Atualmente a China chama muita atenção devido a sua industrialização e presença na economia mundial, ocupando o posto de segundo país mais rico do mundo. Isso faz com que os vestibulares possuam questões sobre a China, levando em consideração os mais diversos aspectos.
Seja em Geografia, História ou Atualidades, o país aparece como tema recorrente em provas importantes como o Enem e concursos públicos. Por isso, conhecer os principais pontos é fundamental para se preparar bem.
A seguir, você vai responder exercícios sobre a China que vão te ajudar nesta preparação. Mas antes, veja um resumo com informações relevantes para responder as questões.
Resumo sobre a China
A China é o segundo país mais populoso do mundo, com mais de 1,4 bilhão de habitantes. Ela possui uma história muito antiga e passou por um longo período de isolamento entre as outras nações até ser forçada a uma abertura pelas potências ocidentais no século XIX, ser colonizada, lutar por sua independência e se tornar o país mais importante da Ásia.
Dados gerais da China
- Nome oficial: República Popular da China (RPC)
- Capital: Pequim (Beijing)
- População: Aproximadamente 1,4 bilhão de habitantes
- Área territorial: 9,6 milhões de km² (3º maior do mundo, atrás apenas da Rússia e do Canadá).
- Língua oficial: Mandarim.
- Religião: Oficialmente, o Estado é laico. Há práticas do budismo, taoismo, confucionismo, islamismo e cristianismo, mas este sofre influência do governo.
- Moeda: Yuan Renminbi (CNY).
Governo da China
A China possui um governo socialista de partido único, o Partido Comunista Chinês. Até 1910, havia uma monarquia imperial, que foi enfraquecida pelas frequentes invasões estrangeiras e sofreu um golpe republicano.
Até 1949, a China foi governada por nacionalistas, mas neste ano houve uma revolução comunista, que tornou o país uma república socialista.
Economia da China
A China possui a segunda maior economia do mundo, com base na indústria e no desenvolvimento da tecnologia. Ela mantém relações com o mundo inteiro, sendo uma das maiores nações exportadoras.
Questões sobre a China
Questão 01 – (Uema)
A China deixa de ser o país mais populoso do mundo pela 1ª vez em séculos, aponta projeção; Índia agora é a maior nação.
A China era o mais populoso desde o começo da contagem da ONU, em 1950, mas estima-se que já era a nação com a maior população desde 1750.
Neste mês, a Índia está ultrapassando a China em tamanho de população, segundo projeções da Organização das Nações Unidas (ONU). Com isso, pela primeira vez em séculos, a China está deixando de ser a nação com mais cidadãos, e a Índia assume esse posto. A data exata desta mudança no ranking de países mais populosos não foi informada.
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/04/29/china-deixa-de-ser-o-pais-mais-populoso-do-mundo (Adaptado)
Os dois países mais populosos da Terra possuem algumas diferenças de caráter populacional.
A opção que exemplifica essas diferenças é a seguinte:
a) A rígida política de controle de natalidade, implementada nos anos de 1980, foi mais eficaz na Índia que na China.
b) A China possui um percentual de idosos mais numeroso que na Índia.
c) Na China, há um equilíbrio entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. Tal fato não ocorre na Índia.
d) Na China, a população em idade produtiva cresce mais que na Índia.
e) Analisando a estrutura etária dos dois países, verifica-se que a taxa de natalidade é maior na China que na Índia.
Questão 02 – (Enem)
TEXTO I
Com uma população de 25 milhões de habitantes (cerca de 60% de minorias muçulmanas, principalmente da etnia Uigur), Xinjiang é uma região estratégica para a China. Faz fronteira com oito países, é uma artéria crucial do megaprojeto de infraestrutura chinês Cinturão e Rota e tem as maiores reservas nacionais de carvão e gás natural.
(NINIO, M. Disponível em: https: oglobo.globo.com. Acesso em: 5 out. 2021 adaptado)
TEXTO II
Dentre as províncias da Região Oeste, Xinjiang se destaca ao receber mais de 1,7 milhão de migrantes entre 2000 e 2010. O principal motivo desse fluxo migratório é que o governo fornece subsídios à população visando aumentar a proporção de chineses da etnia Han em relação à população local de etnias turca e muçulmana.
ALVES. F.: TOYOSHIMA. S. Disparidade socioeconômica e fluxo migratório chinês: interpretação de eventos contemporâneos segundo os clássicos do desenvolvimento. Revista de Economia Contemporânea. n 1. jan. abr. 2017 (adaptado)
A política demográfica para a província mencionada nos textos é parte da seguinte ação estratégica do governo chinês:
a) Promover a ocupação rural.
b) Favorecer a liberdade religiosa.
c) Descentralizar a gestão pública.
d) Incentivar a pluralidade cultural.
e) Assegurar a integridade territorial.
Questão 03 – (Imepac)
China transforma em lei medida que autoriza casais a ter até três filhos
Na década de 1970, a China adotou uma política de filho único por casal, para tentar controlar a explosão demográfica no país. A mudança de estratégia para três filhos aprovada em agosto de 2021 é acompanhada de várias resoluções que procuram amenizar o cenário que vem sendo vivenciado no país.
Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/ noticia/2021/08/20/china-transforma-em-lei-medida-queautoriza-casais-a-ter-ate-tres-filhos.ghtml. Acesso em: 1 ago. 2021.
Desde o fim de 2013 a China já adota medidas de relaxamento do controle de natalidade. Apesar das mudanças, pesquisas mostraram que o número de chineses dispostos a aumentar a família ficou abaixo do esperado.
É um motivo para essa nova mudança na conduta do governo chinês ao longo do tempo:
a) Crescente aumento de imigrantes oriundos dos países vizinhos, responsáveis por promover uma ocidentalização dos costumes chineses.
b) Amenizar o envelhecimento da população que, em um futuro próximo, traria sérias consequências sociais e econômicas para o país.
c) Atender às reivindicações da população ante a crescente insatisfação popular que ameaça a estabilidade do governo.
d) Aumentar a população absoluta de modo que ocorra um incremento no mercado consumidor chinês.
Questão 04 – (Idecan)
É característica do chinês moderno ter uma família sem sentimentos ou sentimentos sem família. As condições de vida obrigam os jovens a fazer do emprego e da habitação os principais pré-requisitos para o casamento. Seus pais, que viveram a turbulência das mudanças políticas, fizeram da segurança e da estabilidade os alicerces sobre os quais uma família deve ser construída. Para ambas as gerações, as providências práticas sempre vieram em primeiro lugar, e qualquer sentimento familiar que pudesse existir desenvolveu-se posteriormente.
XINRAN. As boas mulheres da China: vozes ocultas. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 138.
Considerando as duas últimas gerações na China, assinale a alternativa em que há elementos que podem ser identificados como mudanças que afetam a vida de seus habitantes.
a) O investimento na educação e o aumento da população rural, pelo estímulo à produção agrícola familiar.
b) A política do filho único e o fortalecimento das comunas populares.
c) O controle da natalidade e o aumento dos investimentos públicos em ciência e tecnologia.
d) A estatização dos meios de produção e a abertura econômica parcial.
Questão 05 – (Univag)
A República Popular da China cresceu perto de 165 milhões de pessoas entre 1960 e 1970, o equivalente à população do Brasil em 1997, e quase 170 milhões na década de 1970, mais um Brasil de 1998, aproximando-se de 1 bilhão de habitantes. Este panorama promoveu a estruturação de uma política estatal, cujo reflexo está em debate atualmente.
(www.cartaeducacao.com.br. Adaptado.)
A política mencionada no excerto e sua principal consequência são, respectivamente,
a) a política de migração para novas colônias e a falta de mão de obra especializada.
b) a política de esterilização compulsória e a infertilidade da população jovem.
c) a política do filho único e o envelhecimento da população.
d) a política de descriminalização do aborto e o crescimento demográfico negativo.
e) a política de proibição de novos casamentos e a redução da taxa de fecundidade.
- Muito bem! Você já fez metade das questões sobre a China. Com certeza está muito preparado para o Enem.
Questão 06 – (UFMG-2005) A aceleração do crescimento econômico da China, nos últimos anos, reflete-se na economia mundial por razões diversas. Considerando-se essa afirmação, é INCORRETO afirmar que tal aceleração
a) é autônoma em relação ao capital internacional, pois estabelece um sistema financeiro paralelo, que vem se firmando como modelo para as economias regionais.
b) interfere na balança comercial de países emergentes, uma vez que reduz a taxa de exportações desse grupo para os países mais industrializados.
c) provoca aumento da demanda de matérias-primas e de produtos agrícolas no mercado internacional, afetando os preços praticados nesses itens.
d) resulta em um consumo maior de petróleo, o que contribui para a alta do preço da energia e, conseqüentemente, para a elevação dos custos de produção nos processos industriais.
Questão 07 – (UEL-2006) Com base nos conhecimentos sobre a China e a Índia, os dois países mais populosos do mundo, considere as afirmativas a seguir.
I. Os dois países enfrentam conflitos territoriais, com potencial para desestabilizar as relações internacionais na região, e, no caso indiano, o problema tem fundamento religioso.
II. Quanto ao controle do crescimento populacional, China e Índia desenvolvem programas de controle da natalidade semelhantes, limitando dois filhos por casal.
III. Na última década, China e Índia apresentaram taxas de crescimento de seus respectivos Produtos Internos Brutos (PIB) acima da média mundial.
IV. Dentre os dois países, apenas a Índia tem tido sucesso em atrair investimentos diretos de capital, pois a China enfrenta problemas nesse setor, devido às características particulares de seu regime político.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
Questão 08 – (ESPCEX 2019) China e Índia são dois gigantes que possuem inúmeras semelhanças, como, por exemplo, o fato de serem os países mais populosos do mundo e fazerem parte dos chamados BRICS. Apesar disso, guardam inúmeras características que os diferenciam entre si.
Sobre as diferenças entre esses dois gigantes, podemos citar os fatos de que, enquanto:
I – a Índia baseia sua matriz energética no petróleo e na energia nuclear, a China prioriza o gás natural e o carvão mineral.
II – a China implantou um rígido programa de controle de natalidade, a Índia não tem demonstrado a mesma preocupação ao longo das últimas décadas.
III – a China dispõe de uma maior diversidade cultural, a Índia possui uma cultura milenar, o que lhe garante maior homogeneidade étnica e linguística.
IV – o modelo econômico chinês privilegiou a produção industrial, a Índia está se convertendo numa economia de serviços, na qual se destacam setores como tecnologia da informação e biotecnologia.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) I e IV.
- Nossa! Faltam apenas duas questões sobre a China. Você é brilhante!
Questão 09 – (Enem 2016) No início de maio de 2014, a instalação da plataforma petrolífera de perfuração HYSY-981 nas águas contestadas do Mar da China Meridional suscitou especulações sobre as motivações chinesas. Na avaliação de diversos observadores ocidentais, Pequim pretendeu, com esse gesto, demonstrar que pode impor seu controle e dissuadir outros países de seguir com suas reivindicações de direito de exploração dessas águas, como é o caso do Vietnã e das Filipinas.
KLARE, MT. A guerra pelo petróleo se joga no mar. Le Monde Diplomatique Brasil, abr. 2015.
A ação da China em relação à situação descrita no texto evidencia um conflito que tem como foco o(a):
a) Distribuição das zonas econômicas especiais.
b) Monopólio das inovações tecnológicas extrativas.
c) Dinamização da atividade comercial.
d) Jurisdição da soberania territorial.
e) Embargo da produção industrial.
Questão 10 – (Enem 2015) O principal articulador do atual modelo econômico chinês argumenta que o mercado é só um instrumento econômico, que se emprega de forma indistinta tanto no capitalismo como no socialismo. Porém os próprios chineses já estão sentindo, na sua sociedade, o seu real significado: o mercado não é algo neutro, ou um instrumental técnico que possibilita à sociedade utilizá-lo para a construção e edificação do socialismo. Ele é, ao contrário do que diz o articulador, um instrumento do capitalismo e é inerente à sua estrutura como modo de produção. A sua utilização está levando a uma polarização da sociedade chinesa.
OLIVEIRA, A. A Revolução Chinesa. Caros Amigos, 31 jan. 2011 (adaptado).
No texto, as reformas econômicas ocorridas na China são colocadas como antagônicas à construção de um país socialista. Nesse contexto, a característica fundamental do socialismo, à qual o modelo econômico chinês atual se contrapõe é a
a) desestatização da economia.
b) instauração de um partido único.
c) manutenção da livre concorrência.
d) formação de sindicatos trabalhistas.
e) extinção gradual das classes sociais.
- Parabéns! Você fez todas as questões sobre a China. Agora confira quantos acertou:
Gabarito das questões sobre a China
Confira agora as respostas às questões sobre a China. Espero que você tenha ido muito bem!
Lembre-se que as atividades ajudam a memorizar o conteúdo e fazer boas avaliações. E no final existe uma pontuação para saber como está seu conhecimento!
Exercício resolvido da questão 1 –
Alternativa correta: letra B. A rigorosa política do filho único, implementada na China a partir de 1979, resultou em uma redução drástica da taxa de natalidade. Como consequência, a população chinesa começou a envelhecer mais rapidamente que a da Índia, que não adotou uma política de controle populacional tão rígida. (Ganhe 10 pontos!)
Exercício resolvido da questão 2 –
alternativa correta: letra E. A política de migração para Xinjiang, incentivando a etnia Han a se estabelecer na região, visa fortalecer o controle do governo chinês sobre uma área de grande importância estratégica, que possui riquezas minerais e faz fronteira com países vizinhos. O objetivo é diluir a presença de minorias étnicas e muçulmanas, assegurando a integridade territorial da China. (Ganhe 10 pontos!)
Exercício resolvido da questão 3 –
Alternativa correta: letra B. O principal motivo para o relaxamento da política do filho único e, posteriormente, a adoção da política de três filhos, é o envelhecimento acelerado da população. Esse fenômeno gera preocupações econômicas e sociais, como a redução da população em idade de trabalhar e o aumento dos custos com saúde e aposentadoria. (Ganhe 10 pontos!)
Exercício resolvido da questão 4 –
Alternativa correta: letra C. A política de controle de natalidade (filho único) e o aumento dos investimentos em ciência e tecnologia, promovendo a abertura econômica, são elementos centrais que marcaram a modernização da China e que impactaram as últimas gerações. (Ganhe 10 pontos!)
Exercício resolvido da questão 5 –
Alternativa correta: letra C. O texto descreve o rápido crescimento populacional da China, que levou à adoção da política do filho único. A principal consequência, como debatido em outras questões, é o envelhecimento da população, com a redução da base de jovens na pirâmide etária. (Ganhe 10 pontos!)
Exercício resolvido da questão 6 –
Alternativa correta: letra A. A afirmação é incorreta. O crescimento econômico chinês, especialmente após a abertura de sua economia, é altamente dependente do capital internacional e dos investimentos diretos estrangeiros, que buscaram a mão de obra barata e o grande mercado consumidor chinês. O sistema financeiro chinês não é autônomo, mas sim integrado ao sistema global. (Ganhe 10 pontos!)
Exercício resolvido da questão 7 –
Alternativa correta: letra B. A afirmativa I está correta, pois ambos os países têm conflitos fronteiriços. A afirmativa III também está correta, já que China e Índia são economias emergentes com alto crescimento do PIB. As afirmativas II e IV estão incorretas, pois a China teve uma política de filho único muito mais rígida, e ambos os países têm grande sucesso em atrair investimentos. (Ganhe 10 pontos!)
Exercício resolvido da questão 8 –
Alternativa correta: letra D. A afirmativa II está correta, pois a China teve uma política de controle populacional rigorosa, enquanto a Índia não. A afirmativa IV também está correta, já que a China se tornou a “fábrica do mundo” e a Índia se destacou em serviços, como tecnologia da informação. As afirmativas I e III estão incorretas, pois a China ainda tem grande dependência do carvão, e a Índia possui uma imensa diversidade cultural. (Ganhe 10 pontos!)
Exercício resolvido da questão 9 –
Alternativa correta: letras D. A instalação da plataforma petrolífera em águas contestadas é uma demonstração de força da China para reafirmar sua jurisdição da soberania territorial sobre a região. O objetivo é estabelecer o controle sobre as áreas ricas em recursos e impor sua autoridade sobre outros países vizinhos que também reivindicam os territórios. (Ganhe 10 pontos!)
Exercício resolvido da questão 10 –
Alternativa correta: letra E. A característica fundamental do socialismo é a busca pela extinção gradual das classes sociais, visando uma sociedade mais igualitária. A adoção de elementos de mercado na economia chinesa, no entanto, gerou uma grande desigualdade e uma polarização social, o que se contrapõe a esse princípio socialista. (Ganhe 10 pontos!)
Agora veja sua pontuação nas questões sobre a China:
- 0 – 30 pontos: Você está começando a sua jornada nas questões sobre a China. Revise os conceitos básicos para alcançar o próximo nível.
- 40 – 70 pontos: Você tem uma boa base em questões sobre a China, mas ainda há espaço para melhorar. Continue praticando para se aprofundar no assunto.
- 80 – 100 pontos: Excelente! Você demonstra um domínio sólido nas questões sobre a China. Seu conhecimento está afiado!
Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!
Gostou da nossa seleção de questões sobre a China? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo quantas você acertou!