Geografia

Problemas urbanos: saiba quais são os principais e como eles impactam a vida dos cidadãos nas cidades

quais são os principais problemas urbanosQuais são os principais problemas urbanos?
Sala do Saber - melhor cursinho online

As cidades são o centro da vida moderna e abrigam a maioria da população mundial, sendo responsáveis por grande parte do desenvolvimento econômico e social. Porém, com o crescimento desordenado e a falta de planejamento adequado, elas também enfrentam diversos problemas.

Desde a violência até a impermeabilização do solo, passando pela favelização, lixo e mobilidade. Esses problemas têm impactos significativos na qualidade de vida das pessoas e no meio ambiente.

Neste texto, vamos te mostrar quais são os principais problemas urbanos enfrentados atualmente, suas consequências e possíveis soluções para transformar as cidades em ambientes mais saudáveis e sustentáveis.

O Plano de Estudos 2023 tem a missão de te ajudar a organizar seus estudos para a prova mais importante da sua vida: o Enem. Adquira o seu agora e conheça a magia da aprovação!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

O que é urbanização?

A urbanização é o processo que uma localidade passa ao se transformar de zona rural em zona urbana. Ela representa o crescimento populacional da cidade com relação ao campo e mudanças na infraestrutura por exemplo:

  • asfaltamento das ruas;
  • criação de rede de energia elétrica;
  • esgotamento;
  • saneamento básico;
  • serviços variados como escolar e de saúde.

O Brasil classifica como urbana a população de localidades com mais de 2 mil habitantes.

O crescimento dessas localidades gera alguns problemas, conhecidos como problemas urbanos. Vamos ver quais são os principais.

Para entender melhor quais são os principais problemas urbanos, acesse nosso artigo sobre o que é urbanização.

Quais são os principais problemas urbanos?

Em geral, os problemas urbanos são gerados tanto pelo crescimento das áreas urbanas quanto pela má administração pública. Eles trazem muitos desconfortos para a vida da população e são os fatores que diminuem a qualidade dela no ambiente. Vamos conhecer cada um deles.

Ilhas de calor

É um problema causado pelo conjunto das edificações, da malha asfáltica e da baixa arborização de algumas zonas da cidade. Tudo isso somado leva à retenção maior de calor e ao superaquecimento.

Essas zonas são conhecidas como ilhas de calor. Em geral não são espaços muito grandes, que tomem um bairro inteiro.

Saiba tudo sobre aquecimento global com nosso resumo!

Poluição

A poluição é um dos problemas urbanos mais visíveis e também dos mais variados. Quando se refere à zona urbana, o termo vem sempre no plural: “poluições”, pois são muitas as formas que ela tem.

Além da contaminação do ar pelos gases tóxicos, da água e dos solos, existem também as poluições sonora e visual. A cidade é um ambiente barulhento e com muitos estímulos visuais, como as propagandas em outdoors.

A poluição nas cidades aumentou após a Revolução Industrial. Saiba mais sobre ela com nosso resumo sobre suas fases.

Violência

A violência urbana é mais característica dos países emergentes, como o Brasil, pois além de ser um problema urbano ela é um problema social. Assaltos, homicídios, tráfico de entorpecentes são os fatos criminosos que mais preocupam a população.

Em geral, os mais pobres são as principais vítimas, além de também estarem entre os que mais praticam. Isso revela a associação da violência com a desigualdade social, o desemprego e outros problemas como o abandono parental.

Favelização

As cidades são atrativas para as populações das zonas rurais, pois é nelas que se encontram mais serviços, empregos e renda maior. Mas o espaço urbano é caro e as pessoas que migram para as cidades acabam ocupando áreas de maneira irregular, gerando as favelas.

Elas são espaços com baixa infraestrutura e sem o mínimo de assistência do poder público, como coleta de lixo, escolas e postos de saúde. 

Além disso, há várias burocracias e leis que dificultam muito os próprios moradores a prestarem serviços para si mesmos e melhorarem a própria situação de maneira independente.

Mobilidade

O tráfego intenso nas ruas e avenidas faz com que o deslocamento pela cidade seja cada vez mais difícil e demorado. Isso afeta a qualidade de vida das pessoas, aumenta os níveis de poluição do ar e contribui para os congestionamentos e acidentes de trânsito.

Esse problema também é reflexo do adensamento urbano. Em algumas cidades, a área em que existem mais empregos e serviços é menos ocupada do que a periferia, onde vivem os trabalhadores. Assim, eles precisam enfrentar longos trajetos para ir de casa para o trabalho.

Quer saber mais sobre quais são os principais problemas urbanos? Veja nosso artigo sobre mobilidade urbana.

Inversão Térmica

Esse fenômeno ocorre quando a camada de ar frio se acumula sobre a camada de ar quente, impedindo a dispersão de poluentes e aumentando os níveis de poluição do ar. Isso afeta a saúde da população e pode causar problemas respiratórios e cardiovasculares. É um problema que ocorre principalmente no inverno.

Está gostando do nosso artigo sobre quais são os principais problemas urbanos? veja também quais são os principais problemas ambientais do Brasil.

Chuva ácida

As chuvas por si só já possuem certa acidez, mas isso pode se tornar um problema quando seu Ph fica abaixo de 4,5. Isso ocorre quando altos níveis de ácido sulfúrico, nítrico e nitroso reagem com as gotas de água na atmosfera.

A liberação desses gases para a atmosfera ocorre principalmente em decorrência da queima de combustíveis fósseis, como a gasolina.

Impermeabilização do solo

A impermeabilização do solo ocorre quando o solo é coberto por superfícies impermeáveis, como asfalto e concreto, impedindo a infiltração da água e causando enchentes e alagamentos.

Lixo urbano

O lixo urbano é um dos principais fatores de poluição das cidades, devido à grande quantidade de resíduos e porque o descarte não é feito da maneira correta. Ele é fonte de:

  • poluição visual;
  • contaminação dos solos e da água de lençol freático;
  • poluição do ar pela queima;
  • doenças e
  • pragas.

Saiba mais sobre quais são os principais problemas urbanos com nosso texto sobre problemas ambientais causados pelo lixo.

Quais são as consequências dos principais problemas urbanos?

Os problemas urbanos têm diversas consequências negativas para as cidades e para as pessoas que vivem nelas, diminuindo sua qualidade de vida.

Entre elas, podemos notar: 

  • perda de vidas humanas;
  • danos materiais;
  • problemas ambientais;
  • afastamento de investimentos e turistas;
  • além da perpetuação da desigualdade e da segregação social.

Os problemas de saúde mais perceptíveis são os respiratórios e superlotação de hospitais, que também é agravada pelo número de acidentes de trânsito e de vítimas de violência.

Além disso, o lixo descartado de forma irregular pode aumentar a quantidade de pragas, como baratas e escorpiões. Ele também pode entupir bueiros e ocasionar enchentes.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Soluções para os principais problemas urbanos

Para resolvermos todos esses problemas é necessário haver políticas voltadas diretamente para eles. Além disso, a população precisa se conscientizar de que certas atitudes precisam mudar.

As mudanças precisam ser feitas em conjunto também. Por exemplo, a coleta do lixo pode ser feita de maneira seletiva, separando os tipos de lixo e facilitando o descarte mais seguro. Mas sem a limpeza das ruas e o desenvolvimento do saneamento básico isso não vai adiantar muito.

Para resolver a violência, o aumento do contingente policial é uma medida necessária. Mas sem um combate às desigualdades sociais não terá a efetividade esperada.

As soluções para os principais problemas urbanos passam pelo planejamento das cidades. Saiba mais sobre ele com nosso artigo sobre planejamento urbano.

Conheça a magia de ser aprovado no Enem!

Existem muitas maneiras de passar por portas trancadas no mundo dos estudos para o Enem. No entanto, o plano de estudos do Beduka é o seu melhor amigo!

Ele é quem vai te trazer a magia de ser aprovado e conquistar uma vaga no Prouni.

Alohomora! Lembra quando a Hermione usou esse feitiço para abrir a porta do corredor no primeiro filme da série? Ele é o amigo número um dos bruxos que esqueceram as chaves e precisam abrir a porta.

Aposto que você queria ter uma magia simples que te fizesse ir bem no Enem.

Mas deixa eu te contar uma coisa: a magia é real sim.

Tudo o que você precisa para destrancar as portas da aprovação no Enem 2023 é:

O Plano de Estudos do Beduka

Acabamos de lançar este item mágico que foi tão pedido e que continua gratuito.

Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre quais são os principais problemas urbanos. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.