X

Quando sai o resultado do Sisu 2024? Confira as datas oficiais!

Quando sai o resultado do Sisu?

Se você fez o Enem e está tentando uma vaga em uma universidade pública, provavelmente está ansioso em relação ao resultado do Sisu. Pois ele é a principal porta de entrada para as instituições deste tipo no país.

Nada melhor para se livrar da ansiedade do que ter a informação correta. Por isso, fizemos este artigo com todo o cronograma do Sisu, para você saber quando sai o resultado e como funciona o programa.

Continue lendo e descubra todas as informações sobre o resultado desse sistema e tenha todas as suas dúvidas esclarecidas!

Quer ir diretamente para alguma parte do texto? Clique em um dos tópicos abaixo:

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

Quando sai o resultado do Sisu 2024?

Primeira Edição (Sisu 2024)

Confira as datas da primeira edição do Sisu 2024 que já foram confirmadas pelo Ministério da Educação:

  • Inscrições: período ainda não definido
  • Resultado: período ainda não definido
  • Matrículas da chamada regular: período ainda não definido
  • Lista de espera: período ainda não definido
  • Convocação dos candidatos da lista de espera pela instituição: período ainda não definido

Segunda Edição (Sisu 2024)

  • Inscrições: período ainda não definido
  • Resultado: período ainda não definido
  • Matrículas da chamada regular: período ainda não definido
  • Lista de espera: período ainda não definido
  • Convocação dos candidatos da lista de espera pela instituição: período ainda não definido

Como funciona o resultado do Sisu?

O Sisu é um sistema de ranqueamento. Todos os estudantes que desejam concorrer às vagas de um determinado curso de uma universidade podem se inscrever nele durante o tempo em que o sistema fica aberto.

As pessoas que realizaram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (2021) e não zeraram a redação podem se inscrever no Sisu

Após a data limite, o sistema ranqueia a nota de todos os candidatos. Levando em conta as vagas e as notas em ordem decrescente de todos os candidatos. A nota do último candidato aprovado é chamada de nota de corte.

Entendo melhor como o sisu funciona!

Nota de corte parcial

O período de inscrição do Sisu dura alguns dias, então, diariamente, o sistema solta uma nota de corte parcial.

Essa nota corresponde à média dos inscritos naquele dia e considera as notas de todos os candidatos inscritos que seriam aprovados até aquele momento.

O cálculo é feito apenas uma vez no dia e o sistema recebe milhares de inscrições. A tendência é que a nota de corte aumente de um dia para o outro, ou seja, a nota de corte parcial serve apenas como uma referência. 

Outra boa referência são as notas de corte dos anos anteriores. Vendo as maiores e menores notas, você vai ter uma ideia da nota aproximada do que é preciso ter para concorrer àquele curso.

Como ver o resultado do Sisu?

Na Área do Candidato, o estudante pode consultar seu resultado. Se você foi aprovado na primeira ou na segunda opção de curso, o site mostrará uma mensagem dizendo “Você foi selecionado para a chamada regular”.

As universidades também divulgam as listas de aprovados, em geral, tanto em seus sites quanto impressas, sendo possível fazer a consulta na própria universidade escolhida. Os resultados também podem ser consultados pelo telefone, na Central de Atendimento do MEC, no número 0800-616161.

Como funciona a segunda chamada do Sisu?

Cada Edição do Sisu (semestral) pode ser dividida em chamadas. Os candidatos que não foram selecionados para nenhuma das duas opções têm o direito de se inscrever para a segunda chamada daquela edição.

A inscrição é feita na mesma página, durante o período definido pelo cronograma.

Depois que a participação na lista de espera for confirmada, basta esperar que a instituição escolhida divulgue o modo de acompanhamento da lista, assim como o resultado da segunda chamada do Sisu.

É importante lembrar que o Sisu é um sistema que permite escolher duas opções de curso em universidades espalhadas por todo o Brasil, então é comum que ocorram muitas desistências. 

Ás vezes o estudante desiste de mudar de estado para estudar, ou faz matrícula na segunda opção de curso, mas é aprovado na primeira (pela lista de espera). Assim, sua vaga na segunda opção fica disponível.

Em 2017, a UFMG chegou a fazer dez chamadas pelo Sisu. Então é muito importante ficar atento às notícias das universidades, porque as chamadas podem acontecer até mesmo após o início previsto das aulas.

O que fazer depois de ser aprovado no Sisu?

A partir do momento em que você conferiu o resultado do Sisu e viu que está aprovado em qualquer uma das chamadas, o processo de matrícula passa a ser responsabilidade sua e da universidade, não mais do Sisu.

Mesmo assim, você pode ver o prazo para a realização da matrícula na Área do Candidato. Depois, é preciso conferir com a universidade escolhida os procedimentos para a matrícula, como o local, a hora e os documentos necessários.

Eles te pedirão vários documentos próprios dependendo de cada instituição. Ainda assim, os mais comuns que são sempre bons de termos na mão são:

  • CPF;
  • Documento de Identificação com foto;
  • Certificado de Conclusão de Ensino Médio;
  • Histórico do Ensino Médio;
  • Comprovante de quitação eleitoral;
  • Foto 3×4 recente.

Gostou de saber sobre o resultado do Sisu? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet!

Logo abaixo temos uma oportunidade incrível para você, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma excelente universidade, no curso dos seus sonhos, sem fazer o Enem ou vestibular? 

É isso mesmo! Estamos falando do Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é uma plataforma online que te conecta com bolsas de estudos nas melhores universidades! 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, com bolsas que podem chegar até 65% de desconto no valor da mensalidade, e de quebra, você ainda ganha a matrícula gratuita!

Você não pode perder essa oportunidade.

Siga nosso Instagram e Pinterest para receber conteúdos e resumos de matérias que caem no Enem e outros vestibulares diariamente e dê um up nos seus estudos!

Obrigada por ler nosso artigo sobre quando sai o resultado do Sisu.

Categorias: Sisu 2024
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.