X

Como estudar exatas para o Enem? Não é tão difícil quanto parece!

como estudar exatas para o enem

Sabemos que é frustrante abrir uma prova e se deparar com gráficos, tabelas, cálculos que você não entende. Mas, os estudantes costumam ter esse medo por causa do jeito que foram ensinados… e nós vamos te ajudar a mudar isso.

No fundo, matemática e as outras ciências exatas são apenas um conjunto de técnicas. Por isso, você é sim capaz de aprender! Acredite, as ciências exatas foram criadas para facilitar a vida dos cientistas e das pessoas comuns no dia a dia.

Reunimos algumas dicas e informações importantes para quem tem dificuldade com exatas. Assim você vai ser bem não só na prova, mas também no mundo real. Continue lendo, pois vamos te ensinar como estudar exatas para o Enem e ir bem no exame!

Quais são as matérias de Exatas?

Não dá para saber como estudar exatas para o Enem se você não souber como é a prova e o que é cobrado em Exatas… Então anota aí: é toda disciplina que envolve cálculos, raciocínios e ferramentas para resolução de problemas com soluções determinadas. 

Agora você entende porque não é só Matemática que é de Exatas, mas também Física e Química.

Não podemos dizer que Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Português, Artes e Literatura são matéria de exatas porque elas retratam fenômenos sociais. Algumas pela linguagem, outras pelas vivências. Nesses casos, as soluções são diversas.

Quantas são as questões de Exatas no Enem?

Falando na prova do Enem especificamente, a parte de exatas corresponde a 41%, quase metade! O número de questões totais da prova são 180, enquanto o número de questões das matérias de exatas são 75:

Química: 15 questões

Física: 15 questões

Matemática: 45 questões

Percebeu? Não dá para fugir desses assuntos porque eles têm um grande peso na nota final da prova, principalmente Matemática. Por isso, é fundamental que você saiba como estudar Exatas para ir bem no Enem!

Nós já escrevemos um resumo explicando sobre a estrutura, notas e regras do Enem.

Como estudar Exatas para o Enem?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que o Enem é uma prova que avalia habilidades e competências, não apenas os conteúdos.

Por isso, não adianta só decorar fórmulas e conceitos. É preciso dominar o conteúdo e também saber interpretar, aplicar e reconhecê-lo nos textos. Ter isso em mente vai fazer você ter outro olhar ao longo dos seus dias de estudos para essa prova!

Você pode conferir um resumo que fizemos exclusivamente sobre interpretação de questões com problemas matemáticos.

Agora vamos ver algumas dicas que servem para você saber como começar a estudar  todas essas 3 matérias de Exatas para o Enem:

1 – Sempre comece pelo básico

Não faz sentido algum você querer aprender estequiometria em química se ainda erra na hora de encontrar múltiplos comuns na matemática! É como querer levantar um prédio sem preparar o terreno: ou esse prédio não será construído, ou ele cairá em pouco tempo.

Por isso, comece pelos assuntos básicos de Química, Física e Matemática. Além disso,  na hora de aprofundar e evoluir os estudos, foque em estudar somente os tópicos que são cobrados naquela prova. Assim você poupa energia e tempo.

Mais a frente, veremos quais assuntos de Exatas mais caem no Enem!

2 – Busque formas dinâmicas e diversas

Cada pessoa aprende e memoriza de um jeito. Alguns têm mais facilidade quando enxergam, outros quando ouvem. Há ainda aqueles que precisam escrever e os que precisam falar. Teste todas as formas na hora de aprender; depois, faça a revisão focando na forma que te pareceu melhor. 

Além disso, sempre busque responder uma questão ou solucionar uma conta com diferentes caminhos. Há várias fórmulas ou raciocínios que levam à mesma resposta, e tudo isso vai te ajudar a memorizar e aumentar suas possibilidades de sair do branco na hora da prova!

3 – Relacione as matérias de Exatas com seu dia a dia

Já é mais que comprovado, quando você aprende algo que tem a ver com o seu cotidiano, seu cérebro entende e guarda melhor. Essa dica pode parecer absurda, mas você usa muitas coisas de exatas no dia a dia:

Faz separação de misturas quando limpa a casa e lava as roupas, usa propriedades físicas quando cozinha, pode sair de apertos ao dirigir um carro compreendendo cinemática, pode se safar de uma compra abusiva ao entender de juros e por aí vai.

Sempre que estudar exatas para o Enem, busque exemplos e problemas relacionados ao seu dia a dia.

4 – Calcule o tempo gasto para fazer as questões de exatas

A prova do Enem tem uma duração máxima de 5h e você precisa pegar o ritmo de fazer questões bem feitas, sem nervosismo, dentro desse tempo!

É como um atleta que precisa percorrer x metros dentro de y segundos. Ele não vai conseguir se tentar de primeira, mas precisa treinar todo dia sem falhar para ir melhorando o seu tempo

Ah, e não use calculadora quando estiver estudando! Ela vai te deixar mal acostumado e iludido, além de ser proibida na prova.

Confira 8 dicas práticas (sobre ambiente, técnicas, ordem de estudo, matéria, descanso) para saber como estudar Matemática para o Enem!

Vale a pena usar macetes, fórmulas e simplificações nas questões de Exatas?

Vale sim, porque a prova é de múltipla escolha, então você só precisa marcar a alternativa certa. E esses recursos ainda vão te ajudar a ganhar tempo!

Mas tome cuidado na hora que estiver usando macetes, fórmulas e fazendo simplificações. Se fizer algo de errado, comprometerá a questão inteira. Só vale a pena usá-los se você já dominou a matéria durante os estudos.

Você pode usar do raciocínio lógico para ver se a resposta encontrada no atalho realmente faz sentido! Afinal, matemática tem a ver com padrões e consequências.

É bom fazer questões de Exatas das provas anteriores para treinar?

É excelente treinar matemática, física e química para o Enem fazendo exercícios. Até porque, as questões de exatas são as que envolvem cálculo e você só aprende a fazer, fazendo. São matérias mais práticas do que teóricas.

E o melhor é você fazer as questões das edições anteriores. Elas não se repetem, mas te farão enxergar como os conteúdos são cobrados e se familiarizar com o estilo da escrita, as habilidades e os textos.

Nós até já criamos um Simulado Gratuito e Online com questões do Enem para você treinar!

Ufa, agora você já sabe como estudar Exatas para o Enem! Mas falta uma coisa ainda.

Quais assuntos de Exatas caem no Enem?

O objetivo deste resumo é te ensinar como estudar Exatas para o Enem e isso passa por saber o que estudar e onde focar. Então confira uma lista simplificada a seguir:

Assuntos de Matemática para estudar no Enem

  • Interpretação de gráficos e tabelas
  • Álgebra (contas com letras)
  • Geometria Plana e Espacial (contas com formas e figuras)
  • Aritmética (contas e operações numéricas com regras)

É claro que esses são os assuntos amplos e existem as matérias que mais caem, como funções, juros, estatística… Por isso, escrevemos um resumo te mostrando exatamente o que priorizar em Matemática para o Enem!

Assuntos de Física para estudar no Enem

  • Cinemática (estudo do movimento)
  • Eletrodinâmica (estudo da energia em movimento)
  • Eletrostática (estudo da energia em átomos e cargas)
  • Ondulatória (estudo das ondas luminosas e sons)
  • Termodinâmica
  • Forças (estudo das Leis de Newton, suas aplicações e transformações)
  • Magnetismo

Esses também são termos amplos que englobam diversos assuntos. Então, escrevemos um outro resumo completo para te contar exatamente os 10 assuntos que mais caem de cada matéria no Enem. 

Assuntos de Química para estudar no Enem

  • Estequiometria (estudo do cálculo em reações)
  • Equilíbrio (estudo das reações, fenômenos e produtos)
  • Solubilidade (estudo de reações em meio líquido)
  • Propriedades da Matéria (estudo das características das coisas)
  • Tabela Periódica (estudo dos elementos)
  • Inorgânica (estudo do PH, sais e óxidos)
  • Orgânica (estudo de hidrocarbonetos, funções e relações)

Dentro do Blog do Beduka você encontra resumos de todos esses assuntos, pesquisa na lupa.

Esperamos que agora você saiba como estudar Exatas para o Enem! Se tiver qualquer dúvida, correção ou elogio, deixe um comentário e te responderemos assim que possível.

E lembre-se: tudo fica mais fácil se você tiver um plano que mostre o caminho. Por isso, o Beduka criou o Plano de Estudos que tem todas as matérias organizadas por dia até a prova.

Agora você terá companhia para embarcar nessa aventura rumo à aprovação.

Um abraço e bons estudos!

Categorias: Enem
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.