X

Como pedir isenção de taxa do Enem 2023? Veja o passo a passo completo!

Como pedir isenção da taxa do Enem?

Para poder participar do Enem, os estudantes precisam pagar uma taxa, mas existem algumas situações em que é possível pedir a isenção dela.

Neste artigo vamos te mostrar quais são essas situações e o passo a passo de como pedir isenção da taxa do Enem em 2023.

Vamos te falar também as datas, para você não perder os prazos tanto para fazer o pedido quanto para a inscrição.

Quer ir diretamente para alguma parte do texto? Clique em um dos tópicos abaixo:

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

Porque há uma taxa e o que é a isenção?

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova utilizada para avaliar a qualidade do ensino em todo o país.

Além disso, a nota do Enem serve para possibilitar o acesso ao ensino superior em universidades públicas, por meio do Sisu. Para as privadas há os vestibulares próprios e concessão de bolsas pelo Prouni.

Se você está se preparando para o Enem 2023, saiba que existe um valor que é pago no ato da inscrição. Em 2023, a taxa de inscrição do Enem será de R$ 85,00.

Essa taxa existe porque há muitos gastos para mobilizar todo o pessoal pelo Brasil, desde sites até universidades, locais de provas, impressão de material e profissionais aplicadores.

  • Mas, talvez, você possa pedir a isenção do Enem.

A isenção é uma forma de beneficiar aqueles candidatos que desejam prestar o Enem, mas não possuem renda mínima ou estão matriculados em algum programa de educação da rede pública de ensino.

Ou seja, ela faz com que as pessoas que não têm condições de pagar a taxa sejam dispensadas desse gasto. Assim, poderão fazer a prova “de graça”.

Algumas pessoas estão entre os beneficiados que vão aprender como pedir a isenção da taxa do Enem para participar da prova. Fique atento aos requisitos e não perca a oportunidade de descobrir se você é uma delas!

Antes de falarmos sobre quem pode pedir a isenção do Enem 2023, vamos relembrar algumas coisas básicas. Se você já souber cada uma delas, é só pular.

Datas importantes

Confira a seguir as datas importantes do Enem 2023 divulgadas pelo Inep:

  • Inscrições: 05 a 16 de junho de 2023
  • Isenção da taxa: 17 a 28 de abril de 2023
  • Provas: 5 e 12 de novembro de 2023
  • Divulgação do gabarito: 24 de novembro de 2023
  • Resultados: 16 de janeiro de 2024

Se você quiser, também pode acompanhar as informações nos portais oficiais do MEC e Inep, assim como em suas redes sociais. Em caso de dúvidas, recorra ao “Fale Conosco” do instituto, autoatendimento on-line ou 0800 616161 (apenas telefone fixo).

Quem tem direito à isenção da taxa do Enem 2023?

Veja quais são as categorias de pessoas que podem pedir a isenção de taxa do Enem 2023:

  • Estudantes cursando a última série do ensino médio, em 2023, em escola da rede pública, declarada ao Censo Escolar;
  • Interessados que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada, e têm renda familiar, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Estudantes que participaram do Encceja e conquistaram o certificado de conclusão do ensino médio;
  • Interessados que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem integrantes de família de baixa renda e que possuam Número de Identificação Social (NIS), único e válido, e renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Se você faz parte de algum destes perfis acima, terá o direito de pedir a isenção da taxa do Enem 2023. Assim você não precisará pagar o pagamento da inscrição.

Como pedir a isenção da taxa do Enem 2023? Passo a passo!

Vamos te mostrar o passo a passo para conseguir a isenção de taxa:

Se você pertence a algum dos grupos que tem direito ao benefício, deverá então acessar o site do Enem. Ele é mantido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é o órgão ligado ao MEC, responsável por estruturar e aplicar o Enem.

O solicitante deve seguir os 14 passos abaixo:

  1. Acesse o site do Enem 2023 que colocamos no link acima;
  2. Clique na opção Isenção do Enem 2023;
  3. Informe CPF, data de nascimento, responda o desafio das figuras e clique em enviar;
  4. Verifique os perfis beneficiados e selecione a opção em que se encaixa;
  5. Clique em “Li e concordo” para avançar e depois em continuar;
  6. Verifique com atenção as informações e clique em continuar;
  7. Complete as informações sobre o ensino médio e depois clique em continuar;
  8. Se você tem NIS, informe o número ou use a ferramenta “Consulte o NIS”, que direciona para a base de dados do Ministério do Desenvolvimento Social. Se você não tem NIS, marque a opção “Não tenho NIS”;
  9. Clique em confirmar informações para continuar;
  10. Em seguida, confirme se todas as informações estão corretas. Se houver algo errado, volte. Se tudo estiver correto, clique em “confirmo meus dados”;
  11. Você será convidado a responder um questionário socioeconômico;
  12. Em seguida, terá que informar dados de contato e depois criar uma senha de acesso ao sistema do Enem;
  13. No último passo para pedir a isenção da taxa do Enem, você terá em tela novamente todos os dados informados para conferência. Neste momento, se você foi beneficiado com no Enem 2022 e faltou, terá então que justificar a sua ausência;
  14. Ao final, clique em enviar solicitação e pronto. Pedido enviado!

Antes da abertura das inscrições do Enem 2023 você receberá por e-mail uma resposta da sua solicitação de isenção. Se for negado, terá ainda um prazo para abrir um recurso para revisão do pedido. Esse prazo está nas datas que colocamos no tópico acima!

Você já pode estudar para o Enem com o Simulado Beduka. Comece agora, ele é gratuito!

Conseguiu a isenção em 2022, mas faltou no Enem?

Os estudantes que receberam a isenção da taxa do Enem em 2022 e não compareceram nos dias de prova deverão justificar suas ausências, caso queiram aproveitar novamente o benefício em 2023.

Quais são as justificativas aceitas?

  • Acidente de Trânsito;
  • Assalto ou furto;
  • Casamento;
  • Morte na família;
  • Acompanhamento de cônjuge;
  • Saúde;
  • Maternidade;
  • Paternidade;
  • Trabalho.

Período de recursos

Como dissemos anteriormente, se você teve seu primeiro pedido negado, poderá pedir recurso. Isso significa que você terá uma segunda chance para enviar novos documentos válidos e tudo mais o que for pedido.

O INEP divulgará a análise e resposta sobre cada recurso e esse será o resultado final, inalterável.

Lembre-se: o recurso é só pra quem já tentou pedir uma vez e foi negado, ele não serve como segunda chance para quem perdeu o prazo de pedir a taxa de isenção na primeira vez.

Agora que você já entendeu tudo sobre como pedir a isenção da taxa do Enem, poderá ter sucesso no seu pedido. Mas fique atento aos prazos e datas importantes, eles são improrrogáveis. Ou seja, não deixe para a última hora, se não, só poderá no ano que vem!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo!

Siga o Beduka nas redes sociais! Estamos no Pinterest e no Instagram sempre com as melhores novidades quando o assunto é Enem e Vestibulares. Te esperamos por lá!

Agradecemos por ter lido nosso resumo sobre como pedir isenção de taxa do Enem.

Categorias: Enem
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.