Vestibulares

Como funciona o vestibular da Uerj? Tire todas a dúvidas aqui

Como funciona o vestibular da UerjComo funciona o vestibular da Uerj
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro tem algumas particularidades, como obras de leitura obrigatória para a redação. Fatores que, se não forem levados em consideração, podem te deixar de fora desse campus universitário. Sabendo disso, preparamos esse artigo para que você saiba tudo sobre como funciona o vestibular da Uerj.

Neste texto, vamos te informar  como funciona a prova da Uerj. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. Como funciona o vestibular da Uerj?
  2. Como funciona a prova da Uerj? Calendário completo
  3. Como se inscrever na prova da Uerj? Passo a passo
  4. Quais são os cursos que a Uerj oferece?
  5. Conheça outros meios de estudar com desconto em faculdades privadas

Se você chegou a esse artigo sobre  como funciona o vestibular da Uerj, é porque pretende fazer uma graduação! Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa. Acesse o Raio X do Beduka e tire a dúvida!

Como funciona o vestibular da UERJ?

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro mantém o método antigo para seleção de novos alunos: um vestibular produzido pela própria instituição. Aposto que agora você ficou se perguntando: “mas e se eu usar a nota do Enem e tentar ingressar pelo Sisu?”

Infelizmente, isso é impossível, pois a instituição não adota essa forma de ingresso. O único meio de estudar em um dos seus campus é encarando as provas elaboradas pela própria universidade. 

Caso você tenha ficado impactado ao ler como funciona o vestibular da UERJ, preciso te informar que não é para tanto! Pois, o modelo avaliativo empregado é bastante semelhante ao aplicado pelo Enem, os dois utilizam a interdisciplinaridade.

Isso quer dizer que tanto a prova do Enem quanto o vestibular da UERJ se preocupam com um entendimento global, mais interpretativo que superficial ou decorativo. Logo, no fim, a base é a mesma e ambos possuem mecanismos com a visão estabelecida pelo MEC. 

Na prática, o candidato vai fazer dois tipos de avaliação: a qualitativa e a discursiva. Veja a seguir todos os detalhes que é necessário conhecer.

Como funciona o exame de qualificação ou objetiva da Uerj?

A prova de qualificação, também chamada de objetiva, é composta pelas famosas questões no modelo múltipla escolha. Ao todo, o estudante deverá responder 60 desses quesitos distribuídos da seguinte forma:

  • Biologia: 7 questões;
  • Física: 7 questões;
  • Geografia: 7 questões;
  • História: 7 questões;
  • Língua Estrangeira – Inglês, Francês e Espanhol: 7 questões;
  • Língua Portuguesa e Literatura: 7 questões;
  • Matemática: 7 questões;
  • Química: 7 questões; e
  • Interdisciplinares: 4 questões.

Cada questão valerá 1,5 pontos. Essas são informações importantes sobre como funciona o vestibular da Uerj e vão te ajudar a se preparar melhor.

Os candidatos que forem bem na prova de qualificação serão classificados para a etapa seguinte,  o antigo exame discursivo. Antigo porque, devido ao período pandêmico, algumas mudanças precisaram ser feitas. 

Para que o processo se tornasse mais rápido e simples, a parte discursiva passou a ser composta apenas pela redação, que vale 10 pontos. Veja todos os detalhes no próximo tópico.

Como funciona a prova discursiva da Uerj?

Assim como a redação do Enem, a produção textual da prova discursiva da Uerj também deverá ser uma dissertação argumentativa. Porém, há uma particularidade, é indicado a leitura de um livro que servirá como base no dia da prova.

A avaliação levantará um questionamento que deve ser usado como guia pelo candidato, juntamente com a leitura definida como obrigatória.

Nesse caso, as argumentações devem caminhar de forma análoga (comparativa, encontrando semelhanças), entre obra e conflito colocado em pauta.  

Resumindo, o tema é referente a um assunto que esteja relacionado às obras listadas no edital. Ele funciona como uma pergunta-problema

Para que você entenda melhor, veja como isso foi abordado no vestibular de 2020:

Os candidatos tiveram como obra obrigatória o livro “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos. Sendo a questão levantada: “O que leva pessoas, em condições semelhantes às de Fabiano, a se considerarem inferiores às demais?”

Essa singularidade requer uma maior habilidade textual para manter a coerência. Ou seja, não vagar em relação ao conteúdo proposto. 

Outro fator extremamente relevante, é que não se deve cometer o erro de fazer um resumo ou análise crítica ao invés de uma redação dissertativa.

Uma boa dica é utilizar o livro como se utiliza as citações e alusões históricas nas redações do Enem. Assim, você não correrá o risco do erro. 

Por ser bastante diferente do Exame Nacional do Ensino Médio nesse sentido, é muito importante entender essa parte de como funciona o vestibular da Uerj.

Em relação ao resultado final, a conta é bastante simples, consiste na soma dos dois exames: o de classificação e o discursivo (da prova objetiva e da de redação).

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Para entender melhor sobre como elaborar uma redação dissertativa argumentativa e arrasar no vestibular da Uerj ou em qualquer outra situação que seja preciso fazer esse tipo de texto, você pode acessar um guia exclusivo de redação elaborado pelo Beduka!

Basta clicar no link abaixo:

Como funciona o vestibular da Uerj? Calendário

O vestibular da Uerj 2024 já está em andamento e as inscrições foram abertas em julho de 2023. Agora, que você já entendeu  como funciona o vestibular da Uerj, é o momento de conferir  todas as datas necessárias abaixo:

  • Inscrições para o vestibular da Uerj 2024: 10/07/2023 a 24/07/2023
  • Divulgação do local de prova e cartão de confirmação: 12/08/2023
  • Aplicação da prova: 03/09/2023
  • Divulgação dos resultados: 14/09/2023
  • Período de matrículas: ainda não sem data definida.

Como se inscrever no vestibular da Uerj?

Para se inscrever basta acessar o site da instituição, mais especificamente o portal do Departamento de Seleção Acadêmica: DSEA

As inscrições para o vestibular de 2024 ocorreram entre os dias 10/07/2023 e 24/07/2023. Portanto, estão encerradas. Agora, para tentar uma vaga é preciso aguardar e ficar atento durante o final do primeiro semestre de 2024.

De qualquer forma, saber o passo a passo de como se inscrever faz parte de como funciona o vestibular da Uerj. Veja a seguir:

1- Acessar o link da instituição: UERJ(basta clicar na sigla);

2- Na primeira página, vá até o menu principal, logo abaixo das notícias da instituição. Depois, basta clicar em “Vestibular”;

3 – Será aberta uma nova guia, nela terá um texto com informações sobre o vestibular. Para se inscrever você precisa clicar em “Site do Vestibular UERJ”;

4- Você será direcionado a uma nova página, passe o cursor do mouse sobre “Vestibular” e vá em “Vestibular 2024” – “Exame de Qualificação” – “1° Exame” – “Inscrição”,

5- Após isso, basta fazer cadastro ou o login no portal, preencher o requerimento de inscrição, além de um questionário com informações socioculturais.

Quais são os cursos que a UERJ oferece?

Depois de descobrir  como funciona o vestibular da Uerj, é natural que você queira saber os cursos que ela oferece. Ao todo são 90 cursos de graduação, 63 de mestrado e 46 de doutorado.

Você verá a lista completa ao realizar a inscrição, mas a gente já vai te adiantar alguns deles. 

  • Medicina;
  • Engenharia Civil;
  • Administração;
  • Direito;
  • Física;
  • Matemática;
  • Ciências Biológicas;
  • Educação Física;
  • Pedagogia.
  • Design;
  • Relações Internacionais;
  • Ciência da Computação;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia de Produção;

Conheça outros meios de estudar com desconto em faculdades privadas

Alguns fatores em relação a como funciona o vestibular da Uerj são um pouquinho mais complicados. A redação, por exemplo, tem um nível maior de complexidade.

Tudo isso pode ser facilitado com uma oportunidade perfeita que o Beduka tem para te oferecer! 

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você tem chance de ganhar bolsas de 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Temos até um canal no Telegram para quem quer receber conteúdo diário e se preparar melhor para conquistar a bolsa!

Quer saber sobre algum assunto ou vestibular? Procura que a gente tem. E se não tiver é só mandar um direct no Instagram que a gente providencia!

Espero que nosso artigo, sobre  como funciona o vestibular da Uerj, tenha te ajudado!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.