X

O que são substantivos abstratos? Aprenda tudo sobre eles e faça exercícios (gabarito comentado)

o que são substantivos abstratos

Substantivos abstratos são aqueles que dão nomes a coisas que não podemos ver ou tocar, por isso o nome “abstrato”. Eles estão relacionados a emoções, sentimentos e reações. 

A existência de um substantivo abstrato é dependente e interna, ou seja, ela ocorre dentro de um indivíduo ou por intermédio dele. Não trata-se de alguém ou de um objeto. O amor é um ótimo exemplo de substantivo abstrato.

Neste artigo, você vai aprender não só o que são substantivos abstratos, mas também a identificá-los. No final, responda aos exercícios e tire suas dúvidas através do gabarito comentado.

Este artigo vai te ajudar a aprender definitivamente o que são substantivos abstratos. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é substantivo?
  2. O que são substantivos abstratos?
  3. Para que serve um substantivo abstrato?
  4. Lista de substantivos abstratos
  5. Exercícios sobre substantivos abstratos

Quer aprender sobre o que são substantivos abstratos para prestar vestibular? Tenho uma novidade para você: é possível entrar na universidade sem fazer uma prova. Com o Beduka Bolsas você consegue uma bolsa de estudos de 65% para começar o curso dos seus sonhos.

O que é substantivo?

Substantivo é uma classe de palavra que tem a função de dar nome às coisas, sejam elas materiais, sensoriais ou relacionadas às emoções. Sem os substantivos, não teríamos palavras para nos referir ao que está à nossa volta.

Ele é uma das dez Classes de Palavras que fazem parte dos estudos morfológicos. As classes têm a função de classificar as palavras de acordo com a função que exercem. 

Os substantivos dão nome a objetos, pessoas, animais, sentimentos, sensações e locais. Eles são classificados em vários tipos. Neste artigo você vai aprender sobre o que são substantivos abstratos.

Para entender o que é classe de palavras e o que são substantivos abstratos, basta acessar artigos gratuitos e exclusivos que disponibilizamos para você:

O que são substantivos abstratos?

São aqueles que dão nome ao que não pode ser tocado e muitas vezes nem ser visto. Eles são o completo oposto dos substantivos concretos, que como o próprio nome já diz nomeiam tudo que é palpável (possível de tocar). 

Agora, pense comigo! Se esse tipo de substantivo serve para se referir a coisas abstratas (não físicas), então o que eles nomeariam? Sentimentos, emoções e sensações!

O amor, o ódio, a raiva… Todas essas palavras são substantivos abstratos e só existem a partir da existência de algo (de um indivíduo). Logo, ele nasce internamente e ganha forma através do nome.

Mas fique ligado! Eles também podem fazer referência a atividades ou esportes. É o caso da palavra “pesca”. Não trata-se de um sentimento, mas também não pode ser tocada, afinal, é uma atividade.

É o ato de tirar peixes do mar com determinada técnica. Mas pense comigo. Você pode tocar? Não! Apenas imaginar o contexto ao qual a palavra está inserida.

Para que serve um substantivo abstrato?

Principalmente, para que a gente consiga falar sobre o que estamos sentido. Como falaríamos sobre o amor se essa palavra não existisse? Complicado!

Mas esses nomes surgiram antes mesmo do questionamento sobre o que são substantivos abstratos, pois essa nomenclatura foi criada com o intuito de estudar a função e existência desses tipos de vocábulos. 

Lista de substantivos abstratos

Você já sabe o que são substantivos abstratos, mas ter uma lista facilita 100% a sua vida na hora de identificá-los. Confira abaixo:

1 – Substantivos abstratos relacionados a sentimentos

  • Raiva
  • Amor
  • Paixão
  • Ódio
  • Alegria
  • Tristeza
  • Desespero
  • Empatia

2 – Substantivos abstratos relacionados a reações ou sensações

  • Nojo
  • Frio
  • Dor
  • Fome
  • Calor
  • Empolgação
  • Susto

3 – Substantivos abstratos relacionados a conceitos

  • Inteligência
  • Beleza
  • Feiura
  • Fartura
  • Bem
  • Mal
  • Elegância

Seres imaginários ou que não tem presença física são substantivos abstratos?

Não! Duendes, fadas, anjos, demônios, apesar de não poderem ser vistos ou tocados, tem existência totalmente própria, desvinculada a um indivíduo. 

Ah! Mas depende da crença. Sim e não. Você pode não acreditar que um demônio seja real e ainda sim ele ser, nem que seja para outra pessoa.

Uma dica é: pergunte-se sempre se ele nasce dentro ou através de um ser. Caso a resposta seja não, então não temos um substantivo abstrato.

Exercícios sobre substantivos abstratos

Aprender o que são substantivos abstratos não é tão complicado, o problema é mais na hora de partir pros exercícios. Por isso, separamos duas questões, com gabarito comentado, para que você veja como esse assunto costuma ser cobrado. 

Questão 1- (Consesp) 

A palavra livro é um substantivo:

a) próprio, concreto, primitivo e simples.

b) comum, abstrato, derivado e composto.

c) comum, abstrato, primitivo e simples.

d) comum, concreto, primitivo e simples.

Questão 2- (FIP)

As palavras TIETÊ e PESCA são, respectivamente, substantivos:

a) próprio e concreto.

b) comum e próprio.

c) concreto e próprio.

d) comum e abstrato.

e) próprio e abstrato.

Gabarito Comentado

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: d) comum, concreto, primitivo e simples.

Livro não é um substantivo abstrato, mas ele te ajuda a entender o que é um, justamente por ser o completo oposto. Trata-se de um objeto no qual podemos tocar, ou seja, é concreto. Já substantivos abstratos não são objetos e não podem ser tocados.

Eles são internos e tem a ver com sentimentos, emoções e até mesmo jeito de ser, como humildade (um modo de levar e encarar a vida).

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) próprio e abstrato.

Tietê é um substantivo próprio, pois ele dá nome a um lugar. Já “pesca” é uma palavra que se refere ao ato de pescar, a técnica usada por pescadores para retirar peixes do mar. Você consegue tocar uma pesca? Trata-se de um objeto? Não! 

Até é algo que podemos ver, mas somente enquanto o momento dura, não é permanente e você entende o conceito através da produção de uma cena mental (imaginando homens pescando). Logo, temos um substantivo abstrato.

Você conseguiu entender direitinho o que são substantivos abstratos? Com exercícios comentados fica bem mais fácil, né?

O Beduka trabalha incansavelmente para te trazer os melhores conteúdos. O mais importante: de uma forma super fácil de entender.

Mas não é só isso não, viu? Através do Beduka Bolsas, trouxemos uma oportunidade imperdível para você:

Consiga uma bolsa de estudos de 65% no curso dos seus sonhos!

Basta acessar, pesquisar pelo curso e faculdade. Pronto! Já pode começar a estudar. Importante: não há provas que você precise fazer para adquirir sua bolsa.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre o que são substantivos abstratos. Muito sucesso nessa sua jornada. 

Se o seu objetivo é entrar na faculdade de forma fácil e sem burocracia, é só continuar acompanhando. 

O Beduka está aqui para te ajudar!

Categorias: Português
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.