X

Interpretação de texto | Como melhorar a interpretação e acertar questões?

10 de como interpretar um texto e acertar questões

Em toda a prova do ENEM ou de outros vestibulares a interpretação de texto está presente. É necessário usar a interpretar até mesmo nas provas de exatas. Por isso, veja algumas dicas de como fazer interpretação de texto e se dar bem na prova.

Quantas vezes você leu uma questão mais de uma vez e não entendeu nada do que estava sendo pedido? Se a resposta for “várias vezes”, este texto será bastante útil para você, já que vamos te ensinar como estudar interpretação de texto.

Interpretar se torna essencial para nossa rotina ao dar vida e significado a qualquer texto, seja ele literário, informativo, persuasivo ou narrativo.

Para isso, conhecer as principais figuras de linguagem vai te ajudar muito.

Como interpretar um texto?

A interpretação de texto é exigida em todas as questões do Enem e de outros vestibulares. Claro, em todas as provas na verdade, mas as do Enem possuem textos maiores e isso pode gerar dificuldades. 

Saber como interpretar um texto é uma habilidade fundamental para qualquer curso de graduação.

Depois que aprender as técnicas, aplique-as no nosso artigo de exercícios de interpretação de texto. Aqui você terá texto para estudar e mais abaixo indicações de livros.

Pré compreensão, compreensão e interpretação

Estes são níveis diferentes de leitura e de exigência:

Pré compreensão: Significa entender o mínimo do que o autor está dizendo. É interpretar as frases e descobrir simplesmente o tema do texto. Ainda não é exigido saber explicar as partes complexas do que foi lido, apenas reconhecê-las. Esta etapa exige conhecimento prévio. 

Compreensão: Significa descobrir as informações novas no texto ou reconhecer informações já conhecidas. Assim você poderá dizer que compreendeu, pois já mapeou o que sabe e o que não sabe e tem consciência disso. 

Interpretação de texto: Significa começar a raciocinar com as informações lidas e compreendidas, fazer intertextualidade com outros assuntos e conseguir responder às questões propostas.

Executando todas estas etapas você saberá como aprender interpretação de texto e terá muito alívio lendo as nossas dicas, todas pensadas para te ajudar a alcançar a habilidade de interpretação de texto.

Quais são as habilidades envolvidas na interpretação de um texto?

Primeiro: Memória. Ela é que te ajudará a usar o seu conhecimento prévio durante e depois da leitura.

Segundo: Intertextualidade. Ela é que te ajudará a unir conhecimentos distintos para conseguir interpretar bem. No Enem eles especialmente gostam de misturar as áreas do saber.

Terceiro: Analise. Ela é que te ajudará a analisar o conteúdo estudado, a separar informações certas das erradas e responder corretamente. 

DICAS PARA UMA BOA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Com as dicas abaixo tenho certeza de que você conseguirá melhorar sua capacidade interpretativa e vai acertar muito mais questões sem dificuldade.

Se precisar de dicas de literatura, veja aqui os livros que mais caem no Enem.

O link acima é do artigo com a lista de livros para ler antes do Enem deste ano.

Se você tiver tempo, leia o texto no mínimo duas vezes, cada uma de uma forma

Na primeira leitura seja rápido e não pare, não se incomode com as partes que você não conseguiu entender. Na segunda leitura vá devagar cuidadosamente. Assim você vai absorver muito mais, pois já terá a ideia geral da unidade do texto.

Atenção, use essa dica quando estiver estudando interpretação de texto, não na hora da prova, que exige velocidade. 

Leia as questões antes de ler o texto

Vários professores ensinam a ler primeiro as questões e depois o texto. Mas, por que isso? Simples, é para que você leia o texto já sabendo por quais respostas deve procurar. 

Isso pode economizar o seu tempo nos casos extremos. Se você não tem tempo para ler duas vezes, não adianta ler o texto, ler as questões e ler o texto de novo procurando respostas.

Rabisque, se o livro ou prova forem seus

  • Circule as palavras mais importantes
  • Sublinhe as frases principais
  • Escreva suas ideias enquanto lê o texto, pode ser na margem mesmo

Diga o que você leu com suas palavras

Esta é a prova definitiva de que você conseguiu interpretar o texto: dizer o que foi lido com as próprias palavras. Isso significa que o conhecimento entrou na sua cabeça. Se você não conseguir isso, é sinal de que ainda não entendeu o que leu.

Faça paráfrases

Antes de tudo, paráfrase é uma explicação ou produção de um texto baseado em outro, mas sem copiar as frases originais do autor. Existem três tipos que são valiosas para quem deseja saber como estudar interpretação e texto.

  • Paráfrase-resumo: tem como objetivo sublinhar as ideias principais de uma composição e só então dar continuidade ao resumo.
  • Paráfrase-esquema: consiste em encontrar os tópicos principais, como um “esqueleto” de pequenas frases.
  • Paráfrase-resenha: inclui não só os tópicos e o resumo, como também os seus comentários sobre a produção. Aqui você deve separar os prós e contras do texto, segundo a sua opinião e justificando o porquê.

Separe fatos e opiniões

Os fatos são os dados da realidade e, por isso, são sempre verdadeiros, afinal são acontecimentos. Mas a opinião não, ela é fruto da interpretação de alguém e pode ser verdadeira ou falsa. Separe isso ao fazer sua leitura, ou seja, responda: “Qual é o fato neste texto?” e “Qual é a opinião do autor sobre ele?”. 

Leia de novo se for preciso

Leia quantas vezes for necessário para conseguir interpretar o texto, caso tenha tempo. No início demora mais, mas logo você se acostuma e conseguirá de primeira. Se for uma prova, não perca tempo em interpretações difíceis.

Faça resumos de textos diferentes

Leia muito, leia romances, peças de teatro, livros difíceis, livros fáceis, épicos, poemas, etc. Não só leia como também faça resumos, pois a melhor forma de guardar na memória o que foi lido é anotando.

Use um dicionário

Bem, isso será possível se você estiver estudando interpretação de texto. Logo, tranquilamente em sua casa, ao se deparar com palavras desconhecidas, consulte o dicionário. Depois de um tempo você estará com um vocabulário muito mais rico.

Converse com o autor na sua mente

Quando estiver treinando, outra dica de interpretação de texto é ler em voz alta, para o cérebro de acostumar com as palavras e não viajar na maionese enquanto você lê. Já aconteceu de você ler uma página inteira pensando em outra coisa?

Então, lendo em voz alta você corta esse problema até que se acostume. Depois pense, converse com o autor na sua mente, dê uma de doido. Tenho certeza de que não se esquecerá do conteúdo lido e terá mais facilidade interpretando.

Como interpretar textos no Enem?

A habilidade de interpretação de texto separa alunos aprovados de alunos reprovados. 

Como ler 90 questões em um único dia, estando cansado e mesmo dessa forma, conseguir interpretá-las e encontrar a resposta certa?

É preciso criar hábito de leitura. Sei que dói ouvir isso, mas talvez você passe muito mais tempo no celular do que lendo e o celular não te ajuda a interpretar melhor, até porque, nas mídias sociais, a leitura é curta e direta, como manchetes de jornal.  

Mude sua realidade lendo todos os dias. Se você não lê absolutamente nada, comece com meia hora todos os dias (e com o celular longe). Se você já está mais acostumado, leira uma hora todos os dias. 

Praticamente todas as questões do Enem possuem textos grandes contextualizando a pergunta. Algumas vezes são poemas, em outras são narrativas ou gráficos e afins. Serão 5 horas do seu domingo dedicadas a leitura, interpretação e esforço. É um teste de resistência.

Gostou das técnicas de interpretação de texto?

Explicamos aqui algumas técnicas para quem está buscando como estudar interpretação de texto. Este é um tema muito importante, principalmente para estudantes que pretendem fazer as provas do ENEM.

O Exame Nacional do Ensino Médio apresenta questões complexas, gráficos e gravuras que exigem do aluno uma grande capacidade de interpretação dos conteúdos. Ao aplicar estas dicas que acabamos de ensinar, você terá maior facilidade nos dias das provas.

Para facilitar os seus estudos, separamos também algumas questões de vestibular sobre o filósofo Platão e exercícios sobre Semana de Arte Moderna e a Idade Média.

Agora que você sabe como interpretar um texto, queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Dicas
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (4)