X

O que é composição de palavras? Entenda como novas palavras surgem

O que é composição de palavras

As palavras não são apenas um aglomerado de letras, elas são formadas por processos específicos. A composição de palavras é um deles e ela pode ser de dois tipos: aglutinação ou justaposição. Entender o que é composição de palavras e como ela funciona é muito útil não só na escola, mas também nas provas de vestibulares e na vida. Por isso, preparamos esse artigo para facilitar o seu aprendizado! 

Neste texto explicando o que é composição de palavras, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é composição de palavras?
  2. Quais são os tipos de composição de palavras?
  3. O que é composição por aglutinação? Explicação + exemplo!
  4. O que é composição por justaposição? Explicação + exemplo!

O que é composição de palavras?

A composição de palavras é um processo que forma novos vocábulos por meio da união de dois ou mais radicais. Isto é, une os elementos (partes) das palavras que possuem o que chamamos de significado principal. 

Um exemplo bastante interessante é a palavra “planalto”. Ela surge por meio dessa união de dois radicais, cada um com seu significado específico. Nesse caso, os radicais são: “plano” e “alto”. 

Agora, pense em uma ladeira! Quando imaginamos algo alto, não é a ideia de uma estrutura plana que nos vem, né? Mas sim, de algo íngreme, curvado, algo relacionado a vertical, coisas do tipo.

Pois bem, ao ocorrer a união desses radicais, surge uma terceira palavra com referência própria. Assim, acontece a composição.

Logo, o que é apenas plano mas não é alto recebe um outro nome: a “planície”. Isso é muito útil para que nós possamos entender o verdadeiro significado das palavras e não esquecê-los. 

Veja a ideia que passa: vimos que o planalto é a junção de radicais com os significados “alto” e “plano”. Sendo assim, o planalto é uma superfície que possui essas duas características.

A língua portuguesa é tão mágica que nos ajuda até em geografia, legal né? São conhecimentos que se complementam e entender o que é composição de palavras vai te ajudar muito nisso!

Palavras compostas como guarda-roupa, pombo-correio também representam a união de dois radicais. Sendo assim, fazem parte desse processo.

Quais são os tipos de composição de palavras?

Há dois tipos de composição de palavras, são eles:

  • Composição por aglutinação
  • Composição por justaposição

A seguir, veja a explicação referente a cada um dos tipos listados.

O que é composição por aglutinação?

A aglutinação é um processo que une duas palavras, mas elas acabam perdendo uma parte de seu som. É um dos tipos que fazem parte do entendimento sobre o que é composição de palavras.

Para entender, tenha em mente que as palavras possuem fonemas (unidades que transmitem um som específico). Logo, quando retiramos uma letra, a pronúncia acaba mudando.

Por exemplo: se retirarmos o “a” da palavra casa, o som representado por essa vogal também será perdido, a escrita será “cas” e a pronúncia se tornará  “cais”. Leremos algo errado e ouviremos uma palavra com significado totalmente diferente.

Pois na aglutinação a perda sonora é fator determinante. Só que, nesse caso, não fica errado porque surge uma nova palavra por meio dessa perda sonora.

Dessa forma também surge um novo som, ou seja, outra pronúncia. Veja nos exemplos:

  • Água + ardente = aguardente ( nesse processo o fonema “a” deixou de ser uma unidade sonora)
  • Plano + alto = planalto ( nesse processo o fonema “o” deixou de ser uma unidade sonora)

Quando estudamos o que é composição de palavras, é importante entendermos bem os seus tipos. No próximo tópico, você verá outro tipo fundamental: a justaposição.

O que é composição por justaposição?

A composição por justaposição une palavras exatamente como elas são. Logo, não ocorre perda fonética (de som). No máximo, haverá a duplicação de uma consoante ,o que não mudará a pronúncia (apenas a escrita).

Como a pronúncia permanecerá a mesma, os vocábulos serão falados de forma seguida e na escrita se tornam apenas um. Veja nos exemplos:

  • Girassol: gira + sol.
  • Passatempo: passa + tempo.
  • Madrepérola: madre + pérola
  • Pontapé: ponta + pé.

Observe que as palavras acima são compostas por duas palavras que permanecem inalteradas foneticamente. Lembre-se disso sempre que se deparar com um assunto que envolva a resposta a respeito do que é composição de palavras.

Antes de encerrarmos, vamos entender melhor sobre a duplicação da consoante?

Já sabemos que a pronúncia continua a mesma. Então, é exatamente para que isso não mude que às vezes ocorre essa duplicação. 

É o caso do “girassol” em que duplicamos o “s” para manter o som original e não formar o som de “z”. A escrita se altera para que a pronúncia se mantenha a mesma.

“O que é composição de palavras?” é uma pergunta que leva a um estudo bastante interessante. Viu só? E o melhor é que aprendendo esse assunto você não vai estranhar se encontrar questões sobre isso nos vestibulares.  

De quebra, ainda entenderá melhor o significado das palavras ao longo de sua vida. Legal, né?

O Beduka quer estar sempre com você, facilitando sua vida de forma eficiente. Quer saber sobre um assunto? Procura que a gente tem. E se não tiver é só mandar um direct no Instagram que a gente vai escrever um!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Português
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.