X

Quais são os tipos de sujeito e predicado? Guia prático de gramática para estudar para o Enem

Quais são os tipos de sujeito e predicado

Todos os dias falamos e lemos milhares de frases por aí e estamos tão habituados a isso que não paramos para pensar no modo como elas são construídas. Chamamos essa construção de sintaxe.

Para que ela ocorra, é preciso unir as palavras de forma que cada uma tenha uma função específica e contribuam entre si. Ou seja, elas estabelecem relação uma com a outra. E é justamente dentro desse processo que o sujeito (quem pratica a ação) e o predicado (resto da frase que possui o verbo) estão inseridos.

Saber desse assunto é fundamental para quem vai fazer o Enem ou qualquer outro vestibular. Por isso, vamos te contar quais são os tipos de sujeito e predicado de uma forma super fácil de entender. No final, tem exercícios para treinar e gabarito comentado.

Não basta ter o conteúdo na ponta da língua se você não tiver um plano. Por isso criamos um que vai te deixar bem à frente dos concorrentes. Com o Plano de Estudos do Beduka, você vai saber o que, como e por quanto tempo estudar. 

Este artigo vai te contar quais são os tipos de sujeito e predicado.Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é sujeito?
  2. O que é predicado?
  3. Quais são os tipos de sujeito?
  4. Quais são os tipos de predicado?
  5. Exercícios sobre sujeito e predicado (com gabarito comentado)

O que é sujeito?

O sujeito é aquele a quem o verbo se refere, quase como um protagonista do que está sendo dito na oração. De forma técnica, é o termo que pratica ou sofre uma ação, ou ainda, aquele sobre o qual o verbo se refere para indicar um estado ou qualidade.

Ele geralmente é um substantivo, pronome, expressão nominal ou até mesmo uma oração substantiva. Há vários tipos de sujeitos e você vai conhecê-los já, já..

Além disso, você pode aproveitar outros artigos que temos sobre quais são os tipos de sujeito e predicado. Aproveite que eles são gratuitos e super fáceis de entender!

O que é predicado?

É tudo aquilo que vem depois do sujeito, ou seja, do verbo em diante. Também vale lembrar que na maioria das vezes é a parte que fala sobre esse sujeito. Essa dica só funciona quando a oração está na ordem direta (sujeito vindo no início). Quando o sujeito é inexistente, a oração inteira será um predicado.

Mas de um modo ainda mais simples: predicado é a parte da oração que possui um verbo que indica ação, estado ou qualidade.

Os predicados podem ser verbais, nominais ou ainda verbo-nominais. Vamos explicar detalhadamente cada um deles nos próximos tópicos deste artigo sobre quais são os tipos de sujeito e predicado. 

Quais são os tipos de sujeito?

Existem vários tipos de sujeito e algumas vezes eles nem sequer existem. Por isso, é importante você conhecer cada um deles. Afinal, as questões de vestibulares vão querer que você identifique os diferentes tipos.

Conheça os principais:

O que é sujeito simples?

É aquele formado por apenas uma pessoa, objeto e assim por diante. Simplificando, há apenas um praticante da ação ou ,quando o verbo indicar estado, esse será também apenas sobre um único termo.

De forma técnica, ele possui só um núcleo.

  • O pássaro cantou.
  • O coração sucumbiu.
  • O amor cessou.
  • As árvores balançaram.
  • O outono chegou.

As orações acima te ajudam a ver que nem sempre o praticante da ação será uma pessoa, pelo contrário, pode ser até mesmo um sentimento, como o amor.

Mas uma coisa é certa: o verbo sempre irá se referir a algo que aparece sozinho na oração. 

O que é sujeito composto?

É  aquele formado por dois praticantes da ação ou a quem um verbo que indica estado se refere. Ou seja, aquele que possui dois núcleos.

Exemplo: 

  • João e Maria estudam.
  • João e Maria estão doentes.

Veja como os verbos fazem dupla referência: a João e a Maria. Sendo que “estudam” é a ação que eles praticaram e “estão” é o estado que eles se encontram.

Uma dica para você achar o sujeito é a seguinte: identifique o verbo e veja a quem ele se refere.

Agora, se você tem muitas dúvidas sobre verbos, temos vários artigos que podem te ajudar e fazer você entender melhor quais são os tipos de sujeito e predicado também. Aproveite que eles são gratuitos e exclusivos! Acesse:

O que é sujeito indeterminado?

É aquele que não conseguimos identificar ou determinar na oração.  Além disso, ele geralmente está acompanhado por um verbo na terceira pessoa do singular e pelo pronome “se(o famoso índice de indeterminação do sujeito).

Exemplo: 

  • Precisa-se de voluntários.

Placas de anúncio costumam usar muito esse tipo de sujeito. Afinal, ele ainda será encontrado. Logo, não há como determiná-lo.

O que é sujeito inexistente?

É aquele que ocorre quando não há nenhum praticante da ação ou quando temos um verbo de estado se referindo a alguém. Ele geralmente ocorre em 3 casos específicos. São eles:

1 – Quando há verbos meteorológicos: sempre que as orações forem referente a clima ou há fenômenos naturais já tenha em mente que o sujeito é inexistente. Ex: “Choveu a manhã toda.”

2 – Quando há um indicativo de sentido: algumas frases apenas relatam sensações ou percepções sensoriais. Nesse caso, também não há um sujeito. Exemplo: Há um cheiro forte na sala”.

3 – Quando há verbos impessoais: não necessariamente esses verbos são impessoais, mas eles podem assumir essa forma e não precisar de um sujeito. Ou seja, não ter um praticante da ação e nem indicar o estado de um termo. Ex: “É preciso chegar cedo na reunião”. 

Caso você queira aprender ainda mais sobre quais são os tipos de sujeito e predicado, pode aproveitar nossos outros artigos sobre o assunto. Inclusive, com ainda mais exercícios para você treinar. Confira: 

O que é sujeito oculto ou elíptico?

É aquele que você consegue identificar facilmente mesmo ele não tendo sido escrito na oração. Ou seja, você consegue dizer quem ele é só observando o contexto e a concordância verbal. 

Exemplos:

Estamos comendo muito ultimamente. (Nós)

Comeram todo o lanche das crianças. (Eles)

Nas duas orações, é preciso apenas concordar o sujeito em número (singular e plural) e pessoa (primeira, segunda, terceira) com o verbo.

Quando falamos nisso, basta você lembrar dos pronomes: eu, tu, ele(ela), nós, vós e eles (elas). Mas a verdade é que o sujeito oculto a gente acaba achando quase que intuitivamente.

Quais são os tipos de predicado?

Existem três tipos de predicado:

  • o predicado verbal,
  • o predicado nominal e
  • o predicado verbo-nominal.

A seguir, veja a explicação detalhada sobre cada um deles. 

O que é predicado verbal?

É aquele que possui um verbo indicador de ação, ou seja, nesses predicados sempre vai haver algo sendo feito ou praticado, como: falar, cantar, beber, comer, pular…

Os verbos presentes nesse tipo de predicado podem ser divididos em 2 tipos: transitivos ou intransitivos. Os transitivos podem ser diretos ou indiretos. Veja a definição de cada um:

1 – Transitivos diretos: são aqueles que precisam apenas de um complemento (objeto direto). Basicamente, é preciso fazer apenas uma pergunta para que eles fiquem com sentido completo: “o que?”. A resposta para essa questão é aquilo que chamamos de objeto direto (termo sem necessidade de preposição).

  • Ele comeu o bolo.

2 – Transitivos indiretos: são aqueles que exigem um complemento acompanhado de preposição (o objeto indireto). Nesse caso, essa preposição aparece já na  pergunta que precisamos fazer para que o sentido do verbo fique completo: “a quem?”, “para quem?”, “em quem?”. Veja o exemplo a seguir para entender melhor:

  • Joana ainda acredita no namorado.

O verbo da frase é “acreditar” e para respondê-lo inevitavelmente nos perguntamos “Joana acredita em quê ou em quem?”, ou seja, a pergunta apresenta uma preposição e consequentemente a resposta da frase também vai apresentar: no namorado.

Esse pequeno detalhe diferencia os verbos transitivos diretos de verbos transitivos indiretos: o verbo ser regido ou não por preposição. 

3 – Intransitivos: são aqueles que apresentam sentido completo. Logo, não há necessidade de fazer nenhuma pergunta relacionado ao verbo. Veja o exemplo:

  • Laura dormiu.

Há alguma dúvida a respeito do que a Laura fez? Não! Assim funciona esse tipo de verbo. Se algo for inserido nessa oração, será apenas informação extra.

O que é predicado nominal?

É aquele que apresenta um verbo que, ao contrário de praticar uma ação, indica um estado ou característica do sujeito. É bastante interessante pensar nele quando falamos sobre quais os tipos de sujeito e predicado, porque geralmente achamos que verbos são apenas ação.

Chamamos esses verbos de verbos de ligação, exatamente devido ao fato de eles ligarem o sujeito a algo atribuído a ele ou ao modo como ele se encontra. Ser, estar, parecer, permanecer são exemplos de verbos que apresentam essa função.

Nesse caso, ao invés de um objeto, o sentido do verbo será completado por um predicativo do sujeito (uma informação sobre ele). O verbo de ligação funciona como um “elo” que estabelece uma relação entre sujeito e predicativo do sujeito.

Aqui estão alguns exemplos de frases com predicado nominal com a respectiva análise:

“A casa é grande”.

  • “A casa” é o sujeito da frase.
  • “é grande” é o predicado nominal.
  • “grande” é o predicativo do sujeito, pois atribui uma qualidade (tamanho) ao sujeito.

“O cachorro parece cansado”.

  • “O cachorro” é o sujeito da frase.
  • “parece cansado” é o predicado nominal.
  • “cansado” é o predicativo do sujeito, pois atribui um estado (cansaço) ao sujeito.

“Ela está feliz”.

  • “Ela” é o sujeito da frase.
  • “está feliz” é o predicado nominal.
  • “feliz” é o predicativo do sujeito, pois atribui um estado (felicidade) ao sujeito.

Resumindo: o predicado nominal envolve um verbo de ligação e um predicativo do sujeito, que atribui uma característica ou estado ao sujeito da oração.

O que é predicado verbo-nominal?

É aquele que apresenta elementos dos dois tipos de predicado. Basicamente, o verbo representa uma ação (sendo transitivo ou intransitivo), mas em seguida um estado ou uma qualidade do sujeito (ao invés de um objeto, usa-se um predicativo do sujeito). 

Aqui estão alguns exemplos de frases com predicado verbo-nominal:

“A bailarina se mostrou talentosa”.

  • “A bailarina” é o sujeito da frase.
  • “se mostrou talentosa” é o predicado verbo-nominal.
  • O verbo “se mostrou” expressa a ação realizada pela bailarina.
  • “talentosa” é o predicativo do sujeito, atribuindo uma qualidade (talento) ao sujeito.

“O time chegou exausto”.

  • “O time” é o sujeito da frase.
  • “chegou exausto” é o predicado verbo-nominal.
  • O verbo “chegou” expressa o estado de chegada.
  • “exausto” é o predicativo do sujeito, atribuindo um estado (cansaço) ao sujeito.

Resumindo: o predicado verbo-nominal une termos do predicado verbal (verbo transitivo ou intransitivo) e do predicado nominal (predicativo do sujeito). Ele apresenta um verbo que indica ação e um predicativo que atribui um estado ou qualidade ao sujeito da oração.

Exercícios sobre quais são os tipos de sujeito e predicado (com gabarito comentado)

Não basta saber quais são os tipos de sujeito e predicado. É na hora de resolver exercícios que surgem as dúvidas. Por isso, selecionamos duas questões e fizemos questão de comentá-las. 

É só responder e conferir a explicação no tópico seguinte.

Questão 1-  (FMU-SP) –

“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas

De um povo heróico brado retumbante…”

Artigo: França – Português

O sujeito desta afirmação com que se inicia o Hino Nacional é:

a) indeterminado

b) “um povo heróico”

c) “as margens plácidas”

d) “do Ipiranga”

e) “o brado retumbante”

Questão 2-  (Unimep – SP) Em:

I. Paulo está adoentado.

II. Paulo está no hospital.

a) O predicado é verbal em I e II.

b) O predicado é nominal em I e II.

c) O predicado é verbo-nominal em I e II.

d) O predicado é verbal em I e nominal em II.

e) O predicado é nominal em I e verbal em II.

Gabarito comentado

Ficou com dúvida em alguma das questões sobre quais são os tipos de sujeito e predicado? Então, é só conferir as explicações abaixo.

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: c) “as margens plácidas”

Em algum momento da sua vida escolar, provavelmente você já ouviu falar sobre a inversão sintática que há no nosso hino nacional. Caso não tenha, vou te falar porque é preciso saber para resolver essa questão.

Ela ocorre quando o sujeito e outros termos da oração assumem uma posição não convencional, ou seja, o sujeito que geralmente sempre aparece na frente vai para outra posição e assim por diante.

Então, antes de tudo é preciso arrumar a oração para depois analisá-la de forma mais fácil. Fica assim:

“As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico”. 

Logo, quem pratica a ação (ouve) são “as margens plácidas”.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) O predicado é nominal em I e verbal em II.

Lembra que falamos que há verbos que indicam ação e outros que indicam estado ou qualidade e que é preciso conhecê-los para saber se o predicado é verbal ou nominal? Então, agora é o momento de usar essa informação.

Mas… aí vem a pegadinha. O verbo estar sempre é nominal? Não! Nas alternativas, ele só representa um estado na I, indicando como o Paulo se encontra. Já na II, observe que não aparece um predicativo do sujeito (nenhuma qualidade ou estado referente a ele)

Logo, se não há um predicativo, não temos um predicado nominal e sim um verbal.

Conhecer quais são os tipos de sujeito e predicado é muito importante, afinal, é um assunto que costuma ser cobrado no Enem. Mas não é tudo!

Não adianta muito saber se você não treinar. Pois, as questões costumam usar várias pegadinhas e só mesmo se acostumando com elas para não errar. Para isso, pode contar com o Simulado Beduka. 

Ele utiliza o método TRI, o mesmo do Enem. Ou seja, a nota que você tirar no simulado será muito semelhante à que você tiraria na prova. As questões também são do próprio exame.

Também temos um Plano de Estudos exclusivo para você. Ele te ajuda com:

  • Tempo de estudo acessível;
  • O que e como estudar em cada dia;
  • Temas de redação para treinar;
  • Dicas de filmes úteis para o Enem;

E muito mais! Baixe já e experimente a magia de ser aprovado! 

Qualquer dúvida, deixe um comentário por aqui ou nos mande um direct no Instagram. Nossa meta é te conectar à faculdade.

Obrigado por ter lido nosso artigo sobre quais são os tipos de sujeito e predicado. Sucesso e bons estudos!

Categorias: Português
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.