Diversidade cultural são os diferentes costumes de uma sociedade, como vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros. Os principais responsáveis pela diversidade cultural no Brasil são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos.
Você já ouviu falar sobre a Diversidade Cultural no Brasil? Existem questões que são frequentes sobre esse tema no ENEM e em outros vestibulares. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo para você estudar para as questões de sociologia que podem surgir sobre esse assunto no ENEM.
Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos itens abaixo:
Quando você terminar de ler sobre Diversidade Cultural, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.
O que é Diversidade Cultural?
Diversidade cultural é o conjunto de diferenças vivenciadas por grandes grupos de pessoas. Em geral, elas estão em uma única cidade ou um mesmo país, mas ainda assim mantêm suas características, crenças e costumes sociais diferentes uns dos outros.
Toda sociedade humana possui diversidade cultural. Isso acontece pois o ser humano tem a capacidade de inventar, reinventar e construir sua própria identidade todos os dias, sofrendo várias influências ao mesmo tempo com outros membros da sociedade ou de grupos diferentes.
A globalização e a cultura
A globalização é o processo que consiste na intensificação das relações entre os países existentes de todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.
O processo de globalização consiste na maneira como os mercados de diferentes países e regiões interagem entre si, aproximando mercadorias e pessoas.
Aspectos como costumes, tradições, comidas e produtos típicos de determinado local agora estão presentes em outros lugares completamente distintos. Isso ocorre graças à troca de informações que a globalização pode proporcionar.
Sendo assim, atualmente existem várias discussões sobre como a globalização interfere no conceito de cultura e da identidade de cada indivíduo. Podemos definir como identidade tudo aquilo que constitui o ser humano: o que ele é, sente, vê, deseja, ou seja, tudo o que o indivíduo conhece.
A globalização faz com que as preferências dos indivíduos sejam mais pluralizadas, diversas e descentralizadas, ultrapassando os limites geográficos, trazendo para vários países diversas culturas de todo o mundo. A globalização permite ao indivíduo uma liberdade maior para escolher.
O Brasil é um dos países que mais sofrem com a influência de outros. Isso se dá desde seu descobrimento, pois diversos colonizadores, escravos e imigrantes de outros países viveram no país.
Pode-se considerar o Brasil como um ótimo exemplo de diversidade cultural, pois as culturas das cinco regiões são completamente diferentes umas das outras. E até mesmo dentro dos estados podemos encontrar uma vasta diversidade cultural no Brasil.
Os principais aspectos apontados como responsáveis pela variada e enriquecida cultura são:
- Colonização europeia a partir dos anos 1500;
- Migração européia ocorrida no final do século XIX e início do século XX;
- Escravos oriundos da África;
- População indígena nativa.
Podemos apontar inúmeros aspectos da diversidade cultural no Brasil. Nesse artigo falaremos sobre as diferenças culturais das cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).
Diversidade Cultural no Brasil
Região Norte
A cultura na região Norte do Brasil é incrivelmente vasta. Entre suas festas típicas podemos apontar o Círio de Nazaré, localizada em Belém do Pará; e o Festival de Parintins, mais conhecida como a festa do Boi-Bumbá, que acontece no Amazonas.
Outras festas culturais típicas da região são: o carimbó, o congo ou congada e a folia de reis.
Na região Norte há uma forte influência indígena na culinária, que é baseada majoritariamente na mandioca e em peixes. Outros elementos típicos são: carne de sol, tucupi (caldo da mandioca cozida), tacacá (espécie de sopa quente feita com tucupi), jambu (um tipo de erva), camarão seco e pimenta-de-cheiro.
Região Nordeste
Foi na região Nordeste que os primeiros colonizadores portugueses desembarcaram no país. Por esse motivo, os estados da região ainda conservam um estilo da época colonial e atraem diversos turistas todos os anos.
Um forte elemento cultural compartilhado em todo o Nordeste é a Literatura de Cordel, que são histórias contadas por meio de figuras e poemas pendurados em uma espécie de varal.
Ela disse assim (A teus pés)
Ela disse assim
É porque é
É porque é
Não há desespero em vão
Se ela quer voar
É porque tem assas
É porque tem asas
Não não não
Quando a gente voa
Distante e só
Tão distante e só
O sol não vem e a luz que cai
Nunca mais voltou
Nunca mais voltou
Não não não
Cordel do fogo encantado
Alguns alimentos típicos da região são: acarajé, vatapá, caruru e broa de milho. Essa região ainda mantém elementos culturais da época do Brasil Colônia, como as religiões afro-brasileiras, a capoeira e as festas juninas.
Região Centro-Oeste
A cultura da região Centro-Oeste brasileira é bastante diversificada, recebendo influências indígenas, paulistas, mineiras, gaúchas, bolivianas e paraguaias.
As principais manifestações culturais típicas da região são: a cavalhada e o fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A culinária regional típica contém: arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, maria-isabel, empadão goiano, pamonha, angu, cural e peixes do Pantanal – como o pintado, pacu, dourado, entre outros.
Região Sudeste
Os principais aspectos da cultura região Sudeste são: festa do Divino, festejos da Páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço e caiapó.
A culinária da região é muito diversificada e possui uma forte influência indígena, escrava e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos.
Os pratos típicos que se destacam são: a moqueca capixaba, pão de queijo, feijão-tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, etc.
Região Sul
A região Sul do Brasil é caracterizada pelos seus diversos eventos culturais que são fortemente ligados aos imigrantes da Europa que vieram para esta parte do país.
Essa região era habitada por índios e, posteriormente, pelos colonizadores portugueses e espanhóis e pelos escravos africanos.
A região Sul apresenta uma manifestação cultural com muitas tradições que vieram de alemães, italianos, japoneses e outros povos da Europa Central e Oriental.
A temperatura mais fria propiciou o estabelecimento destes grupos no país e, por esse motivo, a região apresenta arquitetura similar a dos países da Europa.
As festas típicas da região são: a Festa da Uva e a Oktoberfest, o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o boi-de-mamão, a dança de fitas, boi na vara.
Os principais elementos culturais na culinária são churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.
Além de aprender sobre a Diversidade Cultural no Brasil, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.
Gostou de aprender sobre a Diversidade Cultural no Brasil? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!
2 Comentários
como consigo autorização para usar a imagem do “diversidade cultural no Brasil” em um caderno de educação patrimonial?
Pode usar, basta colocar o nosso site como fonte e a data de acesso. Simples assim! 🙂