X

Como ir bem no vestibular? Dicas valiosas que apenas os aprovados seguem

Como ir bem no vestibular?

A jornada até a aprovação é realmente difícil e quando não sabemos quais passos seguir nesse mundo de vestibulares é como estar em uma cidade desconhecida. Sem um GPS, você fica perdido e sem saber por onde ir. 

Por isso, o melhor a se fazer é seguir um guia ou manual que te dê as recomendações de como se portar diante das situações. E é isso que vamos te entregar nesse texto. A Sala do Saber e o Beduka estão vindo te mostrar como ir bem no vestibular.  

Aqui você vai ver dicas, métodos de estudo, truques de memorização e planejamento que todos os aprovados com alta margem de pontuação seguiram para obter resultados. Comece aqui sua jornada de sucesso para o vestibular. 

Comece pelas questões

Nossa primeira dica valiosa e que vai otimizar o seu tempo. Quer saber como ir bem no vestibular? Comece pelas questões. 

Quando se tem um conteúdo que você já possui um certo entendimento, pule a parte teórica e faça um simulado dessa matéria.  Assim você agiliza seu estudo, e localiza rapidamente seus pontos fortes e fracos. Dessa forma, quando acabar, poderá fazer um estudo teórico melhor direcionado. 

Use o Simulado Beduka para esse processo.

Se percebeu que teve facilidade na resolução, isso significa que você domina aquele assunto, logo pode dar sequência ao próximo.

Avalie as suas dificuldades

A segunda dica de como ir bem no vestibular é que cada aluno tem uma forma particular de estudar, porém é necessário se atentar a um ponto muito importante: você está decorando ou realmente aprendendo? 

Imagine a seguinte situação: você está estudando um determinado assunto e, no momento de realizar um exercício, você percebe que está com muita dificuldade. Algo ali não foi completamente entendido, concorda?

Se algo está muito fácil, significa que não está acrescentando no seu aprendizado, pois você já conhece aquele assunto. Veja bem, que não significa que estamos invalidando a revisão, mas, sim, destacando a importância de estar sempre evoluindo e buscando novos temas, até mesmo para não haver uma estagnação no seu aprendizado.

Percebeu como avaliar a dificuldade que você sente nas questões é um excelente radar para localizar onde focar seus esforços? Faça isso enquanto estiver estudando e terá um desenvolvimento em tempo recorde.

Pratique o aprendizado por emoção

Emoções fazem parte da mente humana. Se existe uma jornada emocional sobre algum assunto, com certeza, haverá uma fixação muito maior do conteúdo e todos temos exemplos sobre isso, não é mesmo? 

Vamos falar a verdade. Ninguém lembra de nenhum conteúdo que decorou só porque tinha que fazer a prova de matemática do trimestre. Mas basta assistir um emocionante filme sobre a Segunda Guerra Mundial ou Mitologia Grega, que esses conhecimentos ganharão um lugar especial no seu cérebro. 

Isso é porque, como seres sentimentais, os seres humanos têm muito mais facilidade de dar importância às coisas quando elas estão ligadas às suas emoções. Então, use seus sentimentos à seu favor. Suas emoções podem lhe dizer como ir bem no vestibular melhor do que qualquer cursinho. Acredite. 

Estude no seu tempo

Imagine que você teve um cronograma de estudo feito por um especialista e ele acabou falando que você deve seguir o cronograma exatamente como está lá. Isso não faz nenhum sentido. 

Como já falamos, todo aluno tem seu próprio jeito de aprender. Dar uma fórmula pronta não funciona para todo mundo. Você tem o poder de estudar do seu jeito e no seu tempo. 

Claro que os conteúdos que estarão no cronograma são importantes e é interessante ter uma meta de conteúdos a serem estudados, porém, em algum nível, isso tem que ser uma boa experiência. Se não, você não vai aguentar acompanhar o próprio cronograma.

Você deve ficar atento a outro ponto muito importante sobre como ir bem no vestibular: qual o seu melhor horário de rendimento? 

Se você possui uma grande dificuldade, por exemplo, em física ou em redação, o mais interessante é passar essas disciplinas para os horários em que o seu cérebro funciona melhor. Algumas ferramentas on-line podem salvar você neste ponto, e a melhor delas é o Cronograma Beduka.

Ele é personalizado e te permite ter total liberdade para estudar com disciplina ao mesmo tempo que torna o processo eficaz e prazeroso. Consiga o seu agora!

Mentalidade de herói

Se você é vestibulando de longa data, essa dica é algo vivenciado, constantemente por você; mas caso seja iniciante neste mundo, talvez seja um desafio em como ir bem no vestibular. 

Basicamente, nunca diga que não consegue entender uma disciplina. Quando você fala isso, seu cérebro automaticamente, entende que aquele conteúdo é algo que nem mesmo merece sua atenção. 

Ele entende que aquele trabalho, além de exigir muito esforço, também pode te causar algum tipo de dano. Então, mude sua mentalidade para “eu consigo” ou “eu vou conseguir”. Encontre maneiras novas de pensar a respeito dessa disciplina, seja um herói do vestibular.

O melhor cronograma para o dia da prova

Quando se trata de como ir bem no vestibular, falando específicamente do Enem, devemos levar em consideração a TRI (Teoria de Resposta ao Item). De forma bem resumida, a TRI consegue, por meio de testes, definir os níveis de dificuldade das questões em fácil, médio e difícil. 

Quando você acerta uma questão difícil e erra uma fácil do mesmo assunto, o sistema, automaticamente, entende que você “chutou”, logo ele te dará menos pontos do que se fosse uma correção tradicional. 

Agora que entendemos isso, vamos entender como podemos usar a TRI a nosso favor. Pense em uma academia; se você decide dedicar toda sua energia em apenas um treino, não terá mais força nenhuma para os próximos.

Na prova não será diferente, você precisa distribuir toda essa energia da forma correta. Inicie pela redação. Escreva a sua redação no rascunho e, ao invés de já inserir ela na folha definitiva, espere, pois isso vai te dar tempo para ver os erros e, consequentemente, corrigi-los. 

Quanto mais tempo entre o rascunho e a correção, mais você terá a percepção dos seus erros. É um processo fundamental que vai te permitir ter uma maior clareza das suas ideias referente àquele item.

Outra dica muito importante de como ir bem no vestibular é que, se você não conseguir responder a questão de primeira, é muito importante que você anote as principais ideias sobre aquele assunto na prova. 

Lembrou de um autor específico ou talvez de uma fórmula que faça diferença na resolução daquele exercício? Anote e siga para próxima. Investir mais de 20 minutos em um exercício não é algo sensato a se fazer. 

Lembre-se que o seu tempo é limitado, por isso é necessário saber distribuir seu tempo e sua energia. Então, anote o que lembrar e siga sempre para a próxima, desapegue da questão que ainda não sabe.

Chegou ao final da prova e ficou alguma questão não respondida? Refaça todo o processo

Na Sala do Saber, muitos alunos atestam que, ao usar essa técnica, eles conseguem associar informações de outras questões e assim obtêm respostas, simplesmente, por ter lido toda a prova. 

Então, veja como é importante seguir para as próximas questões e anotar o que se lembra; muitas vezes, a resposta já está na própria prova. 

Feito todo esse processo, é recomendável que você tenha pelo menos 1 hora para realizar o processo de passar a limpo a redação e também colocar as respostas no gabarito. 

Como sempre, a dica primordial é: simule a prova! Aluno que não faz simulação antes da prova, acaba fazendo da prova do dia do vestibular a sua simulação.

Sala do Saber e Beduka te ajudam nessa jornada

Sabendo de tudo isso, a Sala do Saber em parceria com o Beduka, conta com uma metodologia específica (utilização do TRI e de abordagens que facilitam a sua aprovação, como mentoria com especialista e monitoria por WhatsApp) para aqueles que buscam aprovação nos vestibulares mais concorridos do Brasil e também no Enem. 

Imagine poder ser ensinado na exata habilidade que precisa melhorar para passar no Enem e ir bem no vestibular? Ou então ter questões comentadas em vídeo dos exercícios e dos simulados que realizou e muitos outros “macetes” pouco conhecidos por estudantes.

A Sala do Saber e o Beduka  é um universo de possibilidades, que irá te proporcionar leveza durante toda a jornada até a aprovação. Vem estudar com gente!

Categorias: Vestibulares
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.