X

Onde foi assinado o Tratado de Versalhes? Conheça os termos e as consequências do acordo que destruiu a Alemanha

onde foi assinado o tratado de versalhes

O Tratado de Versalhes foi um tratado de paz assinado em 1919 entre as nações envolvidas na Primeira Guerra Mundial que determinou o fim do conflito.

Ele dispôs os termos impostos aos derrotados e foi assinado em um dos lugares mais importantes da história política mundial.

Continue lendo para descobrir onde foi assinado o Tratado de Versalhes, suas cláusulas e consequências principais.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte específica do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Ganhe um desconto de até 65% na mensalidade do curso dos seus sonhos! Acesse o Beduka Bolsas e comece a estudar agora mesmo!

O que foi o Tratado de Versalhes?

O Tratado de Versalhes foi um acordo de paz assinado em 1919 e que pôs fim oficialmente à Primeira Guerra Mundial. Seus impactos foram muito profundos, sendo tidos por muitos historiadores como uma das causas da Segunda Guerra Mundial.

A assinatura do tratado se deu no contexto das negociações de seis meses entre as potências envolvidas na guerra e como continuação do cessar-fogo que ocorreu em 1918 como resultado do armistício de Compiègne.

Ele foi ratificado em janeiro de 1920 pela Liga das Nações, uma sociedade fundada por inspiração do presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilson com o objetivo de evitar novos conflitos. 

Ela é a entidade anterior à Organização das Nações Unidas, fundada após a Segunda Guerra Mundial.

Os termos do tratado colocaram a Alemanha como a responsável pela guerra e exigiu dela reparação pelos danos causados. As exigências foram tão graves que os alemães o viram como um tratado de humilhação, gerando ressentimentos na população.

Onde foi assinado o Tratado de Versalhes?

O Tratado de Versalhes foi assinado no Palácio de Versalhes, em Paris. Esse foi o mesmo local em que Guilherme I foi proclamado imperador alemão, após a Guerra Franco-Prussiana em 1871.

A França nesta guerra perdeu parte do seu território, que seria reconquistada com o Tratado de Versalhes. Além disso, como a maior parte da Primeira Guerra Mundial foi travada em seu território, o governo francês foi o mais exigente com relação às compensações que a Alemanha deveria fazer.

Para entendermos melhor, vamos conhecer as cláusulas do tratado.

Quais eram as cláusulas do Tratado de Versalhes?

No palácio francês, onde foi assinado o Tratado de Versalhes, a reunião foi feita sem a presença de alemães, a quem só restava aceitar os termos que foram impostos. Todos os protestos feitos por eles foram em vão, pois os vencedores foram irredutíveis.

O termo principal foi o artigo 231, que colocou a Alemanha como responsável pelo conflito e pelos danos causados. O termo 232 determinou que os alemães fizessem a reparação dos danos.

Entre as formas de compensar os demais países, estavam as perdas territoriais. Cerca de 13% do território deixou de ser alemão, acarretando na perda de 10% da população. Eles tiveram de:

  • Devolver a Alsácia-Lorena para a França;
  • Entregar Eupen, Malmedy e Moresnet à Bélgica;
  • Conceder o território que formou a Polônia;
  • Permitir que Danzig se tornasse uma cidade controlada pela Liga das Nações;
  • Entregar Memel para a Lituânia e Schleswig à Dinamarca.

Além disso, perderam todos os territórios coloniais e os Sudetos (entregues à Tchecoslováquia). Também ficaram impossibilitados de anexar a Áustria.

A estrutura militar também foi afetada e os alemães ficaram proibidos de:

  • Promover o recrutamento militar e ter mais de 100 mil soldados;
  • Manter a marinha, a aviação e tanques.

Algumas construções militares foram destruídas também, além de armas e aviões.

Navios e equipamentos de guerra que foram capturados ficaram confiscados pelos países vitoriosos. Até mesmo o Brasil saiu ganhando, pois mais de 70 navios alemães foram incorporados à frota brasileira.

O tratado estabeleceu que uma indenização seria paga pelos alemães. O valor foi estabelecido em 1921, em torno de 269 bilhões de marcos alemães. Porém, no mesmo ano diminuiu-se para 132 bilhões, o que ainda era visto como excessivo pelos germânicos.

O Brasil também foi indenizado. A entrada no nosso país na guerra se deu porque os alemães afundaram navios mercantes brasileiros, carregados de café. Nas tratativas da paz, os alemães tiveram de indenizar o nosso país pelos produtos perdidos.

Quais foram as consequências do Tratado de Versalhes?

A consequência mais apontada para o Tratado de Versalhes é a radicalização dos alemães, dada a humilhação que foi imposta.

O anúncio da assinatura do tratado sem negociações foi um choque para os alemães. Segundo o historiador Thomas Weber, para eles a guerra tinha acabado de maneira empatada, no mínimo.

Além disso, quando o tratado foi assinado a Alemanha passava por uma crise. O imperador renunciou ao cargo e algumas regiões passaram por turbulências políticas, principalmente com a tentativa de implantar o Socialismo. Esse foi o caso da Baviera, que chegou a proclamar uma república socialista em 1919.

Com a revolução vencida pelo governo oficial, buscou-se sufocar o socialismo, principalmente entre os militares. Isso seria feito através de cursos ministrados por soldados e para soldados. Entre os doutrinadores estava Adolf Hitler.

Para fazer a doutrinação antissocialista, Hitler participou de uma formação, que se uniu aos termos do Tratado de Versalhes para levá-lo à radicalização. Isso ajudou na formação do partido nazista, idealizado por ele, que encontrou uma base no ressentimento que era geral.

Alguns ainda colocam a desproporcionalidade do Tratado de Versalhes como um dos motivos da 2ª Grande Guerra. Temos um artigo completo sobre 2ª Guerra para você ler.

O Beduka te conecta à faculdade

O local onde foi assinado o Tratado de Versalhes foi palco de diversos acontecimentos na História da França e que são estudados até hoje por diversas ciências.

A História, a Filosofia, a Arquitetura, a Ciência Política, enfim, todas elas se interessam pelo lugar onde foi assinado o Tratado de Versalhes.

E você pode estudar qualquer uma delas e outras de sua preferência com um desconto incrível nas mensalidades!

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo!

Obrigada por ler nosso artigo sobre onde foi assinado o Tratado de Versalhes.

Categorias: História
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.