X

Qual foi o motivo da Revolta da Vacina? Descubra a história por trás desse movimento

Qual foi o motivo da Revolta da Vacina?

A Revolta da Vacina foi um conjunto de revoltas populares que aconteceram na cidade do Rio de Janeiro em novembro de 1904, pedindo o fim da vacinação obrigatória contra a varíola decretada no mesmo ano. Porém, esse não foi o único motivo.

O contexto político e social do Brasil no começo do século XX explica bastante porque a população se revoltou contra tropas policiais em conflitos que tiveram mais de 30 mortos e centenas de feridos.

Neste artigo, vamos te explicar qual foi o motivo da Revolta da Vacina e como ela se liga ao cenário político e à sociedade de sua época.

Pegue o trem para a estação 9 ¾ do Enem! Adquira o Plano de Estudos do Beduka e conheça a magia de ser aprovado.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Contexto histórico da Revolta da Vacina

A Revolta da Vacina aconteceu em novembro de 1904. Havia 15 anos que o Brasil tinha se tornado uma república e suas lideranças políticas desejavam realizar outras reformas, a fim de modernizá-lo.

Isso significava, basicamente, que era preciso tornar o país mais semelhante à Europa e inseri-lo entre as nações tidas como civilizadas. Os exemplos principais eram a França e a Inglaterra.

Todas as cidades deveriam parecer com Paris. O Rio de Janeiro principalmente, pois ele era a capital. Como a cidade tinha crescido de maneira desordenada, as reformas teriam de ser profundas.

Entenda melhor com nosso texto sobre Primeira República.

As ruas eram estreitas, havia muitos cortiços insalubres cujos habitantes eram em sua maioria descendentes de escravizados ou escravizados que receberam a liberdade após a Lei Áurea, de 1888. Esses lugares eram focos de doenças como a febre amarela, cólera, peste bubônica e varíola.

Entre 1849 e 1891 o Rio teve diversos surtos de febre amarela, resultando em milhares de mortos. A cidade era conhecida como “cemitério de estrangeiros”, pois muitos visitantes pegavam a febre amarela lá e morriam. Muitos que iam de navio para outros países e tinham de atracar no porto do Rio evitavam descer, devido à má fama da cidade.

Assim, o então presidente Francisco de Paula Rodrigues Alves (1902-1906) resolveu que faria reformas na capital ao vencer as eleições de 1902. Elas estão entre as respostas de qual foi o motivo da Revolta da Vacina.

Reformas de Pereira Passos

Rodrigues Alves nomeou o engenheiro Francisco Pereira Passos como prefeito da capital e lhe concedeu poderes ilimitados para realizar as reformas necessárias. Esse período ficou conhecido como ditadura de Pereira Passos.

Outro nome dado ao período foi “botar-abaixo”, pois boa parte das reformas foram realizadas derrubando cortiços e expulsando seus habitantes. Esse é um dos motivos para a favelização de áreas do Rio de Janeiro. A população sem moradia começou a ocupar os morros.

Desta forma, Pereira Passos alargou avenidas e construiu diversos prédios e áreas públicas que apresentavam semelhanças com as parisienses. Além disso, passou um novo código de posturas, que impedia entre outras coisas:

  • a circulação de vacas e outros animais,
  • venda de carnes nas ruas,
  • andar descalço.

Curtindo saber qual foi o motivo da Revolta da Vacina? Veja também o que foi Revolta do Cangaço.

Oswaldo Cruz e o saneamento básico

Rodrigues Alves designou o médico sanitarista Oswaldo Cruz para a Diretoria Geral de Saúde Pública, órgão responsável pelas ações contra as epidemias. Como condição para assumir o cargo, Cruz exigiu liberdade para compor a equipe e de ação.

O foco do seu combate seria a eliminação de três doenças:

  • Febre amarela;
  • Peste bubônica e
  • Varíola.

A febre amarela e a peste bubônica seriam erradicadas por meio da eliminação dos agentes transmissores. No caso, o mosquito Aedes Aegypti e os ratos, respectivamente.

A varíola seria pela imunização da população por meio de vacinas. Elas já existiam desde 1796, quando foram desenvolvidas pelo médico inglês Edward Jenner. 

Desde 1837 a vacinação antivariólica era obrigatória no Rio, mas pela pouca quantidade de vacinas produzidas quase ninguém recebia.

Em 31 de outubro de 1904 uma nova lei foi aprovada, obrigando novamente a vacinação. A regulamentação aconteceu em 9 de novembro e exigia:

  • comprovação de vacinação para realizar matrícula em escolas,
  • obter empregos,
  • realizar viagens e casamentos.

A resistência à vacinação era punida com multas.

Isso já nos dá um indício de qual foi o motivo da Revolta da Vacina, que vamos ver a seguir.

Qual foi o motivo da Revolta da Vacina?

A população já estava inconformada com as medidas autoritárias dos governos. O presidente anterior a Rodrigues Alves, Manuel Ferraz de Campos Salles (1898-1902), deixou a presidência vaiado devido aos arrochos que fez para salvar as contas públicas.

Para isso, ele aumentou impostos, que incidiam sobre o preço dos produtos, gerando aumento.

Com Rodrigues Alves, a população perdeu suas casas e diversas fontes de renda. A gota d’água foi a obrigatoriedade da vacinação.

A população não aceitava que sua casa fosse invadida para que todos os moradores fossem vacinados. Falava-se muito sobre a imoralidade dos agentes terem de ver o corpo das mulheres para vaciná-las, especialmente coxas e nádegas.

Houve também uma forte discussão sobre o direito do Estado de mandar no corpo das pessoas. Ou seja, pela liberdade individual e posse do próprio corpo, somente a pessoa poderia decidir participar ou não da campanha de vacinação.

A população foi inflamada por discursos políticos e saiu às ruas para protestar. A primeira manifestação ocorreu em 10 de novembro, com a população gritando “Abaixo a vacina!” Outros protestos ocorreram nos dias seguintes e se tornaram grandes a partir do dia 13.

Os revoltosos assaltaram delegacias e quartéis, destruíram bondes e prédios da cidade e formaram barricadas. A polícia foi acionada, ocasionando enfrentamentos violentos entre ela e a população.

Veja também o que foi Revolta da Chibata.

Como a Revolta da Vacina chegou ao fim?

A Revolta da Vacina chegou ao fim quando foi decretado o estado de sítio no Rio de Janeiro, em 16 de novembro. Esse é um mecanismo político que suspende a ordem constitucional e direitos dos cidadãos quando há grande problema interno ao país.

Nesse mesmo dia, a lei que foi o motivo da Revolta da Vacina foi revogada. Com isso, a revolta perdeu força e foi finalizada em 23 de novembro, quando ocorreram as últimas ações repressivas.

Mas pode-se notar que a continuação dos protestos mesmo depois da revogação apontam que só ela não responde à pergunta de qual foi o motivo da Revolta da Vacina. A população estava cansada de receber um tratamento autoritário em todas as esferas da vida.

O saldo oficial foi de 30 mortos, 110 feridos e a deportação de 462 pessoas para o Acre, sem falar na destruição material da cidade. Porém, o historiador Nicolau Sevcenko contesta os números de mortos, apontando uma subnotificação. Segundo ele, ninguém sabe realmente quantas pessoas perderam a vida durante a Revolta da Vacina.

Conheça a magia de ser aprovado no Enem!

Existem muitas maneiras de passar por portas trancadas no mundo dos estudos. No entanto, o plano de estudos do Beduka é o seu melhor amigo!

Ele é quem vai te trazer a magia de ser aprovado no Enem e conquistar uma vaga.

Alohomora! Lembra quando a Hermione usou esse feitiço para abrir a porta do corredor no primeiro filme da série? Ele é o amigo número um dos bruxos que esqueceram as chaves e precisam abrir a porta.

Aposto que você queria ter uma magia simples que te fizesse ir bem no Enem.

Mas deixa eu te contar uma coisa: a magia é real sim.

Tudo o que você precisa para destrancar as portas da aprovação no Enem é:

O Plano de Estudos do Beduka

Acabamos de lançar este item mágico que foi tão pedido e que continua gratuito.

Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre qual foi o motivo da Revolta da Vacina. Bons estudos!

Categorias: História
Redação Beduka: