X

Os 10 Melhores Exercícios Sobre a Região Nordeste com Gabarito

Exercicios sobre a região Nordeste

A região nordeste do Brasil foi a primeira do país a ser colonizada pelos portugueses. Sua história e seus aspectos geográficos e econômicos estão presentes nos vestibulares e no Enem. Revise seus conhecimentos sobre ela e responda os exercícios sobre a Região Nordeste para se preparar para as provas!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Ei, você está estudando para o Enem? Se ainda não tiver certeza do curso que quer fazer, descubra com o Raio-X Beduka! Ele é o melhor teste vocacional gratuito do país!

Resumo da história da Região Nordeste do Brasil

Você já deve estar cansado de saber que o Brasil foi colonizado pelos portugueses. Mas sabe por onde o processo de colonização foi iniciado? Acertou se falou “pelo Nordeste”.

Vamos apresentar um resumo dessa história, que cai sempre nos exercícios sobre a região nordeste do Brasil.

A esquadra de Cabral aportou na costa do atual estado da Bahia, na cidade de Porto Seguro.

A colonização do território não começou de imediato, porque a coroa portuguesa estava mais interessada no começo com a Índia e não viu muita vantagem em gastar energias e dinheiro com o Brasil.

Porém, desde o começo ela concedeu cartas de doação e foral para particulares. Funcionava assim, alguém pedia autorização para explorar o território, arcava com todos os custos disso e ainda pagava uns impostos ao rei.

A primeira carta de doação foi doada a Fernão de Noronha, em 1504. Ele iria explorar uma ilha, no Atlântico, que hoje leva seu nome e pertence ao estado de Pernambuco: Ilha de Fernando de Noronha.

A colonização iria se intensificar quando o comércio com a Índia decaiu e o Brasil se tornou o principal empreendimento da coroa. Em 1532 todo o território brasileiro foi dividido em capitanias hereditárias, como a de Fernando de Noronha.

Em 1549, o Brasil passou a ter um governador-geral, Tomé de Sousa. Ele fundou a cidade de Salvador, que foi a primeira capital do Brasil.

O Nordeste se desenvolveu por meio do açúcar, produzido na zona da mata da região. Pernambuco e Bahia se destacaram das demais. Além disso, se tornaram o epicentro da colonização do resto da região, com homens saindo de Olinda e de Salvador e recôncavo para conquistar as demais áreas do Brasil.

A riqueza desses lugares trouxe olhares de longe. No começo do século XVII os holandeses invadiram a Bahia e Pernambuco. Na primeira capitania, a tentativa de dominação foi frustrada, mas em Pernambuco deu muito certo e eles a governaram por quase 25 anos.

O Nordeste continuou a ser o maior produtor de riquezas do Brasil até a primeira metade do século XIX, quando o café se tornou o seu principal produto de exportação. Isso mudou o eixo econômico para Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, que eram as províncias com maior produção deste grão.

Devido ao modo de colonização, o Nordeste apresenta uma população majoritariamente mestiça. O catolicismo é a principal confissão religiosa, com muitas das suas festas sendo patrimônio cultural da região, como a do Senhor do Bonfim, na Bahia.

Os estados que compõem a região são:

  • Alagoas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Maranhão;
  • Paraíba;
  • Pernambuco;
  • Piauí;
  • Rio Grande do Norte e
  • Sergipe.

Resumo da economia da Região Nordeste do Brasil

O Nordeste é a terceira região mais rica do Brasil, com uma contribuição de 13,4% ao produto interno bruto nacional. Porém, o seu PIB per capita, que indica a qualidade de vida, é um dos menores. 

A riqueza nos estados nordestinos é bastante concentrada. Seus destaques são os setores de serviços, comércios e indústrias, que ficam localizados principalmente na zona da mata, que é a parte litorânea. É nessa região que se tem o maior número de recursos arrecadados com o turismo.

O restante da região concentra atividades agropecuárias, com criação de gado bovino e ovino, e a produção de insumos agrícolas para a indústria e para a subsistência. No Oeste Baiano as fazendas de soja são uma enorme fonte de renda, empregando boa parte dos habitantes da região.

Subdivisões da Região Nordeste

A região nordeste é dividida em sub-regiões, devido às diferentes características físicas. Elas são quatro:

  • Meio-norte: uma faixa de transição entre a Amazônia e o Sertão nordestino, presente nos estados do Maranhão e do Piauí.
  • Sertão: é a região predominante, presente em todo o interior da região.
  • Agreste: é uma faixa de transição entre o sertão e a zona da mata.
  • Zona da Mata: fica entre o planalto da Borborema e a costa, com extensão do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia.

Clima e Vegetação da Região Nordeste

O clima é um dos aspectos que mais aparecem nos exercícios sobre a Região Nordeste. Ele é quente e seco na maior parte do território, com médias anuais entre 20ºC e 28ºC.

Isso só muda nas regiões mais elevadas da região, como a Chapada Diamantina e o Planalto da Borborema.

O índice pluviométrico anual varia de 300 a 2.000 mm.

São quatro os climas encontrados no Nordeste:

  • Clima equatorial úmido
  • Clima litorâneo
  • Clima tropical
  • Clima semiárido

Com a diferença dos climas, tem-se também a diferença de vegetação. Os principais tipos encontrados são:

  • Mata Atlântica:
  • Mata dos Cocais;
  • Cerrado;
  • Caatinga;
  • Mangues.

Resumo do relevo e da hidrografia da Região Nordeste

O relevo da região nordeste se caracteriza pela presença de duas importantes unidades: planícies costeiras e planaltos antigos e extensos.

Além disso, existem formações altas e planas, que dão origem às chapadas, como a Diamantina. É nela que fica o ponto mais elevado da região, o Pico do Barbado, com 2033 metros.

No nordeste encontram-se três bacias hidrográficas:

  • do rio Parnaíba
  • do rio São Francisco e
  • dos rios Tocantins-Araguaia.

Agora que você já revisou este assunto, vamos para os exercícios sobre a Região Nordeste!

Exercícios sobre a Região Nordeste

Esperamos que o nosso resumo tenha ajudado você a lembrar as principais características deste assunto. 

Quando você terminar de responder os exercícios sobre a Região Nordeste, que tal colocar seus conhecimentos em prática no Melhor Simulado Enem do Brasil? É gratuito! 

Se eu fosse você não perderia essa chance… Mas agora vamos ao que interessa:

Questão 1 dos exercícios sobre a Região Nordeste – (UnB – com adaptações)

Leia o texto a seguir e assinale a alternativa INCORRETA sobre o Nordeste semiárido brasileiro:

“Existem na América do Sul três grandes áreas semiáridas – a região Guajira, na Venezuela e Colômbia; a diagonal seca do Cone Sul que envolve muitas nuances de aridez ao longo da Argentina, Chile e Equador; e, por fim, o Nordeste Seco do Brasil. Das velhas e repetitivas noções do ensino médio herdadas um pouco por todos nós restaram observações pontuais e desconexas sobre o universo físico e ecológico do Nordeste Seco.”

(Aziz Nacib Ab Saber, “Ciência Hoje”, Volume Especial – Eco Brasil, mai. 1992.)

a) O semiárido nordestino caracteriza-se por baixos níveis de umidade, escassez de chuvas anuais e irregularidades no ritmo das precipitações ao longo dos anos.

b) Um dos fatores marcantes da região é a inexistência de rios perenes e caudalosos. Essa drenagem intermitente inviabiliza projetos de irrigação na área.

c) Apesar de predominantemente seco, no semiárido, encontram-se algumas áreas de mata úmida, alimentadas por chuvas orográficas. Essas áreas são conhecidas, regionalmente, como “brejos”.

d) Ao contrário do que se imagina, o Nordeste seco não é o “império” das chapadas. Em 85% do seu território predominam depressões interplanálticas, situadas entre maciços antigos e chapadas localizadas.

Questão 2 dos exercícios sobre a Região Nordeste – (Unama) A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como…

a) Agreste, zona localizada entre a Zona da Mata e o meio norte, que é uma área de transição com elevada densidade demográfica e grande urbanização.

b) A Zona da Mata que apresenta devastação florestal, entretanto, o intenso reflorestamento impede a degradação da floresta original.

c) O Sertão, área pobre, seca, tem baixas densidades demográficas, mas com intensa mecanização na agricultura, que é sua principal atividade.

d) A faixa litorânea, área mais importante da região, onde estão os principais centros urbanos, aglomerados industriais e zonas portuárias.

e) Meio-norte que engloba Maranhão e Piauí, área de latifúndios, pastagens naturais e intensa atividade agrícola.

Questão 3 dos exercícios sobre a Região Nordeste –  (ADVISE 2009) Em se tratando da Região Nordeste do Brasil vale destacar que:

I. A zona da mata é a área de maior concentração demográfica e urbana, nesse trecho do Nordeste temos importantes atividades econômicas relacionadas aos distritos industriais, petroquímica e monocultura canavieira e cacaueira;

II. Do ponto de vista sócio-econômico, o Nordeste apresenta os mais elevados índices de pobreza do país. Problemas como o analfabetismo, desnutrição, mortalidade infantil, subemprego, moradia precária, falta de assistência médica e de educação são alguns exemplos;

III. A economia regional é frágil, descapitalizada e totalmente controlada por algumas oligarquias locais ou por grandes empresas estrangeiras associadas ao capital nacional e regional;

IV. Tanto a produção algodoeira e de agave, quanto à produção de pecuária extensiva estão inseridas em áreas litorâneas e do Recôncavo baiano, a exemplo do cacau.

São itens incorretos:

a) I, II e IV;

b) Apenas o item IV;

c) Apenas II e III;

d) II, III e IV;

e) I, II e III.

Questão 4 sobre Região Nordeste – (UFF 2008)

“Os fatores de conservação transformaram o semi-árido em uma região aparentemente sem história, dada a permanência e imutabilidade dos problemas. Como se com o decorrer das décadas nada tivesse se alterado e o presente fosse um eterno passado. A cada seca, e mesmo no intervalo entre uma e outra, milhares de nordestinos foram abandonando a região. Sem esperança de mudar a história das suas cidades, buscaram em outras paragens a solução para a sobrevivência das suas famílias. Foi nos sertões que permaneceu inalterado o poder pessoal dos coronéis, petrificado durante o populismo e pela migração de milhões de nordestinos para o sul” (VILLA, Marco Antonio. Vida e morte no sertão: história das secas no Nordeste nos séculos XIX e XX. São Paulo: Ática, 2000, p. 252).

Com base no trecho acima, é possível concluir que:

a) a grande evasão das populações do Nordeste em direção à região Sudeste resultaram no “boom” da borracha ocorrido na década de 1970;

b) as secas nordestinas não podem ser historicamente explicadas, já que decorrem de fenômenos estritamente geográficos;

c) a “indústria da seca” no Nordeste beneficiou diretamente as grandes capitais da região, estimulando sua industrialização em inícios do século XX;

d) as secas do Nordeste, resultando na multiplicação de fortes correntes migratórias, transformaram o homem nordestino em sinônimo exclusivo de flagelado;

e) a grande mobilidade dos nordestinos, mais que uma decorrência das secas, foi fruto de um sistema de dominação baseada na propriedade da terra que marginalizava homens livres e pobres.

Questão 5 dos exercícios sobre a Região Nordeste – (UFPA) O Meio-Norte ou Nordeste Ocidental é uma região:

a) onde os “brejos” ocupam as encostas das chapadas e se transformam em áreas de agricultura de subsistência.

b) de transição entre a Amazônia e o Nordeste, com economia baseada no extrativismo vegetal e na agricultura tradicional de algodão e arroz.

c) de relevo suave, verdadeira extensão da Planície Amazônica, que tem na pecuária leiteira e de corte a sua principal atividade.

d) de clima tropical úmido, onde se concentram atividades ligadas às “plantations” de cacau.

e) de grandes latifúndios, com ocorrências de elevadas densidades demográficas, devido à necessidade de numerosa mão-de-obra.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre a Região Nordeste. Continue fazendo o restante.

Questão 6 sobre a Região Nordeste –  (UECE) Considere as seguintes descrições de sub-regiões nordestinas:

I. Considerada a área de transição entre o sertão semiárido e a Amazônia úmida, possui sua economia baseada no extrativismo vegetal e na agricultura, destacando-se como área de modernização o complexo que integra o porto de Itaqui à Serra de Carajás.

II. Área em que predomina uma estrutura baseada em minifúndios. A policultura e a pecuária semi-intensiva contribuem para o abastecimento do mercado regional.

III. É a sub-região mais povoada e a mais industrializada. Foi considerada a principal região econômica do país durante o Brasil colonial.

Pode-se afirmar corretamente que as descrições I, II e III acima correspondem respectivamente a:

a) Cerrado, Sertão e Zona da Mata.

b) Meio-norte, Zona da Mata e Sertão.

c) Cerrado, Agreste e Meio-norte.

d) Meio-norte, Agreste e Zona da Mata.

Questão 7 dos exercícios sobre a Região Nordeste –  (Puccamp) Considere o trecho do Poema “MORTE E VIDA SEVERINA” de João Cabral de Melo Neto.

(..) Somos muitos Severinos

iguais em tudo e na sina:

a de abrandar estas pedras

suando-se muito em cima,

a de tentar despertar

terra sempre mais extinta,

a de querer arrancar

algum roçado da cinza (…)

A leitura do texto e seus conhecimentos sobre a realidade nordestina permitem afirmar que o autor retratou:

a) o Corumba na Zona da Mata, onde o trabalho temporário se reduz cada vez mais em função da mecanização do corte de cana.

b) as dificuldades do médio e pequeno produtor da Zona da Mata, cada vez produzindo menos em função da perda de fertilidade do solo.

c) o pequeno agricultor sertanejo, que sofre com a irregularidade do clima e sobretudo com a falta de terras para o plantio de subsistência.

d) o pobre agricultor do Meio-Norte que sofre com o avanço do processo de desertificação provocado pelas sucessivas queimadas.

e) o problema dos agricultores do Agreste que têm perdido grandes espaços agrícolas, em função da laterização dos solos agrícolas.

Questão 8 sobre a Região Nordeste – (UFV 2000)

O quadro a seguir apresenta as quatro sub-regiões do Nordeste brasileiro, com algumas de suas características:

SUB-REGIÃO I

CARACTERÍSTICAS: A policultura comercial praticada em pequenas propriedades e a principal atividade econômica dessa sub-região. As áreas mais úmidas e aproveitadas para a agricultura são reconhecidas como ‘brejos’. Abriga algumas das cidades mais importantes do Nordeste, como Feira de Santana, Caruaru e Campina Grande.

SUB-REGIÃO Il

CARACTERÍSTICAS: Compreende o Maranhão e quase todo o Piauí. Sua principal atividade econômica é o extrativismo vegetal, destacando-se a carnaúba e o babaçu, que empregam grande quantidade de mão de obra em sua coleta. Seus produtos são empregados no artesanato local e como matéria-prima para as indústrias.

SUB-REGIÃO Ill

CARACTERÍSTICAS: Estreita faixa de terra que se estende do litoral do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. Apresenta clima tropical úmido. Possui belas praias e dunas. Tem grande destaque na produção de cana-de-açúcar, fumo e cacau e na exploração mineral de petróleo e sal marinho.

SUB-REGIÃO IV

CARACTERÍSTICAS: Corresponde a uma vasta sub-região castigada pela aridez de seu clima. Submetida a secas frequentes, sua vegetação e constituída por árvores e arbustos recobertos de espinhos. Desde o início de sua ocupação, a pecuária é a atividade econômica mais importante.

Marque a opção que nomeia de forma CORRETA as regiões I, II, III e IV respectivamente:

a) Meio-norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata.

b) Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-norte.

c) Agreste, Meio-norte, Zona da Mata e Sertão.

d) Agreste, Zona da Mata, Meio-norte, e Sertão.

e) Sertão, Agreste, Zona da Mata e Meio-norte.

  • Ufa! Faltam só duas questões dos exercícios sobre a Região Nordeste. Avante!

Questão 9 dos exercícios sobre a Região Nordeste- (ENEM 2017)

A expansão da fronteira agrícola chega ao semiárido do Nordeste do Brasil com a implantação de empresas transnacionais e nacionais que, beneficiando-se do fácil acesso à terra e água, se voltam especialmente para a fruticultura irrigada e o cultivo de camarões. O modelo de produção do agro-hidronegócio caracteriza-se pelo cultivo em extensas áreas, antecedido pelo desmatamento e consequente comprometimento da biodiversidade.

Disponível em: www.abrasco.org.br. Acesso em: 22 out. 2015 (adaptado).

As atividades econômicas citadas no texto representam uma inovação técnica que trouxe como consequência para a região a

a) intensificação da participação do mercado global.

b) ampliação do processo de redistribuição fundiária.

c) valorização da diversidade biológica.

d) implementação do cultivo orgânico.

e) expansão da agricultura familiar.

Questão 10 sobre Idade Moderna –  (Acafe 2015/2)

“…Veio, então, uma seca intensa e duradoura de 1877 a 1879, que resultou em trágica mortandade da região com estimativa de cerca de 500.000 óbitos. Foi a partir desse choque que atingiu a sociedade brasileira que começou uma busca de soluções estruturais (Campos & Studart 1997). Foi nessa seca, que se atribui a Dom Pedro II a frase: “venderei a última pedra da minha coroa antes que um nordestino venha a morrer de fome”.

Fonte: <http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-811.pdf>. Acessado em: 13/05/2015.

O texto aponta a região do Nordeste brasileiro. Sobre essa região é correto afirmar, exceto:

a) O rio São Francisco, através da transposição de suas águas, está no centro de uma polêmica provocada por um projeto de atendimento às áreas atingidas pelas secas, polêmica esta que existe porque há controvérsias sobre os impactos ambientais que pode provocar.

b) A frase atribuída a D. Pedro II atingiu sucesso desejado a partir da regulamentação do uso da água pela Agência Nacional de Águas (ANA), assegurando “à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade da água, em padrões de qualidade adequados”.

c) A caatinga, típica do Polígono das Secas, é um bioma de clima semiárido, solo pouco profundo e pedregoso, com baixo índice pluviométrico e chuva mal distribuída, refletindo-se na vegetação com espécies xerófitas e rios temporários.

d) O quadro de escassez e a utilização incorreta dos recursos hídricos aumentam a fragilidade da região conhecida como Polígono das Secas ao processo de desertificação.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre a Região Nordeste. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre a Região Nordeste

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra a) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra e) III e IV..

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra b) Apenas o item IV;

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra e) a grande mobilidade dos nordestinos, mais que uma decorrência das secas, foi fruto de um sistema de dominação baseada na propriedade da terra que marginalizava homens livres e pobres.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra b) de transição entre a Amazônia e o Nordeste, com economia baseada no extrativismo vegetal e na agricultura tradicional de algodão e arroz.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra d) Meio-norte, Agreste e Zona da Mata.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra c) o pequeno agricultor sertanejo, que sofre com a irregularidade do clima e sobretudo com a falta de terras para o plantio de subsistência.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra c) Agreste, Meio-norte, Zona da Mata e Sertão.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letra a) intensificação da participação do mercado global.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra b) A frase atribuída a D. Pedro II atingiu sucesso desejado a partir da regulamentação do uso da água pela Agência Nacional de Águas (ANA), assegurando “à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade da água, em padrões de qualidade adequados”.

Gostou dos nossos exercícios sobre a Região Nordeste? Compartilhe com os seus amigos e não deixe de seguir o Instagram do Beduka! Lá você encontra vários resumos e quizzes diários.

Nós também queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais!

Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.