História

Em qual contexto a ONU foi criada? Entenda os motivos e a situação do mundo que levaram à formação desta instituição

Em qual contexto a ONU foi criadaEm qual contexto a ONU foi criada?

A ONU é uma das organizações mais importantes do mundo, influenciando na legislação de diversos países e na resolução de conflitos entre as nações. Mas de onde ela surgiu? Neste artigo vamos te explicar em qual contexto a ONU foi criada, sua forma de atuação e seus objetivos.

Vamos te contar em qual contexto  a ONU foi criada. Caso você queira ir diretamente para alguma parte do texto, cliquem em um dos tópicos abaixo:

Sabia que você pode ganhar um desconto incrível na mensalidade da faculdade? Acesse o Beduka Bolsas e adquira uma bolsa de até 65% no curso de seu interesse.

O que é a ONU?

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma instituição intergovernamental criada para promover a integração e a cooperação entre as nações. Seu principal objetivo é criar mecanismos para evitar conflitos entre os Estados.

Quando foi criada, a ONU tinha 51 membros, mas atualmente conta com 193 associados. Sua sede está em Nova York, Estados Unidos, mas possui escritórios em diversos lugares do mundo e extraterritorialidade. Portanto, não se submete às leis de nenhum país.

Seu financiamento é feito com contribuições voluntárias dos Estados membros, assim como o seu efetivo. A ONU, por exemplo, utiliza o exército dos países que fazem parte dela nas missões de paz que estabelece.

Em muitos sentidos, a ONU está presente em nossas vidas. Principalmente porque é ela quem sustenta as agendas de promoção de Direitos Humanos, influenciando de maneira direta ou indireta a legislação dos países.

Mas em qual contexto a ONU foi criada? Vamos descobrir a seguir.

Em que contexto a ONU foi criada?

O contexto em que a ONU foi criada foi o mundo pós Segunda Guerra Mundial.

Antes da ONU existir, os Estados nacionais já tinham tentado uma experiência semelhante, com a Liga das Nações. Ela foi proposta pelo presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, após a Primeira Guerra Mundial.

Porém, os planos de evitar uma guerra de grandes proporções foram por água abaixo quando a Segunda Guerra Mundial começou em 1939. A Liga das Nações foi vista como ineficiente para cumprir seus objetivos.

Com o fim próximo da guerra, em 1942, o presidente Franklin Roosevelt propôs a substituição da Liga das Nações por uma outra instituição. Foi assim que a ideia da ONU surgiu.

Ao fim da guerra, em um contexto de extrema destruição dos países envolvidos, principalmente os europeus, a ONU foi criada. Entre abril e junho de 1945 sua carta foi elaborada e no dia 24 de outubro do mesmo ano foi aprovada, com a organização entrando em operação desde então.

Porém, graças ao contexto no qual a ONU foi criada, que era a Guerra Fria, ela não pôde cumprir muitos dos seus objetivos. Nesta situação, o mundo estava dividido em dois blocos (capitalista e comunista), que disputavam para influenciar o mundo. Isso gerou muitos conflitos, como a Guerra do Vietnã e da Coreia.

A liderança dos blocos era feita por Estados Unidos e União Soviética, dois dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. Assim, as tratativas de paz esbarravam nos interesses desses dois países.

A situação ficou diferente após o fim da União Soviética, em 1991. Contudo, ainda assim as ações da ONU encontram obstáculos e a paz total nunca foi realmente atingida.

Já vimos em qual contexto a ONU foi criada. Que tal aprofundar no assunto com nosso texto sobre o que foi  a Guerra Fria?

Certo, agora já sabemos em qual contexto a ONU foi criada, mas para que os países se uniriam dessa forma?

Quais são os objetivos da ONU?

O principal objetivo da ONU é a promoção da paz entre as nações. Devido aos choques de interesses ou até mesmo culturais, a guerra é sempre uma possibilidade nas relações internacionais. Por isso, a ONU trabalha para dar soluções diplomáticas e diminuir as chances dos conflitos armados.

Porém, esse não é o único objetivo da ONU. Em 1948 ela publicou a Declaração Universal dos Direitos Humanos e busca desde então promover a aplicação destes direitos.

Segundo a própria ONU, os propósitos mais importantes que ela mantém são:

  • Manter a paz e a segurança em âmbito internacional;
  • Desenvolver relações de amizade entre os países;
  • Promover a cooperação internacional para resolver problemas de caráter econômico, social, cultural e humanitário em todo o mundo;
  • Promover o respeito aos Direitos Humanos e às liberdades fundamentais;
  • Harmonizar a ação dos povos para a realização de objetivos comuns.

Ela também possui princípios acerca de seus países-membros:

  • Igualdade soberana de todos seus membros;
  • Todos os membros se obrigam a cumprir de boa fé os compromissos da Carta;
  • Todos deverão resolver suas controvérsias internacionais por meios pacíficos, de modo que não sejam ameaçadas a paz, a segurança e a justiça internacionais;
  • Todos deverão abster-se em suas relações internacionais de recorrer à ameaça ou ao emprego da força contra outros Estados;
  • Todos deverão dar assistência às Nações Unidas em qualquer medida que a Organização tomar em conformidade com os preceitos da Carta, abstendo-se de prestar auxílio a qualquer Estado contra o qual as Nações Unidas agirem de modo preventivo ou coercitivo;
  • Cabe às Nações Unidas fazer com que os Estados que não são membros da Organização ajam de acordo com esses princípios em tudo quanto for necessário à manutenção da paz e da segurança internacionais;
  • Nenhum preceito da Carta autoriza as Nações Unidas a intervir em assuntos que são essencialmente da alçada nacional de cada país.

Tendo em mente em qual contexto a ONU foi criada, já era de se esperar que fosse bem estruturada. Vamos ver mais sobre a organização da ONU.

Como a ONU é organizada?

A ONU possui 6 órgãos principais, que são eles:

  • Conselho de segurança: tem cinco membros permanentes e dez que são eleitos pela Assembleia Geral por um período de dois anos. Os membros permanentes têm poder de veto.
  • Assembleia Geral: órgão político máximo da ONU, de onde saem as decisões e planos acerca de temas mundiais. Todos os 193 membros têm cadeira, com direito a voz e voto.
  • Conselho Econômico e Social: órgão consultivo que faz recomendações econômicas e sociais e traça metas de desenvolvimento.
  • Conselho de Tutela: é o órgão responsável pela tutela de países que estiverem em processo de independência política. Contudo, após 1994, quando ocorreu a independência do Palau, passou a se reunir apenas quando necessário.
  • Tribunal Internacional de Justiça: tem sede em Haia, na Holanda. Seu objetivo é resolver conflitos de direito internacional e controvérsias levadas pelos Estados.
  • Secretariado: exerce as funções administrativas da ONU.

A ONU possui ainda instituições auxiliares, como a UNICEF (Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância), que promove os direitos das crianças.

Como a ONU pode ser cobrada no Enem?

Agora que já vimos em qual contexto a ONU foi criada, vamos entender como ela pode ser cobrada no Enem.

Antes de tudo, o próprio contexto em que ela surge é um importante componente das questões de História do Enem. A Segunda Guerra Mundial e suas consequências são um dos temas que mais aparecem na prova! Então, atenção a isso.

Outro assunto tem a ver com a promoção dos Direitos Humanos que a ONU realiza. Seus objetivos e princípios já caíram em edições anteriores e podem ser cobrados novamente.

A resolução de conflitos, que é o principal objetivo da ONU, é o que mais é cobrado quando a questão se refere a ela.

Já sabe como a ONU é cobrada no Enem, então teste seus conhecimentos sobre um dos principais objetivos dela com os exercícios sobre Direitos Humanos e Cidadania que separamos.

Agora você conhece em qual contexto a ONU foi criada. Não perca a oportunidade que o Beduka tem para você a seguir.

O Beduka te conecta à faculdade!

Você sabia que há uma forma de entrar no curso dos seus sonhos sem precisar ficar meses estudando para o Enem e demais vestibulares?

Sim! Conheça o Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é a plataforma do Beduka que te conecta a bolsas de estudo em universidades de excelência.

E o melhor: sua matrícula sai gratuita e os descontos podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

São mais de 90 opções de cursos, em todos os tipos de formação: bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos!

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso resumo sobre o contexto em que a ONU foi criada!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador