Os institutos federais são escolas de excelência, que estão entre as melhores do Brasil. Elas possuem professores com dedicação exclusiva, boa estrutura e os desempenhos mais altos em avaliações externas.
Seu ensino une a educação básica na etapa do ensino médio e cursos técnicos, formando também profissionais para o mercado de trabalho. Além disso, há também cursos de graduação e pós-graduação, facilitando o acesso ao ensino superior.
Isso atrai muitos alunos, que desejam receber uma boa educação gratuita. Mas como entrar no Instituto Federal?
Continue lendo e descubra o que você precisará fazer para garantir uma vaga em algum instituto federal no Brasil.
O que são institutos federais?
Os institutos federais são instituições públicas de educação básica, superior e profissional, mantidas pelo governo federal. Elas compõem a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica.
Foram criados com o objetivo estratégico de ampliar a oferta do ensino técnico e tecnológico, abrangendo um currículo plural e uma estrutura multicampi.
Eles estão presentes em todas as unidades federativas do país e no Distrito Federal e são reconhecidos como instituições que conseguem unir a gratuidade e a qualidade no ensino público brasileiro.
Como entrar no instituto federal?
Os IFs atraem muitos estudantes, mas a oferta de vagas é limitada. Portanto, o acesso precisa acontecer por um processo seletivo.
Ensino Médio
O ensino médio dos institutos federais é integrado a algum curso técnico. O processo seletivo varia de instituição para instituição, mas em geral se dá através de vestibular com conteúdos do ensino fundamental.
A depender do instituto, a prova pode ser de todas as áreas do conhecimento (Linguagens, Humanas, Matemática e Ciências da Natureza) ou de apenas algumas delas (o Instituto Federal de São Paulo cobra apenas conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática). Eles podem ter redação ou não também.
Por isso, você precisa ficar atento ao edital do instituto federal no qual deseja entrar.
Ensino superior
Para o ensino superior, pode haver tanto vestibulares próprios quanto a utilização da nota do Enem ou do Sisu. Novamente, para saber como entrar no instituto federal pela graduação, será preciso ficar muito atento ao que diz o edital do processo seletivo.
Isso também serve para os cursos técnicos subsequentes, no qual ingressam alunos que já concluíram o ensino médio.
Os Institutos Federais têm sistema de cotas?
Sim, há cotas para quem deseja entrar no instituto federal. As vagas são divididas em:
- Ampla Concorrência: vagas para todos os inscritos, inclusive os que optaram pelas cotas.
- Lista 1: reserva de vagas para estudantes que fizeram todo o ensino fundamental II em escola pública, independente da renda familiar.
- Lista 2: reserva de vagas para estudantes que fizeram todo o ensino fundamental II em escola pública e possuem alguma deficiência, independente da renda familiar.
- Lista 3: reserva de vagas para estudantes quilombolas que cursaram o ensino fundamental II integralmente em escola pública.
- Lista 4: reserva de vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que cursaram o ensino fundamental II integralmente em escola pública.
- Lista 5: reserva de vagas para quem estudou o ensino fundamental II integralmente em escola pública, com renda bruta por pessoa que reside no mesmo domicílio menor ou igual a um salário mínimo, vigente aos três meses anteriores à data de inscrição.
- Lista 6: reserva de vagas para quem estudou em escola pública o fundamental II integralmente, possui deficiência e com renda bruta por pessoa que reside no mesmo domicílio menor ou igual a um salário mínimo.
- Lista 7: reserva de vagas para autodeclarados quilombolas, oriundos de escola pública, com renda bruta por pessoa que reside no mesmo domicílio menor ou igual a um salário mínimo.
- Lista 8: reserva de vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que cursaram o ensino fundamental II integralmente em escola pública, com renda inferior ou igual a um salário mínimo.
Quem pode entrar no instituto federal?
Para os cursos técnicos integrados com ensino médio, pode entrar o candidato que tiver o ensino fundamental completo e for aprovado no vestibular. O ingresso dos cursos técnicos subsequentes e de graduação é permitido a quem já terminou o ensino médio e for aprovado no processo seletivo.
Como é o ensino no instituto federal?
O ensino no Instituto Federal é público, gratuito e de qualidade, unindo teoria e prática. Os alunos têm formação técnica e acadêmica ao mesmo tempo, com acesso a laboratórios, projetos de pesquisa, atividades de extensão e preparação tanto para o mercado de trabalho quanto para o vestibular.
Gostou de saber como entrar no instituto federal? Veja também: