X

Como entrar na página do participante do Enem? Todos os 4 passos e muito mais

Como entrar na página do participante do Enem

A primeira coisa que candidatos a vestibular se preocupam em fazer é estudar. Estão certíssimos. Porém, é preciso acompanhar o calendário, fazer o cadastro e se inscrever para participar das provas. Sabendo disso, listamos o passo a passo de como entrar na página do participante do Enem e de como efetuar o login.

Neste texto, vamos te informar como entrar na página do participante. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. O que é o Enem?
  2. Como entrar na página do participante? Passo a Passo
  3. Como fazer o login na página do participante do Enem? Veja todos os passos
  4. Como fazer a inscrição no Enem?
  5. Descubra como estudar com desconto em faculdades privadas sem enfrentar provas de vestibular

Se você chegou a esse artigo sobre como entrar na página do participante, é porque pretende fazer uma graduação! Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa. Acesse o Raio X do Beduka e tire a dúvida!

O que é o Enem?

O Enem é um exame que, a princípio, servia para medir a qualidade do Ensino Médio no Brasil. Com o tempo, tudo mudou. Agora, ele é considerado o principal meio de conseguir uma vaga na universidade, independente da idade.  

Trata-se de uma prova com questões no modelo múltipla-escolha nas seguintes áreas: linguagens, ciências humanas, ciências exatas, além da redação. 

Ele é realizado em dois dias, mais precisamente em dois domingos consecutivos.

No primeiro domingo, os alunos respondem as questões da área de linguagens e humanas, além de produzirem uma redação. Todos os assuntos cobrados compõem a grade curricular do ensino médio do país.

Além de saber como entrar na página do participante, é bom que você conheça os programas nos quais é possível aplicar a pontuação tirada no Enem. 

São vários, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil),o  Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Sisu ( Sistema de Seleção Unificada).

Para entender melhor sobre esses programas, basta acessar alguns artigos exclusivos que o Beduka preparou para você:

Como entrar na página do participante do Enem? 4 passos fáceis

É simples: primeiro, basta saber o site e acessá-lo. 

Como sabemos que a internet tem um mundo de informações e que às vezes nos perdemos nela, separamos todos os detalhes para que você não se confunda. Veja abaixo:

1- O primeiro passo é super simples, basta clicar no link abaixo e você estará na página de acesso:

2- Como todo site, o do Enem também deseja que você prove que não é um robô. Então, selecione a figura solicitada;

3- Informe seu CPF;

4- Por fim, informe a senha cadastrada na inscrição do Enem.

Como criar um login na página do participante do Enem?

Você vai fazer isso de uma forma muito semelhante a como entrar na página do participante. Veja as instruções abaixo para não se confundir na hora:

1- Antes de tudo, você irá acessar o portal do Inep e clicar em página do participante ou clicar no link abaixo e ser direcionado diretamente a ela:

2- Se você já tem uma conta cadastrada no gov.br, basta informar o CPF e a senha para acessar. Porém, se você ainda não tem essa conta, é preciso criar uma. 

Para isso basta acessar o portal abaixo:

3- Volte ao site do Inep e informe os dados solicitados.

Veja como fazer a inscrição no Enem em apenas 8 passos

Depois de aprender a como entrar na página do participante, é super válido ter também todos os passos de como se inscrever.

Ainda não temos a informação a respeito da abertura das inscrições do Enem 2022, pois infelizmente as datas ainda não foram divulgadas. Porém quando forem, você já terá todos os passos em mãos.

Além do mais, o manteremos atualizado! Agora, confira a seguir a instruções:

1 – Antes de mais nada, você deverá acessar o site. Para isso, basta clicar no link a abaixo:

2 – Informe os dados solicitados: CPF e data de nascimento. Após isso, aparecerá a solicitação de diversos dados cadastrais, como endereço e identidade. Basta preencher.

3 – Crie uma senha com no mínimo seis e no máximo dez caracteres. Ela é importante! Anote em um lugar seguro, envie para o seu próprio email ou algo do tipo. Você irá precisar dela depois. 

4. Informe se você precisará de atendimento especial no dia de realizar a prova.

5. Escolha o idioma que deseja que conste na sua prova. Há duas opções, inglês e espanhol, basta selecionar a opção escolhida. Nessa parte, também será necessário escolher a cidade onde fará as provas;

6. Responda as informações solicitadas a respeito do seu Ensino Médio.

7. Responda o formulário socioeconômico.

8. Por fim, finalize a inscrição e imprima o boleto referente a cobrança da taxa.

Deseja saber sobre a solicitação de Isenção de taxa do Enem? É só acessar o artigo com conteúdo exclusivo sobre isso. Nele, você encontra o passo a passo desse processo.

Conheça outros meios de estudar com desconto em faculdades privadas

Você pode saber tudo sobre como entrar na página do participante e demais assuntos a respeito do Enem ou simplesmente jogar tudo isso para alto!

É loucura? Não, porque há um outro meio muito mais fácil e totalmente desvinculado do Enem. Além disso, não é preciso enfrentar prova alguma.

É uma oportunidade maravilhosa que o Beduka tem para você!

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você tem chance de ganhar bolsas de 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Agora, se mesmo assim você quiser fazer o Enem ou outro vestibular, saiba que preparamos diariamente artigos sobre os conteúdos mais cobrados. Tudo de uma forma bem mais fácil de aprender. 

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito sobre, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar!

Espero que nosso artigo, sobre como entrar na página do participante, tenha te ajudado!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Categorias: Enem
Redação Beduka: