Enem

Como entender a nota do Enem? Conheça o método de correção da prova

Como entender a nota do EnemComo entender a nota do Enem?
Cronograma do que estudar

Você é daqueles estudantes que quando terminam uma prova correm para ver o gabarito, contam os acertos e esperam uma nota a partir deles?

Pois saiba que isso não funciona muito bem no Enem, pois ele tem um método muito específico de correção, chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Neste texto, vou te mostrar que método é esse e como ele funciona. Assim, você fica por dentro de como entender a nota do Enem.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte deste texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está com dúvidas sobre qual profissão seguir? Faça o Raio-X Beduka, o melhor teste vocacional do Brasil, e veja qual carreira combina mais com você.

Como entender a nota do Enem?

O Enem tem um jeito específico de correção das questões objetivas. Diferente dos demais vestibulares, apenas acertar a questão não é suficiente para garantir o ponto máximo dela.

Antes de mais nada, é preciso entender que quem faz o Enem recebe ao todo cinco notas, que são referentes às áreas do conhecimento. Assim, você receberá uma nota para:

  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Redação.

As questões têm como parâmetro, além dos conteúdos, as competências e habilidades que se espera do estudante na sua resolução de problemas. É isso que define o grau de dificuldade delas.

Para corrigir essas questões, o Inep utiliza um método muito próprio, conhecido como Teoria de Resposta ao Item (TRI). Vamos conhecê-lo para ver como entender a nota do Enem.

O que significa Teoria de Resposta ao Item (TRI)?

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é a forma utilizada para correção das questões objetivas do Enem.

Este método é usado para verificar melhor o conhecimento dos participantes e evitar os chutes nas respostas.

A TRI analisa um padrão de conhecimento por meio de três referências usadas como medida para a avaliação:

  • referência de discriminação: diferencia os participantes que detêm as habilidades cobradas na questão daqueles que não têm;
  • referência de dificuldade: é a referência da complexidade da questão;
  • referência de eventualidade: analisa a probabilidade de acerto sem o domínio da habilidade exigida.

Graças à TRI, a sua nota nunca será apenas a soma das questões certas. Ao menos não no sentido de quantidade. Vai ser preciso analisar o padrão dos acertos e a complexidade das questões.

Caso você acerte 30 questões em uma das provas, não significa que sua nota será alta. Se você acertar mais questões consideradas difíceis do que as fáceis, a TRI indica que houve chute e te penaliza.

Por isso, é muito comum as pessoas acertarem a mesma quantidade de questões, mas terem notas muito diferentes.

Como entender a nota da redação do Enem?

Aí você diz: “beleza, já sei como entender a nota do Enem nas provas objetivas, mas ainda não sei como é na redação”.

Bom, a redação também é avaliada por competências e habilidades. Mas a correção dela não utiliza a TRI.

Como é um texto discursivo e argumentativo, cada redação é avaliada por dois professores que dão as notas segundo as cinco competências e suas habilidades. Vamos ver quais são elas:

  • 1) Domínio da norma culta da língua: avalia-se nesta competência o conhecimento gramatical do candidato. A atenção é para como ele utiliza a norma padrão, como usa a pontuação, a ortografia e a concordância entre os termos das orações.
  • 2) Compreensão do tema: avalia-se o nível de entendimento acerca da proposta sugerida na prova, ou seja, do tema que será trabalhado.
  • 3) Seleção e organização das informações: avalia-se a argumentação sobre o tema e a forma com que ela é feita. No caso, se ela está clara e objetiva o suficiente e se utiliza fatos e fundamentos.
  • 4) Conhecimento dos mecanismos linguísticos para construir a argumentação:   avalia-se a estruturação lógica e formal entre as partes da redação. No caso, o avaliador atenta-se à relação entre as frases e os parágrafos, analisando a coerência entre eles.
  • 5) Respeito aos direitos humanos: Nesta competência o olhar do corretor estará sobre a sua proposta de intervenção. Ele irá analisar se ela fere os direitos humanos e se sugere uma iniciativa que enfrente o problema discutido.

Se as notas dadas pelos dois professores forem muito diferentes uma da outra, sua redação será corrigida por um terceiro. Esta última correção é a nota final. Viu? Aprender como entender a nota do Enem vai facilitar muito a sua vida.

Como saber se a minha nota no Enem está boa?

Em geral, a média das notas do Enem fica em torno de 500. Assim, se sua nota estiver acima de 500 ela está acima da média. Caso seja o contrário, abaixo de 500, estará abaixo da média.

Sabemos que tirar uma nota muito alta é sempre muito bom, mas se seu interesse é ingressar no ensino superior saiba que notas são sempre relativas ao seu curso.

Se o curso desejado for muito concorrido, com notas de cortes na faixa de 750 para cima, o que estiver acima disso será uma nota boa.

O que significa nota mínima e máxima?

Basicamente, são a menor e a maior nota de uma prova do Enem.

Elas não têm um padrão pré-estabelecido e funcionam mais pelo comportamento dos participantes. Ou seja, elas são definidas a cada ano a partir da nota obtida por quem fez o Enem.

Confira as notas mínimas e máximas da última edição do Enem:

Cronograma de estudos
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 303,1/ 864,9
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 295,6/ 879,9
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 295,2/ 817,9
  • Matemática e suas Tecnologias: 277,2/ 955,2

Como calcular a média do Enem?

Existem dois modos de calcular a média do Enem: a média aritmética e a média por peso.

A média aritmética é aquela conta simples que a gente aprende lá no sexto ano. Você só precisa somar as notas de todas as provas e dividir pela quantidade delas.

Por exemplo, se você tirou 750 em Linguagens, 600 em Matemática, 700 em Humanas, 650 em Ciências da Natureza e 750 na Redação, a média vai ser a soma dos termos dividida por cinco.

(750+600+700+650+750)/5 = 690.

Já a média por peso leva em consideração o peso de cada área do conhecimento no curso que você pretende cursar. Não é o Enem quem define o peso, mas sim as universidades.

Assim, você tem de somar a nota de cada prova na quantidade do peso dela no curso, depois somar as notas e dividir pela quantidade de somas realizadas.

Digamos que o peso dado por uma universidade para Linguagens seja 2, para Matemática 3, para Humanas 1, para Ciências da Natureza 3 e para a Redação 4.

Usando as notas do exemplo acima teríamos: 750+750+600+600+600+650+650+650+650+ 750+750+750+750 = 8900. 8900/13= 864.61.

Para saber mais sobre o assunto, leia nosso artigo sobre como calcular a nota do Enem com peso. Ele é de grande ajuda para quem quer entender como entender a nota do Enem.

Faça faculdade sem precisar do Enem!

Esperamos que esse texto sobre como entender a nota do Enem tenha te ajudado.

Quando o assunto é entrar na faculdade, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem, inclusive do dia em que o cartão de confirmação for postado. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui nosso texto sobre como entender a nota do Enem!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.