Geografia

O que são os ciclos biogeoquímicos? Descubra como os elementos mais importantes são reciclados na natureza

o que são os ciclos biogeoquímicoso que são os ciclos biogeoquímicos
Sala do Saber - melhor cursinho online

Alguns elementos passam por renovações constantes na natureza. Como eles são muito importantes para a manutenção da vida, isso garante a nossa permanência no planeta.

O modo como essa renovação acontece é o ciclo biogeoquímico, que une elementos vivos (bióticos) e não vivos (abióticos).

Continue lendo para saber mais sobre o que são ciclos biogeoquímicos e entender como eles acontecem.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Ganhe um desconto de até 65% na mensalidade do curso dos seus sonhos! Acesse o Beduka Bolsas e comece a estudar agora mesmo!

O que são ciclos biogeoquímicos?

Os ciclos biogeoquímicos são processos essenciais para a renovação de alguns elementos no nosso planeta.

Você com certeza sabe que a água que cai na chuva um dia fez parte de algum reservatório natural, como os lagos e o mar. Ela evaporou e, na atmosfera, se tornou líquida novamente, voltando para a terra na precipitação. Isso que ocorreu foi um ciclo biogeoquímico.

Porém, esse não é o único modo de a água se reciclar, ela pode evaporar através da transpiração de plantas.

Assim, por envolver seres vivos, o ambiente e elementos químicos, o ciclo de reciclagem das matérias ganha o nome de biogeoquímico.

Eles são muito importantes porque garantem a existência de elementos fundamentais para a existência da vida, como a própria água.

Como os ciclos biogeoquímicos funcionam?

Nos ciclos biogeoquímicos, como vimos, elementos vivos e não vivos estão estreitamente conectados. Assim, eles envolvem tanto os componentes bióticos quanto os abióticos.

Os componentes abióticos são utilizados pelos organismos e depois são devolvidos à natureza, em um processo constante de renovação.

Até mesmo na nossa morte, como a de todos os seres vivos, os materiais que nos compõem, voltam para a terra e a fertilizam. Isso faz com que os átomos que compõem os corpos sejam incorporados a novos organismos.

Tipos de ciclos biogeoquímicos

Para entender bem o que são ciclos biogeoquímicos, precisamos saber quais são os tipos que existem.

A classificação deles é feita com base no reservatório do elemento químico, que pode ser a atmosfera ou a crosta terrestre. Fica assim:

  • Ciclo gasoso: o reservatório fica na atmosfera.
  • Ciclo sedimentar: o reservatório é a crosta terrestre.

Para ficar mais claro o que são ciclos biogeoquímicos, vamos conhecer os principais.

Principais ciclos biogeoquímicos

Os elementos químicos que são essenciais para a vida possuem seus ciclos. Vamos conhecer melhor como são:

Ciclo da água

O ciclo da água deve ser o mais visível dos ciclos biogeoquímicos, graças a uma de suas etapas, que é a precipitação.

Ele corresponde à transformação da água por meio das mudanças do seu estado físico e é classificado como sedimentar, pois o reservatório da água é a crosta terrestre. É graças a ele que a hidrosfera se mantém.

A água presente em lagos, rios e oceanos evapora e as plantas a liberam na transpiração. Esse vapor sobe para a atmosfera, onde a temperatura é mais baixa e sofre a condensação, ou seja, volta ao estado líquido em pequenas partículas.

Elas se juntam e formam nuvens. Quando o ar não consegue mais sustentar a água, pois a nuvem está muito cheia, ela precipita em forma de chuva e atinge o solo, de onde é absorvida pelas plantas, ou passa a compor reservatórios subterrâneos.

É essa água que consumimos seja ingerindo diretamente, seja através da alimentação.

Acesse nosso resumo sobre o ciclo hidrológico e entenda tudo sobre ele para ficar ainda mais por dentro do que são ciclos biogeoquímicos.

Ciclo do carbono

O carbono constitui as moléculas orgânicas. Praticamente todas as formas de vida são compostas por ele.

Seu ciclo é governado por processos como a fotossíntese e a respiração, sendo um ciclo gasoso. Assim, ele se inicia com a captação de CO2 (gás carbônico) pelos seres autótrofos, que o fixam na forma de compostos orgânicos e o deixa disponível para os demais seres.

A liberação do carbono se dá através da queima de combustíveis fósseis, decomposição dos corpos e expiração.

Teste seus conhecimentos com nossa lista de exercícios sobre o ciclo do carbono e aprenda mais sobre o que são ciclos biogeoquímicos.

Ciclo do nitrogênio

O nitrogênio é o elemento mais abundante na nossa atmosfera, representando quase 80% do ar. Mas a sua assimilação é feita apenas por seres específicos, que são as bactérias.

Elas são de quatro tipos:

  • Fixadoras: absorvem o nitrogênio e o transformam em amônia.
  • Nitrificantes: fazem quimiossíntese e são capazes de oxidar a amônia e transformá-la em nitrito e nitrato, que é captado pelas plantas. O nitrato é consumido por animais através das plantas.
  • Decompositoras: atuam na decomposição orgânica e, assim, ajudam na devolução do nitrogênio para a natureza.
  • Desnitrificantes: fazem a degradação anaeróbica de compostos nitrogenados, como o nitrato e a amônia, liberando o nitrogênio em forma de gás para a atmosfera.

Você pode saber mais com nosso resumo sobre ciclo do nitrogênio e entender melhor o que são ciclos biogeoquímicos.

Ciclo do Fósforo

O ciclo do fósforo é sedimentar, pois ele é mais encontrado nas rochas, em forma sólida. Ele fica disponível na natureza quando elas sofrem degradação.

O consumo do fósforo acontece quando ele é absorvido pelas plantas, diluído na água e no solo, ou quando os animais se alimentam.

A devolução acontece na decomposição do material orgânico dos seres vivos, podendo ser incorporado por rochas ou ser reciclado entre a vegetação.

Ciclo do oxigênio

O oxigênio é liberado e consumido em diferentes formas químicas, mas a principal será o gás presente na fotossíntese e na respiração.

A fotossíntese libera oxigênio na atmosfera, que é seu principal reservatório. Assim, praticamente todo gás oxigênio tem origem biológica. Os seus principais produtores se encontram nos oceanos.

A respiração consome o oxigênio, que passa a fazer parte dos seres vivos, mas será devolvido à natureza na decomposição.

Questões sobre ciclo geoquímicos

Esperamos que você tenha entendido tudo sobre o que são ciclos biogeoquímicos. Mas o melhor jeito de saber como está o aprendizado é treinando com algumas questões.

Vamos ver algumas e comentar as respostas.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Questão 1 – (Enem-2009) O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis.

A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca

a) aumento da porcentagem de carbono contido na Terra.

b) redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.

c) aumento da produção de carboidratos de origem vegetal.

d) aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.

e) redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.

Questão 2 – (UPF) Carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos têm em sua composição o carbono, que é constantemente retirado da natureza e, por meio do CO2, devolvido à atmosfera, formando assim o ciclo desse elemento. Assinale a alternativa que contempla as formas pelas quais o CO2 retorna à atmosfera.

a) Respiração, fotossíntese e combustão.

b) Transpiração, fotossíntese e respiração.

c) Decomposição, respiração e evaporação.

d) Fotossíntese, combustão e evaporação.

e) Decomposição, respiração e combustão.

Gabarito das questões sobre ciclos biogeoquímicos

Esperamos que tenha ido bem nas questões sobre ciclo biogeoquímicos. Confira agora seu desempenho com o gabarito.

Exercício resolvido da questão 1:

d) aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.

Como vimos, o carbono é devolvido para a natureza de diversas formas, entre elas a queima de combustíveis fósseis.

Exercício resolvido da questão 2:

e) Decomposição, respiração e combustão.

A gente viu no texto que o retorno do carbono à natureza acontece por meio da combustão, da decomposição e da respiração (expiração). A fotossíntese consome gás carbônico e libera oxigênio e a evaporação acontece com a água, portanto as alternativas que falam delas estão erradas.

Continue estudando com nosso Simulado Enem gratuito, que serve para ajudar os estudantes a praticar com questões do próprio Enem e nota calculada via TRI. 

Assim você fica craque no assunto e ainda por cima pode ver qual seria sua nota caso a prova fosse hoje.

Se quiser testar os conhecimentos que aprendeu nesse artigo, você pode montar um simulado personalizado só com questões de história. Será um ótimo treino!

Esperamos que tenha entendido o que são ciclos biogeoquímicos. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.