Português

O que são apostos e vocativos? Descubra como usá-los da maneira correta

o que são apostos e vocativoso que são apostos e vocativos
Sala do Saber - melhor cursinho online

Aposto é um termo da oração que dá detalhes sobre algo ou alguém; ele fornece informações a mais. Geralmente, aparece logo após ao sujeito e fala sobre ele.  Também é separado por vírgulas.

Já o vocativo é um chamamento, ou seja, é um termo da oração que tem o intuito de chamar alguém, assim como na oralidade: João, preciso de uma borracha. O vocativo sempre deve ser separado por vírgula.

Neste artigo, você vai aprender todos os detalhes sobre o que são apostos e vocativos, conhecer os tipos de apostos e ver muitos exemplos. No final do texto, também há exercícios e um gabarito comentado! 

Este artigo vai te ajudar a aprender definitivamente o que são apostos e vocativos. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é aposto?
  2. Quais são os tipos de aposto?
  3. O que é vocativo?
  4. Qual a diferença entre aposto e vocativo?
  5. Exercícios sobre aposto e vocativo (com gabarito comentado)

Entender o que são apostos e vocativos vai te ajudar muito na hora de fazer um vestibular, mas sabia que dá para entrar na universidade sem fazer uma prova? O Beduka Bolsas está oferecendo bolsas de até 65% de desconto em excelentes faculdades do país.

O que é aposto?

Aposto é um termo que tem o intuito de detalhar algo, dar uma informação a mais. Geralmente ele aparece após substantivos que exercem a função de sujeito. No entanto, também podem surgir após pronomes e até mesmo após orações inteiras. 

O aposto sempre será dependente de outro termo da oração, já que ele é justamente usado para falar sobre um termo pré-existente. 

Vale lembrar que retirar o aposto, na maioria das vezes, não muda o sentido da frase, nem a deixa incompreensível. Isso é uma ótima dica para identificá-lo. Mas há exceções, você vai conhecê-las mais a frente. 

Entender o que são apostos e vocativos é importante, mas também é preciso saber os tipos de aposto. No próximo tópico, descubra quais são eles. 

Quais são os tipos de aposto?

Explicativo, enumerativo, resumidor, comparativo, circunstancial, especificação. Para definir o tipo, você precisa apenas entender de que forma o detalhe a mais foi dado. 

Veja como funciona cada um deles.

1 – Aposto explicativo: 

Ele pode tanto explicar quanto especificar um termo. Exemplo:

  • Bolsonaro, presidente do Brasil, falou ontem com a imprensa.

Observe que “presidente do Brasil” especifica o substantivo “Bolsonaro” que também exerce a função de sujeito. 

2 – Aposto enumerativo:

Ele tem a função de enumerar elementos referentes a um termo da oração. Exemplo:

  • O lema da campanha é este: Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.

Talvez esse seja um tipo de aposto que requer mais atenção. Preste atenção, pois é agora que você realmente começará a entender o que são apostos e vocativos. 

Mas calma. Isso não quer dizer que seja super difícil. Repare que “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” são duas expressões diferentes separadas por vírgula, logo, há uma enumeração. 

Essa expressão enumerativa  refere-se ao termo “este”. Nesse caso, temos um aposto essencial, isto é, sem ele a oração ficaria incompreensível.

Para ir além do que são apostos e vocativos, você pode acessar outros artigos exclusivos que te ajudam a entender esses e outros termos da oração:

3 – Aposto Resumidor

O aposto resumidor é aquele que consegue se referir a vários termos utilizando apenas uma palavra, como: tudo, todos, ninguém, nada etc. Exemplo:

  • Viagens, comidas, surpresas, nada satisfazia o anseio que ele sentia.

Mais um caso de aposto um pouco diferente, então fique atento. Entender de verdade o que são apostos e vocativos passa por compreender algumas exceções nas regras.

Esse tipo de posto não é separado por duas vírgulas, apenas por uma, mas resume os termos da oração. No exemplo, o aposto resumidor representado pela palavra “nada” refere-se ao sujeito composto “viagens, comidas, surpresas”. 

4 – Aposto Comparativo

O aposto comparativo tem a função de fazer uma comparação subentendida, ou seja, não usa “tanto…quanto”, “mais… do que”, etc. É uma comparação mais poética mesmo. Veja como é fácil de perceber:

  • Lágrimas, mares incompreendidos, evaporam-se com o tempo.

No exemplo, o sujeito “lágrimas” está sendo comparado a “mares incomprendidos” (o aposto), uma referência ao sal presente em ambos, e ao fato de que muitas vezes não podem ser mensurados ou explicados. Temos, assim, uma comparação implícita e poética: um aposto comparativo.

Aprender essas sutilezas torna o seu aprendizado sobre o que são apostos e vocativos mais profundo. Esperamos que esteja gostando.

5 – Aposto circunstancial

O aposto circunstancial, como o próprio nome já nos diz, indica uma circunstância em que algo existe ou tempo em que algo ocorreu. Exemplo:

  • José, quando criança traquina, colocou tachinhas na cadeira do seu colega de classe.

No exemplo, a ação de José foi praticada na seguinte circunstância: quando era uma criança traquina. 

6 – Aposto de especificação

Especifica um termo abrangente. Exemplo: 

  • O aluno, João, tirou zero na prova.

Aluno é um termo genérico que não nos diz muita coisa. Qual seria o aluno? Logo, João é um aposto que especifica o sujeito.

Ela está mais ligada ao racional e possui critérios bem específicos na hora de ser produzida: é a famosa dissertação argumentativa.

O que é vocativo?

Bom, dentre o que são apostos e vocativos, você já sabe o que é aposto, mas e os vocativos?

Vocativo é um termo que exerce a função de chamar por algo ou por alguém. É bem fácil de ser identificado já que se assemelha a oralidade. Também pode caracterizar um apelo. Exemplos:

  • João, vote com consciência.
  • Meu Deus, ajude-me.
  • Oh céus, por que isso está acontecendo?

Percebeu como se assemelha a oralidade? A diferença é que na escrita você vai marcar esse chamado ou apelo sempre com uma vírgula. 

Qual a diferença entre aposto e vocativo?

O aposto existe na oração em caráter de dependência, ou seja, ele estabelece relação com outros termos da oração e depende deles para que exista. É um termo que precisa de outro para que faça sentido. 

Já o vocativo não estabelece nenhuma relação e poderia muito bem surgir sozinho. Assim como não faria diferença caso fosse retirado. 

Exercícios sobre aposto e vocativo

Agora que você já sabe o que são apostos e vocativos, é importante testar o conhecimento e ver como o assunto costuma cair nos vestibulares. Tente resolver as questões, em seguida, verifique o gabarito comentado.

Questão 1- (UFPB)

A propósito do trecho que segue, aponte a classificação correta referente ao termo em destaque:

“Minha bela Marília, tudo passa,

A sorte deste mundo é mal segura

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Se vem depois dos males a ventura

Vem depois dos prazeres a desgraça”.

Tomás Antônio Gonzaga.

a ) vocativo

b) sujeito

c) aposto

d) adjunto adnominal

Questão 2- (UNESP)

 “Três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição da família, célula da sociedade.” O trecho destacado é:

a) complemento nominal

b) vocativo

c) agente da passiva

d) objeto direto

e) aposto

Gabarito comentado

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: a ) vocativo

No verso“Minha bela Marília, tudo passa”, temos um vocativo. Já que o poeta direciona a fala a uma pessoa específica, citando, inclusive, o nome da mesma “Marília”. 

Vale lembrar que nem sempre o vocativo será composto só pelo nome. Logo, também pode o nome pode ser acompanhado de palavras como “minha querida”, “ querido”, “prezado” e assim por diante.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) aposto

Em  “Três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição da família, célula da sociedade.”, temos um aposto explicativo. Pois, “célula da sociedade” específica e explica a instituição da família. Isto é, a instituição é a célula da sociedade.

O que são apostos e vocativos, como você viu nos exercícios, é um assunto bastante cobrado no vestibular. Também será muito útil na hora de produzir um texto.

Por falar em provas de vestibular, você já faz parte de uma universidade? Caso não faça, tenho uma ótima notícia para você!!!

O Beduka Bolsas está oferecendo bolsas de até 65% de desconto em importantes faculdades do país.

Para participar, não é preciso se enquadrar em nenhum critério, além de o início ser imediato. 

Não perca mais tempo! O Beduka te deseja muita sucesso nessa nova jornada. 

Obrigado por ler o nosso artigo sobre o que são apostos e vocativos até o final!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.