Geografia

O que são latitude e longitude? Conheça a forma exata de determinar a localização de qualquer coisa

o que são latitude e longitudeo que são latitude e longitude
Sala do Saber - melhor cursinho online

Onde você está agora? Talvez a resposta seria em casa ou na escola, mas essa informação não nos diz sua localização de forma precisa. Isso só acontece usando a latitude e a longitude.

Elas são coordenadas geográficas que mostram o ponto exato de uma região da superfície da Terra e são muito utilizadas na navegação marítima e no transporte aéreo.

Continue lendo para entender melhor o que são latitude e longitude, sua importância e como podem ser calculadas.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Depois de aprender o que são latitude e longitude, treine com as questões de Geografia do Simulado Enem do Beduka. Ele é totalmente gratuito, personalizável e simula o método TRI de correção!

O que são latitude e longitude?

Latitude e longitude são coordenadas geográficas traçadas na Terra que definem a localização de algum lugar, região ou objeto no planeta.

Elas são as formas mais precisas de definir a posição de alguma coisa, pois traçam o ponto exato onde ela está.

Por isso, saber o que são latitude e longitude nos permite conhecer a posição geográfica de qualquer coisa na Terra.

Por exemplo, você pode dizer que a sua casa fica em alguma cidade do Brasil, mas se você der a latitude e a longitude a pessoa vai conseguir ver o ponto exato em que ela fica.

A latitude e a longitude são usadas principalmente nos transportes marítimos e aéreos e também em táticas militares.

De modo específico, a latitude é a distância em graus entre um ponto na Terra e a Linha do Equador, que corta o planeta no meio e o divide em hemisfério norte e sul. As latitudes aumentam de 0º a 90º para norte e vão de 0º a -90º para sul.

Já a longitude é contada de leste a oeste da Linha de Greenwich e varia de 0º a 180º tanto em uma direção quanto em outra. As longitudes a oeste recebem um sinal negativo.

O que são paralelos e meridianos?

Os paralelos e os meridianos são linhas imaginárias traçadas na Terra para estabelecer as coordenadas e, por isso, são fundamentais para entender o que são latitude e longitude.

  • Paralelos: linhas horizontais, paralelas à Linha do Equador, que cruza o planeta bem no meio e é a referência para determinar a latitude de um lugar. Os paralelos vão de norte a sul do planeta. Além do Equador, existem outros paralelos notáveis, como os trópicos de Capricórnio e de Câncer e os círculos polares do Ártico e do Antártico, que definem as zonas térmicas da Terra.
  • Meridianos: são linhas verticais paralelas à linha de Greenwich, que divide a terra em hemisférios Ocidental e Oriental. Eles são importantes, além da localização, para determinar o fuso horário de uma região.

Paralelos e meridianos são muito usados na cartografia, leia nosso texto e entenda mais.

Qual é a função da longitude?

A principal função da longitude é conhecer a localização de uma região, um lugar ou um objeto na Terra. No caso, se eles estão no Hemisfério Ocidental (Oeste) ou Oriental (Leste). Por isso, os graus de longitude sempre trazem as letras W (West, oeste em inglês) ou E (East, leste em inglês).

O meridiano de Greenwich é a referência, considerado o ponto zero.

Além disso, a longitude é essencial para conhecer o fuso horário de algum local. Cada intervalo de 15º de longitude é uma hora. À medida que vai para o leste de Greenwich, as horas aumentam, quando se afasta para oeste, as horas diminuem.

Por exemplo, o Brasil tem 4 fusos, o mais comum é o de Brasília, que está a -45º de Greenwich. Por isso, a maior parte do Brasil está a -3h de Greenwich.

Teste seus conhecimentos sobre o que são latitude e longitude com nossa lista de exercícios sobre fuso horário.

Qual é a função da latitude?

A latitude tem como função indicar a posição de um ponto nos hemisférios norte ou sul e a identificação dos paralelos mais importantes, de que falamos acima.

Ela é também um dos principais fatores climáticos. Os locais que estão nas zonas tropicais são mais quentes que aqueles das zonas temperadas, devido à irradiação da luz solar sobre a região.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Entenda melhor como a latitude determina as características climáticas de uma região com nosso resumo sobre clima.

Como a latitude e a longitude são calculadas?

Agora que já sabemos o que são latitude e longitude, vamos ver como elas são calculadas.

O cálculo da latitude e da longitude pode ser feito observando a disposição dos astros no céu e a passagem das horas, dando atenção à rotação da Terra.

A latitude é o ângulo formado entre a Estrela Polar ou o Sol e o plano da Linha do Equador. No momento em que a Polar ou Sol chegam à culminação é possível verificar a latitude de um lugar.

O cálculo da longitude é feito pela distância zenital, que é o ângulo entre o zênite do observador e a posição do astro – geralmente o Sol – no céu. O zênite é o ponto diretamente acima do observador.

Por exemplo, olhe para cima neste exato momento. O ponto no céu logo acima de você é o zênite. A longitude pode ser calculada a partir da distância entre ele e o sol.

Sabemos que parece difícil, mas calma, você dificilmente vai precisar usar isso. Atualmente, nós temos GPS (Global Positioning System, em inglês), que indica por satélites artificiais a nossa posição. 

Mas esse modo de calcular foi muito usado pelos navegadores que participaram das Grandes Navegações europeias e em muitos outros momentos da história.

Que tal testar seus conhecimentos sobre o que são latitude e longitude e esses grandes eventos do passado?

Faça nosso Simulado Enem gratuito, que serve para ajudar os estudantes a praticar com questões do próprio Enem e nota calculada via TRI. 

Assim você fica craque no assunto e ainda por cima pode ver qual seria sua nota caso a prova fosse hoje.

Se quiser testar os conhecimentos que aprendeu nesse artigo, você pode montar um simulado personalizado só com questões de Humanas. Será um ótimo treino!

Esperamos que tenha entendido o que são latitude de longitude. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.