Geografia

O que é a hierarquia urbana? Aprenda a definição deste conceito e os níveis de classificação das cidades

O que é hierarquia urbanaO que é hierarquia urbana?
Sala do Saber - melhor cursinho online

É muito comum que jovens de cidades pequenas se mudem para centros maiores para estudar. Isso acontece porque existe uma rede que interliga as cidades, conhecida como hierarquia urbana. Neste texto, vamos te deixar a par do que é a hierarquia urbana e como ela é classificada no Brasil e no mundo.

Neste artigo você vai entender o que é hierarquia urbana, se quiser ir para algum assunto, clique em um dos tópicos abaixo:

O Enem tem muitas questões que falam sobre as cidades. Prepare-se para respondê-las com as edições antigas do exame no Simulado Beduka! Ele é gratuito e personalizável.

O que é a hierarquia urbana?

Hierarquia urbana é uma forma de organização das cidades feita dentro de níveis de subordinação. Parece difícil, né? Mas fica fácil quando a gente vê na prática.

Quando os habitantes de uma cidade pequena e com menos recursos precisam se locomover para outra maior, a fim de garantir o acesso, por exemplo, à educação, temos uma hierarquia urbana.

Gosta de geografia e quer fazer faculdade sobre isso? Entre no curso dos seus sonhos com até 65% de desconto na mensalidade + matrícula gratuita. Conecte-se à faculdade com o Beduka Bolsas!

Assim, na prática, a hierarquia urbana ocorre quando uma vila se subordina a uma cidade pequena, uma cidade pequena a uma cidade média e a média se subordina a uma grande. Essa estrutura revela a importância das cidades e a influência que elas exercem em seu entorno.

Isso não se dá apenas pelo número de habitantes, mas também pelos serviços que as cidades podem oferecer. É muito comum que pessoas trabalhem em metrópoles, mas morem em cidades vizinhas, por exemplo. Assim, é construída uma rede urbana de relações econômicas, sociais, culturais e políticas que integra as cidades.

Os recursos das cidades dependem bastante de um bom planejamento. Fique sabendo tudo sobre isso com nosso texto sobre o que é planejamento urbano.

Como é a classificação da hierarquia urbana?

Até um tempo atrás a classificação da hierarquia urbana era feita em um esquema clássico que ia das vilas até a metrópole nacional. Porém, com a disseminação de transportes privados e públicos, essa relação se tornou mais flexível.

Antes o esquema era assim: vila – cidade local – centro regional – metrópole regional – metrópole nacional.

Porém, atualmente, as metrópoles nacionais se relacionam com as cidades menores, sem necessidade de intermédio das outras hierarquias. Assim, ainda que as cidades pequenas continuem subordinadas às médias, elas podem ter contato direto com as grandes.

As categorias que definem o que é a hierarquia urbana são estas:

  • Metrópole: cidade de grande porte que exerce influência sobre um número expressivo de cidades menores que ficam na sua região. Seu nível pode ser nacional ou regional.
  • Centros regionais: cidades de porte médio, que influenciam regionalmente as cidades de seu entorno e são referências na produção de bens, serviços e na possibilidade de conseguir empregos.
  • Cidade local: cidade pequena, com poucos serviços e cuja população precisa recorrer aos centros regionais para adquiri-los.
  • Vila: pequeno aglomerado urbano que não alcançou o status de cidade. A população precisa recorrer com frequência a centros urbanos maiores para ter as necessidades atendidas.

Ainda temos as cidades globais, que são os principais polos da hierarquia urbana. Elas apresentam uma grande quantidade de habitantes, mais de 10 milhões, e influenciam mundialmente as demais. Esse é o caso de São Paulo.

Já que falamos em SP, vamos entender como é a classificação da rede urbana no Brasil.

Leia nosso texto sobre o que é urbanização e entenda bem o que é a hierarquia urbana.

Como é a hierarquia urbana no Brasil?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divide a hierarquia urbana no Brasil em cinco grupos. São eles:

  • Metrópoles: as maiores cidades do país, com maior infraestrutura e condições econômicas.
  • Capitais regionais: exercem influência sobre as pequenas e médias cidades do país e variam entre 250 e 955 mil habitantes.
  • Centros sub-regionais: possuem menos influência e complexidade na gestão e menor número de habitantes que as capitais regionais.
  • Centros de zona: cidades que apresentam influência local. 556 cidades médias estão neste grupo.
  • Centros locais: são as menores cidades, com população de até 10 mil habitantes.

Que tal testar seus conhecimentos sobre o que é a hierarquia urbana com nossa lista de exercícios sobre urbanização?

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Esperamos que você tenha compreendido bem o que é a hierarquia urbana. A seguir, temos uma ótima oportunidade para quem deseja passar no Enem, confira!

O Beduka te conecta à faculdade!

Você sabia que há uma forma de entrar no curso dos seus sonhos sem precisar ficar meses estudando para o Enem e demais vestibulares?

Sim! Conheça o Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é a plataforma do Beduka que te conecta a bolsas de estudo em universidades de excelência.

E o melhor: sua matrícula sai gratuita e os descontos podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

São mais de 90 opções de cursos, em todos os tipos de formação: bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos!

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso resumo sobre hierarquia urbana!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.