Filosofia

Quem foi Thomas Hobbes? Conheça pouco mais sobre sua vida e origem

Quem foi Thomas HobbesQuem foi Thomas Hobbes?

Hobbes foi um filósofo inglês do século XVII. Thomas Hobbes é considerado um dos fundadores da filosofia política e ciência política modernas. É um filosofo que cai recorrentemente nas provas dos principais vestibulares, inclusive do ENEM.

Sabe aquela pessoa que procura um sentido por trás de qualquer ação? Ela não consegue aceitar algo sem realmente compreender sua motivação, e nem comece a falar de signos do Zodíaco perto dela… Esse também era um dos principais traços de personalidade de Thomas Hobbes, importante filósofo e cientista. Mas você sabe quem foi Thomas Hobbes?

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Antes de adentrarmos na vida de Thomas, é preciso saber, antes de tudo, que o renomado filósofo, apesar de estudar algo fundamentado em teorias, buscava conhecimento com base na explicação das causas. Vamos apenas dizer que ele não se contentava com um apenas: “porque sim!”

Saiba quais são as principais ideias de Karl Marx.

A origem do jovem Thomas

O filósofo Thomas Hobbes nasceu em 5 de abril de 1588, na aldeia de Westport, na Inglaterra. Filho de um vigário anglicano, forçado a deixar o local que vivia depois de participar de uma briga, abandonou os três filhos aos cuidados de seu irmão.

Já Thomas, desde os 4 anos começou a ser educado na igreja de Westport, passando por duas escolas alguns anos depois e seguindo, aos 15 anos, para para a cidade Oxford, onde mais tarde chegou a frequentar a universidade.

Depois, em 1608, formado em arte, Hobbes passa a trabalhar para a poderosa família Cavendish, de um importante lorde inglês. Isso mais para frente lhe ajudaria a fazer viagens e aprimorar seu lado culto e cultural.

Thomas Hobbes chegou a visitar a França e a Itália em 1610 e estudou literatura e filosofia. Entre 1621 e 1626, ele trabalhou como secretário de Francis Bacon, para quem traduziu algumas obras.

Ao mesmo tempo em que descobre quem foi Thomas Hobbes, veja também:

Mas quem foi Thomas Hobbes no mundo filosófico?

Além de sua genialidade e duras críticas expostas em seu trabalho, Hobbes fez parte de uma luta contra o absolutismo da dinastia Stuart, já que o mesmo era um fervoroso defensor da Monarquia, escrevendo até mesmo seu primeiro tratado sobre o regime, Elementos da Lei Natural, em 1640. Sendo obrigado a se refugiar em Paris logo depois.

Alguns anos após o tratado, chegou a retornar à Inglaterra, mas voltou a se refugiar na França por causa de suas ideais absolutistas expostos em Leviatã, sua mais importante obra, em 1651. Apenas um ano depois voltou à Inglaterra, então governada por Oliver Cromwell.

Thomas era um pouco… peculiar. Para se ter uma ideia, o filósofo acreditava que o medo era como um irmão para ele, em suas palavras: “Minha mãe pariu gêmeos, o medo e eu”, já que sua mãe teria dado à luz de forma prematura pelo terror que infundia a Armada Invencível espanhola, próxima a costa britânica. #tenso

Saiba melhor quais eram as principais ideias de Platão e Émile Durkheim.

Thomas Hobbes e sua genialidade

Apesar de sua extensa capacidade em dizer e transpor em palavras todos os seus medos e observações, Thomas foi considerado alguém obscuro de tal maneira que seus livros foram queimados publicamente e o autor foi considerado ateu, assim como suas obras.

Detalhe: a maioria desses casos aconteceram enquanto Thomas ainda estava vivo… que barra!

Hobbes teve dois grandes inimigos contra os quais manteve fortes tensões: a igreja da Inglaterra e a Universidade de Oxford. Ambos se sentiam atacados pelas duras críticas do filósofo.

A obra de Hobbes, contudo, foi considerada como a linha de quebra com a Idade Média, especialmente por suas impressionantes descrições da realidade da época.

Quando morreu Thomas Hobbes? Ele faleceu em 4 de dezembro de 1679.

Veja aqui algumas questões de vestibular sobre a Idade Média e também dicas de como fazer uma alusão filosófica.

Não vá embora ainda…

Antes de ir, para avaliar o que você aprendeu sobre quem foi Thomas Hobbes, que tal um pequeno exercício? É rápido e você pode conferir o resultado ao final da página. Bora lá?

Questão do ENEM sobre Thomas Hobbes – A natureza fez os homens tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes se encontre um homem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isto em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que um deles possa com base nela reclamar algum benefício a que outro não possa igualmente aspirar.

HOBBES, T. Leviatã. São Paulo Martins Fontes, 2003

Para Thomas Hobbes, antes da constituição da sociedade civil, quando dois homens desejavam o mesmo objeto, eles

  1. entravam em conflito
  2. recorriam aos clérigos
  3. consultavam os anciãos
  4. apelavam aos governantes
  5. exerciam a solidariedade

Resposta correta: Hobbes acreditava que o homem, em sua essência, é um animal medroso. Esse medo vem da possibilidade de outros homens tomarem sua vida, seus familiares e suas posses, o que poderia gerar conflitos.

Aproveite as dicas do Beduka

Estamos sempre preocupados com o aprendizado de jovens e adultos brasileiros, além de dar dicas sobre o mercado de trabalho. Apresentamos em nosso site uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Além de entender quem foi Thomas Hobbes, o estudante que acessar o nosso site consegue pesquisar as universidades, encontrar os cursos, endereços e avaliações, além de descobrir os valores das mensalidades de instituições privadas e também entender as notas de corte da última edição do Sisu.

Você acabou de conferir alguns detalhes sobre quem foi Thomas Hobbes, aproveite para ver também como ver a nota do ENEM, explicações sobre a primeira lei de Newton, uma relação com as melhores faculdades de enfermagem em Belo Horizonte e livros que deverá ler para fazer o ENEM.

Gostou do nosso texto que explica quem foi Thomas Hobbes? Existe algum filósofo ou sociólogo que você gostaria de mais informações? Queremos saber a sua opinião para aperfeiçoar nossos conteúdos. Deixe seu comentário na parte final deste texto.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador