X

O que foi o Renascimento? Resumo das principais características renascentistas

O que foi o Renascimento

O que foi o renascimento na história? O Renascimento cultural ou renascença foi um movimento de reforma artística, literária e científica que teve origem no século XIV na Itália e se espalhou para o resto da Europa. Foi após a Idade Média, significa o ato de renascer e pode ser sinônimo de reformulação.

Preparamos este artigo incrível para você que deseja saber o que foi o Renascimento. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que foi o Renascimento Cultural?
  2. Qual o contexto histórico do renascimento?
  3. Como ocorreu expansão do renascimento?
  4. Quais as principais características do renascimento?
  5. Quais os períodos do Renascimento?
  6. Quais são as categorias do renascimento?
  7. O que foi o renascimento pleno?
  8. O que foi o renascimento científico?
  9. O Beduka pode te conectar faculdade (descontos de até 65%)

Depois de descobrir o que foi o renascimento, baixe nosso Plano de Estudos Beduka 2022! Com ele, você vai saber a quais assuntos dar prioridade,como e  por quanto tempo estudar. Porque qualidade é mais eficiente que quantidade!

O que foi o Renascimento Cultural?

O Renascimento, renascença ou renascentismo foi um movimento de reformulação de ideias e de uma nova forma de lidar com o conhecimento. Ele originou-se na Itália entre os séculos XIV e XVII. Seu ápice ocorreu no século XVI.

Esse período histórico, cultural, intelectual e artístico buscava se afirmar por meio do resgate das artes clássicas: grega e romana.

Você verá que não é difícil aprender este tema e que, na verdade, é até divertido, porque é bem curioso saber sobre o resgate de certas obras de arte.

Quando você terminar ler esse artigo, pode testar os seus conhecimentos sobre diversas matérias no nosso Simulado ENEM.

Qual o contexto histórico do renascimento?

O renascimento aconteceu devido ao florescimento de cidades como Veneza, Gênova, Florença, Roma e outras. A burguesia ficava cada dia mais poderosa.

Principalmente os empresários de lã, seda e peles, que se tornaram os principais protagonistas na política e na economia.

Eles foram responsáveis pela formação de um novo mercado de arte e cultura, juntamente com alguns príncipes e papas.

O período renascentista foi impulsionado pela mudança de pensamento, que tirava Deus do centro da vida e do universo, e no lugar dele colocava o homem.

Resumo completo da história do Renascimento cultural

Historicamente, o Renascimento foi o período de transição entre o feudalismo e o capitalismo. Culturalmente foi um movimento de retorno à cultura pagã. Houve regressão nas ciências teológicas e filosóficas principalmente.

Todo o produto artístico medieval, já avançado, foi estagnado. No lugar dele, renasceu a antiguidade clássica, que valorizava bastante a estética.

A intenção renascentista não era elevar a alma do homem às coisas belas, verdadeiras e justas, como faziam as artes medievais. Era simplesmente impressionar os sentidos, impactar.

A Itália foi o centro do Renascentismo, onde também surgiu o Humanismo, que substituiu o teocentrismo (uma das características da Idade Média que centrava Deus como criador e o homem como criatura) pelo antropocentrismo, que colocava o Homem no centro do universo.

Como ocorreu a expansão renascentista pelo mundo?

No início, em seus primeiros 200 anos, o renascimento se restringiu à Itália. O restante da Europa estava cheio de estilos arquitetônicos ainda ligados ao gótico e ao tardo-românico.

A expansão do estilo renascentista se deu por vários motivos e de várias formas: guerras, anexações de territórios, intercâmbio de artistas italianos que viajavam para outras cidades, pedidos de outras cortes, etc.

Por causa disso não se pode dizer que o renascimento foi uniforme em toda a Europa. Em cada país ele foi diferente.

Quais são as principais características do Renascimento?

Continuando a história do Renascimento, temos o seguinte: os artistas da época retomaram a cultura greco-romana.

Eles pensavam que gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza. Por isso, as qualidades mais valorizadas no ser humano na época eram a inteligência, o conhecimento e os dons artísticos.

As principais características do renascimento são:

  • O racionalismo: noção de que a razão é o único meio para se obter conhecimento
  • O experimentalismo: aceitação apenas de princípios que podem ser experimentados com testes visíveis aos 5 sentidos
  • O individualismo: o homem é colocado no centro, sozinho, sem uma coletividade, sendo senhor de suas emoções e ações no mundo
  • O antropocentrismo: o homem é o centro do universo e não Deus
  • O humanismo: valorização do saber crítico voltado ao conhecimento do homem e de suas habilidades
  • O universalismo: busca pelos saberes em diversas áreas, em vez do saber especializado em uma só.
  • O cientificismo: noção de superioridade da ciência sobre todas as outras formas de entender a realidade, como religião, filosofia, metafísica, etc.

1 – O Racionalismo

No qual os renascentistas eram convictos de que a razão era o único caminho para se chegar ao conhecimento, e que tudo podia ser explicado pela razão e pela ciência;

2 – O Experimentalismo

No qual, para eles, todo conhecimento deveria ser demonstrado através da experiência científica;

3 – O Individualismo

O qual parte do princípio do homem conhecer a si próprio, buscando afirmar sua própria personalidade, talentos e satisfazer suas ambições. Esta concepção se baseia no princípio que o direito individual estaria acima do direito coletivo;

4 – O Antropocentrismo

No qual se colocava o homem como a suprema criação de Deus e como o centro do universo;

5 – O Humanismo Renascentista

O humanismo também faz parte da história do renascimento. O humanismo foi um movimento da centralização do homem e da natureza humana. Ele colocava o homem como a obra mais perfeita do Criador, sendo ele capaz de compreender, modificar e até dominar a natureza.

O humanismo provocou uma reforma no ensino das universidades, com a introdução de disciplinas como poesia, história e filosofia.

Os humanistas procuravam interpretar o cristianismo, tendo como base escritos de autores da Antiguidade, como Platão. O estudo dos textos antigos deu início ao gosto pela pesquisa histórica e pelo entendimento das línguas tradicionais como o latim e o grego.

O humanismo se tornou referência para inúmeros pensadores nos séculos seguintes, incluindo os filósofos iluministas do século XVIII.

Agora, vamos continuar nosso resumo sobre o renascimento abordando suas principais categorias.

O que renasceu com o renascimento?

O que renasceu no período do renascimento foi a cultura clássica, principalmente grega, pagã. Mas não só, também a cultura urbana que estava ligada às cidades-estados da Idade Antiga, bem como sua vida intelectual e apreciação das artes.

Dificuldades para escolher a profissão da sua vida? Faça o Raio X do Beduka! Um teste vocacional para nortear a sua carreira.

Quais foram as fases do Renascentismo?

O renascimento foi dividido em três períodos:

  • Trecento
  • Quatrocento
  • Cinquecento

Vamos falar sobre eles com mais detalhes:

1 – Trecento

Durante esse período tivemos o surgimento de pinturas como “O Beijo de Judas” e “Juízo Final”, feitas por Giotto de Bondoni.

Além de pinturas, tivemos também um grande legado literário deixado por Dante Alighieri em seu famoso livro: Divina Comédia.

2 – Quatrocento

Neste período falamos sobre as críticas ácidas do escritor Erasmo de Roterdã em “Elogio à Loucura”.

Contudo, o grande nome do período foi o do famoso Leonardo da Vinci e sua “Mona Lisa”.

3 – Cinquecento

Nesta fase final do Renascentismo tivemos o português Gil Vicente escrevendo “Auto da Barca do Inferno”, e Luís de Camões, que criou “Os Lusíadas”.

A literatura também teve seu representante francês: François Rebelais com sua obra “Gargântua e Pantagruel”.

A pintura foi protagonizada por alemães como Albrecht Dürer e Hans Holbhein. O primeiro é o autor dos quadros “Adão e Eva” e “Melancolia”. O segundo criou “Cristo Morto” e “A virgem do burgomestre Meyer”.

Porém, o grande diferencial desse período foi a desenvolvimento científico vindo com as teorias heliocêntricas de Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e Giordano Bruno.

Quais são as categorias do Renascimento?

O renascimento foi um movimento que envolveu várias áreas artísticas e sociais. Por isso, é importante que seja dividido em categorias. A seguir, veja quais elas são e o que representam.

Isso também parte fundamental na hora de compreender o que foi o renascimento.

Renascimento Literário

A literatura durante o Renascimento cultural foi fortemente marcada por vertentes humanistas, que tinham o homem em destaque em todas as áreas.

Durante o movimento, grandes gênios da literatura surgiram, entre eles:

  • Dante Alighieri: escritor italiano autor do grande poema “Divina Comédia“;
  • Maquiavel: autor de “O Príncipe“, obra precursora da ciência política, na qual o autor dá conselhos aos governadores da época;
  • Shakespeare: considerado um dos maiores dramaturgos de todos os tempos. Abordou em sua obra os conflitos humanos nas mais diversas dimensões: pessoais, sociais, políticas. Escreveu comédias e tragédias, como “Romeu e Julieta“, “Macbeth“, “A Megera Domada“, “Otelo” e várias outras;
  • Miguel de Cervantes: autor espanhol da obra “Dom Quixote“, uma ironia contundente às novelas de cavalaria medieval muito fantasiosas em comparação ao estilo realista espanhol;
  • Luís de Camões: teve destaque na literatura renascentista em Portugal, sendo autor do grande poema épico “Os Lusíadas”.

Renascimento da arte, da pintura e da escultura

Na esfera da arte, o Renascimento proporcionou a criação de novos gêneros de pintura e escultura. As primeiras manifestações no âmbito artístico surgiram em Florença, na Itália.

Foram construídas várias obras de Arquitetura que estão disponíveis até hoje. Na pintura, Giotto foi um dos primeiros a seguir esta corrente.

No século XVI, o principal centro de arte renascentista passou a ser Roma.

Quais eram as principais características da pintura renascentista?

Na hora de estudar o que foi o renascimento, é importante você ficar atento as características da pintura renascentista. Elas vão te ajudar a entender melhor os ideais desse período.

Veja quais são:

  • Realismo: o homem como a maior expressão de grandeza entre as criaturas. E mais do que isso, ele deixa de ser um admirador do mundo criado por Deus, para compreendê-lo cientificamente.
  • Uso de telas e tinta a óleo.
  • Perspectiva: Uso de distâncias e proporções para criar o efeito de dimensão e profundidade com uso de princípios matemáticos e geométricos.
  • Claro escuro: Complementa o efeito da perspectiva, criando sombras de contraste que dão a ideia de volume.
  • As obras deixam de ser detalhes da arquitetura e se tornam um fim em si mesmas. Tornam-se manifestações de arte independentes.
  • Artistas com estilo pessoal ganham mais visibilidade por causa da valorização individualista.

Giotto di Bondone usou de formas rígidas na pintura, como A Lamentação (1305). Masaccio também se destacou pintando A Santíssima Trindade (1420).

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Renascimento cultural.

Quais as principais características das esculturas renascentistas?

A produção de esculturas foi uma parte esculturas foi uma parte significativa do período e nos ajuda a interpretar de forma mais profundo o que foi o renascimento. Abaixo, veja as principais características que envolvem essa arte:

  • Busca pelo naturalismo, uma maior verossimilhança nas esculturas
  • Maior interesse pelo homem, pela forma do corpo, por sua expressão
  • Além da técnica, ostenta-se o conhecimento adquirido
  • Pretensão de criar monumentos com as esculturas, itens emblemáticos
  • Uso de formas geométricas simples
  • Predomínio de linhas curvas e sinuosas

Renascimento da arquitetura

A arquitetura também é importante na hora de entender o que foi o renascimento. Assim como ocorreu com as demais manifestações artísticas, ela retomou as artes clássicas greco-romanas.

A ocupação do espaço, nesse período, estava baseada em relações matemáticas. Assim, quem fosse observador, notaria uma lei matemática organizando o edifício em todos os pontos de vista.

A arquitetura renascentista era composta por:

  • Simplicidade na construção
  • Arcos de Volta-Perfeita
  • Ordens Arquitetônicas
  • A pintura e a escultura se desprenderam da arquitetura
  • Construía-se palácios, igrejas, vilas, fortalezas e fazia-se o planejamento urbanístico

O arquiteto Filippo Brunelleschi foi quem projetou a cúpula da catedral de Florença, Santa Maria del Fiore (1420 – 1436).

Brunelleschi influenciou vários arquitetos do período. Leon Allberti participou da elaboração da fachada da Igreja S. Andrea em Mântua (1460).

O que foi o Renascimento Pleno?

Foi um período que durou vinte anos, entre 1500 e 1520, no qual surgiram as obras dos três principais artistas que conhecemos: Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti e Rafael Sanzio.

Leonardo da Vinci: Matemático, físico, anatomista, inventor, arquiteto, escultor e pintor, ele foi um gênio absoluto. A Mona Lisa e A Última Ceia são suas obras primas.

Rafael Sanzio: foi um mestre da pintura, famoso pela doçura de suas madonas. A Madona do Prado foi considerada a mais perfeita.

Michelangelo: artista italiano cuja obra foi marcada pelo humanismo. Além de pintor foi um dos maiores escultores do Renascimento. Entre suas obras destacam-se a Pietá, David, O teto da Capela Sistina, A Criação de Adão e O Juízo Final.

O que foi o Renascimento Científico?

O Renascimento também foi marcado por importantes descobertas científicas, especialmente nos campos da astronomia, da física, da medicina, da matemática e da geografia.

O polonês Nicolau Copérnico negou a antiga teoria geocêntrica, que afirmava que a Terra seria o centro do universo. Copérnico não somente contestou essa teoria como também afirmou que a Terra seria simplesmente um planeta que gira em torno do Sol.

Galileu Galilei se destacou ao descobrir os anéis de Saturno, as manchas solares, e os satélites de Júpiter. Galileu não conseguiu provar todas as suas ideias, embora elas tenham sido louvadas pelos maiores estudiosos da época, que eram padres astrônomos e físicos.

O Beduka pode te conectar a faculdade

É por causa do vestibular que você deseja saber o que foi o renascimento? Se sim, saiba que existem outras formas de entrar na faculdade. E o Beduka tem uma perfeita para você.

Sem precisar fazer provas, sem desespero e sem ansiedade.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta do Beduka. Pronto! Já pode estudar. 

Você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Ainda temos outra forma de te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: História
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (8)