X

O que é Conotação e Denotação?

O que é Conotação e Denotação?

Conotação é quando a linguagem é utilizada em seu sentido figurado, atribuindo um novo significado à palavra ou contexto específico. Denotação é quando a linguagem é utilizada em seu sentido literal e objetivo.

O Beduka preparou esse artigo para tirar suas dúvidas sobre o que é Conotação e Denotação e te ajudar a se preparar para o ENEM e outros vestibulares.

Entender sobre essa matéria também é importante na hora de escrever a redação no ENEM. Aproveite e veja o Guia Completo da Redação Dissertativa Argumentativa, onde explicamos tudo que você precisa saber para fazer um bom texto na hora da prova.

Confira o artigo completo sobre o que é Semântica.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que é Conotação e Denotação;
  • Exemplos de Conotação e Denotação;
  • Como diferenciar Conotação e Denotação.

O que é Conotação e Denotação?

Conotação

A conotação, ou sentido conotativo, é a linguagem que está sendo utilizada em seu sentido figurado, subjetivo, expressivo e relativo. Nesses casos há a ressignificação das palavras, expressões ou enunciados, e estes ganham novos significados e contextos específicos. 

Quando sentidos, associações e ideias vão além do sentido original da palavra, ampliando seu significado mediante o contexto em que é empregado, assumindo um sentido figurado e simbólico.

A conotação é bastante utilizada em gêneros literários e publicitários, onde as palavras, enunciados e expressões ganham mais expressividade e originando diversos efeitos de sentido nos leitores e ouvintes.

Denotação

A denotação, ou sentido denotativo, é a linguagem que está sendo utilizada em seu sentido próprio, literal, original e objetivo. Nesses casos, o sentido empregado é o sentido básico das palavras, expressões e enunciados, ou seja, o sentido real de cada uma das palavras.

A denotação é bastante utilizada em produção de textos que transmitem informações, argumentação, orientação relacionadas a vários assuntos, etc. A linguagem nesses casos é utilizada para fazer referência a fatos, ações e conceitos em seu sentido literal.

Exemplos de Conotação e Denotação

Conotação

Liga o rádio à pilha, a TV

Só pra você escutar

A nova música que eu fiz agora

Lá fora a rua vazia chora

Os meus olhos vidram ao te ver

São dois fãs, um par

Pus no olhos vidros pra poder

Melhor te enxergar

Luz nos olhos para anoitecer

É só você se afastar

Pinta os lábios para escrever

A tua boca em mim

Que a nossa música eu fiz agora

Lá fora a lua irradia a glória

(Trecho de “Luz dos Olhos” de Cássia Eller)

Denotação

  • O cachorro é um mamífero;
  • Já li este capítulo do livro;
  • Gosto de escrever em meus cadernos;
  • Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais.

Como diferenciar Conotação e Denotação

Para diferenciar conotação e denotação é fundamental que se analise a estrutura e o contexto onde a palavra ou a frase aparece. Dessa forma, podemos utilizar a mesma palavra em contextos diferentes, fazendo assim, com que ela possua sentido conotativo ou denotativo.

Por exemplo:

Pode-se utilizar a palavra “porco” em diferentes contextos:

  • Meu pai tem uma criação de porcos há anos. (sentido denotativo, a palavra “porco” é empregada em seu sentido literal);
  • Aquele menino é um porco! (sentido conotativo, a palavra “porco” é empregada em sentido figurado, que dá a entender que o menino do exemplo é pouco higiênico).

Além de aprender sobre o que é Conotação e Denotação, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre o que é Conotação e Denotação? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Português
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.