Geografia

Exercícios sobre clima do Brasil com gabarito

Exercícios sobre clima do BrasilExercícios sobre clima do Brasil

O Brasil é um país muito grande, com dimensões continentais. Isto se reflete nas diferenças climáticas que as suas regiões apresentam. Para entender esta riqueza, é preciso ir além da teoria e colocar o conhecimento em prática. Por isso, fizemos uma seleção de exercícios sobre clima do Brasil. Assim, você poderá se aprofundar no conteúdo e se preparar bem para os desafios das provas de Geografia de vestibulares e do Enem.

O que é clima?

O clima é a condição permanente de uma zona atmosférica, caracterizado por padrões de temperatura, precipitação, umidade e vento ao longo de um longo período (normalmente 30 anos). Ele se diferencia do tempo, que se refere às condições atmosféricas momentâneas.

Para simplificar, pense no clima como o “guarda-roupas” que você tem e o tempo como a roupa que você veste em um dia específico. O seu guarda-roupa(clima) contém roupas para todas as estações (verão, inverno, outono e primavera), mas você só usa uma delas por dia (tempo).

O clima também é influenciado por diversos fatores, como:

  • Latitude: a distância em relação à Linha do Equador. Quanto mais próximo, mais quente é o clima.
  • Altitude: a altura em relação ao nível do mar. Quanto mais alto, mais frio.
  • Continentalidade e Maritimidade: a proximidade com grandes massas de água. Isso interfere na variação de temperatura. Quanto mais perto do mar, menor é a variação.
  • Correntes marítimas: o movimento das águas nos oceanos. Transportam calor e umidade de uma região para outra.
  • Relevo: a configuração da superfície terrestre, como montanhas e planícies. Ele funciona como uma barreira natural para a circulação das massas de ar, interferindo na distribuição das chuvas e na temperatura.
  • Massas de ar: grandes volumes de ar com características próprias de temperatura e umidade. A depender da quantidade de calor e umidade que transportam, podem elevar ou diminuir temperaturas e a quantidade de chuvas.

Quais são os tipos de clima do Brasil?

O Brasil possui seis principais tipos climáticos, cada um com suas particularidades:

  • Clima Equatorial: Predominante na Região Norte, é caracterizado por temperaturas elevadas e chuvas abundantes e bem distribuídas ao longo do ano. A umidade é alta, e a amplitude térmica é baixa.
  • Clima Tropical: É o clima mais abrangente do país, encontrado em grande parte do Centro-Oeste e Nordeste. Possui duas estações bem definidas: uma chuvosa (verão) e uma seca (inverno).
  • Clima Tropical de Altitude: Típico de áreas de planalto e serra, como em partes do Sudeste. As temperaturas são mais amenas que as do clima tropical, e as chuvas se concentram no verão.
  • Clima Tropical Litorâneo: Localizado na faixa costeira, do Rio Grande do Norte ao Paraná. É influenciado pela Massa de Ar Tropical Atlântica, que traz umidade do oceano e provoca chuvas distribuídas ao longo do ano, com picos no verão e outono.
  • Clima Subtropical: Ocorre na Região Sul. Caracteriza-se por quatro estações bem definidas e chuvas regulares ao longo do ano, sem período seco. A influência de massas de ar frias, como a Massa Polar Atlântica, provoca quedas bruscas de temperatura no inverno.
  • Clima Semiárido: Predominante no sertão nordestino, é o mais seco do Brasil. As chuvas são escassas e irregulares, e as temperaturas são elevadas.

Exercícios sobre clima do Brasil

Agora que já viu o que é clima e quais os climas do Brasil, responda os exercícios para fixar o conteúdo.

Questão 01 – (Udesc) A região Sul do Brasil difere das demais regiões brasileiras no que diz respeito ao clima. Nessa região o clima é controlado por massas de ar tropicais e polares, e, nas demais regiões do país, os climas são controlados por massas de ar equatoriais e tropicais. Analise as proposições sobre o clima da região Sul:

I. Predomina a Massa Tropical Atlântica, que provoca chuvas abundantes, principalmente no verão.

II. No inverno é frequente a penetração da frente polar, que dá origem a chuvas frontais — precipitações devidas ao encontro da massa quente com a fria, ocorrendo a condensação do vapor de água atmosférico.

III. O índice médio anual de pluviosidade é alto, e as chuvas são bem distribuídas durante o ano, inexistindo uma estação seca.

IV. É um clima que pode ser classificado como mesotérmico, isto é, de médias temperaturas.

V. A amplitude térmica anual é elevada, a maior dos climas brasileiros.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 02 – (Enem 2014) A convecção na Região Amazônica é um importante mecanismo da atmosfera tropical e sua variação, em termos de intensidade e posição, tem um papel importante na determinação do tempo e do clima dessa região. A nebulosidade e o regime de precipitação determinam o clima amazônico.

FISCH, G .; MARENGO, J. A.; NOBRE, C. A. Uma revisão geral sobre o clima da Amazônia. Acta Amazônica, v. 28, n. 2, 1998 (adaptado).

O mecanismo climático regional descrito está associado à característica do espaço físico de

a) resfriamento da umidade da superfície.

b) variação da amplitude de temperatura.

c) dispersão dos ventos contra-alísios.

d) existência de barreiras de relevo.

e) convergência de fluxos de ar.

Questão 03 – (Enem 2017) O ganhador do Prêmio Nobel, Philip Fearnside, já alertava em estudos de 2004 que, como consequência do desmatamento em grande escala, menos água da Amazônia seria transportada pelos ventos para o Sudeste durante a temporada de chuvas, o que reduziria a água das chuvas de verão nos reservatórios de São Paulo.

SERVA, L. Para ganhador do Prêmio Nobel, cheias no Norte e seca no Sudeste estão conectadas. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 nov. 2014.

O fator apresentado no texto para o agravamento da seca no Sudeste está identificado no(a)

a) redirecionamento dos ventos alísios.

b) redução do volume dos rios voadores.

c) deslocamento das massas de ar polares.

d) retenção da umidade na Cordilheira dos Andes.

e) alteração no gradiente de pressão entre as áreas.

Questão 04 – (Enem 2018) A presunção de que a superfície das chapadas e chapadões representa uma velha peneplanície é corroborada pelo fato de que ela é coberta por acumulações superficiais, tais como massas de areia, camadas de cascalhos e seixos e pela ocorrência generalizada de concreções ferruginosas que formam uma crosta laterítica, denominada “canga”.

WEIBEL, L. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br. Acesso em: 8 jul. 2015 (adaptado).

Qual tipo climático favorece o processo de alteração do solo descrito no texto?

a) Árido, com deficit hídrico.

b) Subtropical, com baixas temperaturas.

c) Temperado, com invernos frios e secos.

d) Tropical, com sazonalidade das chuvas.

e) Equatorial, com pluviosidade abundante.

Questão 05 – (Enem 2021)

Cientistas do país estudam interação entre a Antártica e a Amazônia

É difícil imaginar que a Antártica possa interferir no clima de um país tropical como o Brasil, mas a verdade é que o continente gelado influencia e é influenciado especialmente pelo que acontece na América do Sul, inclusive na Amazônia, causando secas na região e recebendo a poluição gerada ali.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 8 dez. 2017 (adaptado).

As interações citadas são efeito de um processo atmosférico marcado por

a) equidade entre índices de refletividade superficial.

b) bloqueios de elevadas barreiras orográficas.

c) preponderância de correntes marinhas frias.

d) fluxos entre faixas de latitudes distintas.

e) alternância da pressão do ar equatorial.

  • Muito bem! Você já fez metade dos exercícios sobre clima do Brasil. Com certeza está muito preparado para o Enem.

Questão 06 – (Mack-2001) (…) nessa estação o anticiclone do Atlântico aproxima-se bastante do litoral do sudeste, fazendo com que as altas pressões subtropicais se instalem

sobre o território brasileiro. Como as altas pressões são dispersoras de ventos, na maior parte do Brasil os ventos são de origem continental (…)

TikTok do Beduka

(Moreira, Igor — O Espaço Geográfico)

A circulação atmosférica descrita no texto explica:

a) a ocorrência de chuvas na maior parte do território nacional.

b) a ocorrência de chuvas frontais no interior do país.

c) a ausência de um período seco característico na maior parte da Amazônia.

d) a ocorrência de fortes chuvas nas regiões Sul e Sudeste.

e) a ocorrência de uma estação seca, na maior parte do interior do país.

Questão 07 – (PUC-MG-2002) A altitude de Belo Horizonte faz com que suas temperaturas sejam mais amenas que as de Vitória, ambas as cidades na mesma latitude. O que determina que a temperatura fique mais amena, com a altitude, é que:

a) a camada de ar atmosférico é mais espessa nas áreas mais baixas e seus componentes absorvem a radiação mais eficientemente.

b) a elevada inclinação da incidência dos raios solares em áreas de maior altitude determina menor disponibilidade de energia para essas áreas.

c) o albedo das áreas elevadas é mais alto, determinando menor quantidade de energia para essas áreas.

d) as áreas mais elevadas não recebem insolação direta, determinando menor disponibilidade de energia e temperaturas mais baixas.

Questão 08 – (UCPel 2012) No Brasil, os climas predominantes são quentes, pois a maior parte do território brasileiro está localizada na zona tropical. Entretanto, existem diferentes tipos de clima quente, devido às variações de latitude combinadas com a altitude, a continentalidade e a influência das massas de ar. Sobre os tipos climáticos brasileiros, é correto afirmar que

a) o clima equatorial apresenta pequena amplitude térmica anual, ou seja, pouca diferença entre a temperatura média do mês mais quente e a temperatura média do mês mais frio. As chuvas costumam ser abundantes durante todo o ano. A influência principal é da massa equatorial continental, responsável pela grande ocorrência de chuva.

b) o clima tropical úmido ou continental é o que ocorre na parte central do Brasil, também chamado de litorâneo pela forte influência das massas de ar equatorial e tropical atlântica.

c) o clima subtropical também pode ser chamado de clima quente, pois a temperatura média do mês mais frio é superior a 18 °C. Sua ocorrência se verifica principalmente nas partes mais elevadas da região Sudeste.

d) o clima tropical semiúmido ou continental é o que ocorre na maior parte do litoral do Nordeste brasileiro. Quando recebe a influência da massa de ar equatorial atlântica, diminui a falta de água no sertão.

e) o clima tropical semiárido se caracteriza pela escassez de chuvas, que, apesar de serem poucas, ocorrem bem distribuídas durante todo o ano. Sofre influência da massa de ar polar, que ameniza as temperaturas na chamada friagem do Norte do país.

  • Nossa! Faltam apenas dois exercícios sobre clima do Brasil. Você é brilhante!

Questão 09 – (IF-RR 2017) Muitos são os fatores que definem os diferentes tipos de clima no planeta Terra. E o clima subtropical encontrado em áreas de médias latitudes está presente em diversas regiões, especificamente no sul da América do Norte, áreas do Centro, Norte e Sul do continente africano, Austrália, sudeste da China, península Arábica e norte da Índia. No Brasil, o clima subtropical está presente na Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Campinas, Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. O que há em comum nessas regiões é devido às mesmas apresentarem as seguintes características climatológicas:

a) no inverno, que costuma ser curto, a temperatura média anual fica em torno de 10 °C, enquanto no verão fica em torno de 15 °C. Há uma variação de temperaturas expressiva, ou seja, uma baixa amplitude térmica em boa parte do ano.

b) o índice pluviométrico mensal registrado fica entre 80 e 700 milímetros. É um índice considerado bastante elevado, principalmente na primavera, a estação mais quente.

c) ocorrência de geadas durante a estação do outono, principalmente em áreas de planícies aluviais, apresentando um verão mais longo.

d) o verão costuma ser curto, porém com temperaturas elevadas. Já o inverno é bastante rigoroso, com baixas temperaturas e alta amplitude térmica anual.

e) a umidade relativa do ar anual fica entre 20% e 30%, com chuvas mal distribuídas no ano, o que acarreta estações mal definidas, com uma primavera mais quente e outono mais frio.

Questão 10 – (UFRR 2017) O vasto território brasileiro é fortemente marcado pela presença de diferentes tipos climáticos. Embora a nomenclatura e a classificação desses tipos climáticos possam variar em razão de diferentes autores e bibliografias, podemos destacar que os climas presentes na maior parte do interior do Nordeste (i) e na maior parte da região Norte do Brasil (ii), respectivamente, possuem as seguintes características:

a) Temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas durante todo o ano (i); temperaturas elevadas e muita umidade (ii).

b) Temperaturas elevadas, com chuvas escassas e irregulares ao longo do ano (i); temperaturas elevadas e muita umidade (ii).

c) Temperaturas elevadas, com chuvas escassas e irregulares ao longo do ano (i); temperaturas baixas, com escassez de chuva no outono e no inverno (ii).

d) Temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas durante todo o ano (i); temperaturas amenas, com pouca chuva no outono e no inverno (ii).

e) Temperaturas elevadas, com umidade durante todo o ano vinda do oceano (i); temperaturas amenas, fortes chuvas no verão e aridez no inverno (ii).

  • Parabéns! Você fez todos os exercícios sobre clima do Brasil. Agora confira quantos acertou:

Gabarito dos exercícios sobre clima do Brasil

Confira agora as respostas aos exercícios sobre clima do Brasil. Espero que você tenha ido muito bem!

Lembre-se que as atividades ajudam a memorizar o conteúdo e fazer boas avaliações. E no final existe uma pontuação para saber como está seu conhecimento!

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra d). As afirmativas II, IV e V estão corretas. O clima da Região Sul é influenciado pela Massa Polar Atlântica, que causa frentes frias. A temperatura média anual é amena (mesotérmica), e a amplitude térmica é a mais alta do Brasil. (Ganhe 10 pontos!)

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra e) A convecção na Amazônia ocorre devido à forte irradiação solar, que aquece o ar e o solo. Esse ar quente sobe, formando nuvens de chuva. Esse processo é um exemplo da convergência de fluxos de ar. (Ganhe 10 pontos!)

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra b) O texto se refere ao transporte de umidade da Amazônia para outras regiões do Brasil, um fenômeno conhecido como “rios voadores”. O desmatamento da Amazônia, ao reduzir a evapotranspiração das árvores, diminui o volume desses rios aéreos, afetando a precipitação em áreas como o Sudeste. (Ganhe 10 pontos!)

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra d) O processo de laterização, que forma a “canga”, ocorre em climas com estações de seca e chuva bem definidas, como o clima tropical. Durante a estação chuvosa, a água se infiltra no solo, dissolvendo minerais como o ferro e o alumínio. Na estação seca, a água evapora e os minerais se solidificam, formando uma crosta endurecida. (Ganhe 10 pontos!)

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra d) A interação entre a Antártica e a Amazônia é um exemplo de como fluxos atmosféricos, como as massas de ar, podem se mover entre diferentes latitudes, transportando características climáticas de uma região para outra. A Massa Polar Atlântica, que se forma na Antártica, influencia o clima do Sul do Brasil e pode até mesmo penetrar no interior do país, afetando o clima da Amazônia. (Ganhe 10 pontos!)

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra e) As áreas de alta pressão são dispersoras de ventos, o que dificulta a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas. No texto, a aproximação de um anticiclone sobre o Brasil explica a ocorrência de uma estação seca na maior parte do país. (Ganhe 10 pontos!)

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra a) A altitude influencia a temperatura porque a camada de ar atmosférico é menos densa em altitudes elevadas. Isso significa que há menos gases para absorver e reter o calor da radiação solar, resultando em temperaturas mais baixas. (Ganhe 10 pontos!)

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra a) O clima equatorial tem como características a alta temperatura, a baixa amplitude térmica anual e as chuvas bem distribuídas, principalmente pela influência da massa equatorial continental. (Ganhe 10 pontos!)

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letras d) O clima subtropical é caracterizado por verões curtos e quentes e invernos rigorosos, com geadas e até neve em pontos mais altos. A amplitude térmica anual é a maior do Brasil. (Ganhe 10 pontos!)

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra b) O clima do interior do Nordeste é o Semiárido, com temperaturas altas e chuvas escassas e irregulares. Já o clima da região Norte é o Equatorial, com temperaturas elevadas e alta umidade. (Ganhe 10 pontos!)

Agora veja sua pontuação nos exercícios sobre clima do Brasil:

  • 0 – 30 pontos:  Você está começando a sua jornada nos exercícios sobre clima do Brasil. Revise os conceitos básicos para alcançar o próximo nível!
  • 40 – 70 pontos: Você tem uma boa base em exercícios sobre clima do Brasil, mas ainda há espaço para melhorar. Continue praticando para se aprofundar no assunto.
  • 80 – 100 pontos: Excelente! Você demonstra um domínio sólido nos exercícios sobre clima do Brasil. Seu conhecimento está afiado!

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou da nossa seleção de exercícios sobre clima do Brasil? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo quantas você acertou!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.