IDH é a sigla para Índice do Desenvolvimento Humano, uma medida que avalia o progresso de um país em três dimensões básicas: renda, educação e saúde. Sua principal função é avaliar a qualidade de vida de uma população.
O IDH foi criado em 1990 pelos economistas Mahbub ul Haq e Amartya Sen e é publicado todos os anos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Também é muito presente em questões de vestibulares e do Enem.
Continue lendo para testar seus conhecimentos com exercícios sobre IDH e se preparar para as provas deste ano. No final tem o gabarito para saber quantas acertou.
Resumo sobre IDH
O Índice de Desenvolvimento Humano é um indicador socioeconômico que avalia o progresso na qualidade de vida de uma população, seja de um país, seja de unidades menores, como as cidades e até mesmo bairros.
A base do IDH se compõe da renda, do nível educacional e da expectativa de vida dos habitantes da região analisada.
Ele serve como meio para analisar e comparar o desenvolvimento dos países, permitindo a criação de políticas públicas voltadas para o avanço em setores estratégicos.
Os valores do IDH variam de 0 a 1 e quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento populacional.
Para saber se um país apresenta baixo ou alto IDH, estabeleceu-se os seguintes intervalos:
- Baixo: 0 a 0,554.
- Médio: 0,555 a 0,699.
- Alto: 0,700 a 0,799.
- Muito alto: 0,800 a 1.
Atualmente, a Islândia apresenta o maior IDH do planeta, com 0,972, enquanto o último lugar é ocupado pelo Sudão do Sul, com 0,388.
O Brasil está entre os 50 países que possuem um IDH alto e está na posição 84 no ranking, com 0,786. Entre os municípios brasileiros, a liderança é de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, com 0,862. Já a lanterninha é Melgaço, no Pará, com 0,418.
Exercícios sobre IDH
Questão 01 – (Ufal) A partir da década de 90, ocorreram muitas mudanças no perfil demográfico do Brasil. Muitas afirmações usadas frequentemente em estudos da população brasileira já não correspondem à realidade. Éramos um país jovem. Estamos envelhecendo; o brasileiro vive mais e a taxa de fecundidade caiu. Desde 1970 não somos mais um Brasil rural. Melhoramos nossos indicadores sociais, porém as desigualdades tornam nosso povo mais pobre: a concentração de renda nas mãos de uma pequena parcela da população. O Brasil, atualmente, ocupa a 70ª posição no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), segundo o IBGE. Para definição desse índice, são utilizadas variáveis básicas, referentes ao modo como vive a população.
Com base no texto e em seus conhecimentos, quais as variáveis que fazem parte do IDH?
a) Educação, taxa de fecundidade e taxa de desemprego.
b) Renda per capita, expectativa de vida e educação.
c) Taxa de desemprego, taxa de exportação e expectativa de vida.
d) Taxa de exportação, consumo de energia e educação.
e) Expectativa de vida, renda per capita e taxa de exportação.
Questão 02 – (UCPEL) Desde 1993, a ONU (Organização das Nações Unidas) tem utilizado uma medida comparativa entre países que permite uma avaliação mais complexa das características de cada um. Trata-se do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano em seus relatórios.
O IDH de cada país é calculado com base nas seguintes variáveis:
a) saúde, educação e trabalho.
b) educação, produto interno bruto e taxa de mortalidade.
c) renda per capita, emprego e saúde.
d) longevidade, educação e renda.
e) expectativa de vida, educação e taxa de mortalidade infantil.
Questão 03 – (FGV 2014) Por meio das doze zonas francas, como a Zonamérica, o país ganhou competitividade em relação aos dois vizinhos da fronteira. As vantagens fiscais levaram multinacionais da Europa, dos EUA e da Ásia a colocarem nessas zonas francas seus pontos de escoamento para os demais países da região. Essas empresas encontraram nesse país uma alternativa às rígidas restrições à importação na Argentina e aos gargalos portuários no Brasil, mesmo sendo o mercado brasileiro o principal cliente para a maioria. Na Zonamérica só há empresas de serviços. O forte das atividades concentra-se nas áreas de logística, call centers, tecnologia da informação e serviços financeiros. Entre a longa lista de vantagens oferecidas pelo país, estão elevado IDH, segurança, democracia, mão de obra bilíngue e qualificada, baixas posições em problemas como corrupção e liberdade no uso de moedas diferentes.
(Valor Econômico, 23.08. 2014. Adaptado)
O texto refere-se
a) à Venezuela.
b) à Colômbia.
c) ao Peru.
d) ao Paraguai.
e) ao Uruguai.
- Uau! Você já fez metade dos exercícios sobre IDH. Continue o bom trabalho.
Questão 04 – (EsPCEx) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é usado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para avaliar o nível de bem-estar social de um país. Sobre o IDH, pode mos afirmar que
I – o cálculo desse índice é feito com base nos seguintes indicadores socioeconômicos: longevidade, nível de instrução e PIB per capita.
II – tal como o coeficiente de Gini, os valores do IDH variam entre 0 e 1, e quanto mais próximos a zero, mais elevado será o IDH, isto é, melhores serão as condições de vida de um país.
III – o Brasil possui um IDH que o classifica acima da média de muitos países em desenvolvimento, porém encontra-se ainda atrás de países como a Argentina e o Uruguai.
IV – os IDHs apresentados pelos estados do Maranhão e de Alagoas, no Nordeste brasileiro, estão entre os piores do mundo, inferiores aos de países africanos, como Zimbábue e Lesoto.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
a) I e III
b) II e IV
c) III e IV
d) I, II e III
e) I, II e IV
Questão 05 – (ADVISE 2009) Anualmente, a ONU divulga, em meados ou no fim de cada ano, a famosa lista do IDH. Sobre o IDH brasileiro, analise as assertivas a seguir:
I. No IDH, leva-se em consideração a expectativa de vida, o tempo de escolaridade e a renda corrigida pelo poder de compra.
II. O IDH do Brasil vem evoluindo lentamente, fazendo com que o país apresente um índice igual a 0,800, podendo-se considerá-lo elevado.
III. Em razão de seu crescimento econômico contínuo, pode-se afirmar que o IDH brasileiro já é homogêneo em todo o território nacional.
Estão corretas as assertivas:
a) I, II e III;
b) II e III;
c) I e III;
d) I e II;
e) Nenhuma.
Questão 06 – (Consulplan) Os indicadores do desenvolvimento econômico e social brasileiro e as desigualdades pessoais e espaciais de renda e de riqueza no Brasil são temas em constante debate na esfera política e econômica. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
a) O crescimento econômico de um país, indubitavelmente, melhora o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), pois o índice envolve variáveis na educação, na saúde e na renda de cada país.
b) No cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o indicador “educação” refere-se às notas médias alcançadas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por sua vez, na variável “saúde”, avalia-se basicamente a taxa de mortalidade dos cidadãos do país.
c) As históricas e perenes desigualdades nacionais, principalmente aquelas relacionadas à desigualdade racial e à desigualdade de renda, estão entre as causas que travam o desenvolvimento econômico e social do país e impedem a melhora do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nacional.
d) Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) avalia o bem-estar de uma população, ao comparar indicadores como renda e riqueza, alfabetização, educação, saúde, expectativa de vida e natalidade. Ele varia de 0 a 1 e é divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Quanto mais perto de 1, pior o índice.
- Parabéns! Você fez todas as questões sobre IDH. Agora confira quantas acertou:
Gabarito dos exercícios sobre IDH
Confira agora as respostas aos exercícios sobre IDH. Espero que você tenha ido muito bem!
Lembre-se que as atividades ajudam a memorizar o conteúdo e fazer boas avaliações. E no final existe uma pontuação para saber como está seu conhecimento!
Exercício resolvido da questão 1 –
Alternativa correta: letra b) Renda per capita, expectativa de vida e educação.
Exercício resolvido da questão 2 –
alternativa correta: letra d) longevidade, educação e renda.
Exercício resolvido da questão 3 –
Alternativa correta: letra e) ao Uruguai.
Exercício resolvido da questão 4 –
Alternativa correta: letra a) I e III
Exercício resolvido da questão 5 –
Alternativa correta: letra e) Nenhuma.
Exercícios resolvido da questão 6 –
Alternativa correta: letra c) As históricas e perenes desigualdades nacionais, principalmente aquelas relacionadas à desigualdade racial e à desigualdade de renda, estão entre as causas que travam o desenvolvimento econômico e social do país e impedem a melhora do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nacional.
Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!
Gostou da nossa seleção de exercícios sobre IDH? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo quantas você acertou!





