Blog do Beduka | Matérias resumidas, Dicas e Exercícios Enem
HistóriaMatérias

Como era o mundo no Período Pós-guerra?

como era o mundo pós guerraComo era o mundo pós-guerra?

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais violento da história. Quando terminou, grande parte do mundo se encontrava politicamente instável, com a economia em crise e socialmente desestabilizada. Abaixo você encontra o panorama geral de como era o mundo no pós-guerra.

Neste texto sobre como era o mundo pós-guerra, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

Quando você terminar a leitura sobre como era o mundo pós-guerra, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

O que foi a Segunda Guerra Mundial? (1939 – 1945)

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito travado entre as principais potências mundiais. Teve início quando a Alemanha Nazista invandiu a Polônia em 1939 e terminou em 1945, com a rendição do Japão.

Em março de 1939, Hitler ocupou a Tchecoslováquia e já tinha a Áustria sob seu controle. Ele recebeu um aviso da Inglaterra, dizendo que mais uma invasão promovida pela Alemanha teria retaliações como resposta.

Hitler, confiando no poder de seu exército e no pacto assinado com a União Soviética, que lhe permitia lutar apenas no fronte ocidental, invadiu a Polônia. Os ingleses, imaginando que os alemães não parariam por aí, declararam guerra ao Terceiro Reich.

A guerra se desenrolou por seis anos e envolveu países de todos os continentes, que se dividiram em blocos: o dos aliados e os do eixo. Os principais são:

  • Aliados: Estados Unidos, França, Inglaterra e União Soviética.
  • Eixo: Alemanha, Itália e Japão.

Outros países se aliaram a estes, como o Brasil, que declarou guerra aos alemães em 1942 e enviou tropas para a Itália em 1944.

Em setembro de 1945, a guerra acabou, após os ataques de bomba nuclear realizados pelos Estados Unidos no Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki. 

O Japão foi o último país do Eixo a se render. Itália, em 1943, e Alemanha, em maio de 1945 já tinham deixado o conflito.

São mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka. Aproveite!

Como acabou a Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais sangrento e devastador da história. O número de mortos é estimado em até 85.000.000 pessoas, sendo a maioria civis.

A Europa, o principal campo de batalha, foi a região mais afetada pelo poder de destruição das armas. Ao fim da guerra, 13 milhões de crianças tinham perdido pelo menos um dos pais. 36 milhões de europeus morreram, metade eram civis.

Em vista disso, antes mesmo de a guerra acabar, foi fundada a Organização das Nações Unidas, a fim de assegurar a paz no mundo. O objetivo seria atingido pela cooperação entre os países, mas, graças à geopolítica vivida no pós-guerra, isso não foi realizado.

O que foi o pós-guerra?

Pós-guerra é o termo que se refere às condições sociais, políticas e econômicas de uma região após um conflito armado. Atualmente, quando se fala de pós-guerra a referência é a situação do mundo após a  Segunda Guerra Mundial.

A principal característica do pós-guerra é a Guerra Fria, que explicamos a seguir.

O que foi a Guerra Fria?

Com a queda da influência exercida pela Europa, o mundo durante o pós-guerra ficou dividido entre dois pólos de influência, dirigidos pelas duas superpotências: Estados Unidos e União Soviética.

Estes dois países rivalizavam entre si pelo controle do mundo, mas sem conflitos diretos. Por isso, o período em que houve essa disputa é chamado Guerra Fria.

O confronto se deu por meio de influência econômica e política no mundo inteiro. Ambas as potências tinham suas zonas de atuação, nas quais faziam planos e tratados com os governos locais a fim de evitar que o outro lado os seduzisse.

Os Estados Unidos influenciavam a Europa Ocidental, enquanto os soviéticos estabeleciam seu domínio sobre os países do leste e do centro do continente. Esta divisão foi chamada por Winston Churchill de cortina de ferro. E teve como símbolo o Muro de Berlim.

A influência foi feita por meio de ajuda econômica e militar, acordados em tratados de ajuda mútua. São eles:

  • Plano Marshall: assinado em 1948, foi o plano de reconstrução econômica da Europa Ocidental, pelo qual os EUA emprestaram 18 bilhões de dólares aos países desta região.
  • Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN): é uma organização baseada no tratado assinado em 1949, que visa a cooperação entre os seus estados, em que se comprometem à defesa coletiva em caso de ataque a algum dos membros. Fazem parte dela as nações ocidentais.
  • Comecon: foi a organização do leste, fundada em 1949, para fazer a integração econômica das nações desta região.
  • Pacto de Varsóvia: foi o tratado assinado em 1955 pelas nações do bloco soviético, que visava a ajuda mútua em caso de ataque militar. Este tratado também legalizou a presença militar da União Soviética nos países do leste.

Descolonização 

Seguidas das derrotas na guerra, os países europeus viram também o desmoronamento de suas possessões coloniais na África e Ásia. Também conhecidos como terceiro mundo.

Estes países buscavam uma política externa independente, ou seja, realizar acordos com as duas superpotências, mas sem se comprometer com nenhuma delas.

Houve uma conferência em Bandung, na Indonésia, em 1955, na qual os países terceiro mundistas se encontraram para definir os rumos de suas políticas. A conferência teve a participação de 29 países asiáticos e africanos.

Procurava-se traçar planos para uma integração maior entre os participantes, por meio da cooperação econômica e cultural. O intuito era resistir ao que se entendia por colonialismo praticado pelas duas superpotências.

Como acabou a Guerra Fria?

A guerra fria teve fim quando a União Soviética passou pelo período de abertura econômica e política, após Mikhail Gorbachev assumir o comando do regime, em 1985. Ele implementou dois planos chamados: Glasnost e Perestroika.

  • Glasnost: caracterizou-se pela tentativa de tornar o Estado soviético mais transparente e dar liberdade política e de expressão.
  • Perestroika: caracterizou-se pela abertura econômica, que permitiu a liberalização do comércio exterior.

Estes e outros fatores levaram às críticas internas no regime e a uma série de revoltas no ano de 1989, que terminaram com a queda do Muro de Berlim. Este foi o símbolo do fim do bloco soviético e da Guerra Fria. 

A partir deste momento, a maioria dos países europeus reformularam sua política, tornando-se democracias liberais.

Quais os principais conflitos do Pós-guerra?

Apesar de não ter havido uma disputa entre Estados Unidos e União Soviética, a Guerra Fria que configura o pós-guerra não foi um momento de paz

As guerras de independência dos países africanos e asiáticos se desenrolaram, ao lado das tensões no Oriente Médio.

Estes são os principais conflitos que aconteceram durante o período:

  • Guerra do Vietnã (1959 – 1975)
  • Guerra da Coreia (1950 – 1953)
  • Guerra do Afeganistão (1979 – 1989)
  • Guerra dos Seis Dias (1967)

Curiosidades do Pós-guerra

Boicotes aos jogos olímpicos

mascote das olímpiadas chorando
Mascote das olímpiadas de 1980 chorando de tristeza pelo boicote sofrido

Em 1979, a União Soviética invadiu o Afeganistão. Em retaliação, o presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, liderou um boicote de 62 países aos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980. 

Estes países não  enviaram suas delegações, o que teve um impacto grande na organização do evento. No entanto, os atletas afegãos participaram.

Em 1984, a União Soviética deixou de participar dos jogos olímpicos de Los Angeles, num boicote de 14 países, que alegaram insegurança para suas delegações.

Gostou do nosso artigo sobre o mundo pós-guerra? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador