X

O que é Radioatividade? Aprenda quais são seus tipos e suas leis!

O que é Radioatividade?

A Radioatividade diz respeito ao fenômeno em que um átomo instável começa a liberar partículas e ondas eletromagnéticas (radiação) para adquirir a estabilidade. Neste resumo sobre o que é radioatividade vamos te mostrar um panorama completo sobre o tema: definição, tipos e leis. Confira agora!

Preparamos este resumo completo para você entender o que é radioatividade. Vá direto ao conteúdo que deseja clicando em um dos tópicos abaixo:

Estudando Química para o Enem? Pratique com as questões do Simulado Enem do Beduka! Ele é totalmente gratuito e personalizável.

O que é Radioatividade?

A radioatividade pode ser definida como o fenômeno em que o núcleo de um átomo em estado de instabilidade emite partículas e ondas (radiação) para ficar estável. Não são todos os átomos que possuem a capacidade de emitir radiação.

Os átomos que emitem radiação o fazem independentemente de seu estado físico, temperatura, pressão, entre outros fatores. Os elementos radioativos mais conhecidos são:

  • Urânio-238;
  • Urânio-235;
  • Césio-137;
  • Cobalto-60;
  • Tório-232;
  • entre outros.

Quando a radiação entra em contato com os seres vivos pode causar diversos efeitos negativos e trazer doenças, como o câncer nos seres humanos. As radioatividades podem ser de origem:

  • Natural e espontânea: São encontrados na natureza;
  • Radioatividade artificial: São originados de uma transformação nuclear, por meio da junção de átomos ou da divisão nuclear (normalmente está presente em usinas nucleares e bombas atômicas).

Quais são os Tipos de Radioatividade?

Como dissemos acima, a radioatividade consiste na liberação de partículas e ondas por parte do núcleo de átomos instáveis. Essas partículas e ondas podem ser de três tipos. Por isso, dizemos que existem três tipos de radioatividade:

  1. Radioatividade alfa;
  2. Radioatividade beta;
  3. Radioatividade gama.

O tipo de radiação determina a capacidade de penetração da partícula radioativa na matéria, que são, respectivamente, baixa, média e alta.

1. Radioatividade alfa (α)

Nesse caso, há a liberação de partículas alfa. Essas partículas são pesadas e possuem carga positiva +2, ou seja, possuem dois elétrons a menos. As partículas alfa possuem massa igual a 4, pois têm 2 prótons e 2 nêutrons. Elas também possuem baixa capacidade de penetração na matéria. Por esse motivo, a radioatividade alfa pode ser impedida por uma simples folha de papel.

2. Radioatividade beta (β)

Nesse caso, há a liberação de partículas beta. Essas partículas são leves, possuem carga neutra e sua massa é desprezível. As partículas beta são originadas de nêutrons instáveis e possuem uma capacidade de penetração na matéria maior que a radioatividade alfa. No entanto, apesar da radiação beta passar por uma folha de papel, ela não consegue penetrar uma placa de metal.

3. Radioatividade gama (δ)

Na radiação gama há a liberação de ondas eletromagnéticas que possuem frequências altíssimas e que não têm massa e carga. A capacidade de penetração na matéria é superior a todas as demais radioatividades, podendo passar tranquilamente por placas de metal.

Quais são as Leis da Radioatividade?

1ª Lei: Lei de Soddy

A Lei de Soddy diz respeito à emissão da partícula alfa (α) de um átomo. Quando isso acontece, o número atômico é diminuído em 2 unidades e a massa em 4. A fórmula da Lei de Soddy é:

2ª Lei: Lei de Soddy, Fajans e Russel

Diz respeito à emissão da partícula beta (β) de um átomo. Quando isso acontece, o número atômico é aumentado em 1 unidade e a massa continua a mesma.

Esperamos ter respondido sua dúvida sobre o que é ligação covalente com este resumo.

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. A seguir temos uma oportunidade incrível para você!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar na faculdade sem fazer o Enem? Sim! E o melhor, você pode realizar seu sonho e ainda economizar dinheiro.

Conheça o Beduka Bolsas, o programa do Beduka onde você pode encontrar bolsas de estudo com até 65% da mensalidade!

Faça a faculdade dos seus sonhos, escolhendo entre mais de 90 opções de cursos em nossas universidades parceiras. Temos Direito, Enfermagem, Psicologia e muito mais!

Siga também o Beduka nas redes sociais! Em nosso Instagram você encontra todos os conteúdos que podem cair no Enem e no Pinterest os melhores resumos sobre todas as matérias cobradas no vestibular. É tudo gratuito e pensado em te ajudar a entrar na faculdade!

Obrigada por ler até o final.

Categorias: Química
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.