas as suas 3 fases. Vamos ver quais foram.

Quais foram as fases da Revolução Industrial?

Apesar de não ter havido rupturas e a Revolução Industrial ser um processo contínuo, existem modificações na produção que são divididas em fases. Ao todo, foram três.

A Primeira Fase da Revolução Industrial

A primeira fase é a que se dá entre 1760 e 1850. As mudanças causadas pela Revolução Industrial na sua primeira fase foram:

  • Formação da indústria têxtil, 
  • Uso da máquina a vapor;
  • Êxodo rural;
  • aumento da produtividade;
  • surgimento do telégrafo e da locomotiva;
  • surgimento de classes sociais.

Teste seus conhecimentos sobre as mudanças causadas pela primeira Revolução Industrial com nossa lista de exercícios sobre ela.

A Segunda Fase da Revolução Industrial

A segunda fase vai de 1850 até a Segunda Guerra Mundial. Dentre as mudanças causadas pela Revolução Industrial nesse período pode-se citar o avanço para fora da Europa ocidental, chegando aos estados americanos, Europa oriental e Japão.

Nesta fase houve um avanço tecnológico ainda maior que na anterior. Ela foi marcada por:

  • Uso de eletricidade;
  • invenção do motor a combustão;
  • uso do petróleo como fonte de energia;
  • substituição do ferro pelo aço;
  • invenção do carro e dos aviões;
  • invenção do telefone;
  • uso do rádio como meio de comunicação de massa.

A Terceira Fase da Revolução Industrial

A terceira fase iniciou após a Segunda Guerra e por causa das mudanças causadas pela Revolução Industrial nesse período, ela ficou conhecida como Revolução Tecnocientífica. Ela é marcada por:

  • avanços na área da informação, com o surgimento da internet;
  • capitalismo financeiro;
  • avanços na medicina;
  • globalização.

O Beduka te conecta à faculdade!

Esperamos que esse texto sobre as mudanças causadas pela Revolução Industrial tenha te ajudado.

Mas não para por aí.

A gente sabe que o Enem é a maior porta de entrada no ensino superior brasileiro, pois ele é utilizado nos programas governamentais do Sisu, do Prouni e do Fies.

Mas ele não é único. E além do governo você tem outro parceiro para te ajudar a conquistar uma vaga no curso dos seus sonhos: Nós, o Beduka!

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador