O Materialismo é uma forma muito antiga de se explicar a origem de tudo que existe! Porém, ele vem ganhando mais importância na sociedade do século XIX para cá, graças ao Marxismo. Leia o resumo e teste seus conhecimentos com os exercícios sobre Materialismo.
Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:
- O que é Materialismo?
- O que era o Materialismo marxista?
- Exercícios sobre Materialismo
- Gabarito dos exercícios sobre Materialismo
Depois de responder os exercícios sobre Materialismo, você pode praticar com o melhor Simulado Enem do Brasil.
O que é Materialismo?
Você já deve ter perguntado várias vezes sobre a origem do mundo e das coisas, não é?
Essa é uma questão central para a Filosofia. As formas de respondê-las são bastante variadas. O Materialismo é uma delas.
Segundo essa teoria, tudo que existe é material, ou seja, é composto de matéria. Os filósofos antigos adeptos do materialismo afirmaram que tudo é composto por átomos, por isso foram chamados também de atomistas.
O materialismo nega, portanto, que existam características espirituais no mundo.
O que era o Materialismo marxista?
Com a cristianização do Ocidente na Idade Média, o materialismo perdeu força. As explicações medievais eram dadas de modo a unir a Filosofia com a Teologia, partindo do princípio de que a espiritualidade era algo central nos estudos.
Na Idade Moderna isso iria mudar, com a separação entre as ciências filosóficas e teológicas, abrindo espaço para a laicização da vida.
No século XIX, surgem as teses marxistas. Seu autor, Karl Marx, foi influenciado de modo especial pelo filósofo Georg Hegel (1770-1831), que era um idealista. Mas passou grande parte de sua vida tecendo críticas a ele. Foi de Hegel que ele herdou a concepção dialética da realidade.
Para Hegel, a vida se dava no encontro entre tese e antítese, que resultava numa síntese das duas. Esta síntese se tornava uma nova tese, que teria uma antítese. Isso aconteceria de modo infinitivo, em que o espírito da razão se realizaria no mundo.
Marx retira o aspecto espiritual e idealista da filosofia hegeliana e fica com a ideia de tese e antítese explicada por meios puramente materiais.
Não haveria Deus, nem providência, nem a realização do espírito. O que existe, para Marx, é a dinâmica social materialista, que reduz os fenômenos à forma de produção.
Assim, para os marxistas, as explicações para o que acontece e existe no mundo social estão nas relações de trabalho e econômicas.
Por exemplo, a existência da monarquia centralizada no Brasil do século XIX se devia ao desejo de manter os privilégios da classe senhorial escravista.
A explicação marxista é conhecida como materialismo histórico dialético. A luta de classes seria o motor da história, ou seja, a história avança por causa de uma luta eterna entre uma classe de pessoas que dominam e as outras que são por elas dominadas.
- Talvez você queira saber um pouco mais sobre Marx antes de fazer os exercícios sobre materialismo. Nesse caso, leia nosso artigo sobre as principais ideias de Karl Marx.
Exercícios sobre Materialismo
Esperamos que o nosso resumo tenha ajudado você a lembrar as principais características deste assunto.
Questão 1 dos exercícios sobre Materialismo- (Uece 2010) Leia com atenção o texto a seguir. “Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha, e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado”.
MARX, Karl. O Dezoito Brumário de Louis Bonaparte. São Paulo: Centauro, 2006.
Baseado no texto, assinale a afirmação verdadeira.
a) A história não é construída pelos homens porque ela é predefinida pelo destino.
b) A história permite perceber que a realidade depende unicamente das escolhas dos homens.
c) A história é feita pelos homens dentro de condicionamentos herdados do passado.
d) A história não é feita pelo passado, e sim pelas circunstâncias das escolhas.
Questão 2 dos exercícios sobre Materialismo – (UEMA 2007) Segundo Karl Marx,
“o modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral”.
Essa tese resume a sua teoria da história, também denominada de:
a) socialismo científico.
b) materialismo histórico.
c) racionalismo cartesiano.
d) fenomenologia do espírito.
e) individualismo metodológico.
Questão 3 dos exercícios sobre Materialismo – (UNIOESTE 2010)
“A burguesia só pode existir com a condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, com isso, todas as relações sociais”.
(MARX, K; ENGELS, F. O Manifesto Comunista 150 anos depois. Rio de Janeiro: Contraponto; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1998).
O trecho reproduzido acima destaca uma característica fundamental da burguesia no desenvolvimento do capitalismo, marque a alternativa correta.
a) O dinamismo social da burguesia.
b) O caráter estático da burguesia.
c) O caráter restrito da produção sob a condução da burguesia.
d) O tradicionalismo da burguesia.
e) A negação da inovação tecnológica por parte da burguesia.
Questão 4 dos exercícios sobre Materialismo – (Unespar 2015)
“Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo”. Esta a décima primeira das Teses sobre Feuerbach, escrita por Karl Marx em 1845 e conhecida em todo o mundo. O filósofo dedicou sua vida a fazer uma crítica profunda do sistema de pensamento da filosofia, acusando-a de não perceber que o pensamento decorre das necessidades materiais do homem e que não pode ser entendido separadamente destas. Dentro desta perspectiva, cunhou vários conceitos que são essenciais para a compreensão do sistema de produção que vivemos hoje, o capitalismo. São conceitos de Karl Marx:
a) Mais-valia e imperativo categórico;
b) Mais-valia e indústria cultural;
c) Mercadoria e inflação;
d) Mais-valia e luta de classes;
e) Mercadoria e globalização.
Questão 5 dos exercícios sobre Materialismo – (UFPB 2009 – Adaptado) Leia o texto abaixo:
“[…] o primeiro pressuposto de toda a existência humana e, portanto, de toda a História, é que os homens devem estar em condições de viver para poder ‘fazer história’. Mas, para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação, vestir-se e algumas coisas mais. O primeiro ato histórico é, portanto, a produção dos meios que permitam a satisfação destas necessidades, a produção da própria vida material, e de fato este é um ato histórico, uma condição fundamental de toda história, que ainda hoje, como há milhares de anos, deve ser cumprido todos os dias e todas as horas, simplesmente para manter os homens vivos.” MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 39.
As análises históricas de Marx (1818-1883), pensador alemão, exerceram e ainda exercem grande influência nas ciências humanas e sociais, entre elas, a História. Sobre a concepção marxista de História, assinale as alternativas verdadeiras.
1) A concepção da luta de classes como motor da História foi atribuída indevidamente ao marxismo, para o qual as transformações históricas decorrem apenas das ações dos indivíduos.
2) O marxismo defende, teoricamente, uma postura neutra do historiador diante da sociedade e do conhecimento produzido sobre a mesma e, assim, nega validade prática a sua própria concepção.
3) As sociedades, para Marx, não podem ser compreendidas sem um estudo pormenorizado de sua base econômica, e esse entendimento significa a análise da sua organização material para a produção da sobrevivência humana.
4) Os marxistas são ardorosos defensores do fim da história, pois essa tese representa a culminância do desenvolvimento humano, com a glorificação da sociedade de mercado e da democracia liberal.
5) A História, para Marx, é feita por todos, principalmente os trabalhadores, e essa concepção rompia com a idéia, bastante comum no século XIX, de uma História feita apenas pelos “grandes homens”.
É verdadeiro o que se afirma em:
a) 1 e 2
b) 1, 2 e 5
c) 3 e 5
d) Apenas em 5
e) Apenas em 3
- Parabéns, você fez todos os exercícios sobre Materialismo. Confira agora o Gabarito:
Gabarito dos exercícios sobre Materialismo
Exercício resolvido da questão 1 –
Alternativa correta: letra c) A história é feita pelos homens dentro de condicionamentos herdados do passado.
Exercício resolvido da questão 2 –
alternativa correta: letra c) ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.
Exercício resolvido da questão 3 –
Alternativa correta: letra d) II e III apenas.
Exercício resolvido da questão 4 –
Alternativa correta: letra d) Mais-valia e luta de classes;
Exercício resolvido da questão 5 –
Alternativa correta: letra c) 3 e 5
Gostou dos nossos exercícios sobre Materialismo? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.
Nós também queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais!
Ver comentários (2)
Está tendo erro nas repostas, elas não correspondem as questões apresentadas.
Rebeca, vamos revisar isso. Você poderia indicar em qual delas está o problema?