O crescimento vegetativo é a diferença entre a taxa de nascimentos e a taxa de mortalidade de uma localidade. Ao lado do índice migratório, é o fator que irá determinar o crescimento demográfico de um território.
A taxa de crescimento vegetativo será positiva quando o número de nascimentos for superior ao de mortes e negativo, quando o número de mortes for superior. Uma taxa acima de 4% é considerada alta, moderada quando estiver entre 1% e 2% e baixa quando for inferior a 1%.
Este é um assunto que as questões sobre demografia de vestibular geralmente exigem. Por isso, você precisa treinar bastante com exercícios sobre crescimento vegetativo. A seguir, você encontra uma lista com ótimas questões que vão te deixar afiado para as provas.
Exercícios sobre crescimento vegetativo
Questão 01 – (Famema 2018) Em 2018, pesquisadores chineses propuseram a criação de um imposto para famílias com menos de dois filhos, visando a
a) incrementar a população relativa diante da baixa taxa de fecundidade.
b) incentivar a natalidade diante do envelhecimento da população.
c) desencorajar a natalidade devido à alta taxa de fecundidade.
d) estimular o crescimento demográfico diante do bônus demográfico.
e) desestimular o crescimento vegetativo devido à baixa taxa de mortalidade.
Questão 02 – (Univesp 2019) De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos dias de hoje, a população brasileira está perto de atingir os 210 milhões de habitantes. Porém, apesar de seu crescimento contínuo, a população brasileira segue a tendência mundial de declínio da taxa de crescimento. O crescimento da população brasileira, nas duas últimas décadas, está ligado principalmente
a) ao grande fluxo migratório registrado nesse período, principalmente de refugiados armênios, africanos e centro-americanos.
b) ao aumento da taxa de mortalidade que, nesse período, superou a taxa de natalidade, aliado à redução da expectativa de vida.
c) à positividade da taxa de crescimento vegetativo, calculada pela diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, ocorrida nesse período.
d) ao aumento constante da taxa de fecundidade nesse período, que é a estimativa do número de filhos por mulher, em média, durante seu período reprodutivo.
e) à proibição, nesse período, do uso de métodos contraceptivos, aliada à repressão às clínicas clandestinas de aborto e ao incentivo ao aumento da taxa de natalidade.
Questão 03 – (UFRGS 2019) Leia o segmento abaixo.
Segundo o IBGE, a partir de 2039, haverá mais idosos que crianças no país, e, em 2060, um em cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos.
Fonte: IBGE. Acesso em: 05 set. 2018.
O aumento do percentual de pessoas com mais de 65 anos, no total da população brasileira projetada, está relacionado
a) à estagnação das taxas de migrações.
b) ao aumento da mortalidade infantil.
c) ao aumento das taxas de fecundidade.
d) à diminuição da expectativa de vida ao nascer.
e) à diminuição da natalidade.
Questão 04 – (IFBA) Sobre a dinâmica e o crescimento da população brasileira, é correto afirmar:
a) A população brasileira apresenta elevado número de pessoas em idade produtiva devido ao crescimento populacional ocorrer segundo uma progressão geométrica.
b) As melhorias de saneamento efetuadas nos territórios urbanos das regiões metropolitanas nos anos trinta, com o governo de Getúlio Vargas, contribuíram para reduzir as taxas de crescimento demográfico do Brasil.
c) A dinâmica atual da população brasileira reflete as condições do Brasil como país emergente, considerando seu potencial populacional e alteração no regime demográfico, com redução da base da pirâmide e aumento no número de adultos e idosos.
d) O crescimento vegetativo brasileiro caracteriza-se como explosão demográfica entre os jovens da periferia, uma vez que os índices de mortalidade da população masculina estão relacionados ao uso de drogas e à violência.
e) Devido à globalização, alguns países, entre eles o Brasil, têm se caracterizado por apresentar uma dinâmica demográfica fortemente influenciada pela conjuntura econômica internacional, ora se colocando como país de emigração, ora se colocando como país de imigração.
- Uau! Você já fez metade dos exercícios sobre crescimento vegetativo. Continue o bom trabalho.
Questão 05 – (Unicentro – 2019) O envelhecimento da população é um forte processo constatado em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Como consequência do aumento do número de idosos no país, ocorrem:
a) aumento da taxa de natalidade e redução da expectativa média de vida.
b) redução das taxas de natalidade e aumento da expectativa média de vida.
c) menor crescimento vegetativo e aumento da taxa de mortalidade.
d) menor expectativa de vida e redução das taxas de natalidade.
e) menor expectativa de vida e maior crescimento vegetativo.
Questão 06 – (Uneb – 2017) Mudanças no perfil demográfico ocorreram no período pós-Segunda Guerra Mundial, em todo o mundo, ocasionadas pelo aumento do crescimento vegetativo dos países. Considerando-se a informação e os conhecimentos sobre o crescimento demográfico mundial no período supracitado, é correto afirmar que as causas dessa mudança no comportamento vegetativo dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos são, respectivamente,
a) aumento da expectativa de vida / aumento da fecundidade.
b) redução da taxa de mortalidade / aumento da longevidade.
c) aumento da taxa da natalidade / redução da taxa de mortalidade infantil.
d) imigração / aumento da taxa de mortalidade.
e) rápido envelhecimento da população / imigração.
Questão 07 – (UEFS) Sobre estrutura da população mundial e brasileira, pode-se afirmar:
a) a velhice demográfica é uma característica dos países da África e da América Latina.
b) a pirâmide etária dos países subdesenvolvidos costuma apresentar uma base bem mais estreita e um ápice bem mais largo do que a dos países desenvolvidos.
c) o grau de instrução varia entre a população de vários países, todavia ele não interfere no crescimento demográfico nem na expectativa de vida da população.
d) a pirâmide etária resulta da interação de dois elementos básicos, que são o crescimento vegetativo e a expectativa média de vida.
e) a transição demográfica é uma característica dos países centrais, devido à implantação de políticas antinatalistas.
Questão 08 – (UEFS) Sobre a dinâmica do espaço populacional, pode-se afirmar:
a) as variáveis responsáveis pelo crescimento demográfico nos países subdesenvolvidos modificaram-se no início do século XIX, o que contribuiu para o declínio da natalidade.
b) o final desta década registra acentuado aumento da mortalidade entre os idosos dos países desenvolvidos da Europa, tendo como consequências enormes encargos para a previdência social e aumento da natalidade.
c) o crescimento vegetativo consiste na diferença entre o número de nascimentos e o de mortes, em determinado período (geralmente um ano).
d) as migrações internacionais são importantes para calcular o crescimento da população mundial, porém não são consideradas no crescimento ou no declínio da população de cada país.
e) o crescimento contínuo da produção de alimentos tem contribuído para aumentar a qualidade de vida dos povos ao sul do Saara e para diminuir as taxas de mortalidade.
- Parabéns! Você fez todas as questões sobre crescimento vegetativo. Agora confira quantas acertou:
Gabarito dos exercícios sobre crescimento vegetativo
Confira agora as respostas aos exercícios sobre IDH. Espero que você tenha ido muito bem!
Lembre-se que as atividades ajudam a memorizar o conteúdo e fazer boas avaliações. E no final existe uma pontuação para saber como está seu conhecimento!
Exercício resolvido da questão 1 –
Alternativa correta: letra b) incentivar a natalidade diante do envelhecimento da população.
Exercício resolvido da questão 2 –
alternativa correta: letra c) à positividade da taxa de crescimento vegetativo, calculada pela diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, ocorrida nesse período.
Exercício resolvido da questão 3 –
Alternativa correta: letra e) à diminuição da natalidade.
Exercício resolvido da questão 4 –
Alternativa correta: letra c) A dinâmica atual da população brasileira reflete as condições do Brasil como país emergente, considerando seu potencial populacional e alteração no regime demográfico, com redução da base da pirâmide e aumento no número de adultos e idosos.
Exercício resolvido da questão 5 –
Alternativa correta: letra b) redução das taxas de natalidade e aumento da expectativa média de vida.
Exercícios resolvido da questão 6 –
Alternativa correta: letra a) aumento da expectativa de vida / aumento da fecundidade.
Exercícios resolvido da questão 7 –
Alternativa correta: letra d) a pirâmide etária resulta da interação de dois elementos básicos, que são o crescimento vegetativo e a expectativa média de vida.
Exercícios resolvido da questão 8 –
Alternativa correta: letra c) o crescimento vegetativo consiste na diferença entre o número de nascimentos e o de mortes, em determinado período (geralmente um ano).
Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!
Gostou da nossa seleção de exercícios sobre crescimento vegetativo? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo quantas você acertou.





