X

Conheça os principais artistas do Expressionismo e fique preparado para o Enem e vestibulares

Conheça os principais artistas do Expressionismo

O Expressionismo faz parte de uma série de movimentos artísticos que ficaram conhecidos como Vanguardas Europeias. Como o nome já nos diz, o intuito dele era criar uma arte expressiva e impactante.

Isso foi possível por meio da utilização de traços que gerassem imagens distorcidas e do emprego de cores vibrantes. Até mesmo a realidade era retratada sob uma outra perspectiva, como se a tela nos levasse a uma espécie de mundo paralelo.

Os principais artistas do Expressionismo nos ajudam a entender esse contexto e o objetivo dele. Além disso, caem no Enem. Com este artigo, você vai conhecê-los e ficar preparado para os vestibulares.

Este artigo vai te ajudar a conhecer e entender os principais artistas do expressionismo. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que foi o Expressionismo?
  2. Quais os principais artistas do Expressionismo?
  3. Edvard Munch
  4. Vincent Van Gogh
  5. Franz Marc
  6. Portinari
  7. Wassily Kandinsky
  8. Mude de vida com o Beduka (Plano de Estudos 2023)

Não basta conhecer os principais artistas do expressionismo, se você não aprender outros assuntos também.  Estudar de forma organizada te deixa muito na frente dos concorrentes. E isso só mesmo o Plano de Estudos do Beduka pode fazer por você. Baixe já e descubra o que, como e por quanto tempo estudar!

O que foi o expressionismo?

O expressionismo surgiu na Europa e foi um dos cinco movimentos que compuseram as vanguardas europeias. A ideia dos principais artistas do expressionismo era comunicar os acontecimentos externos através de aspectos subjetivos.

Parece absurdo por ser o oposto do que a arte costuma fazer: materializar o lado subjetivo através do externo (escrita, pintura, etc). Por isso, ele nos deixou obras tão impactantes.

Mas como isso foi feito? Com a produção de imagens distorcidas e a utilização de tons vibrantes. Dessa forma, quem olha as telas expressionistas parece ser teletransportado a uma realidade paralela.

Você entra em uma espécie de sonho e sente aquilo que está sendo retratado. A literatura, a música, o cinema e o teatro também aderiram às ideias do movimento. 

Ele também representou um contraponto aos traços leves, à perfeição e aos tons singelos do Impressionismo. 

Para conhecer mais sobre esse e os demais movimentos ligados às vanguardas europeias, acesse:

Quais os principais artistas do expressionismo?

O expressionismo teve muitos nomes e se espalhou rapidamente por vários países, mas alguns se destacaram mais, como: Edvard Munch e Vincent Van Gogh. 

Nos próximos tópicos, você conhecerá a vida e a obra dos mais conhecidos e mais cobrados nos vestibulares. 

1 – Edvard Munch

Edvard Munch não só está na lista de principais artistas do expressionismo como talvez seja um dos mais conhecidos. Nascido em Loten, na Noruega, o artista teve uma infância repleta de conflitos, algo que inevitavelmente influenciou suas produções. 

Aos cinco anos perdeu a mãe, vítima de tuberculose, e anos mais tarde acabou vivenciando a morte da irmã mais velha. Não bastasse, outra de suas irmãs precisou ser internada em um hospital psiquiátrico, provavelmente devido a um quadro de esquizofrenia. 

O pai de Edvard também morreu cedo. A sorte do pintor foi que ele pôde contar com o apoio e incentivo de uma tia. Esses fatores explicam os temas constantes em suas obras: solidão, desespero, conflitos existenciais etc. 

Agora, imagine todos esses acontecimentos reunidos em um único momento de grito. Talvez, assim, você possa não só compreender como também sentir uma das obras mais significativas do pintor e da história da arte: O Grito. 

2 – Vincent Van Gogh

Van Gogh é venerado atualmente, mas nem sempre foi assim. Em vida, vendeu apenas um único quadro. Mas isso não é nem de perto um dos principais sofrimentos pelo qual ele passou, a principal guerra que Vincent travou foi com a própria mente. 

Entretanto, olha só que curioso, até isso o ajudou a se tornar não só um dos principais artistas do Expressionismo como também um dos nomes artísticos mais importantes da humanidade.

A maioria de suas obras foram criadas em dois momentos: 

Quando ficou internado devido a um sofrimento psíquico, no asilo de Saint-Rémy, na França; e quando morou em um pequeno quarto em Asla, sul da França, onde passou a maior parte dos seus 37 anos de existência. 

Inclusive, o pintor retratou o quarto em três telas, todas com apenas alguns detalhes de diferença.

Entre as principais obras de Vicent Van Gogh estão: Noite Estrelada (1889), Os Comedores de Batata (1885), Autorretrato (1889), O quarto em Arles (1888) e Terraço do café na praça do fórum (1888).

Ao todo, ele nos deixou 2 mil produções, muitas das quais estão expostas no Museu Van Gogh, criado justamente com a finalidade de abrigar o legado deixado pelo pintor. O museu está localizado em Amsterdã, na Holanda, país em que Vincent nasceu. 

Para saber mais sobre o pintor, acesse:

3 – Franz Marc

Nascido na Alemanha, Franz Marc também merece lugar de destaque na lista de principais artistas do expressionismo. O pintor e também litógrafo costumava retratar animais e povos primitivos em suas telas.

O artista, como todo bom expressionista, estava mais preocupado em ser fiel à subjetividade (fatores abstratos) do que à realidade. Por isso, os animais que representava ganhavam cores nada convencionais. 

Entre as obras mais importantes dos artistas, estão: 

  • Elefante (1907);
  • Cães siberianos na neve (1910);
  • Cavalo na paisagem (1910);
  • A vaca amarela (1911);
  • Os grandes cavalos azuis (1911);
  • Jovem mulher com gato (1912);
  • Vermelho e azul (1912);
  • Na chuva (1912)
  • Tirol (1914);
  • Raposas (1913) ;
  • Cavalos azuis (1914).

4 – Portinari

Não poderia faltar um nome brasileiro na lista de principais artistas do Expressionismo, e que nome, hein!!! Portinari conseguiu retratar a realidade utilizando-se de todas as características expressionistas.

O jogo entre realidade e subjetividade não é para qualquer um. Os traços, as cores e as formas que parecem nos levar para outra realidade e, ao mesmo tempo, constranger-nos, são fatores marcantes nas obras de Portinari. 

Ou seja, o artista tinha a capacidade tornar a realidade ainda mais impactante através de imagens distorcidas e cores intensas. Ele nos deixou cerca de 5000 obras, sendo a tela Retirantes, de 1944, a mais conhecida e importante. Como você pode ver abaixo:

Que desespero, meu amigo! É possível sentirmos a fraqueza, a desesperança, a dor e a fome em sua pintura. Ele deu forma, cor, rostos e corpos desfalecendo a essas sensações angustiantes.

5 – Wassily Kandinsky

O Expressionismo surgiu na Europa e não tardou a se espalhar por diversos cantos do mundo, inclusive, a Rússia. Logo, temos um nome russo entre os principais artistas do movimento: Wassily Kandinsky.

Wassily usou o campo abstrato como ninguém. A maioria de suas telas parecem uma espécie de sonho onde nada é tão nítido e no qual a visão se torna uma sensação.

Isso pode ser observado em uma das obras mais importantes do pintor: O cavaleiro azul, de 1903. O nome da tela também foi dado ao grupo de artistas expressionistas criado por Kandinsky.

O Beduka te ajuda a mudar de vida (Plano de Estudo 2023)

Saber quais são os principais artistas do expressionismo é maravilhoso. Imagina um dia ir conhecer as obras deles pessoalmente?

Só tem uma forma de ficar perto de sonhos como o de viajar muito e conhecer vários museus: estudando!

Mas não de qualquer jeito, aleatoriamente. É preciso ter uma meta e quem te ajude a alcançá-la. 

Por isso, criamos um Plano de Estudos exclusivo para você que quer tentar uma vaga na universidade através do Enem 2023! Nele, você encontra:

  • Tempo de estudo acessível;
  • O que e como estudar em cada dia;
  • Temas de redação para treinar;
  • Dicas de filmes úteis para o Enem;

E muito mais! Não perca tempo, baixe e experimente a magia de ser aprovado! 

Qualquer dúvida, deixe um comentário por aqui ou nos mande um direct no Instagram. Nossa meta é te conectar à faculdade.

Sucesso e bons estudos!

Categorias: Literatura
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.