X

Os 6 Melhores Exercícios sobre Epicurismo e Estoicismo com Gabarito

EXERCÍCIOS SOBRE EPICURISMO E ESTOICISMO

O Epicurismo e o Estoicismo foram filosofias que focaram os seus estudos no prazer (aquilo que leva ao bem) e na moral. A ataraxia e a aponia são alguns termos que surgem durante os estudos. Faça os exercícios e leia o resumo sobre epicurismo e estoicismo.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

  • Epicurismo e Estoicismo
  • Exercícios sobre Epicurismo e Estoicismo
  • Gabarito dos Exercícios sobre Epicurismo e Estoicismo

Se você deseja melhorar o seu desempenho no caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias do ENEM ou de outros principais vestibulares, é importante se aprofundar na matéria de Filosofia. Faça os exercícios sobre Epicurismo e Estoicismo e entenda mais sobre essa corrente filosófica com o nosso resumo.

Epicurismo e Estoicismo

A filosofia se preocupava principalmente com o que é uma via boa, para que, partir disso, a felicidade fosse encontrada. Na Grécia antiga as filosofias morais que mais tiveram destaque foram o epicurismo e o estoicismo.

O Estoicismo e o Epicurismo foram filosofias morais preocupadas com o prazer e a moral, além de relacionarem essas duas questões. Lembrando que, nesse caso, o prazer é estudado como aquilo que nos faz bem, traz calma e tranquilidade.

A “ataraxia” tem origem grega e significa ausência de perturbação, que seria então tudo aquilo que faz bem e traz tranquilidade para a alma. É exatamente a ataraxia que faria bem ao homem. 

Essas duas correntes da filosofia tentavam por caminhos diferentes alcançar o mesmo objetivo, que é a não perturbação da alma.

Epicuro fundou a escola filosófica epicurismo e os seus pensadores buscavam a ataraxia e a “aponia”, que seria a ausência de dor. Epicuro e seus seguidores eram considerados materialistas, porém não consumistas, pois o significado de materialista nessa fase era outro, sendo aqueles que não acreditavam em um plano metafísico, ou seja, espiritual. Para eles tudo era físico. 

Já o estoicismo buscava a felicidade, tentava alcançar a ataraxia, a tranquilidade da alma por meio da eliminação dos prazeres. Zenão de Cítio foi o fundador do estoicismo e diferentemente dos epicuristas, ele e seus seguidores acreditavam em um plano metafísico, ou seja, o universo é guiado por uma ordem gerada pela logos divina.

Os estóicos defendiam que para a tranquilidade ser alcançada é necessário que não exista nenhuma necessidade e os prazeres eliminados, sendo assim se você sentir dor você deve se conformar com ela.

Faça os Exercícios sobre Epicurismo e Estoicismo para testar seus conhecimentos.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Exercícios sobre Epicurismo e Estoicismo

  • Quando você terminar de responder os exercícios sobre Epicurismo e Estoicismo, que tal colocar seus conhecimentos em prática no Melhor Simulado Enem do Brasil? É gratuito! Não perca esta chance!

Questão 1 – (Instituto Pró-Município – 2009 – Ceará) O período helenístico caracterizou-se por um processo de interação cultural entre a cultura grega clássica e a cultura dos povos orientais conquistados. Neste período destacaram-se duas novas escolas filosóficas: o estoicismo e o hedonismo. Nesse contexto, os estóicos defendiam:

a) Que o ser humano devia buscar o prazer da vida;

b) Que o prazer estava vinculado ao bem;

c) Um espírito de completa austeridade moral e física;

d) A realização de uma conduta virtuosa;

e) O domínio das paixões.

Questão 2 – (Fepese – 2012 – SC) Entre as muitas heranças do mundo da Antiguidade, herdamos as chamadas filosofias pagãs do:

a) Estoicismo e niilismo.

b) Escolástica e marxismo.

c) Epicurismo e marxismo.

d) Estoicismo e epicurismo.

e) Escolástica e tomismo.

Questão 3 – (Fundação Carlos Chagas – 2010 – SP)O termo ataraxia designa o ideal da imperturbabilidade ou da serenidade da alma, em decorrência do domínio sobre as paixões ou da extirpação destas.

(Abbagnano, N. Dicionário de filosofia)

O termo ataraxia está fortemente ligado ao

a) epicurismo e estoicismo.

d) hermetismo e ao congruísmo.

c) jansenismo e ao laxismo.

d) idealismo transcendental.

e) materialismo.

Questão 4 – (FUNCAB 2014)O epicurismo e o estoicismo foram as duas filosofias éticas predominantes no período helenístico. O estoicismo, em contraposição à ética epicurista, relaciona o bem:

a) à atividade da alma segundo a razão.

b) ao prazer por coisas materiais.

c) à indiferença diante da dor e do sofrimento.

d) aos costumes ou convenções sociais.

e) ao dever de cumprir o que é ordenado pela lei divina.

Questão 5 – (Enem 2014)Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.

EPICURO DE SAMOS. “Doutrinas principais”. In: SANSON, V. F. Textos de filosofia. Rio de 

Janeiro: Eduff, 1974

No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim

a) alcançar o prazer moderado e a felicidade.

b) valorizar os deveres e as obrigações sociais.

c) aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação.

d) refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.

e) defender a indiferença e a impossibilidade de se atingir o saber.

Questão 6 – (Ufsm 2013)A economia verde contém os seguintes princípios para o consumo ético de produtos: a matéria-prima dos produtos deve ser proveniente de fontes limpas e não deve haver desperdício dos produtos. O Estado, entretanto, não impõe, até o presente momento, sanções àqueles cidadãos que não seguem esses princípios.

Considere as seguintes afirmações:

Esses princípios são juízos de fato.

Esses princípios são, atualmente, uma questão de moralidade, mas não de legalidade.

III. A ética epicurista, a exemplo da economia verde, propõe uma vida mais moderada.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I.

b) apenas I e

c) apenas III.

d) apenas II e III.

e) I, II e III.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Gabarito dos Exercícios sobre Epicurismo e Estoicismo

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra d) A realização de uma conduta virtuosa;

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: letra d) Estoicismo e epicurismo.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra a) epicurismo e estoicismo.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra c) à indiferença diante da dor e do sofrimento.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra a) alcançar o prazer moderado e a felicidade.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra d) apenas II e III.

Gostou dos nossos Exercícios sobre Epicurismo e Estoicismo? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Filosofia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.