X

Qual é a diferença entre urbanização e crescimento urbano? Entenda tudo sobre esses dois conceitos

Qual é a diferença entre urbanização e crescimento urbano?

Você já parou para observar como as cidades ao nosso redor estão em constante transformação? As ruas movimentadas, os prédios imponentes e a agitação incessante são características marcantes do mundo urbano.

Toda essa paisagem urbana tem origem em duas coisas que se relacionam intensamente, mas possuem diferenças importantes: a urbanização e o crescimento urbano. Conceitos que caem bastante no Enem, inclusive.

Neste artigo, vamos explicar qual é a diferença entre urbanização e crescimento urbano e entender quais são suas causas e consequências de ambos os fenômenos. Continue lendo para entender o que os distingue.

Descubra outros assuntos que caem no Enem com o Plano de Estudos do Beduka e conte com dicas de como e onde estudar para o exame. 

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do artigo, clique em um dos tópicos abaixo:

O que é urbanização?

Urbanização é o mesmo que crescimento das cidades. Refere-se ao crescimento populacional das zonas urbanas com relação às rurais e também à extensão delas.

Cabe dizer então que existe urbanização quando um município possui mais pessoas vivendo nas cidades do que no campo. Esse fenômeno é bastante afetado pelo êxodo rural, que é a fuga das pessoas do campo em direção às cidades.

Elas fazem isso em busca de empregos e serviços, como a educação, saúde e entretenimento. Assim, elevam o número de habitantes nas áreas urbanas onde tudo isso é mais fácil de encontrar.

Como existe mais gente chegando, as cidades precisam se adaptar para recebê-las. Então há um investimento em infraestrutura, que está por trás do crescimento urbano.

Para entender melhor os dois conceitos, vamos mostrar a diferença entre eles a seguir.

Qual é a diferença entre urbanização e crescimento urbano?

A diferença entre urbanização e crescimento urbano é que a urbanização se refere ao crescimento populacional das cidades. Já o crescimento urbano tem a ver com o aumento das bases de infraestrutura delas para comportar o novo número de habitantes.

Ela pode ser compreendida pelo exemplo da cidade de São Paulo, uma metrópole que passou por intensos processos de urbanização e crescimento urbano ao longo das últimas décadas.

A urbanização é o processo de transformação de uma área predominantemente rural em uma área urbana, envolvendo o aumento da população e a expansão da infraestrutura urbana. No caso de São Paulo, a urbanização ocorreu à medida que a cidade passou de uma pequena vila para uma metrópole cosmopolita.

Com o tempo, as pessoas migraram para lá em busca de empregos nas indústrias e no setor de serviços, resultando em um rápido crescimento populacional. Como uma vila não pode suportar o volume e a intensidade que a migração traz, as transformações precisaram ser feitas. Era preciso ter um crescimento urbano.

O crescimento urbano, por sua vez, refere-se ao aumento físico do território da cidade, com a expansão das áreas construídas, infraestrutura e ocupação. Em São Paulo, o crescimento urbano ocorreu em resposta à demanda crescente por moradias, com a expansão horizontal da cidade e a ocupação de novas áreas periféricas. 

Através do desenvolvimento de bairros e a construção de conjuntos habitacionais, a cidade se expandiu para acomodar sua população em constante crescimento.

Conceitos importantes de urbanização e crescimento urbano

Agora que já vimos qual é a diferença entre urbanização e crescimento urbano, vamos conhecer alguns conceitos importantes ligados aos dois processos.

  • Gentrificação: processo de revitalização de áreas pobres das cidades que resulta em mudanças na demografia, na paisagem urbana e no custo de vida, muitas vezes excluindo os moradores de baixa renda que antes habitavam a região.
  • Metrópole: cidade de grande porte, geralmente considerada o centro econômico, político e cultural de uma região ou país. Possui uma densa concentração populacional, uma ampla oferta de serviços e infraestrutura avançada.
  • Conurbação: ocorre quando áreas urbanas de cidades diferentes se fundem e formam uma grande área contínua. Isso ocorre quando o crescimento urbano se estende além dos limites de uma cidade e se conecta com as vizinhas.
  • Megalópoles: áreas urbanas extensas e altamente densas que consistem na conexão de várias cidades metropolitanas e seus subúrbios

Conheça outros conceitos que vão ajudar a entender qual é a diferença entre urbanização e crescimento urbano com nossos artigos:

Como foi o processo de urbanização no Brasil e no Mundo?

Existem dois tipos de fatores ligados a todos os processos de urbanização: os atrativos e os repulsivos.

  • Atrativos: que atraem as pessoas para as cidades;
  • Repulsivos: que expulsam as pessoas do campo.

Às vezes eles possuem conexão. Por exemplo, quando existe seca em uma região rural e as pessoas buscam melhores condições econômicas nas cidades, onde há mais ofertas de empregos.

A urbanização do Brasil e do mundo teve impulso no século XIX, quando as pessoas passaram a buscar nas cidades uma vida melhor

Isso se deve principalmente ao desenvolvimento industrial que levou à concentração de fábricas e trabalhadores nas cidades, aumentando a urbanização e a resultando na formação de grandes metrópoles industriais, como Londres, Nova York e Paris

Entenda melhor o que significa urbanização.

Consequências da urbanização

Com certeza você já entendeu qual é a diferença entre urbanização e crescimento urbano. Mas não podíamos concluir nossa conversa sem falar das consequências que eles trazem.

A urbanização está ligada a mudanças nas atividades econômicas, principalmente pelo deslocamento do setor agrícola para o setor industrial e de serviços. O lado bom é que isso leva à criação de empregos, diversificação econômica e aumento da produtividade.

Mas infelizmente, as cidades nem sempre são capazes de acolher todos da mesma maneira. O que pode levar à marginalização de alguns que migram e não têm acesso a tudo que ela oferece.

Além disso, o rápido crescimento urbano muitas vezes resulta em problemas de habitação, com escassez de moradias acessíveis e aumento dos preços dos imóveis. O surgimento de favelas e assentamentos informais tem origem nisso

Existem muitas outras consequências, que você pode conhecer com nosso artigo sobre os principais problemas urbanos.

Elas estão entre os assuntos mais cobrados do Enem. Para saber quais são os outros conteúdos que mais caem no exame e ser direcionado para artigos exclusivos sobre esses assuntos, conte com nosso Plano de Estudos para o Enem

Ele também é atualizado mensalmente! Então, tem um cronograma especial para você que quer começar a estudar esse mês. 

Obrigado por ler até o fim nosso artigo sobre qual é a diferença entre urbanização e crescimento urbano. Bons estudos!

Categorias: Geografia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.