X

O que é poluição? Entenda os 5 principais tipos e como pode aparecer no Enem!

O que é poluição?

Você ouve a palavra poluição o tempo todo, já percebeu? Está nos documentários, filmes, podcasts… mas já parou para pensar o que é poluição realmente? Neste resumo você vai aprender os 5 principais tipos de poluição e como esse conteúdo pode ser cobrado nos vestibulares!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

A prática constante é o caminho para o sucesso. Treine questões de Biologia e outras matérias com o Simulado Enem do Beduka e aumente seus resultados na prova. Ele é 100% gratuito!

O que é poluição?

Podemos definir poluição como o conjunto de ações humanas que  degradam o meio ambiente. Até aqui é bem simples, correto? Por isso precisamos ir além e entender quais são essas ações antrópicas e como elas prejudicam o meio ambiente!

E que tal não só entender, mas propor soluções para reverter esse problema? Justamente por isso é necessário que você tenha uma visão ampla sobre o tema. (Spoiler: o vestibular irá cobrar isso de você). 

Vamos lá!

Você sabe de onde as pessoas tiram os recursos para viverem? Não só isso, de onde surgem até mesmo coisas que não têm importância imediata para a manutenção da vida, como relógios, peças de couro etc.?

Se você pensou que é da natureza, acertou! Desde sempre estamos interagindo com o meio. Retiramos coisas, recursos que, porém, nem sempre são infinitos. Portanto, é preciso usar a natureza, mas também preservá-la, senão tudo pode acabar.

Veja que complicado é na prática: devemos sim preservar a natureza e seus recursos, mas como fazer isso ao mesmo tempo que precisamos desses recursos para continuar nos desenvolvendo? Seria o famoso desenvolvimento sustentável a solução para esta situação?

No mundo em que vivemos existem tantos processos industriais, atividades relacionadas à agropecuária, produção de energia entre outros métodos, e todos eles poluem o ambiente de determinada forma e em certa proporção. Será que dá para frear todos esses processos de uma hora para outra? Bastante complicado!

Até aqui temos perguntas demais! Algumas delas envolvem muitas questões políticas e históricas que vamos deixar para outra hora. Para você estudante, o importante agora é focar nos principais tipos de poluição e como eles podem cair no Enem e em vestibulares.  

Quais os principais tipos de poluição?

Para entender e abordar de uma melhor maneira esse tema, classificamos as poluições a partir de qual nível do meio ambiente está sendo degradado.

Desse modo, como o foco é entender o quadro ambiental dessa situação, os principais tipos de poluição são: poluição atmosférica, poluição de recursos hídricos, poluição do solo, poluição visual e poluição sonora. Vamos ver cada uma delas.

O que é poluição atmosférica?

Poluição atmosférica é a poluição do ar. Essa degradação do ar atmosférico pode ocorrer de diversas maneiras, seja através de pequenas partículas sólidas, substâncias líquidas e até mesmo outros gases. 

Ao pensar em poluição atmosférica, logo imaginamos torres de indústrias emitindo uma nuvem de gases poluentes e outras substâncias. Nessa nuvem encontramos gases responsáveis pelo efeito estufa, como o dióxido de carbono, e gases que provocam a chuva ácida, como o dióxido de enxofre. 

O que é poluição dos recursos hídricos?

Poluição dos recursos hídricos é a poluição dos cursos de água doce e de água salgada. Como pensamos na água sempre no estado líquido, imaginamos que a degradação desse ambiente aconteça através apenas de outras substâncias líquidas, mas tome cuidado! 

Os poluentes que prejudicam os recursos hídricos podem vir de diversas atividades devido ao ciclo da água. Neste ciclo biogeoquímico, a água passa do estado líquido para gasoso em algumas situações.

Dessa forma, a poluição desse recurso ocorre tanto de forma direta quanto indireta, a partir da poluição atmosférica citada anteriormente. A chuva ácida também é um exemplo que pode ser utilizado neste caso.

O que é poluição do solo?

A poluição do solo ocorre através da deposição e do contato de substâncias tóxicas com a superfície do solo. Muitas dessas substâncias atingem não só a camada mais superficial do solo como também camadas mais internas, atingindo até mesmo lençóis freáticos.

Como vocês podem imaginar, a poluição do solo também está relacionada com os outros tipos de poluição que vimos anteriormente. Quase tudo na natureza possui uma ligação direta ou indireta, de modo que as ações antrópicas prejudiciais ao meio ambiente provocam, por vezes, reações em cascata.

O que é poluição visual?

A poluição visual é um tipo de poluição mais relacionado com as áreas urbanas. Esta poluição se refere ao excesso de cartazes, propagandas e anúncios que são distribuídos por toda a cidade.

Este processo é considerado uma poluição pois empobrece visualmente as construções e ambientes. Além disso, muitos desses cartazes acabam se deteriorando e se transformando em lixo.

O que é poluição sonora?

A poluição sonora está relacionada com o excesso de barulho nos ambientes, principalmente urbanos. No Brasil, a poluição sonora pode ser enquadrada até mesmo como um crime ambiental.

Mas qualquer barulho seria uma poluição sonora? Não! 

A poluição sonora é definida através das recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde). Acredita-se que qualquer barulho acima de 50 decibéis já seria capaz de gerar algum prejuízo à saúde das pessoas (cuidado com essa música alta no fone, hein?)

A partir disso, os ruídos sonoros acima dessa categoria já podem ser enquadrados como poluição sonora. O que é preocupante, visto que nos ambientes urbanos a média dos decibéis já ultrapassa esse valor.

Como o tema poluição pode aparecer no Enem?

A matriz de referência do Enem é dividida em competências e habilidades, jamais se esqueça disso. Desse modo, as situações problemas que as questões exploram estão sempre atreladas a estas categorias. 

A área de Ciências da Natureza é onde o tema poluição será mais recorrente. Esta problemática será cobrada através de uma contextualização das ações antrópicas que prejudicam o meio ambiente e medidas que podem ser tomadas para evitar este problema.

O estudante precisa ter a capacidade de interpretar através de quais atividades humanas os tipos de poluição se originam e avaliar os processos para reverter estes problemas. Além disso, tenha em mente que pode aparecer um tema ambiental na redação e, por isso, é interessante que você saiba o que é poluição de uma maneira mais ampla. 

Esperamos que o resumo tenha te ajudado a saber o que é poluição e os principais tipos.

Seu objetivo é entrar na faculdade? Saiba que o Beduka pode te ajudar a realizar esse sonho!

Nós conectamos você à faculdade!

Beduka é o seu parceiro número um quando o assunto é entrar na faculdade. Para isso, disponibilizamos uma série de ferramentas que te deixam mais perto de realizar esse sonho.

Entre elas estão o Raio-X do Beduka, onde você pode descobrir as profissões que mais combinam com o seu perfil e o Simulado Enem do Beduka, que é totalmente gratuito e personalizável. 

Mas sem dúvidas, a oportunidade que mais te aproxima do seu objetivo é o Beduka Bolsas!

Beduka Bolsas é uma plataforma completa onde você pode adquirir uma bolsa de estudos a qualquer momento, sem precisar de Enem ou vestibulares.

Encontre a bolsa de estudos perfeita e garanta até 65% de desconto na mensalidade. Escolha entre as mais de 90 opções de cursos, em 8 universidades parceiras de excelentíssimo nível!

Siga o Beduka no Pinterest e Instagram e receba conteúdos diários e gratuitos sobre o mundo do Enem e Vestibulares.

Gostou do nosso resumo sobre o que é poluição? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Categorias: Biologia Matérias
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.