X

Como funciona o vestibular da PUC? Veja tudo que precisa saber sobre o processo seletivo

Como funciona o vestibular da PUC?

Quer ingressar na faculdade, mas não sabe como funciona o vestibular da PUC? Aqui te explicamos tudo o que você precisa saber sobre o processo seletivo de uma das melhores universidades privadas do Brasil!

Se preferir, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao assunto:

  1. O que é PUC?
  2. Como funciona o vestibular da PUC?
  3. Como se inscrever no vestibular da PUC?
  4. Como funciona o Vestibular Social da PUC?
  5. Posso entrar na PUC utilizando nota do Enem?
  6. Estude em faculdades privadas com desconto!

Você quer estudar na PUC mas não tem ideia de como é o processo seletivo? Então você está no lugar certo! 

Leia este artigo para entender como funciona o vestibular da PUC, quando e onde se inscrever, além de ficar por dentro de outras formas de ingresso!

O que é a PUC?

A Pontifícia Universidade Católica (PUC) é uma das instituições de ensino privadas mais importantes e renomadas do país. 

A PUC existe há quase 80 anos e entre seus cursos oferecidos, os mais tradicionais e concorridos são Medicina, Engenharia e Direito.

No Brasil, a PUC possui sete unidades:

  • Campinas (PUC – Campinas);
  • Goiás (PUC – Goiás);
  • Minas Gerais (PUC – Minas);
  • Paraná (PUC – Paraná);
  • Rio de Janeiro (PUC – Rio);
  • Rio Grande do Sul (PUC – RS)
  • São Paulo (PUC – SP).

Seis dessas unidades estão presentes no ranking da Folha de São Paulo, entre as 11 melhores universidades privadas do país!

Como funciona o vestibular da PUC?

A principal forma de ingresso na instituição é através de seu vestibular, que segue um modelo tradicional e é elaborado pela própria instituição. 

Normalmente, a prova conta com 81 questões objetivas de múltipla escolha, sobre conhecimentos gerais e uma redação discursiva, com um tema proposto pela banca.

A PUC realiza o vestibular duas vezes ao ano: as edições de Verão e de Inverno.

A primeira edição do vestibular é a de Verão e acontece no mês de dezembro. Os aprovados por ele, ingressam no primeiro semestre do ano seguinte.

Já o vestibular de Inverno, é a segunda edição e ocorre em junho. Por meio dele, os selecionados entram no segundo semestre do ano vigente.

Como se inscrever no vestibular da PUC?

Sobre como se inscrever no vestibular da PUC, é necessário acessar o site oficial da unidade desejada e realizar a inscrição.

Cada unidade apresenta seu próprio edital e calendário de provas. Logo, o ideal é ficar de olho no site oficial da unidade de seu interesse!

Para facilitar, listamos a seguir os portais oficiais de cada unidade:

  • PUC – Campinas;
  • PUC – Goiás;
  • PUC – Minas;
  • PUC – Paraná;
  • PUC – Rio;
  • PUC – Rio Grande do Sul;
  • PUC – São Paulo.

A inscrição é realizada pelo portal, com uma área de acesso individual e uma ficha para preenchimento online. No próprio requerimento de inscrição, o candidato deve indicar o curso e a habilitação escolhidas.

Após preencher o requerimento, o candidato deverá realizar o pagamento de uma taxa no valor de R$180,00 para confirmar sua inscrição no vestibular. Ou se for o caso, solicitar a isenção da taxa, seguindo os requisitos estabelecidos pela instituição.

Como funciona o Vestibular Social da PUC?

Para estudantes de baixa renda que querem ingressar na PUC, há a opção do Vestibular Social. Por meio deste vestibular os alunos têm a oportunidade de conquistar uma bolsa parcial de 50% ou integral de 100% no valor da mensalidade.

Para concorrer a essa bolsa, o candidato deve cumprir algumas exigências, como não possuir diploma de curso superior e possuir uma renda familiar de até 6 salários mínimos por pessoa.

A seleção dos bolsistas acontece depois do encerramento dos vestibulares tradicionais, também duas vezes ao ano. 

A PUC oferta um bom número de vagas para os vestibulares sociais, mas nem todos os cursos contemplam essa modalidade, podendo variar a cada ano e de unidade para unidade.

Posso entrar na PUC utilizando a nota do Enem?

Apesar do Enem não ser a principal forma de ingresso na instituição, é possível utilizar a nota do exame para conseguir uma das vagas remanescentes. 

A PUC oferece aos alunos bolsas integrais ou parciais por meio do Prouni. 

Outra forma de estudar na universidade é participando do Fies. Onde o programa federal financia as mensalidades para o aluno pagar depois que se forma na graduação.

Estude em faculdades privadas com desconto!

Agora que você está por dentro de como funciona o vestibular da PUC, e se você pudesse estudar com até 65% de desconto na mensalidade? Isso é possível com o Beduka Bolsas!

Essa é uma plataforma do Beduka em que, a qualquer momento do ano, você pode comprar uma bolsa de estudos. Sem processo seletivo, sem burocracia, sem problemas. 

Esperamos que nosso texto sobre como funciona o vestibular da puc tenha sido útil para você. Se quiser conteúdos novos todos os dias, temos um canal do telegram

Caso queira nos sugerir algum conteúdo, nos mande mensagem no nosso instagram. A nossa missão é permitir que você curse a faculdade dos seus sonhos. Obrigado por ler até aqui! 

Categorias: Vestibulares
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (4)

  • A faculdade aceita se eu fizer inscrição tanto no Enem ou no próprio vestibular da instituição, podendo usar as duas notas (escolher entre elas)?

    • Olá, Paula! Como dissemos, as formas de usar o Enem são duas: Prouni e Fies. Pode ser que alguma das PUCs tenha algo mais específico e use a nota do Enem, sugerimos que você entre em contato diretamente com a universidade de seu interesse.