X

Os 5 Melhores Exercícios Sobre Materialismo com Gabarito

Exercícios Sobre Materialismo

O Materialismo é uma forma muito antiga de se explicar a origem de tudo que existe! Porém, ele vem ganhando mais importância na sociedade do século XIX para cá, graças ao Marxismo. Leia o resumo e teste seus conhecimentos com os exercícios sobre Materialismo.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Depois de responder os exercícios sobre Materialismo, você pode praticar com o melhor Simulado Enem do Brasil.

O que é Materialismo?

Você já deve ter perguntado várias vezes sobre a origem do mundo e das coisas, não é?

Essa é uma questão central para a Filosofia. As formas de respondê-las são bastante variadas. O Materialismo é uma delas.

Segundo essa teoria, tudo que existe é material, ou seja, é composto de matéria. Os filósofos antigos adeptos do materialismo afirmaram que tudo é composto por átomos, por isso foram chamados também de atomistas.

O materialismo nega, portanto, que existam características espirituais no mundo.

O que era o Materialismo marxista?

Com a cristianização do Ocidente na Idade Média, o materialismo perdeu força. As explicações medievais eram dadas de modo a unir a Filosofia com a Teologia, partindo do princípio de que a espiritualidade era algo central nos estudos.

Na Idade Moderna isso iria mudar, com a separação entre as ciências filosóficas e teológicas, abrindo espaço para a laicização da vida.

No século XIX, surgem as teses marxistas. Seu autor, Karl Marx, foi influenciado de modo especial pelo filósofo Georg Hegel (1770-1831), que era um idealista. Mas passou grande parte de sua vida tecendo críticas a ele. Foi de Hegel que ele herdou a concepção dialética da realidade.

Para Hegel, a vida se dava no encontro entre tese e antítese, que resultava numa síntese das duas. Esta síntese se tornava uma nova tese, que teria uma antítese. Isso aconteceria de modo infinitivo, em que o espírito da razão se realizaria no mundo.

Marx retira o aspecto espiritual e idealista da filosofia hegeliana e fica com a ideia de tese e antítese explicada por meios puramente materiais.

Não haveria Deus, nem providência, nem a realização do espírito. O que existe, para Marx, é a dinâmica social materialista, que reduz os fenômenos à forma de produção.

Assim, para os marxistas, as explicações para o que acontece e existe no mundo social estão nas relações de trabalho e econômicas.

Por exemplo, a existência da monarquia centralizada no Brasil do século XIX se devia ao desejo de manter os privilégios da classe senhorial escravista.

A explicação marxista é conhecida como materialismo histórico dialético. A luta de classes seria o motor da história, ou seja, a história avança por causa de uma luta eterna entre uma classe de pessoas que dominam e as outras que são por elas dominadas.

Exercícios sobre Materialismo

Esperamos que o nosso resumo tenha ajudado você a lembrar as principais características deste assunto.

Questão 1 dos exercícios sobre Materialismo- (Uece 2010) Leia com atenção o texto a seguir. “Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha, e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado”.

MARX, Karl. O Dezoito Brumário de Louis Bonaparte. São Paulo: Centauro, 2006.

Baseado no texto, assinale a afirmação verdadeira.

a) A história não é construída pelos homens porque ela é predefinida pelo destino.

b) A história permite perceber que a realidade depende unicamente das escolhas dos homens.

c) A história é feita pelos homens dentro de condicionamentos herdados do passado.

d) A história não é feita pelo passado, e sim pelas circunstâncias das escolhas.

Questão 2 dos exercícios sobre Materialismo – (UEMA 2007) Segundo Karl Marx,

“o modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral”.

Essa tese resume a sua teoria da história, também denominada de:

 a) socialismo científico.

 b) materialismo histórico.

 c) racionalismo cartesiano.

 d) fenomenologia do espírito.

 e) individualismo metodológico.

Questão 3 dos exercícios sobre Materialismo – (UNIOESTE 2010)

“A burguesia só pode existir com a condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, com isso, todas as relações sociais”.

(MARX, K; ENGELS, F. O Manifesto Comunista 150 anos depois. Rio de Janeiro: Contraponto; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1998).

O trecho reproduzido acima destaca uma característica fundamental da burguesia no desenvolvimento do capitalismo, marque a alternativa correta.

a) O dinamismo social da burguesia.

b) O caráter estático da burguesia.

c) O caráter restrito da produção sob a condução da burguesia.

d) O tradicionalismo da burguesia.

e) A negação da inovação tecnológica por parte da burguesia.

Questão 4 dos exercícios sobre Materialismo – (Unespar 2015)

“Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo”. Esta a décima primeira das Teses sobre Feuerbach, escrita por Karl Marx em 1845 e conhecida em todo o mundo. O filósofo dedicou sua vida a fazer uma crítica profunda do sistema de pensamento da filosofia, acusando-a de não perceber que o pensamento decorre das necessidades materiais do homem e que não pode ser entendido separadamente destas. Dentro desta perspectiva, cunhou vários conceitos que são essenciais para a compreensão do sistema de produção que vivemos hoje, o capitalismo. São conceitos de Karl Marx:

a) Mais-valia e imperativo categórico;

b) Mais-valia e indústria cultural;

c) Mercadoria e inflação;

d) Mais-valia e luta de classes;

e) Mercadoria e globalização.

Questão 5 dos exercícios sobre Materialismo – (UFPB 2009 – Adaptado) Leia o texto abaixo:

“[…] o primeiro pressuposto de toda a existência humana e, portanto, de toda a História, é que os homens devem estar em condições de viver para poder ‘fazer história’. Mas, para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação, vestir-se e algumas coisas mais. O primeiro ato histórico é, portanto, a produção dos meios que permitam a satisfação destas necessidades, a produção da própria vida material, e de fato este é um ato histórico, uma condição fundamental de toda história, que ainda hoje, como há milhares de anos, deve ser cumprido todos os dias e todas as horas, simplesmente para manter os homens vivos.” MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 39.

As análises históricas de Marx (1818-1883), pensador alemão, exerceram e ainda exercem grande influência nas ciências humanas e sociais, entre elas, a História. Sobre a concepção marxista de História, assinale as alternativas verdadeiras.

1) A concepção da luta de classes como motor da História foi atribuída indevidamente ao marxismo, para o qual as transformações históricas decorrem apenas das ações dos indivíduos.

2) O marxismo defende, teoricamente, uma postura neutra do historiador diante da sociedade e do conhecimento produzido sobre a mesma e, assim, nega validade prática a sua própria concepção.

3) As sociedades, para Marx, não podem ser compreendidas sem um estudo pormenorizado de sua base econômica, e esse entendimento significa a análise da sua organização material para a produção da sobrevivência humana.

4) Os marxistas são ardorosos defensores do fim da história, pois essa tese representa a culminância do desenvolvimento humano, com a glorificação da sociedade de mercado e da democracia liberal.

5) A História, para Marx, é feita por todos, principalmente os trabalhadores, e essa concepção  rompia com a idéia, bastante comum no século XIX, de uma História feita apenas pelos “grandes homens”.

É verdadeiro o que se afirma em:

a) 1 e 2

b) 1, 2 e 5

c) 3 e 5

d) Apenas em 5

e) Apenas em 3

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre Materialismo. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre Materialismo

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra c) A história é feita pelos homens dentro de condicionamentos herdados do passado.

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra c) ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra d) II e III apenas.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra d) Mais-valia e luta de classes;

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra c) 3 e 5

Gostou dos nossos exercícios sobre Materialismo? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Nós também queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais!

Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (2)