X

Onde ocorreu a revolta Sabinada? Entenda o levante que quase resultou na independência da Bahia

onde ocorreu a revolta sabinada

A Sabinada foi uma das revoltas que ocorreram no Brasil durante o período Regencial (1831-1840). Ela teve um estilo próprio com relação às demais, apresentando aspectos vistos apenas nela.

Seu nome deriva do seu principal líder, Francisco Sabino. A duração foi muito breve, de apenas 5 meses, muito em parte graças às especificidades do lugar em que ocorreu.

Por isso, saiba onde ocorreu a revolta Sabinada e entenda melhor a história desse movimento político.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Ganhe um desconto de até 65% na mensalidade do curso dos seus sonhos! Acesse o Beduka Bolsas e comece a estudar agora mesmo!

O que foi a Sabinada?

A Sabinada foi uma das revoltas que aconteceram no período regencial (1831-1840) do Império Brasileiro. Ela foi caracterizada pela forte adesão da classe média urbana, pelo caráter separatista transitório e pela rápida repressão.

A revolta foi chamada Sabinada por causa do seu líder principal, o médico e jornalista Francisco Sabino.

O contexto em que essa revolta ocorreu foi de grande turbulência política. Em 1831, D. Pedro I abdicou do trono em favor de seu filho, Pedro de Alcântara. A abdicação se deu pelo desgaste sofrido pelo primeiro imperador após uma sucessão de conflitos, como a Guerra da Cisplatina (1828) e o fechamento da assembleia constituinte em 1823.

Além disso, D. Pedro I era português e estava sempre rodeado de outros portugueses que influenciavam nos rumos do Brasil. Isso causava descontentamento em diversos setores do país, o que tornou insustentável sua permanência no trono.

Porém, seu herdeiro tinha apenas 5 anos e não podia assumir a coroa. Assim, o governo foi realizado por regentes. 

Em 1834, uma lei foi aprovada criando as assembleias provinciais e descentralizando o governo. Com isso, algumas províncias sofreram revoltas, pedindo ainda mais autonomia. A sabinada foi uma delas.

Para entendermos melhor isso, precisamos saber onde ocorreu a revolta Sabinada e o contexto.

A abdicação de Dom Pedro I pôs fim à primeira fase da monarquia brasileira. Conheça mais sobre o período e o desfecho com nosso texto sobre o Primeiro Reinado.

Onde ocorreu a revolta Sabinada?

A revolta Sabinada ocorreu na Bahia, entre novembro de 1837 e março de 1838. Mais especificamente na capital, Salvador, pois a população do interior não teve participação significativa. Além disso, a classe proprietária ficou ao lado do poder central do Rio de Janeiro, o que enfraqueceu a mobilização.

Assim, a Sabinada foi uma revolta urbana e de classe média. Suas lideranças eram médicos, militares de baixa patente, advogados, funcionários públicos e pequenos comerciantes.

Antes da Sabinada, a Bahia já tinha vivenciado outras revoltas. Em 1835, houve a organização de uma rebelião escrava, a Revolta dos Malês. Em 1832, estourou uma revolta liderada por Bernardo Guanais Mineiro, com objetivo federalista e descentralizador.

Com isso, se pode notar que o período já era turbulento e de grande agitação política na Bahia.

Em 1837, o caráter autonomista da lei de 1834 estava ameaçado, graças à ascensão de grupos mais conservadores ao poder

Além disso, a economia baiana passava por uma crise e a presença de portugueses em cargos importantes na administração provincial causava insatisfação geral.

Todas essas questões fizeram uma parcela da população se rebelar, começando pelos militares.

Vale falar que o Período Regencial foi recheado de revoltas semelhantes. Temos um artigo falando exclusivamente desse período para você aprofundar seus estudos. 

Principais acontecimentos da Sabinada

A Sabinada começou com um levante militar em 6 de novembro de 1837 no forte de São Pedro, em Salvador. No dia 7, civis se uniram aos militares e à polícia, controlando a Praça do Palácio.

Percebendo que não tinham poder sobre as tropas onde ocorreu a revolta sabinada, as autoridades fugiram para o recôncavo baiano. Lá, foi montada a resistência que levaria ao fim da revolta.

Os revoltosos se dirigiram à Câmara Municipal, onde elaboraram um manifesto declarando a separação oficial da Bahia do Império do Brasil. O documento foi assinado por 105 homens e proclamava a República Bahiense.

O presidente escolhido foi Inocêncio da Rocha Galvão, que estava exilado nos Estados Unidos. Sendo assim, o governo foi exercido pelo vice, João Carneiro da Silva Rego, advogado e proprietário de terras e escravos. Francisco Sabino foi escolhido secretário da Bahia.

A revolta teve modificações no separatismo. O documento do dia 7 de novembro proclamava a república como indissolúvel. 

Contudo, dias depois um novo ofício foi emitido dizendo que ela tinha caráter transitório e deixaria de existir quando Dom Pedro II assumisse o trono.

Isso aconteceu porque houve temor pela repressão, então 30 pessoas enviaram um pedido ao vice-presidente para que houvesse a alteração, que foi aprovada no dia 11 de novembro.

Agora que você já sabe onde ocorreu a revolta sabinada, acesse nosso texto sobre o período regencial e descubra onde as demais revoltas aconteceram.

Como a Sabinada chegou ao fim?

A revolta não teve adesão popular, nem mesmo da elite proprietária, que abandonou a cidade e juntou esforços para derrubar os revoltosos. A estratégia escolhida foi a de formar um cerco na cidade, impedindo que mantimentos chegassem até ela.

Salvador dependia do recôncavo para suprir suas necessidades. Com essa região fechada, só restava o mar, que também foi cercado.

Em março de 1838 a situação estava muito ruim, graças ao cerco. Com a revolta enfraquecida, o governo oficial invadiu a cidade com um ataque que deixou cerca de 1800 mortos.

No dia 15 de março, os revoltosos se renderam, pedindo clemência. Porém, não foram atendidos de imediato. Quase três mil pessoas foram presas e alguns foram enviados para o Rio Grande do Sul, onde acontecia a Revolta Farroupilha, para engrossar as linhas imperiais.

Os líderes foram condenados à morte, entre eles Francisco Sabino. Mas tiveram a pena atenuada para o exílio no Mato Grosso e em Goiás após a coroação de Dom Pedro II.

Os negros libertados para lutar em favor da revolta foram degredados para a África.

Agora que já sabemos onde ocorreu a revolta Sabinada e outros aspectos dela, que tal testar os conhecimentos com algumas questões? Logo abaixo temos dois exercícios de vestibular com o gabarito comentado.

Questões sobre a Sabinada

Questão 1 – (Faap) Movimento que pretendia proclamar a República Baiense, que deveria existir durante a menoridade de D. Pedro. Com a maioridade, seria abolida a República e a Bahia integrar-se-ia ao Império – 1837.

a) Farroupilha

b) Balaiada

c) Sabinada

d) Cabanagem

e) Revolta Praieira

Questão 2 – (FEPESE 2010) – Desde o período colonial, a Bahia se destacou como palco de luta contra a opressão política e o desmando governamental. Uma revolta no período regencial chegou a tomar o poder e proclamar a República em Salvador, perdendo no ano seguinte para as tropas regenciais.

Qual foi essa revolta? 

a) Revolta da “Sabinada”. 

b) Revolta da “Balaiada”. 

c) Revolta da “Cabanagem”. 

d) Revolta da “Farinha”. 

e) Revolta da “Marinha”.

Gabarito das questões sobre a Sabinada

Exercício resolvido da questão 1

c) Sabinada

Como vimos, foi a Sabinada que tinha um caráter separatista transitório que duraria até a coroação de Dom Pedro II

Exercício resolvido da questão 1

a) Revolta da “Sabinada”.

A Sabinada ocorreu na Bahia, mais especificamente em Salvador, com duração breve. As demais revoltas não aconteceram na Bahia.

Inclusive, se você quiser estudar sobre as demais revoltas, vamos deixar um artigo falando detalhadamente sobre todas as 5 Revoltas do Período Regencial.

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo!

Esperamos que tenha entendido o onde ocorreu a revolta Sabinada. Bons estudos!

Categorias: História
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.