X

O que é um texto expositivo-argumentativo? Aprenda a produzir e identificar um

o que é um texto expositivo argumentativo

Texto expositivo argumentativo é aquele que dá prioridade à transmissão de informações. Ele difere da dissertação argumentativa por não ter o objetivo de convencer ninguém. A prioridade é informar. 

A argumentação nesse caso tem mais uma função explicativa e de concordância com os fatos e estatísticas do que de uma posição que de alguma forma pode gerar um conflito entre ideias opostas. 

Aqui, você vai aprender não só o que é um texto expositivo argumentativo, mas também a produzir e identificar um. Além disso, você vai perceber que a diferença entre uma exposição argumentativa e uma dissertação argumentativa é bem grande. 

Este artigo vai te ajudar a aprender definitivamente o que é um texto expositivo. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é um texto expositivo?
  2. Qual diferença entre texto expositivo e um texto dissertativo-argumentativo?
  3. 5 características fundamentais de um texto expositivo
  4. Quais os elementos de um texto expositivo?
  5. 2 exemplos de texto expositivo.

Aprender o que é um texto expositivo é importante, mas sabia que é possível entrar na faculdade sem precisar escrever ou fazer provas? Basta acessar o Beduka Bolsas. Ele oferece bolsas de até 65%, e você começa a estudar imediatamente. 

O que é um texto expositivo?

É aquele que tem o intuito de expor(dar) informações. Justamente, por isso, é chamado de expositivo.

Uma das formas mais fáceis de entender o que é um texto expositivo, é pensando em como funciona um seminário. Imagine que a apresentação esteja em forma de texto, o que será inserido nele?

Informações sobre o assunto, de uma forma até bem didática: mencionando conceitos, citando autores, dando dados estatísticos (quando houver) e explicando.

Explicando com o intuito de levar ao entendimento, e não de convencer. Textos expositivos não precisam utilizar a persuasão.

Geralmente, eles apresentam algo que já é comprovado ou que é fato, como notícias de jornais.

Qual diferença entre texto expositivo e um texto dissertativo-argumentativo?

A principal diferença é a intenção. Enquanto o texto argumentativo tem o objetivo de defender uma ideia e convencer o leitor em relação ela, o texto expositivo tem o intuito de dar uma informação e fazer com que a mesma seja entendida.

Outra coisa que define o que é um texto expositivo é que quem escreve um texto expositivo, não precisa assumir uma posição em relação a determinado assunto. Trata-se de um texto neutro, objetivo e que apresenta uma quantidade significativa de referenciais teóricos (autores, livros, dados estatísticos, etc).

5 características fundamentais de um texto expositivo

Para entender o que é um texto expositivo também é preciso saber que ele é um tipo textual, ou seja, é o modo como uma produção textual se apresenta.

Por ser um tipo textual, possui uma estrutura fixa, não se altera com o tempo e nem sofre influência das interações sociais. Sabendo disso, tenha em mente que as características dele não mudam. Veja a seguir quais são:

1 – Linguagem Denotativa: é a que utiliza o sentido literal, ou seja, é uma linguagem objetiva, real e direta. Não apresenta metáfora ou outras figuras de linguagem. 

2 – Linguagem didática: é a utilizada em contextos nos quais é preciso ensinar algo.

Não é à toa que textos acadêmicos e escolares, por exemplo, são ao mesmo tempo didáticos e expositivos.

3 – Objetividade: trata-se da necessidade de o texto ser claro, simples e direto.

O autor de um texto expositivo não gasta tempo argumentando, tentando convencer o leitor daquilo que está sendo dito e nem apresentando opiniões pessoais.

4 – Apresentação de referências: é a utilização de fundamentação teórica (autores, obras, fatos históricos), dados estatísticos e acontecimentos reais.

5 – Vocabulário diferenciado: o texto expositivo possui um vocabulário bastante específico. A escolha desse vocabulário vai depender do contexto para o qual o texto será escrito. 

Se for uma exposição de informações médicas, por exemplo, serão usadas palavras que só quem é do meio entenderia.

Quais os elementos de um texto expositivo?

Saber o que é um texto expositivo passa por entender os seus elementos. No caso desse tipo textual, os elementos são: emissor, receptor e relação. Mas em textos expositivos pensar nesses elementos é ainda mais essencial.

Isso porque eles são escritos para contextos específicos e estão relacionados a grupos restritos, com algumas exceções que trataremos depois. Artigos científicos são um bom exemplo disso.

Pense que você escreverá um, ou seja, que você é o emissor. Não bastará pegar um monte de dados teóricos se você não conhecer o seu receptor. Quer saber o que é um texto expositivo? Então verifique se o texto responde às seguintes perguntas:

Para qual universidade esse artigo será escrito? Para qual banca será apresentado? Qual o vocabulário deverá ser usado? O que eles esperam em relação ao seu referencial teórico (autores, livros e conceitos)?

Todas essas questões deverão ser respondidas para que gere o terceiro elemento: a relação. Ou seja, a conexão entre aquilo que foi exposto (informado e explicado) pelo emissor e aquilo que foi recebido e entendido pelo receptor.

Lembra que falamos que nem todo texto expositivo apresenta um público restrito? Então, notícias de jornal possuem um alcance que rompe essas barreiras.

Todo mundo consome notícia e elas apresentam um caráter exclusivamente expositivo: relatam fielmente acontecimentos, isto é, trabalham com fatos.

2 exemplos de texto expositivo

Através dos exemplos abaixo, observe como um texto expositivo se apresenta: de forma objetiva e apresentando fatos.

1- Texto expositivo em notícia de jornal

“Um encanador não pôde acreditar no que via quando fez um buraco no piso de uma casa em Edimburgo, na Escócia, e encontrou uma garrafa contendo uma mensagem de 135 anos.

Peter Allan, de 50 anos, descobriu a cápsula do século 19 quando abriu o chão no local exato onde a garrafa de uísque havia sido deixada.

Ele então correu escada abaixo para contar à dona da casa.

Eilidh Stimpson teve que quebrar a garrafa para ler o bilhete — e diz que seus dois filhos ficaram muito animados com a descoberta.

Allan disse à BBC Escócia que não conseguia acreditar em sua sorte ao cortar o chão exatamente acima da garrafa

“A sala tem 10 pés por 15 pés [cerca de 3 por 4,5 metros] e eu cortei exatamente ao redor da garrafa sem saber que ela estava lá. Não consigo acreditar”, diz ele.”

Texto retirado do portal do G1. Acesso em: Mensagem numa garrafa encontrada após 135 anos.

Fica claro, no exemplo acima, que há uma exposição de algo que aconteceu. E que, em momento algum, o redator emitiu opiniões ou bases argumentativas. 

2 – Texto expositivo em entrevista

O trecho abaixo foi retirado de uma entrevista concedida pela autora Clarice Lispector ao Programa Panorama, da TV Cultura. Observe a estrutura:

Pergunta: Clarice Lispector, de onde veio esse Lispector?

Resposta: É um nome latino, não é? Eu perguntei a meu pai desde quando havia Lispector na Ucrânia. Ele disse que há gerações e gerações anteriores. Eu suponho que o nome foi rolando, rolando, rolando, perdendo algumas sílabas e foi formando outra coisa que parece “Lis” e “peito”, em latim. É um nome que quando escrevi meu primeiro livro, Sérgio Milliet (eu era completamente desconhecida, é claro) diz assim: “Essa escritora de nome desagradável, certamente um pseudônimo…”. Não era, era meu nome mesmo.

Pergunta: Você chegou a conhecer o Sérgio Milliet pessoalmente?

Resposta: Nunca. Porque eu publiquei o meu livro e fui embora do Brasil, porque eu me casei com um diplomata brasileiro, de modo que não conheci as pessoas que escreveram sobre mim.”

Sim! Entrevistas escritas também utilizam o tipo textual expositivo. Simplificando, apenas é exposto aquilo que foi respondido e perguntado. 

Ficamos felizes em ter te ajudado a entender o que é um texto expositivo. Esse assunto será muito útil inclusive quando você já estiver na universidade.

E, por falar em universidade, você fez algum vestibular? Prestou o Enem? Não?

Sem problemas! Não é preciso nada disso para começar seus estudos e realizar seu sonho de chegar ao nível superior.

O Beduka Bolsas pode te ajudar. Ele oferece bolsas de até 65% em importantes faculdades do país. 

O melhor de tudo é que o início é que início é imediato. 

No mais, desejamos a você toda sorte do mundo nesta nova jornada universitária.

Categorias: Redação
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.