X

Desvende como as principais obras do Classicismo continuam influenciando gerações

Principais obras do Classicismo

Aposto que você já ouviu falar no doce Romeu e Julieta, mas e se eu te disser que ele tem tudo a ver com o período classicista? O nome dessa guloseima que mistura queijo e goiabada é uma referência aos personagens de William Shakespeare, que foi um importante nome do Classicismo.

Marcando gerações até hoje, o Classicismo foi um estilo artístico que surgiu no século XIV e trouxe para a arte uma mistura de razão, sentimento e tragédia. Ele retomou os ideais da antiguidade clássica priorizando a produção lírica e poética. 

É um período que costuma aparecer muito no Enem. Então, você não pode deixar de conhecer as principais obras do Classicismo e entender como elas marcaram e marcam a literatura até hoje. Leia até o final e desvende os mistérios da união dos conceitos racionais sendo submersos em um mar de emoções.

O que foi o Classicismo?

O Classicismo foi um movimento literário e cultural que ocorreu durante o Renascimento, entre os séculos XV e XVI. O mais interessante sobre ele é que, apesar de valorizar a razão, trouxe cargas emocionais muito impactantes, recheadas de amores e tragédias. 

Esse lado racional do período é considerado um retorno à cultura greco-romana, momento que também foi marcado pela produção poética, lírica, busca de perfeição estética e harmonia.

Tanta mistura faz com que a gente se sinta entrando em um mundo paralelo e belo toda vez que topamos com uma obra classicista. Além disso, as principais obras do Classicismo também abordaram  temas como o amor cortês, a exaltação da natureza e a mitologia.

Acesse nosso resumo sobre Classicismo e entenda melhor o movimento e suas principais obras.

Quais são as principais obras do Classicismo?

As principais obras do Classicismo envolvem muitas rimas e beleza, já que a estética dos poemas era um fator importante para os autores do período. Para que você aprenda a identificá-las e não chegue ao Enem despreparado, separamos as principais!

Confira:

1 – Éclogas (1542), de  Garcilaso de la Vega

Uma écloga é um tipo de poema que se passa em um ambiente pastoril e representa diálogos entre pastores ou um monólogo (pensamentos de apenas um). Logo, “Éclogas” é uma coletânea de poemas nesse estilo, todos pertencentes a Garcilaso de la Vega.

Na obra, é possível ver que Garcilaso mescla elementos da tradição poética clássica com a sensibilidade do humanismo (corrente filosófica que prioriza o ser humano). Assim, elas apresentam temas  como a vida e amores campestres, sentimentos amorosos e reflexões sobre a fugacidade do tempo.

Além disso, essa reunião de poemas exerceu forte influência na literatura espanhola e é considerada uma peça-chave tanto do Classicismo quanto do Renascimento no país. A seguir, veja um trecho de uma das éclogas de Vega. 

Eclogue II (fragmento)

“Albanês 

Isso é um sonho, ou na verdade eu jogo

a mão branca? Ah, sonhe, você está zombando!

Eu estava acreditando como um louco.

Ah, cuide de mim! você está voando

Com asas rápidas pela porta de ébano;

Eu deito aqui chorando.

Não basta o grave mal em que desperta

a alma vive, ou melhor,

é morrer de uma vida incerta?

Ler obras ou trechos delas pode parecer desnecessário, mas é fundamental para que você entenda as motivações por trás das principais obras do Classicismo. Afinal, é isso que o Enem vai cobrar que você saiba!

2 – Délie (1544), de Maurice Scève

“Délie” é um longo poema composto de 449 decassílabos (versos com dez sílabas poéticas). Ele foi escrito pelo poeta francês Maurice Scève. 

O enredo gira em torno de Délie, uma mulher idealizada pelo poeta. A seguir, veja um trecho da obra:

Em mim estações e idades findando

A cada dia descobrem suas falácias.

Girando, os Dias e Meses e Anos escoam-se,

Rugas profundas deformarão tua face.

Mas a tua virtude, que o tempo não apaga,

Como o Bise soprando adquire força,

Incessantemente, cada vez mais se esforça,

Em iluminar teus olhos pela morte embaciados.

Assim, vivendo sob verdejante cortiça,

Igualar-se-á aos Séculos infinitos. 

3 – Os Lusíadas (1572), de Luís Vaz de Camões

Os Lusíadas é uma epopeia escrita pelo poeta português Luís Vaz de Camões. Ou seja, trata-se de um poema bastante longo (o suficiente para se tornar um livro) que narra feitos heroicos.

Além disso, ele possui subdivisões denominadas cantos. Cada um desses cantos narra um aspecto específico das viagens dos navegadores portugueses. 

Assim, o enredo da obra retrata as Grandes Navegações e traz os navegadores como espécies de heróis que levaram Portugal conquistar diversos novos territórios ao redor do mundo. No poema, Vasco da Gama aparece como personagem heroico principal.

Estruturado em versos decassílabos, Os Lusíadas acabou se tornando uma das principais obras do Classicismo. Resumindo: ele aborda  heroísmo, a fé cristã, a glória nacional e o papel de Portugal no contexto das grandes navegações e expansão colonial.

A seguir veja um dos cantos presentes no livro: 

Canto I

As armas e os Barões assinalados

Que da Ocidental praia Lusitana

Por mares nunca de antes navegados

Passaram ainda além da Taprobana,

Em perigos e guerras esforçados

Mais do que prometia a força humana,

E entre gente remota edificaram

Novo Reino, que tanto sublimaram;

Fique de olho! Os Lusíadas sem dúvida é não só uma das principais obras do Classicismo, como também a favorita dos vestibulares brasileiros.  

4 – Poesias (1595), de Francisco de Sá de Miranda

“Poesias” é uma coletânea poética escrita pelo poeta português Francisco de Sá de Miranda. Ela inclui várias formas estilísticas como sonetos, éclogas, odes, elegias e epístolas.

Considerada uma das principais obras do Classicismo, as poesias do livro exploram temas como o amor, a natureza, a amizade e também diversas reflexões filosóficas. A seguir, veja um dos poemas presentes nela: 

Campos sem fim

Por estes campos sem fim, 

onde a vista assim se estende, 

que verei, triste de mim, 

pois ver-vos se me defende? 

Todos estes campos cheios 

são de saudade e pesar, 

que vem para me matar, 

debaixo de céus alheios. 

Em terra estranha e em ar, 

mal sem meio e mal sem fim, 

dor que ninguém não entende, 

até quão longe se estende 

o vosso poder em mim!

5 – Sonetos (1609) , William Shakespeare

“Sonetos” é uma coletânea de 154 sonetos escritos pelo poeta inglês William Shakespeare. Ela foi publicada pela primeira vez em 1609 e é considerada uma das mais importantes coleções de poemas da literatura inglesa.

Também considerada uma obra elisabetana (produzida na época da rainha Elizabeth I),  é composta por versos decassílabos. Já os temas abordados referem-se ao amor, à beleza, ao tempo, à mortalidade e à imortalidade do poeta através da sua arte.

Repletos de figuras de linguagem, como metáforas, esses poemas continuam influenciando o meio literário ao redor do mundo. A seguir, leia um deles:

Dos seres ímpares ansiamos prole

Para que a flor do Belo não se extinga,

E se a rosa madura o Tempo colhe,

Fresco botão sua memória vinga.

Mas tu, que só com os olhos teus contrais,

Nutres o ardor com as próprias energias

Causando fome onde a abundância jaz,

Cruel rival, que o próprio ser crucias.

Tu, que do mundo és hoje o galardão,

Arauto da festiva Natureza,

Matas o teu prazer inda em botão

E, sovina, esperdiças na avareza.

Piedade, senão ides, tu e o fundo

Do chão, comer o que é devido ao mundo.

Você acharia estranho se eu te dissesse que Romeu e Julieta tem muito a ver com as principais obras do Classicismo? Descubra por que no próximo tópico. 

Como surgiu o doce Romeu e Julieta?

Provavelmente você já sabe que o nome do doce é uma referência à obra de William Shakespeare! Mas a história de como esse nome se popularizou tem até a Turma da Mônica no enredo. 

Primeiro, é importante mencionar que os primeiros a misturar queijo com goiabada foram os Portugueses. Longe da terra natal, eles sentiram saudade de um outro doce, a marmelada. Assim, por algum motivo, acharam que essa mistura possuía um gosto semelhante.

Muito tempo depois, já na década de 60, uma propaganda de goiabada trazia a Mônica e o Cebolinha com os nomes de Julieta e Romeu. Aí já viu, né? Foi viral e até hoje chamamos essa mistura inusitada assim!

Romeu e Julieta é uma obra pertencente ao Classicismo?

Vale ressaltar que Romeu e Julieta, assim como outras peças do autor, faz parte do teatro elisabetano, uma das manifestações do Classicismo. Mas muita gente acaba achando que o autor e suas obras pertencem ao romantismo por causa das intensas histórias de amor. 

Inclusive, a narrativa faz uma referência a Píramo e Tisbe, personagens de um conto da mitologia romana. E, assim como você já sabe, essa é uma outra característica do movimento classicista.  

Além disso, o enredo é lírico, repleto de rimas e muitos diálogos são feitos por meio de sonetos. 

Quer saber mais? Acesse:

Quais as principais características do Classicismo?

As principais obras do Classicismo possuíam características em comum que deram a cara do movimento. Foram elas:

1 – Retorno às ideias clássicas greco-latinas: os autores classicistas tiveram como influência significativa escritores e obras da Antiguidade Clássica, como os poetas gregos Homero e Virgílio, e os dramaturgos romanos Sêneca e Plauto. 

2 – Temas mitológicos e heroicos: as obras do classicismo se baseavam em relatos da mitologia greco-romana e traziam momentos históricos como heroicos e grandiosos, é o caso das Grandes Navegações, em “Os Lusíadas”. 

4 – Poesia lírica e épica: o período foi repleto de produções líricas, como sonetos e canções. Além disso, histórias e feitos heroicos também foram narrados em formas de poemas, as famosas epopeias.  

5 – Valorização da natureza e do amor cortês: a beleza era uma tema muito relevante para os poetas classicistas. Por isso, exaltavam a natureza e retratavam o amor de forma  idealizada e platônica (existente apenas na mente). Ou seja, sempre cortejando a pessoa amada e a deixando em um lugar de inatingível pureza e perfeição. 

6 – Uso da métrica e da musicalidade: as poesias classicistas eram compostas de métricas e ritmos precisos.

7 – Humanismo renascentista: o Classicismo também teve como uma de suas correntes filosóficas o Humanismo, isto é, considerou o homem como parte mais importante de suas produções, dando pouco espaço a temáticas ligadas à religião.

8 – Idealização da mulher amada: os poetas classicistas deixavam a mulher amada em um nível inalcançável e inatingível de perfeição. Logo, retratavam-na como uma figura angelical e pura. 

Quais os principais autores do Classicismo?

O Classicismo nos deixou importantes obras repletas de poemas, sonetos e as mais variadas métricas. Mas você sabe quais são os autores responsáveis por elas? Confira:

  • Ludovico Ariosto (1474-1533) — Itália
  • Francisco de Sá de Miranda (1481-1558) — Portugal
  • Maurice Scève (1501-1564) — França
  • Garcilaso de la Vega (1503-1536) — Espanha
  • Luís Vaz de Camões (1524-1580) — Portugal
  • Torquato Tasso (1544-1595) — Itália
  • William Shakespeare (1564-1616) — Inglaterra

Quais principais fatos históricos marcaram os ideais classicistas?

O classicismo esteve inserido nas transformações ocorridas no século XVI, ou seja, em meio às ideias renascentistas. Logo, os conceitos teocêntricos pregados na Idade Média estavam sendo deixados de lado.

Assim, a racionalidade ganhava cada vez mais espaço e os assuntos religiosos perdiam destaque. Surgia também o antropocentrismo e o humanismo.

O segundo não só como valorização do indivíduo, mas também como uma corrente que valorizava o conhecimento, a cultura clássica greco-latina e o desenvolvimento das habilidades humanas.

 Por isso, as principais obras do Classicismo acabaram sendo influenciadas por escritores da Antiguidade Clássica. Além disso, ocorriam as Grandes Navegações e o descobrimento de novas terras. 

Outros fatores que merecem destaque são:

  • Reforma Protestante: movimento liderado por Martinho Lutero, um monge que questionou e se contrapôs a diversas práticas da Igreja Católica.
  • Monarquias absolutistas: reis e rainhas com poder de tomar todas as decisões referentes ao lugar a que governam.
  • Invenção da Imprensa: Gutenberg desenvolveu a primeira máquina de impressão, o que possibilitou a popularização de diversas obras.
  • Fim do sistema feudal: a economia baseada em cultivo em grandes extensões de terras deu lugar ao crescimento das cidades e surgimento do comércio.

Treine para o Enem com um Simulado 100% gratuito

Já sentiu que está estudando em vão? Muitos estudantes têm essa sensação, ou seja, sentem que não estão aprendendo nada, que todo esforço está sendo em vão. Sabe por que isso acontece?  Porque treinar é fundamental!

Então, não perca mais tempo e faça agora mesmo o Simulado do Beduka. Através dele, você vai:

  • Fixar o conteúdo;
  • Entender como os assuntos são cobrados;
  • Fortalecer o psicológico em relação ao tempo e nível de dificuldade das questões;
  • Identificar as áreas e conteúdos que é preciso focar mais;
  • Ter uma nota muito semelhante à que você tiraria no dia da prova.

Tudo isso é possível porque ele utiliza questões do próprio Enem e utiliza o método TRI, aquele que leva em consideração o nível de dificuldade das questões.

Qualquer dúvida, deixe um comentário por aqui ou nos mande um direct no Instagram. Nossa meta é te conectar à faculdade.

Obrigado por ler até o fim nosso texto sobre as principais obras do Classicismo. Sucesso e bons estudos!

Categorias: Literatura
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.