X

Saiba como descobrir o número de inscrição do Enem e porque você precisa dele!

Como descobrir o número de inscrição do Enem?

Assim que você se inscreve no Enem, um número de inscrição é gerado. Você não pode perdê-lo, pois ele vai te acompanhar até o momento em que você utilizará suas notas para ingressar em uma universidade.

Sem ele, ficará impossível participar dos programas do governo que dão vagas nas instituições públicas e privadas. Ou seja, vai ficar de fora do Sisu, do Prouni e do Fies.

Para evitar isso, neste artigo te mostraremos como descobrir o número de inscrição do Enem e todas as funções que ele tem no seu caminho até a faculdade. Leia até o fim e entenda!

Clique em um dos tópicos abaixos para ir diretamente ao assunto:

A prática é sempre a melhor forma de garantir bons resultados. Aumente sua nota com o Simulado Enem do Beduka, ele simula o método TRI de correção e é 100% gratuito, aproveite!

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova desenvolvida e aplicada pelo MEC com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio.

Além disso, com a pontuação obtida no Enem o estudante pode ingressar em curso de nível superior em instituições públicas ou privadas. Para isso, o governo federal conta com programas onde o estudante aplica suas notas para concorrer a uma das vagas ofertadas.

Para o ingresso no ensino superior em universidades públicas, o interessado deve inscrever-se no Sisu

Já para a entrada em instituições particulares, o estudante pode participar do Prouni para concorrer a uma das bolsas oferecidas ou optar pelo Fies para financiar as mensalidades do curso.

Temos artigos que explicam o funcionamento de cada um desses programas, não deixe de conferir:

Após descobrir todas as possibilidades de aplicar sua nota do Enem para entrar na faculdade, veja o passo a passo de como descobrir o número de inscrição do Enem.

Como descobrir o número de inscrição do Enem?

  1. Acesse a Página do Participante, no site oficial do Enem.
  1. Digite seu CPF para fazer o login em sua conta gov.br e clique em continuar.
  1. Forneça sua senha. Caso tenha esquecido poderá recuperá-la através do aplicativo “gov.br”.
  1. Em seguida, clique na seção “inscrição”, no canto superior esquerdo.
  1. Você será redirecionado a uma espécie de chat. Nessa tela, clique no botão “visualizar inscrição”.
  1. Após o carregamento, você terá acesso ao seu número de inscrição, aos dados pessoais fornecidos e às opções de prova escolhidas no ato da inscrição.

Para descobrir o número de inscrição do Enem de anos anteriores, realize os 3 primeiros passos. Em seguida, clique na seção “resultado”, no canto superior esquerdo. 

Você será redirecionado a um chat onde consta um botão para cada ano que participou. Clique no ano de seu interesse e terá acesso a seu número de inscrição e resultados daquele ano.

Agora que você aprendeu como descobrir o número de inscrição do Enem, entenda para que ele serve.

Para que serve o número de inscrição do Enem?

O número de inscrição do Enem é uma sequência numérica que identifica cada candidato, que vai realizar ou já realizou o exame em anos anteriores.

A sequência apresenta 12 dígitos e é gerada logo após a inscrição e validada a partir do pagamento da taxa de participação.

Esse número pode ser encontrado no cartão de confirmação do Enem e na página do participante, que ensinamos como descobrir anteriormente. 

Saber o número de inscrição do Enem é importante pois ele será utilizado na hora de se inscrever nos programas federais de acesso a universidades públicas e particulares.

Esperamos que sua dúvida sobre como descobrir o número de inscrição do Enem tenha sido respondida. 

No mais, não deixe de conhecer a oportunidade imperdível que o Beduka tem para você!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que há uma forma de entrar no curso dos seus sonhos sem precisar ficar meses estudando para o Enem e demais vestibulares?

Sim! Conheça o nossa plataforma de bolsa de estudos.

O Beduka Bolsas é a plataforma do Beduka que te conecta a bolsas de estudo em universidades de excelência.

E o melhor: sua matrícula sai gratuita e os descontos podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

São mais de 90 opções de cursos, em todos os tipos de formação: bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos!

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler até aqui!

Categorias: Enem
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.