X

Que dia sai o cartão de confirmação do Enem? Veja quando consultá-lo!

Que dia sai o cartão de confirmação do Enem

O Enem se tornou a principal forma de tentar uma vaga na universidade. Com a nota que você tirar nele, é possível ingressar tanto em instituições públicas quanto nas particulares. Por isso, é preciso ficar atento a todas as informações. Aqui, vamos te contar que dia sai o cartão de confirmação do Enem.

Ele é um documento gerado pelo Inep que contém informações importantes para o participante, como o local de provas e a língua estrangeira escolhida.

Até um tempo atrás era enviado para a casa dos inscritos, mas hoje só pode ser acessado pela internet. Vamos te dizer quando ele fica pronto e como acessá-lo.

Neste texto, você vai descobrir que dia sai o cartão de confirmação do Enem. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. O que é o Enem?
  2. Que dia sai o cartão de confirmação do Enem? (mais calendário completo)
  3. O que é o cartão de confirmação do Enem?
  4. Quando serão aplicadas as provas do Enem 2023?
  5. Passo passo de como se inscrever no Enem
  6. Faça faculdade com Beduka (Descontos de até 65%)

Você está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio? Se a resposta for sim, saiba que acabamos de lançar o Plano de Estudo Beduka para te dar o caminho certo rumo aprovação no Enem . Ele está maravilhoso e vai te ajudar demais nessa jornada! 

O que é e como funciona o Enem?

O Enem é uma prova composta por 180 questões nas seguintes áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências exatas e ciências da natureza. Tudo isso, mais redação!

A princípio, foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil. Assim, seria possível identificar as regiões com menor índice de aproveitamento.

Isso não deixou de ser importante, mas nos últimos anos o Exame Nacional do Ensino Médio adquiriu novas formas de atuação. Hoje, é o principal meio de acesso a universidades públicas e particulares. 

As provas são aplicadas em dois domingos consecutivos. O primeiro é composto por questões da área de Linguagens e Humanas, mais redação. 

O segundo abrange as demais áreas do conhecimento. Quanto aos assuntos cobrados, são os mesmos que compõem a grade curricular do ensino médio do país e constam na matriz de referência do exame.

Com a nota que você tirar no Enem, poderá se inscrever em um dos três mais importantes programas governamentais de acesso à universidade: Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), Prouni (Programa Universidade para Todos) ou Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Lembrando que a pontuação do Enem é requisito obrigatório!

Temos outros artigos para que você possa entender melhor sobre esses programas:

Que dia sai o cartão de confirmação do Enem?

Que dia sai o cartão de confirmação do Enem ainda não é uma informação divulgada. Em geral ele fica disponível duas semanas antes do primeiro dia de prova que será no dia 05 de novembro de 2023.

O cartão deve ser emitido no final de outubro. Mas fique atento para se perder nisso.

Nós o manteremos informado sobre tudo do Enem tanto aqui, quanto nas nossas demais redes sociais:  Instagram; Telegram; Pinterest e Facebook.

O que é o cartão de confirmação do Enem?

É um documento contendo as informações do candidato, o horário e o local de realização das provas. Além de dar as últimas informações que o candidato precisa para realizar o exame, também serve como comprovação de inscrição.

Quais são os dados presentes no cartão de confirmação do Enem? Lista completa

Não é à toa que saber quando sai o cartão de confirmação do Enem é tão importante. Ele serve como um comprovante, contém todos os dados do aluno e o mais importante: em que escola o estudante vai fazer a prova!

Veja abaixo a lista completa do que consta no cartão de confirmação:

  • Nome completo do participante
  • Número de inscrição
  • CPF
  • Data, horário e local de aplicação das provas
  • Se o aluno precisar de atendimento especial, estará indicado no cartão. Os casos são:  grávidas, lactantes, pessoas com deficiência, com dificuldade de locomoção, idosos, etc.
  • Opção de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)
  • Indicação de emissão de certificado de conclusão do ensino médio (caso seja objetivo do aluno)

Eu sou obrigado a levar o cartão de confirmação do Enem no dia da prova?

Não! O cartão de confirmação é um informativo muito importante, mas apenas para o aluno.

O único documento obrigatório é o de identificação, que precisa ter foto, ser original e estar atualizado. Não leve uma identidade que você tirou aos doze anos de idade, por exemplo. Dê preferência à carteira de identidade ou habilitação. 

Porém, o Inep recomenda levar o cartão de confirmação. Só para não correr o risco de esquecer alguma informação relevante. 

Como consultar o cartão de confirmação do Enem?

Basta acessar a página do participante. Ele estará disponível algumas semanas antes da aplicação das provas. 

Você pode conferir o passo a passo em um dos nossos artigos sobre o assunto:

Como acessar o cartão de confirmação do Enem?

Quais as datas das provas do Enem 2023?

Elas serão aplicadas nos dias 05 e 12 de novembro. Essa informação pode ser confirmada no site do Inep.

Calendário completo do Enem 2023

Que dia sai o cartão de confirmação do Enem é uma das poucas coisas que ainda faltam ser divulgadas. Logo, já temos confirmação da maioria das datas importantes referentes a edição de 2023.

Confira o calendário completo abaixo:

  • Inscrições: 05 a 16 de junho
  • Pagamento das inscrições: 21 de junho de 2023
  • Pedido de atendimento especializado: 05 a 16 de junho
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 05 a 16 de junho
  • Divulgação do local de prova: outubro (provável)
  • Realização das provas: 05 e 12 de novembro
  • Resultado do Enem: 16 de janeiro de 2024

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Você pode usar a nota do Enem de diversas formas, as principais são: o ingresso direto (apresentando sua nota e resolvendo tudo diretamente com alguma instituição particular), o Sisu, o Prouni e o Fies

O Sisu e o Prouni aceitarão a nota da edição do Enem 2022. Já para se inscrever no Fies, é possível utilizar as notas a partir da edição realizada em 2010.

Cada um desses programas possui um calendário específico que já foi divulgado. Quanto a quando sai o cartão de confirmação do Enem, ficamos no aguardo para o manter informado.

Veja as datas que já foram divulgadas oficialmente, já que ainda ninguém sabe exatamente que dia sai o cartão de confirmação do Enem:

Sisu

Atenção: próximas datas somente no primeiro semestre de 2024.

Inscrições:  ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Resultado: ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Lista de espera: ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Prouni

Atenção: próximas datas somente no primeiro semestre de 2024

Inscrição: ainda não teve data divulgada pelo Inep.

1ª chamada: ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Comprovação das informações (1ª chamada): ainda não teve data divulgada pelo Inep.

2ª chamada: ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Comprovação das informações (2ª chamada): ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Inscrição na lista de espera: ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Resultado da lista de espera: ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Comprovação das informações (lista de espera): ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Fies

Atenção: próximas datas somente no primeiro semestre de 2024

Inscrição: ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Resultado: ainda não teve data divulgada pelo Inep

Complementação das informações: ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Divulgação dos aprovados nas vagas remanescentes: ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Você pode confirmar as informações acima no site do Inep. E, lembre-se! Assim que for divulgado que dia sai o cartão de confirmação do Enem, vamos te contar em primeira mão. Acompanhe por aqui e através das nossas outras redes sociais.

Passo a passo de como se inscrever no Enem

O calendário do Enem costuma ser divulgado no decorrer do ano. Por isso, ainda não temos acesso a data de abertura das inscrições e nem que dia sai o cartão de confirmação do Enem. Mas não se preocupe!

Vamos continuar acompanhando diariamente o posicionamento do Ministério da Educação. Tudo isso para manter você informado à medida que essas datas forem sendo divulgadas oficialmente.

Quando isso acontecer, é importante você saber o passo a passo sobre como realizar a inscrição no Enem. Confira a seguir:

1 – Antes de mais nada, você deverá acessar o site. Para isso, basta clicar no link.

2 – Informe os dados solicitados: CPF e data de nascimento. Após isso, aparecerá a solicitação de diversos dados cadastrais, como endereço e identidade. Basta preencher.

3 – Crie uma senha com no mínimo seis e no máximo dez caracteres. Ela é importante! Anote em um lugar seguro, envie para o seu próprio email ou algo do tipo. Você irá precisar dela depois. 

4. Informe se você precisará de atendimento especial no dia de realizar a prova.

5. Escolha o idioma que deseja que conste na sua prova. Há duas opções: inglês e espanhol, basta selecionar a opção escolhida. Nessa parte, também será necessário escolher a cidade onde fará as provas;

6. Responda as informações solicitadas a respeito do seu Ensino Médio.

7. Responda o formulário socioeconômico.

8. Por fim, finalize a inscrição e imprima o boleto referente a cobrança da taxa.

Se você não possui condição de pagar a taxa de inscrição, deve verificar os critérios para solicitação de isenção. Temos um artigo exclusivo sobre isso. Nele, você encontra o passo a passo desse processo:

Faça faculdade com o Beduka

Que dia sai o cartão de confirmação do Enem é só uma das dezenas de questões que envolvem a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio. E nós entendemos a barra que é passar por todo esse processo, mas vou te dizer uma coisa:

Não é preciso se preocupar tanto! Jogue a ansiedade e o cansaço de lado, porque o Beduka tem uma oportunidade imperdível para você!

Um jeito muito mais fácil de entrar em uma universidade, sem provas e totalmente desvinculado do Enem. Estou falando do Beduka Bolsas.

Através dele, basta escolher o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. O melhor de tudo: você pode fazer isso em qualquer época do ano, ou seja, agora mesmo:

Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui! Espero que nosso artigo, sobre quando acaba a inscrição do Enem, tenha te ajudado.

Agora, caso você queira algum tema que a gente ainda não tenha escrito sobre, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar.

Sucesso e bons estudos!

Categorias: Enem
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.