X

Qual o clima predominante na América Central? Descubra como ele afeta o continente

Qual o clima predominante na América Central?

A América Central é um subcontinente americano, que está compreendido entre a Península de Iucatã, no México, e a Colômbia. Portanto, todo o território está em uma zona dominada pelo Trópico de Câncer, que determina o seu clima.

Graças a isso, ele possui pouca variabilidade, mas ela existe por influência de outros fatores climáticos. E é preciso levar isso em consideração ao estudar qual o clima predominante na América Central.

Neste artigo, vamos te explicar tudo isso, além de apresentar as informações mais importantes para o estudo do clima. Esse é um dos temas principais do Enem em Geografia. Continue lendo e se prepare para a prova!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do artigo, clique em um dos tópicos abaixo:

O que é clima?

O clima é o padrão das características atmosféricas de uma região. Ele determina a temperatura e o regime de chuvas sobre ela, sendo muito importante para o desenvolvimento da vida.

Para determinar um clima são necessários diversos fatores, entre eles estão:

A depender desses fatores, o clima pode ser quente ou frio, seco ou úmido. Alguns lugares, como o Brasil, possuem grande variedade de climas, pois o território na sua vasta extensão apresenta muitos fatores climáticos.

Esse não é o caso da América Central. Apesar de a região possuir zonas diferentes, o clima predominante ocupa todo o território, devido à latitude. A seguir, vamos conhecer qual o clima predominante na América Central e o fator principal para sua configuração.

Saiba qual é o clima predominante do Brasil.

Qual o clima predominante na América Central?

O clima predominante na América Central é o Tropical. Isso se deve ao fato de que todo o território está compreendido entre o Trópico de Câncer e a Linha do Equador. Além disso, a América Central é um espaço pequeno, o que diminui as chances de variação do clima.

Como toda região tropical, a América Central recebe muita radiação solar, afetando sua temperatura que é elevada na maior parte dela. 

Seus índices de chuva são determinados pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Ela é uma faixa de baixa pressão localizada perto da linha do Equador. Durante o ano, ela se move para o norte e para o sul, trazendo consigo massas de ar úmidas e quentes. Isso resulta em umidade predominante na região.

A variação climática existe apenas pela existência de zonas montanhosas cuja altitude é suficiente para baixar de maneira significativa as temperaturas. Vamos ver quais são elas.

Conheça também os outros continentes do planeta Terra.

Quais são as zonas climáticas da América Central?

A América Central é dividida em duas: a parte continental e a parte insular. A parte continental possui um relevo formado por montanhas, em consequência do vulcanismo e do tectonismo. Somente nas áreas litorâneas ele fica mais suave.

Saiba quais são os fatores de formação do relevo.

Essa formação favorece variações importantes na região e o desenvolvimento de três zonas climáticas.

  • Terras quentes: são a parte do território com menos de 800m de altitude e com maiores temperaturas ao longo do ano. Ou seja, possuem o clima tropical propriamente dito. As médias de temperatura variam entre 25°C e 30°C na maior parte da região e médias de chuvas altas, com índice que vai de 1.000mm a 4.000mm.
  • Terras temperadas: possuem relevo do tipo planalto de altitude, entre planícies costeiras e montanhas. Ficam numa faixa de 800m a 1.800m de altitude, com temperaturas médias de 18ºC a 24ºC. As chuvas são intensas, a precipitação pode chegar a 8.000mm em algumas áreas.
  • Terras frias: acima de 1.800m estão as terras frias ou geladas, nelas a temperatura pode ficar abaixo de 12ºC e a umidade é alta para uma região com essa altitude. A precipitação varia entre 500mm e 4.000mm anuais.

Como o clima predominante influencia na região?

O clima de uma região é um dos fatores mais importantes no seu desenvolvimento econômico. Por isso, entender qual o clima predominante na América Central nos ajuda a entender as características principais deste subcontinente.

A economia da América Central é baseada principalmente na agricultura, pecuária e extração de madeira e minérios. Isso faz com que ela seja completamente dependente de climas favoráveis para a realização dessas atividades. Certas zonas possuem bom desenvolvimento e produzem principalmente para a exportação.

Porém, em algumas partes isso se torna um transtorno, pois o padrão climático é errático, como é o caso do corredor seco. Ele é uma região geográfica com um ecossistema de floresta tropical seca estendendo-se desde o sul do México até o Panamá.

As famílias que habitam essa região realizam agricultura de subsistência e dependem dos ciclos de safras. Mas a vulnerabilidade do corredor ao fenômeno El Niño leva à seca, impedindo o desenvolvimento do plantio. Com isso muitas famílias buscam empregos em outras áreas ou terras.

Esse fenômeno mostra a ligação entre o homem e as características geográficas físicas. Um dos temas mais cobrados no Enem e uma das características centrais para quem quer entender qual o clima predominante na América Central.

Que tal se preparar para a prova com um plano de estudos que levou isso e muito mais em consideração?

Para isso, utilize o Plano de Estudos Beduka. Com ele você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Clique no link a seguir e adquira o seu:

O Plano de Estudos do Beduka

Obrigado por ler nosso artigo sobre qual o clima predominante na América Central. Bons estudos!

Categorias: Geografia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.