X

O que são vocativos? Aprenda a identificá-los nas frases e resolva exercícios com gabarito

O que são vocativos?

Vocativo é parte da frase que tem o objetivo de chamar algo ou alguém. É muito semelhante à oralidade, ou seja, aquele momento no qual gritamos o nome de uma pessoa.

Devemos sempre usar vírgulas para marcar a presença de um vocativo. Se ele estiver no início ou final de uma frase, usa-se uma. Se estiver no meio, deve ser separado por duas. 

Neste artigo, além de descobrir o que são vocativos, você vai aprender a identificá-los em uma oração. No final, resolva os exercícios e depois confira o gabarito comentado.

Este artigo vai te ajudar a aprender definitivamente o que são vocativos. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que são vocativos?
  2. Exemplos de vocativos
  3. Qual diferença entre aposto e vocativo?
  4. É obrigado usar vírgula para separar o vocativo?
  5. Exercícios sobre vocativo (com gabarito comentado)
  6. O Beduka te conecta faculdade (bolsas de até 65%)

Quer entrar na faculdade e não sabe como? Com o Beduka Bolsas você ganha uma bolsa de 65% para entrar no curso dos seus sonhos. Não tem provas e nem exigências. O início é imediatamente no semestre seguinte!

O que são vocativos?

É a parte da oração que invoca, chama ou interpela algo ou alguém. Para que você entenda de uma forma super fácil, basta pensar em como tudo isso funciona na oralidade (quando falamos).

Digamos que você foi tomar banho e esqueceu a toalha. Quem chamamos nesses momentos? A mãe, a avó, o pai, enfim, alguém que esteja na casa com você. 

Tenho certeza que essa cena, que já deve ter te ocorrido centenas de vezes, veio instantaneamente a sua mente. Agora, veja a sua fala na forma escrita:

  • Mãe, eu esqueci a toalha!

Certo! Seria mais um “Manhêeee, pega a minha toalha”. Brincadeiras à parte, percebeu como a palavra “mãe” representa um chamamento e ficou separada por uma vírgula? 

Trata-se de um típico exemplo de vocativo. Logo, os vocativos representam uma conversa direta e são termos totalmente independentes. Fazem sentido mesmo que sejam separados da oração.

Exemplos de vocativos

Nada melhor para entender o que são vocativos do que observar como eles aparecem na escrita. Por isso, separamos alguns exemplos para você. Confira:

  • Bom dia, João.
  • Chega de bagunça, Clara, faça logo o seu exercício.
  • Meu Deus, o que eu faço?
  • Oh céus, amanhã será um longo dia.
  • Já não sei mais o que fazer, meu amigo.
  • Estamos, meu bem, por um triz. (trecho da música Pro Dia Nascer Feliz, Cazuza)

Observe que os vocativos podem surgir tanto no início quanto no meio e no final de uma oração. 

O que são vocativos X O que é aposto

É mais fácil começar falando sobre a única semelhança: ambos são separados por vírgulas. Por isso, são termos frequentemente ensinados juntos.

De resto, não há semelhança alguma e nem como confundí-los. O vocativo tem a função de chamar ou invocar, ele independe da oração. Por exemplo, na expressão “Meu Deus”, temos uma invocação que faz total sentido.

Seria mais interessante completar a frase? Sim! Mas não representa uma obrigatoriedade, porque ao chamarmos ou invocarmos não estamos nos referindo a nenhum outro termo da oração.

Justamente o que não acontece em relação ao aposto, que existe para especificar de alguma forma um outro termo, geralmente um sujeito

Então, por que muita gente confunde o que é aposto com o que são vocativos?

Porque pode acontecer de um nome ser usado para especificar algum termo da oração. Exemplo:

  • O aluno, Eduardo, disse que não havia estudado para a prova.

Tente colocar a oração acima em um modo oral (falando). Em algum momento o Eduardo está sendo chamado? Não! Apenas estão falando sobre ele, como aluno. 

O nome “Eduardo” foi usado para especificar; dizer quem é o estudante que não estudou para a prova.

Para entender melhor sobre o que são vocativos e os tipos de aposto, você pode acessar o artigo abaixo. Ele te ajuda a identificar esses casos que costumam ser um pouquinho mais confusos.

É obrigado usar vírgula para separar vocativo?

Sim! Sempre que houver um aposto, haverá uma vírgula. Isso evita que uma oração seja mal compreendida. Observe:

  • Eu preciso casar meu irmão.
  • Eu preciso casar, meu irmão.

Nos exemplos, temos duas orações com sentidos totalmente diferentes. Na primeira, não temos um aposto e alguém precisa arrumar um casamento para o irmão.

Na segunda, temos um vocativo. Logo, a pessoa está dizendo que precisa casar e “meu irmão” é um chamamento (refere-se diretamente a pessoa com quem o sujeito fala).

Mas fique ligado! Se o vocativo aparecer no meio da oração, haverá duas vírgulas e não apenas uma. Isso porque o vocativo sempre deverá ser isolado por elas. Exemplo:

  • Volte aqui, João, ainda não terminei nossa conversa.

Quer aprender ainda mais sobre o que são vocativos e sobre outros termos da oração? Confira os artigos abaixo:

Exercícios sobre vocativos (com gabarito comentado)

Questão 1 – (FAAP-SP

A expressão em destaque em “… podes partir de novo, Ó nômade formosa!” exerce a função sintática de:

a) vocativo

b) aposto

c) sujeito

d) predicativo

e) objeto direto

Questão 2 – (Faculdade Tibiriçá-SP) 

Na oração “José de Alencar, romancista brasileiro, nasceu no Ceará“, o termo destacado exerce a função sintática de:

a) aposto

b) vocativo

c) predicativo do objeto

d) complemento nominal

e) n.d.a

Questão 3- (UFPB)

A propósito do trecho que segue, aponte a classificação correta referente ao termo em destaque:

“Minha bela Marília, tudo passa,

A sorte deste mundo é mal segura

Se vem depois dos males a ventura

Vem depois dos prazeres a desgraça”.

Tomás Antônio Gonzaga.

a ) vocativo

b) sujeito

c) aposto

d) adjunto adnominal

O que achou dos exercícios sobre o que são vocativos? Conta para a gente nos comentários. Mas ainda não acabou!! Fizemos um gabarito comentado para que você tire todas suas dúvidas. Confira!

Gabarito comentado

Exercício resolvido da questão 1 – a) vocativo

“Ó nômade formosa” não se refere a nenhum outro termo da oração e teria sentido completo caso fosse separado dela.

Temos um chamamento, ou seja, quem escreve a mensagem está falando diretamente com a pessoa que nesse caso está sendo chamada de nômade formosa. 

Exercício resolvido da questão 2 – a) aposto

“Romancista brasileiro” está entre vírgula e se refere a outro termo da oração, no caso, ao sujeito José de Alencar. Portanto, temos um aposto.

Exercício resolvido da questão 3 – a) vocativo

No verso“Minha bela Marília, tudo passa”, temos um vocativo. Já que o poeta direciona a fala a uma pessoa específica, citando, inclusive, o nome da mesma “Marília”. 

Vale lembrar que nem sempre o vocativo será composto só pelo nome. Logo, também pode ser que o nome seja acompanhado de palavras como “minha querida”, “querido”, “prezado” e assim por diante.

Quer entrar na faculdade ainda esse ano?

O que são vocativos é um assunto que serve até para o nosso dia a dia, já que chamamos as pessoas para conversas online o tempo todo.

Na faculdade, também será muito útil. Caso você ainda não esteja em uma, sabia que pode entrar sem fazer uma prova e sem ter que se enquadrar em uma série de exigências?

O Beduka Bolsas te dá uma bolsa de 65% para você começar o curso dos seus sonhos.

O início é imediatamente no semestre seguinte!!

Obrigada por ter lido nosso artigo até o final. Continuaremos aqui, criando conteúdos exclusivos e te ajudando a realizar o sonho de se tornar um universitário.

Categorias: Português
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.