X

O que foi o Segundo Reinado: conheça o período de maior estabilidade política e econômica do Brasil

O que foi o Segundo Reinado?

O Segundo Reinado foi um período fundamental da história brasileira, que se estendeu do ano de 1840 até a proclamação da República, em 1889. Nesse período, o Brasil passou por importantes transformações políticas, econômicas e sociais, que o consolidaram como nação.

Ele é um dos principais tópicos de história do Enem. Por isso, vamos explorar o que foi o Segundo Reinado, desde o contexto histórico em que ele se desenvolveu até os principais acontecimentos que marcaram esse período, como a Guerra do Paraguai e a Abolição da Escravatura.

Então, se você quer saber mais sobre o que foi o Segundo Reinado e como ele influenciou o Brasil, continue lendo e descubra todos os detalhes sobre esse período fascinante de nossa história.

O Plano de Estudos 2023 tem a missão de te ajudar a organizar seus estudos para a prova mais importante da sua vida: o Enem. Adquira o seu agora e conheça a magia da aprovação!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

O que foi o Segundo Reinado?

O Segundo Reinado foi o segundo período de governo imperial no Brasil, tendo Dom Pedro II como o imperador. Ele foi marcado por importantes transformações, como a consolidação do sistema político e a modernização da economia brasileira.

Teve duração de quase 50 anos, indo de 1840 a 1889, quando houve o golpe militar do qual resultou a proclamação da República e o exílio da família imperial na Europa. O Segundo Reinado é tido como um período de bastante estabilidade política, formação da identidade nacional e desenvolvimento cultural.

Foi durante os anos de governo de Dom Pedro II que o país mudou seu eixo econômico, do norte para o sul, e fez a integração entre os territórios. Antes disso, cada região vivia à sua maneira, sem muita conexão.

A literatura nacional e outras artes também tiveram um grande desenvolvimento, ao lado das pesquisas científicas entre outras coisas.

Para entender melhor o que foi o Segundo Reinado e todas as suas características, dividimos o texto em tópicos. Assim ficará mais fácil e didático. Veja abaixo as informações mais importantes sobre o período em que Dom Pedro II governou o Brasil.

Como o Segundo Reinado começou?

Apesar de ter sido um período de relativa estabilidade política, o Segundo Reinado começou após diversas turbulências.

Em 1831, o imperador Dom Pedro I abdicou do trono após diversos conflitos e com o crescimento da hostilidade popular contra ele. Voltou para Portugal, onde havia nascido, e deixou o trono brasileiro para seu filho de apenas 5 anos, Pedro II.

Ele foi aclamado como imperador, mas só poderia governar quando completasse 18 anos. Então foram escolhidos regentes para gerir o Estado enquanto ele não chegava à idade adulta.

Durante o período regencial, o Brasil sofreu diversas revoltas e ameaças à unidade imperial. As províncias da Bahia, do Rio Grande do Sul, do Maranhão e do Pará tentaram se separar do império e fundar repúblicas.

Para acalmar os ânimos, os liberais moderados tiveram a ideia de emancipar Dom Pedro II, em 1840. Isso já tinha acontecido com a irmã dele, Dona Maria II, em Portugal em 1836. Assim, era algo que já tinha dado certo em outro lugar e poderia ser testado. 

Em 23 de julho de 1840, aos 14 anos, Dom Pedro II foi declarado maior de idade. A coroação aconteceu em 18 de julho de 1841.

Saiba mais sobre esse período com nosso texto sobre o Primeiro Reinado.

Como era a política do Segundo Reinado?

A parte que mais aparece quando se pesquisa sobre o que foi o Segundo Reinado é a questão política, conhecida como parlamentarismo às avessas.

A constituição do império foi outorgada em 1824 e durou até o fim, em 1889. Ela dividia os poderes em 4

  • executivo,
  • legislativo,
  • judiciário e
  • moderador.

O poder moderador e o executivo pertenciam ao imperador.

O que foi o Poder Moderador?

O poder moderador foi uma criação do político Benjamin Constant. Ele seria responsável pela estabilização e pacificação da política, ao lado de outras instituições, como o parlamento bicameral.

É impossível entender o que foi o Segundo Reinado sem entender o poder moderador. Ele tinha como função:

  • nomear os Senadores;
  • convocar a Câmara dos Deputados extraordinariamente;
  • sanção dos Decretos, e Resoluções da Assembleia Geral, para que tenham força de Lei;
  • aprovar e suspender interinamente as Resoluções dos Conselhos Provinciais;
  • prorrogar ou adiar a Assembleia Geral e dissolução da Câmara dos Deputados;
  • nomear e demitir os Ministros de Estado;
  • suspender os magistrados;
  • perdão e moderação das penas impostas aos réus condenados por sentença;
  • concessão de anistia.

Dom Pedro II utilizou suas prerrogativas sempre que pode, principalmente para fazer o revezamento entre os partidos e evitar disputas muito acaloradas pelo poder. Além de promover projetos que eram de interesses da nação, que o tinha como seu principal representante.

Com a nomeação dos ministros de Estado, Dom Pedro II podia definir os rumos do país. Assim, ele chamava para compor o governo aqueles que tinham mais disposição a levar adiante suas ideias.

Isso ficou conhecido como parlamentarismo às avessas, pois era muito diferente do que acontecia nas nações parlamentaristas onde o governo é composto pelo partido que forma a maioria, não pelo chefe de Estado.

Quais eram os partidos do Segundo Reinado?

O Segundo Reinado teve dois partidos principais, que surgiram do racha dos liberais moderados durante a regência: Conservador e Liberal

Entender ambos é essencial para compreender o que foi o Segundo Reinado e quais eram os protagonistas do seu teatro político 

Os conservadores não fizeram um programa, mas eles foram construtores de uma tradição que ficou muito ligada ao império, que defendia:

  • centralização do poder na corte;
  • observância rigorosa da constituição;
  • a ideia de que o imperador reina, governa e administra;
  • imparcialidade e neutralidade do Estado;
  • supremacia da autoridade nacional sobre as locais;
  • mudanças graduais;
  • manutenção da vitaliciedade do Senado.

O Partido Liberal tinha outra perspectiva, que era:

  • divisão dos poderes;
  • os interesses e direitos das províncias e dos municípios;
  • descentralização administrativa;
  • reforma eleitoral;
  • a ideia de que o imperador reina, mas não governa;
  • responsabilização dos ministros;
  • descentralização política;
  • garantia da liberdade de consciência;
  • supressão da vitaliciedade do Senado;
  • Laicização do Estado.

Assim, o Partido Liberal era reformista, enquanto o Conservador tendia ao imobilismo. Ou seja, estudar hoje o que foi o Segundo Reinado significa entender os resultados dos embates entre os dois partidos.

Como foi a economia do Segundo Reinado?

A economia do Segundo Reinado foi praticamente baseada na exportação do café. Isso mudou o núcleo de poder, pois tornou as províncias do sul mais ricas que as do norte, que dominavam o cenário político.

São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro eram as principais províncias exportadoras de café, mas havia produção também na Bahia e no Pará. Como a escravidão era o sistema principal de trabalho, as fazendas de café contavam com muitas pessoas em cativeiro.

Neste período houve também a abertura de novas rotas comerciais, como a abertura do Rio Amazonas à navegação internacional e a construção do Canal do Panamá. Isso contribuiu para o aumento das exportações brasileiras, que incluíam além do café, outros produtos como açúcar, borracha e couro.

Além da agricultura, o Segundo Reinado também viu o desenvolvimento de outras atividades econômicas, como a mineração e a indústria têxtil. A mineração se expandiu com a descoberta de novas jazidas de ouro e diamante, e a indústria têxtil se desenvolveu com a implantação de fábricas no Rio de Janeiro e em outras cidades.

Está gostando de saber o que foi o Segundo Reinado? Veja a diferença entre monarquia e república e entenda melhor o assunto.

Relações internacionais do Segundo Reinado

O Brasil, durante o Segundo Reinado, era a nação mais importante da América do Sul. Sua relação com os vizinhos era em geral pacífica, mas em diversos momentos ele se meteu em conflitos para garantir seus interesses.

Os casos mais representativos foram as intromissões nas disputas entre caudilhos no Uruguai e a Guerra do Paraguai, travada entre 1864 e 1870.

Entenda melhor o que foi esse conflito do Segundo Reinado com nosso resumo sobre Guerra do Paraguai.

Porém, com relação à Europa, a posição era mais subalterna no sentido econômico e cultural. Durante o que foi o Segundo Reinado o Brasil tentou copiar as instituições e os costumes europeus, principalmente da França e da Inglaterra.

Porém, o império chegou a ter um conflito com os ingleses, que ficou conhecido como Questão Christie.

Após o desaparecimento de dois marinheiros ingleses no Rio de Janeiro em 1863, a Inglaterra exigiu uma investigação sobre o ocorrido e ameaçou o Brasil com sanções comerciais e militares em caso de descumprimento.

O governo brasileiro, liderado pelo Visconde do Rio Branco, decidiu acatar as demandas britânicas e iniciou uma investigação. Ela foi conduzida de forma minuciosa, mas não conseguiu esclarecer totalmente o caso.

Mesmo assim, a Inglaterra impôs sanções ao Brasil, como o bloqueio do porto do Rio de Janeiro e o Brasil suspendeu as relações diplomáticas. Somente no ano de 1865, durante a Guerra do Paraguai, os dois países voltaram a ter relações diplomáticas, após pedido de perdão da Rainha Vitória.

Como foi a cultura no Segundo Reinado?

O Segundo Reinado foi um período de grande desenvolvimento cultural. O Imperador Dom Pedro II desejava a todo custo civilizar o país e não poupou esforços para realizar seu interesse.

Entre os melhoramentos que ele buscou estava o desenvolvimento das ciências e das artes. O próprio imperador era um admirador destas duas áreas e se entendia como o cidadão modelo. Deste modo, a nação deveria acompanhá-lo nesses gostos.

Ele chegou a financiar estudos de jovens artistas na Europa e a estimular obras que valorizassem a história e a identidade nacional

Entre elas pode-se citar: 

  • A Confederação dos Tamoios, de Gonçalves de Vasconcellos e
  • O Guarani, de Carlos Gomes.

Em ambas surge a ideia de que o Brasil é fruto do encontro entre indígenas e portugueses.

Ao longo dos anos, a literatura brasileira passou por um importante processo de renovação. Autores como Machado de Assis, José de Alencar e Joaquim Manuel de Macedo, entre outros escreveram obras marcantes e que até hoje são consideradas clássicos da literatura nacional.

Entenda melhor o que foi o Segundo Reinado e sua cultura com nosso texto sobre Machado de Assis.

A música também teve um papel importante nesse período, com a popularização do choro, da valsa e do maxixe. 

O teatro também teve um grande impulso, com a construção de grandes teatros, como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Ele se tornou um importante palco para apresentações de óperas e peças teatrais.

Inclusive, eles se tornaram ambiente para divulgação de novas ideias, como o republicanismo e o abolicionismo.

Como o Segundo Reinado chegou ao fim?

O Segundo Reinado chegou ao fim em 15 de novembro de 1889, quando um golpe militar liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca pôs fim ao império e proclamou república. Mas isso aconteceu após algumas mudanças no cenário político, social e econômico que você conhecerá a seguir.

Guerra do Paraguai

Entre os principais fatores que levaram à queda do império está a Guerra do Paraguai. Travada entre 1864 e 1870, ela fortaleceu o exército enquanto classe, que se sentiu desvalorizado após o fim do conflito.

Os soldos não aumentaram e os políticos imperiais tentavam ao máximo diminuir a influência militar na sociedade. Além disso, o imperador quase nunca aparecia vestido com seu traje militar, o que o fez perder a admiração de boa parte dos soldados.

Os oficiais se tornaram cada vez mais republicanos, influenciados pela ideologia positivista. Ela foi elaborada por August Comte, que pregava uma ditadura republicana.

Abolição da escravidão

Outro aspecto que levou ao fim do que foi o Segundo Reinado foi o movimento abolicionista e o fim da escravidão no Brasil, em 1888.

Boa parte da estabilidade imperial dependia da adesão dos grandes proprietários, que eram os verdadeiros cidadãos do império. Com a abolição sem indenização, eles não se tornaram republicanos, mas evitaram dar base para a monarquia.

Assim, a coroa perdeu um dos seus principais sustentáculos.

Não deixe de testar seus conhecimentos sobre o que foi o segundo reinado. Acesse nossa lista de exercícios sobre o governo de Dom Pedro II.

Movimento republicano e proclamação da república

O republicanismo esteve presente no Brasil desde final do século XVIII, mas nunca teve força suficiente para manter uma república no território.

Isso começou a mudar a partir de 1870. Neste ano, o jornal A República publicou um manifesto, assinado até mesmo por importantes políticos do império, como Lafayette Rodrigues Pereira.

Esse foi um período de dinamização do império. Reformas importantes nas faculdades e na imprensa facilitaram a disseminação de ideias, entre elas o etapismo político. Entendia-se que a sociedade passaria por etapas e chegaria inevitavelmente à república.

Contudo, uma disputa entre os militares e o governo imperial levou à precipitação de um golpe, realizado em 15 de novembro de 1889. Liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, oficiais e civis declararam que o Brasil se tornou uma república.

No dia 17 de novembro a família imperial foi exilada para a Europa, passando a viver na França.

Entenda melhor o que foi o segundo reinado e seu fim com nosso texto sobre a queda da monarquia no Brasil.

Conheça a magia de ser aprovado no Enem!

Existem muitas maneiras de passar por portas trancadas no mundo dos estudos para o Enem. No entanto, o plano de estudos do Beduka é o seu melhor amigo!

Ele é quem vai te trazer a magia de ser aprovado e conquistar uma vaga no Prouni.

Alohomora! Lembra quando a Hermione usou esse feitiço para abrir a porta do corredor no primeiro filme da série? Ele é o amigo número um dos bruxos que esqueceram as chaves e precisam abrir a porta.

Aposto que você queria ter uma magia simples que te fizesse ir bem no Enem.

Mas deixa eu te contar uma coisa: a magia é real sim.

Tudo o que você precisa para destrancar as portas da aprovação no Enem 2023 é:

O Plano de Estudos do Beduka

Acabamos de lançar este item mágico que foi tão pedido e que continua gratuito.

Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!
Obrigado por ter lido nosso texto sobre o que foi o Segundo Reinado. Bons estudos!

Categorias: História
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.