ExercíciosGeografia

Os 10 Melhores Exercícios Sobre o Período Pós-guerra com Gabarito

Exercícios sobre período pós-guerraExercícios sobre período pós-guerra
Sala do Saber - melhor cursinho online

Após a Segunda Grande Guerra, grande parte do mundo se encontrava instável politicamente, com uma forte crise social e a economia em frangalhos. Essas são características do Período Pós-Guerra. Leia nosso resumo e faça os exercícios sobre o período pós-guerra que separamos.

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos tópicos abaixo

Quando você terminar os exercícios sobre o período pós-guerra, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

O que foi a Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito travado entre 1939 e 1945, que envolveu países de todos os continentes

Os principais beligerantes foram Inglaterra, França, União Soviética e Estados Unidos (Aliados) de um lado, e Alemanha, Itália e Japão (Eixo), do outro.

A Guerra se iniciou quando os alemães invadiram a Polônia e se encerrou após a rendição do Japão. Este último desistiu de lutar após os ataques com bombas nucleares nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, promovidos pelos Estados Unidos.

Qual foi o desfecho da Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais sangrento da história humana. Estima-se que a quantidade de mortos varia entre 60.000.000 e 85.000.000. Entre eles, estão as vítimas dos campos de concentração nazistas, principalmente judeus.

A Europa, o principal campo de batalha, foi a região mais afetada pelo poder destrutivo dos tanques, dos aviões e das metralhadoras. 

Cerca de 13 milhões de crianças perderam pelo menos um dos pais. 36 milhões de europeus morreram na guerra. Metade deles era de civis.

Após a guerra promoveu-se um plano de desnazificação. Seu ponto alto foi nos Julgamentos de Nuremberg, em que oficiais nazistas foram condenados à morte por crimes contra a humanidade.

A fim de evitar o surgimento de mais um conflito com as proporções da Segunda Guerra Mundial, os países aliados fundaram a Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945. Três anos depois, foi assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Vencedores da guerra, os Estados Unidos e a União Soviética se constituíram nas potências hegemônicas, suplantando a França e a Inglaterra, que ocupavam esses postos anteriormente.

Como ficou o mundo no período pós-guerra?

O período pós-guerra ficou caracterizado pela Guerra Fria. Estados Unidos e União Soviética se tornaram duas super potências, que disputavam a hegemonia mundial, mas sem conflitos diretos, por isso o adjetivo “fria”.

O confronto se deu por meio de influência econômica e política no mundo inteiro. Ambas as potências tinham suas zonas de atuação, nas quais faziam planos e tratados com os governos locais, a fim de evitar que o outro lado os seduzisse.

Os Estados Unidos influenciavam a Europa Ocidental, enquanto os soviéticos estabeleciam seu domínio sobre os países do Leste Europeu

Segundo o historiador Ernest Mandel, isso é creditado ao cansaço dos exércitos das tropas aliadas. Elas permaneceram onde estavam quando o conflito teve fim, e ficaram responsáveis pela reconstrução dos locais.

Dois grandes planos de ajuda econômica foram criados pelas duas potências. O Plano Marshall, de 1948 e o Pacto de Varsóvia, de 1955.

  • Plano Marshall: encabeçado pelos Estados Unidos para promover a reconstrução da parte ocidental da Europa
  • Pacto de Varsóvia, de 1955: A União Soviética financiava o bloco comunista no Leste Europeu.

Cortina de ferro

O grande símbolo deste momento é o muro de Berlim

A Alemanha foi dividida em duas zonas de influência, uma das democracias liberais, a oeste; outra pelo comunismo soviético, a leste. O muro marcava esta divisão e simbolizava a quem o continente europeu se submetia.

Estabeleceu-se uma cortina de ferro, nas palavras de Winston Churchill (1874 – 1965). As capitais das nações do leste estavam, segundo ele, na esfera soviética, sob medidas de controle de Moscou, constituindo a cortina impenetrável do comunismo.

Terceiro Mundo

Os países emergentes que tentavam manter uma relativa independência das duas potências, durante o período pós-guerra, foram chamados de países do Terceiro Mundo. Eles buscavam manter relações econômicas com os dois blocos, mas sem se alinhar a nenhum.

Estes países eram colônias ou ex-colônias europeias na Ásia e na África, que tinham como principal pauta a luta contra o domínio dos países do norte.

Houve uma conferência em Bandung, na Indonésia, em 1955, na qual os países terceiro mundistas se encontraram para definir os rumos de suas políticas. A conferência teve a participação de 29 países asiáticos e africanos.

No entanto, as disputas pela independência tiveram influência direta das grandes potências, como se viu na Guerra do Vietnã. Neste conflito, houve envolvimento das tropas americanas em batalhas contra os vietcongues, o exército local, apoiados pela URSS.

Fim da Guerra Fria

A guerra fria teve fim quando a União Soviética passou pelo período de abertura econômica e política, após Mikhail Gorbachev assumir o comando do regime, em 1985. Ele implementou dois planos chamados: Glasnost e Perestroika.

  • Glasnost: caracterizou-se pela tentativa de tornar o Estado soviético mais transparente e dar liberdade política e de expressão.
  • Perestroika: caracterizou-se pela abertura econômica, que permitiu a liberalização do comércio exterior.

Estes e outros fatores levaram às críticas internas no regime e a uma série de revoltas no ano de 1989, que terminaram com a queda do Muro de Berlim, em 1991. Este foi o símbolo do fim do bloco soviético e da Guerra Fria. 

A partir deste momento, a maioria dos países europeus reformularam sua política, tornando-se democracias liberais.

Exercícios sobre o período pós-guerra

Questão 1-  (MACK) No século passado, por volta dos anos 70, o arsenal de armas nucleares à disposição dos militares da U.R.S.S. e dos E.U.A. era mais que suficiente para desintegrar várias vezes toda a humanidade, caso fosse usado em uma guerra. Nessas circunstâncias, o fantasma do holocausto nuclear esteve presente no cotidiano de bilhões de habitantes do planeta, até o fim da União Soviética, no começo dos anos 90. Contribuiu para afastar esse pesadelo catastrófico:

a) a crise dos mísseis soviéticos em Cuba.

b) a criação do Pacto de Varsóvia.

c) a vitória dos E.U.A. na Guerra do Golfo.

d) os acordos assinados por Ronald Reagan e Mikhail Gorbatchev.

e) a decisão de H. Truman, de só usar a energia nuclear para fins pacíficos.

Questão 2- (FUVEST) A Segunda Guerra Mundial fez emergir interesses e aspirações conflitantes que culminaram em relevantes mudanças nos quinze anos posteriores (1945- 1960). Entre esses novos acontecimentos, é possível citar:

a) o início dos movimentos pela libertação colonial na África e a divisão do mundo em dois blocos.

b) a balcanização do sudeste da Europa e o recrudescimento das ditaduras na América Latina.

c) a criação do Mercosul e a expansão dos comunistas no Oriente Médio.

d) os conflitos entre palestinos e judeus e o desaparecimento do império austro-húngaro.

e) o desmantelamento da União Soviética e a dominação econômica dos Estados Unidos.

Questão 3-  (FATEC) A Guerra do Vietnã – símbolo da resistência do povo vietnamita – submeteu as forças militares americanas à sua mais fragorosa derrota. Para os vietnamitas, a presença americana no Sudeste da Ásia apenas substituía as forças colonialistas da:

a) França

b) Inglaterra

c) Holanda

d) Bélgica

e) Alemanha

Questão 4-  (Cesgranrio) Após a Segunda Guerra Mundial, consolidou-se uma ordem político-econômica internacional que expressou o(a):

a) conflito político e ideológico entre a União Soviética e os Estados Unidos.

b) supremacia política e militar da Europa Ocidental.

c) subordinação neocolonial dos países árabes e da América Latina.

d) liderança política mundial da China Comunista através de sua participação na ONU.

e) hegemonia econômica mundial das ex-nações imperialistas, tais como a Inglaterra e a França.

Questão 5- (Fatec-1996) “É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal do mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de Paz.” (Plano Marshall – 5.VI.1947) 

O plano Marshall se constituiu:

a) na principal meta da política externa norte americana, que era pacificar o Extremo Oriente.

b) num projeto de ajuda industrial aos países da América Latina.

c) num importante instrumento de expansão do comunismo na Europa.

d) na definição da política externa isolacionista dos EUA, paralela à montagem do complexo industrial militar.

e) num dos meios de penetração dos capitais norteamericanos nas economias européias.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre o período pós-guerra. Continue fazendo o restante.

Questão 6- (FAZU)  País formado após a Primeira Guerra Mundial, adotou o socialismo após a Segunda Guerra Mundial sob o comando do General Tito. Mergulhando em uma sangrenta Guerra Civil provocou a intervenção da União Européia, fez com que os sérvios se opusessem ainda mais radicalmente a qualquer possível acordo para a pacificação da região. Este país foi a:

a) Iusgoslávia

b) Polônia

c) Tcheco-Eslováquia

d) Bulgária

e) Romênia

Questão 7-  (FUVEST) Qual das seguintes afirmações explica, sucintamente, o fim da URSS?

a) O regime entrou em colapso porque os dirigentes estavam desmoralizados, desde as denúncias de Kruchev no XX Congresso do Partido.

b) O regime deixou de ser sustentado pelo Exército, adversário tradicional do Partido Comunista.

c) A vitória militar dos EUA na Guerra Fria tornou inviável a manutenção do regime.

d) O colapso do regime deveu-se à crise generalizada da economia estatal, combinada com o fracasso da abertura controlada de Gorbachev.

e) Os líderes soviéticos abandonaram a crença no socialismo e decidiram transformar a URSS em um país

capitalista.

Questão 8- (UNIP) Após o término da Segunda Guerra Mundial, o mundo ficou bipolarizado entre duas superpotências: a ex-União Soviética e os Estados Unidos. Enquanto a primeira liderava o bloco socialista, a outra comandava o bloco:

a) comunista.

b) anarquista.

c) feudal.

d) escravista.

e) capitalista.

Questão 9- (FUVEST)  “Há oitenta anos, a Rússia era forte por causa do dinamismo revolucionário do comunismo, incluindo o poder de atração da sua ideologia. Há quarenta anos, a Rússia Soviética era forte por causa do poderio do Exército Vermelho. Hoje, a Rússia de Putin é forte por causa do gás e do petróleo.”

Timothy Garton Ash, historiador inglês, janeiro de 2007. 

Do texto, depreende-se que a Rússia

a) manteve inalterada sua posição de grande potência em todo o período mencionado.

b) recuperou, na atualidade, o seu papel de país líder da Europa.

c) conheceu períodos de altos e baixos em função das conjunturas externas.

d) passou de força política, a força militar e desta, a força econômica.

e) conservou, sempre, a sua preeminência graças ao incomparável poderio militar.

Questão 10-  (CESGRANRIO) No início da década de 60, o arsenal nuclear à disposição das grandes potências era suficiente para destruir a Humanidade, caso fosse utilizado em uma situação de conflito. Ao assumir o governo, o presidente Kennedy (1961 – 63) defendeu a substituição da política externa norte-americana de confronto por uma de entendimento com a URSS, cujo objetivo era o desarmamento gradual das duas superpotências. Esse programa do governo Kennedy foi conhecido como:

a) Doutrina Drago

b) Corolário Roosevelt

c) Doutrina Monroe

d) Nova Fronteira

e) Política de Boa Vizinhança

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre o período pós-guerra. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre o período pós-guerra

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra d) os acordos assinados por Ronald Reagan e Mikhail Gorbatchev.

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra a) o início dos movimentos pela libertação colonial na África e a divisão do mundo em dois blocos.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra a) França

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra a) conflito político e ideológico entre a União Soviética e os Estados Unidos.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra e) num dos meios de penetração dos capitais norteamericanos nas economias europeias.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra a) Iusgoslávia

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra d) O colapso do regime deveu-se à crise generalizada da economia estatal, combinada com o fracasso da abertura controlada de Gorbachev.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra e) capitalista.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letra d) passou de força política, a força militar e desta, a força econômica.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra d) Nova Fronteira

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos exercícios sobre o período pós-guerra? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.