X

Resumo da Pré-História: Aprenda características e curiosidades dos períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais

Resumo da Pré-História

A história humana é dividida em épocas para facilitar o ensino e a pesquisa. A Pré-História é uma delas, sendo a mais longa de todas. Neste texto, você encontra um resumo da Pré-História, tratando de suas fases, da arte e da organização social que a caracterizam.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Depois de ler este resumo da Pré-História, você pode praticar com o melhor Simulado Enem do Brasil.

O que foi a Pré-História?

A Pré-história é um dos períodos que historiadores tradicionalmente estabelecem para dividir a história da humanidade. Ela é o mais longo deles, porém é aquele de que menos temos informações.

Já faz um tempinho que os historiadores entenderam que a vida humana é histórica. Ela se realiza num espaço e num contexto, que podemos chamar de época.

A época traz sempre um conjunto de valores e crenças e um conjunto de ferramentas. Eles não ficam apenas disponíveis para que as pessoas façam  a própria vida, mas determinam muito dela.

Seria possível usar celular no século XIX? Não, pois não havia celular naquela época. A comunicação a distância estava limitada a uma tecnologia chamada escrita. Seria preciso mandar uma carta caso você quisesse falar com alguém de outro país.

Tá, mas o que isso tem a ver com pré-história? Tudo! Primeiro que ela é um recorte de época da vida humana. Na verdade, ela é o “começo” de tudo, pois foi na Pré-História que os seres humanos surgiram na terra.

Segundo que o fim da Pré-História tem a ver com a invenção da escrita, que aconteceu na Mesopotâmia, por volta do ano 3500 a.C.

Essa delimitação foi feita no século XIX. Neste período, os historiadores tratavam como fonte histórica somente a documentação escrita. Assim, apenas o que aconteceu após 3500 a.C. foi tido como histórico por eles. Antes disso, há a pré-história.

Então, um resumo de Pré-História seria: é o período que vai do surgimento dos homens na terra até a invenção da escrita.

Neste momento, os indivíduos de nossa espécie tiveram de se adaptar ao ambiente, atuando como caçadores e coletores nômades, para depois aprenderem a dominar a natureza, tornando-se sedentários.

Resumo da Pré-História em fases

A Pré-História é um período muito longo. Estima-se que a humanidade surgiu na Terra há 4 milhões de anos. As formas de atuação sobre o mundo, de organização, de trabalho e produção artística foram mudando ao longo dos tempos.

Esse período extenso se divide em quatro partes. São elas:

Resumo da Pré-História: Paleolítico

É o período mais extenso da Pré-História. Ele vai do surgimento do homem até 10.000 a.C. É conhecido também como período da pedra lascada, porque as ferramentas utilizadas pelo homem eram feitas desse material.

O homem paleolítico era nômade, ou seja, estava sempre se deslocando de um local para outro. Isso acontecia quando os recursos de onde se encontravam se tornavam escassos.

O período é subdividido em três.

  • Paleolítico inferior: de 3 milhões de anos atrás a 250 mil anos atrás. É neste momento que o ser humano começa a produzir ferramentas para a sobrevivência.
  • Paleolítico médio: de 250 mil anos atrás a 40 mil a.C. A vida humana ficou mais complexa, principalmente pelo domínio do fogo.
  • Paleolítico superior: do final do paleolítico médio a 10.000 a.C. Neste momento, houve uma diversificação das ferramentas. Os homens começaram a produzir anzóis, machados, agulhas etc.

Depois do resumo da Pré-História, leia um pouco sobre o período seguinte, a Idade Antiga.

Resumo da Pré-História: Mesolítico

O Mesolítico foi um período intermediário da Pré-História. Destaca-se que ele ocorreu principalmente em locais com glaciações intensas, como a Europa e partes da Ásia, de 13.000 a.C. a 9.000 a.C.

Neste período acontece a sedentarização de alguns grupos em locais férteis.

Resumo da Pré-História: Neolítico

O período neolítico é conhecido também como período da pedra polida. Novamente, a nomenclatura é devido às ferramentas que eram feitas com este material.

Outra forma de se referir ao neolítico é “revolução neolítica”, pois a vida humana se alterou bastante após transformações ocorridas nos anos de sua extensão.

É um período que vai de 10.000 a.C. a 3.500 a.C. Essas datas são aproximativas (não dizem com exatidão quando os eventos aconteceram), mas se referem respectivamente ao surgimento da agricultura e da escrita.

A agricultura modificou totalmente a vida humana. Isso porque ela permitiu a sedentarização das comunidades que sobreviviam do que produziam. Aliada a ela, veio a domesticação de animais, que ajudavam os homens no transporte da produção e como animais de tração.

Foi neste período também que houve o desenvolvimento da arquitetura, que possibilitou a construção de casas.

Resumo da Pré-História: Idade dos Metais

A Idade dos Metais é uma parte do período neolítico, mais especificamente sua fase final. Se inicia por volta de 6000 a.C., quando os utensílios de metal começaram a ser produzidos.

O primeiro metal a ser fundido foi o cobre. Em seguida, o estanho. Essa mudança permitiu o abandono progressivo das ferramentas de pedra que caracterizaram os períodos anteriores.

Os povos que dominaram os metais, principalmente o ferro, produziram armas superiores aos seus rivais, que usavam outro material. Desta forma, puderam subjugá-los com mais facilidade.

Resumo da Pré-História no Brasil

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, já havia populações de diversos grupos humanos aqui. Eram os indígenas.

Especula-se que os primeiros humanos a chegar ao continente americano o fizeram pela travessia do estreito de Bering, que fica entre a Sibéria e o Alasca. Isso foi realizado durante o congelamento da água que fica no estreito, durante uma glaciação intensa.

Há outras especulações, como a travessia de canoas pelo oceano pacífico da Oceania para a costa oeste da América do Sul. Fato é que as populações se espalharam por todo o continente.

No Brasil, estima-se que a presença humana data de 12 mil anos, o que caracteriza uma ocupação recente. Seus registros são encontrados em sítios arqueológicos, como os de: Serra da Capivara, no Piauí; Lagoa Santa, em Minas Gerais e Caatinga de Moura, Bahia.

  • Este resumo da Pré-História é um conteúdo de História. Você pode encontrar conteúdos semelhantes no Pinterest do Beduka.

Como era a divisão do trabalho na Pré-História?

A divisão do trabalho na Pré-História estava condicionada ao nível de complexidade que os homens foram adquirindo ao longo de sua extensão. No começo, os homens caçavam e as mulheres coletavam.

Com o desenvolvimento da agricultura, essa atividade ficou a cargo geralmente das mulheres. Até hoje em dia, povos indígenas mantêm esta divisão.

Após haver o conhecimento de fundição de metais, surgiu a figura do artesão, que produzia armas e outros utensílios com este tipo de material.

Como era a arte pré-histórica?

Como em todas as épocas, os seres humanos pré-históricos também produziram arte. O tipo mais conhecido é a arte rupestre, que são as pinturas feitas em cavernas. Elas representavam cenas do cotidiano, como a caça.

Os materiais utilizados para fazer as pinturas eram carvão, sangue, terra, dentre outros.

Não se sabe quais motivos levaram os homens pré-históricos a fazer esse tipo de registro. Alguns estudiosos apontam um valor ritualístico, de conexão espiritual com a natureza.

Havia também a produção de estatuetas. Dentre elas, destacam-se as estatuetas de vênus. São representações femininas volumosas, de onde se entende que tenham ligação com a fertilidade.

Curiosidades sobre a Pré-História

O fóssil humano mais antigo encontrado no Brasil é o de Luzia e data de 13.000 a 12.000 anos.

Com o domínio do fogo, os homens pré-históricos puderam caçar à noite.

O desenvolvimento humano, por mais que seja linear, é relativo aos grupos. Desta forma, os indígenas brasileiros ainda viviam no neolítico, em 1500, mesmo que a escrita já tivesse sido inventada pelos sumérios 1800 anos antes.

Está com dificuldades para descobrir qual profissão se encaixa melhor na sua personalidade? Resolva isso com o Raio-X Beduka, o melhor teste vocacional da internet!

Gostou do nosso resumo da Pré-História? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Nós te conectamos à faculdade!

Queremos te ajudar a entrar na faculdade! Da melhor maneira possível: concedendo uma bolsa de estudos.

Para isso, basta você acessar o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser, pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Saiba que com uma bolsa você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia. É uma oportunidade única!

Obrigado por ter lido até aqui!

Categorias: História
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.