Filosofia

Principais Ideias de Thomas Hobbes (Resumo, Biografia e Filosofia)

As Principais Ideias de Thomas HobbesAs Principais Ideias de Thomas Hobbes
Sala do Saber - melhor cursinho online

Thomas Hobbes foi um filósofo inglês do século XVII. Ele é considerado um dos fundadores da filosofia política e ciência política modernas. Ele acreditava que a natureza humana era mau, ou seja, sem os freios civilizacionais, imperava a barbárie.. Leia o nosso resumo completo, conheça quem foi Thomas Hobbes e suas principais ideias.

Sabe aquela pessoa que procura um sentido por trás de qualquer ação? Ela não consegue aceitar algo sem realmente compreender sua motivação, e nem comece a falar de signos do Zodíaco perto dela… 

Esse também era um dos principais traços de personalidade de Thomas Hobbes, importante filósofo e cientista. 

Você sabe quem foi Thomas Hobbes? É o que vamos te contar nesse artigo.

Neste artigo sobre Thomas Hobbes, você encontrará:

  1. A Biografia do Thomas Hobbes
  2. A Filosofia Hobbesiana.
  3. Uma análise sobre a vida de Thomas Hobbes
  4. As Principais Ideias Sobre Thomas Hobbes.

Selecionamos também As Melhores Questões sobre Thomas Hobbes! 

Faz o seguinte: clica no link que ele irá abrir as questões em uma nova aba para você fazer assim que terminar de ler o resumo.

A origem do jovem Thomas (Biografia)

O filósofo Thomas Hobbes nasceu em 5 de abril de 1588, na aldeia de Westport, na Inglaterra. Filho de um vigário anglicano, forçado a deixar o local que vivia depois de participar de uma briga, abandonou os três filhos aos cuidados de seu irmão.

Thomas, desde os 4 anos, começou a ser educado na igreja de Westport, passando por duas escolas alguns anos depois e seguindo, aos 15 anos, para para a cidade Oxford, onde mais tarde chegou a frequentar a universidade.

Depois, em 1608, formado em arte, Hobbes passou a trabalhar para a poderosa família Cavendish, de um importante lorde inglês.

Isso mais para frente lhe ajudaria a fazer viagens e aprimorar seu lado cultural.

Thomas Hobbes chegou a visitar a França e a Itália em 1610 e estudou literatura e filosofia. 

Entre 1621 e 1626, ele trabalhou como secretário de Francis Bacon, para quem traduziu algumas obras.

Ao mesmo tempo em que descobre quem foi Thomas Hobbes, veja também:

Quem foi Thomas Hobbes? (A Filosofia Hobbesiana)

Além de sua genialidade e duras críticas expostas em seu trabalho, Hobbes fez parte de uma luta contra o absolutismo da dinastia Stuart, já que o mesmo era um fervoroso defensor da Monarquia, escrevendo até mesmo seu primeiro tratado sobre o regime, Elementos da Lei Natural, em 1640. Ele foi obrigado a se refugiar em Paris logo depois.

Thomas Hobbes escrevendo

Alguns anos após o tratado, chegou a retornar à Inglaterra, mas voltou a se refugiar na França por causa de suas ideais absolutistas expostos em Leviatã, sua mais importante obra, em 1651.

Apenas um ano depois voltou à Inglaterra, então governada por Oliver Cromwell.

Thomas era um pouco… peculiar. Para se ter uma ideia, o filósofo acreditava que o medo era como um irmão para ele, em suas palavras:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

(colocar como citação) “Minha mãe pariu gêmeos, o medo e eu” (Thomas Hobbes)

Ele disse isso pelo fato de sua mãe ter dado à luz de forma prematura pelo terror que infundia a Armada Invencível Espanhola, localizada próxima à costa britânica. #tenso

Thomas Hobbes e sua genialidade

Apesar de sua extensa capacidade em dizer e transpor em palavras todos os seus medos e observações, Thomas foi considerado alguém obscuro de tal maneira que seus livros foram queimados publicamente e o autor foi considerado ateu, assim como suas obras.

Detalhe: a maioria desses casos aconteceram enquanto Thomas ainda estava vivo… que barra!

Hobbes teve dois grandes inimigos contra os quais manteve fortes tensões: a igreja da Inglaterra e a Universidade de Oxford. Ambos se sentiam atacados pelas duras críticas do filósofo.

A obra de Hobbes, contudo, foi considerada como a linha de quebra com a Idade Média, especialmente por suas impressionantes descrições da realidade da época.

Thomas Hobbes morreu em 4 de dezembro de 1679.

  • Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

Quais são as Principais Ideias de Thomas Hobbes?

A obra de Thomas Hobbes tem dois pontos centrais: um da Filosofia teorética e outro da prática.

Na perspectiva teorética, Hobbes era um empirista, ou seja, defendia que não há nenhuma ideia anterior à experiência.

A grande produção filosófica dele está ligada à prática, ou seja, à Filosofia política. No cenário político ele defendia:

  • O estado de natureza humano como momento de inaptidão natural para a vida social;
  • A sociedade como uma composição complexa de “átomos”, que são os indivíduos;
  • O Contrato social como formação da comunidade humana que retira o homem de seu Estado de Natureza;
  • A necessidade da monarquia para estabelecer a ordem entre as pessoas.

O que é o Contrato Social?

É uma teoria que defende que em algum momento determinados agrupamentos humanos formaram uma espécie de contrato estabelecendo uma ordem social e um Estado. Esse contrato social transformou esse grupo em uma sociedade civilizada e o tirou do Estado de Natureza.

Hobbes entendia que houve um momento onde os seres humanos viviam em um Estado de Natureza, ou seja, sem civilização ou freios para seus impulsos naturais. Além do mais, ele acreditava que a natureza humana era má, ou seja, sem os freios civilizacionais, imperava a barbárie.

“O lobo é o lobo do homem”, essa frase criada por Plauto e popularizada por Thomas Hobbes, demonstra como o ser humano é quem causa mal a ele próprio. 

Qual foi a Obra mais Conhecida de Thomas Hobbes? (LEVIATÃ)

O livro “Leviatã ou Matéria, Palavra e Poder de um Governo Eclesiástico e Civil”, escrito em 1651 por Thomas Hobbes foi a maior obra do Filósofo. Comumente chamado apenas de Leviatã, o livro diz respeito da estrutura da sociedade e do governo. Ele é considerado uma das mais antigas e influentes teorias do Contrato Social.

Livro Leviatã Thomas Hobbes

No livro, Hobbes defende o Contrato Social e um Governo de um soberano absoluto. Hobbes defendia que a eterna luta de todos contra todos, ou seja, o caos e a guerra civil, só podem ser evitados por um governo central forte.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

6 Comentários

  • Gosto muito deste Blog do Beduka, devido seus artigos serem objetivos, trazendo embora textos curtos, uma explanação completa sobre o assunto a ser lido. O resumo que fica do tema abordado é o que preciso para entender e conhecer o que busco.
    Grato,
    Richard

    • Oi, Nixon! Que legal o seu comentário. Obrigado pelo prestígio. Sempre fazemos questão de resumir e ir direto ao que é mais importante.

  • Confesso que nunca tinha lido um artigo do Beduka, mas gostei bastante a princípio. O artigo é bem resumido e objetivo, ajudou bastante na pesquisa em que estou trabalhando. Continuem se empenhando para entregar um resultado positivo.
    Abraços,
    Eduarda