X

Quando sai o edital do Enem 2023? Confira o cronograma completo!

Quando sai o edital do Enem

O Enem já é um evento para estudantes de todo país. Então, é natural a ansiedade que rola na espera pela divulgação do calendário completo e de outros informações.

O lugar certo para encontrá-las é no edital que é divulgado todos os anos e contém tudo o que é preciso saber sobre o exame.

Por isso, viemos te contar que já sabemos quando sai o edital do Enem! Descubra tudo sobre ele aqui.

Neste texto, você vai descobrir quando sai o edital do Enem. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

Depois de descobrir quando sai o edital do Enem, comece a treinar todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil!

O que é e como funciona o Enem?

O Enem é uma prova que pode te garantir uma vaga na universidade. Além disso, já é um dos principais meios de acesso ao ensino superior tanto de estudantes da rede pública quanto da rede particular de ensino.

Sem falar que também tem participação de treineiros, aqueles que não concluíram o ensino médio, e de pessoas que já o terminaram há muito tempo. 

Inicialmente, o objetivo do Enem era identificar a qualidade do ensino médio no Brasil. Dessa forma, torna-se possível identificar regiões que ainda precisam de mais investimento e atenção.

É bom que você tenha tudo isso em mente antes de saber quando sai o edital do Enem.

Como funciona o Enem 2023?

Todas as informações sobre o Enem vêm do governo federal e chegam até nós quando os editais e as portarias sobre o exame são publicados. Mas tem umas coisinhas que já são certas e não precisar esperar a data do edital do Enem para saber.

O Enem é aplicado em dois domingos consecutivos e é composto por questões de múltipla-escolha nas áreas de:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias.

No primeiro dia de aplicação da prova, o aluno vai enfrentar as questões de linguagens, ciências humanas e redação. Os assuntos cobrados no Enem são os mesmos que compõem a grade curricular do ensino médio do país.

Já o segundo dia de prova aborda conteúdos das áreas de ciências da natureza e matemática.

Com a pontuação do Enem em mãos, o estudante terá mais de uma alternativa para tentar uma vaga na faculdade. As principais são: o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), o Prouni (Programa Universidade para Todos) ou o Sisu ( Sistema de Seleção Unificada).

Para te auxiliar após saber quando sai o edital do Enem, também é importante que você conheça um pouco a respeito desses programas. Para isso, temos artigos exclusivos sobre eles:

Quando sai o edital do Enem 2023?

A data de quando sai o edital do Enem 2023 ainda não foi divulgada pelo Inep. Contudo, outras datas importantes já estão definidas, confira o cronograma do Enem 2023:

  • Inscrições: 8 a 19 de maio de 2023
  • Provas: 5 e 12 de novembro de 2023
  • Divulgação do gabarito: 24 de novembro de 2023
  • Resultados: 16 de janeiro de 2024.

É provável que o edital do Enem saia apenas em abril, como no ano passado. Fique atento ao nosso perfil no Instagram, pois te informamos sobre tudo isso por lá.

Como já vimos quais as datas da inscrição do Enem, veja abaixo como fazer a sua.

Passo a passo de como se inscrever no Enem 2023

Agora que você já sabe quando sai o edital do Enem, é hora de se inscrever. É muito simples e rápido.

E, para facilitar ainda mais, vamos te dar todos os passos. Confira a seguir:

1. Antes de mais nada, você deverá acessar o site. Para isso, basta clicar no link a abaixo:

Portal Enem

2. Informe os dados solicitados: CPF e data de nascimento. Após isso, aparecerá a solicitação de diversos dados cadastrais, como endereço e identidade. Basta preencher.

3. Crie uma senha com no mínimo seis e no máximo dez caracteres. Ela é importante! Anote em um lugar seguro, envie para o seu próprio email ou algo do tipo. Você irá precisar dela depois. 

4. Informe se você precisará de atendimento especial no dia de realizar a prova.

5. Escolha o idioma que deseja que conste na sua prova. Há duas opções, inglês e espanhol, basta selecionar a opção escolhida. Nessa parte, também será necessário escolher a cidade onde fará as provas;

6. Responda as informações solicitadas a respeito do seu Ensino Médio.

7. Responda o formulário socioeconômico.

8. Por fim, finalize a inscrição e imprima o boleto referente a cobrança da taxa.

Deseja saber sobre a solicitação de Isenção de taxa do Enem? É só acessar o artigo com conteúdo exclusivo sobre isso. Nele, você encontra o passo a passo desse processo.

O Beduka pode te conectar à faculdade (Descontos de até 65%)

Como você chegou até aqui querendo saber quando sai o edital do Enem, imagino que está super ansioso, na correria e na preparação. Mas e se eu te disser que tem um jeito muito mais fácil de entrar na faculdade?

Sem provas e totalmente desvinculado do Enem!

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você tem chance de ganhar bolsas de 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui! Espero que nosso artigo, sobre quando sai o edital do Enem, tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito sobre, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Categorias: Enem
Redação Beduka: