Geografia

Exercícios sobre Tipos de Energia

Exercícios sobre Tipos de EnergiaExercícios sobre Tipos de Energia

A energia é a responsável pela produção de trabalho. Assim, quando há trabalho, afirmamos que existe energia envolvida. Além disso, existem vários tipos de energias que são usadas para diferentes trabalhos. Leia o artigo e faça os exercícios sobre tipos de energia.

Existem vários tipos de energia, algumas são adquiridas por fontes renováveis outras não renováveis, mas todas elas são responsáveis pela produção de trabalho. Logo, em tudo o que está trabalhando, há energia.

Exercícios sobre tipos de energia

Os principais tipos de energia são: 

  • Energia mecânica (movimento);
  • Energia térmica (calor);
  • Energia elétrica (potencial elétrico);
  • Energia química (reações químicas);
  • Energia nuclear (desintegração do núcleo).

Saiba quais são as principais fontes de energia do Brasil clicando AQUI!.

Qual a importância da energia?

energia -Exercícios sobre tipos de energia

Atualmente, a energia está presente no dia a dia de várias pessoas, principalmente a energia elétrica, que é usada em chuveiros, computadores, fogões, para iluminar, entre outros aparelhos elétricos.

Os recursos renováveis e não renováveis são utilizados a fim de produzir energia. Um exemplo são as usinas hidrelétricas, nucleares e termoelétricas, pois elas recebem a fonte da natureza e a transformam em energia, sendo usada principalmente para suprir as atividades humanas. 

As fontes renováveis são consideradas como energia limpa que não cessa, já as não renováveis são uma energia suja que não se renova na natureza, o que causa diversos problemas ambientais.

Antes de fazer os exercícios sobre tipos de energia, vamos relembrar o que são fontes renováveis e fontes não renováveis.

Fontes Renováveis

As fontes renováveis possuem a capacidade de se regenerar na natureza, por isso elas são consideradas energias limpas, já que não geram poluentes e não prejudicam o meio ambiente. Os tipos de energia renováveis são:

  • Energia Hidráulica: gerada pela força da água que vem dos rios.
  • Energia Solar: gerada pela energia do solar.
  • Energia Eólica: gerada pela força dos ventos.
  • Energia Geotérmica: gerada pelo calor do interior da terra.
  • Biomassa: gerada de matérias orgânicas.
  • Energia Gravitacional: gerada por meio da força das ondas dos oceanos.
  • Energia do Hidrogênio: gerada por meio do hidrogênio.

Fontes Não Renováveis

fontes não renováveis

As fontes não renováveis são um tipo de energia suja pois causam vários problemas ambientais, pois produzem e liberam no ambiente vários poluentes que podem causar desequilíbrios no ecossistemas e esgotar os recursos naturais. Veja alguns exemplos de tipos de energia não renováveis:

  • Combustíveis fósseis: como o petróleo, carvão mineral, xisto e gás natural.
  • Energia Nuclear: é gerada por meio de elementos como o urânio e tório.

Agora faça os exercícios sobre tipos de energia para testar os seus conhecimentos sobre o assunto.

Exercícios sobre Tipos de Energia

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

1 – (Enem 2011) Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas termelétricas, esse percentual é dividido conforme o combustível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral (1,6%). Com a geração de eletricidade da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela absorção desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emissões de metano (CH4) das hidrelétricas podem ser comparáveis às emissões de CO2 das termelétricas. 

MORET, A. S.; FERREIRA, I. A. As hidrelétricas do Rio Madeira e os impactos socioambientais da eletrificação no Brasil. Revista Ciência Hoje. V. 45, n.° 265, 2009 (adaptado).

No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte:

a) limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenômeno.

b) eficaz de energia, tomando-se o percentual de oferta e os benefícios verificados.

c) limpa de energia, não afetando ou alterando os níveis dos gases do efeito estufa.

d) poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta.

e) alternativa, tomando-se por referência a grande emissão de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras.

2 – (UEL) A força das águas tem viabilizado a construção de usinas hidrelétricas de grande porte no Brasil, sendo Itaipu um exemplo. Com base nos conhecimentos sobre desenvolvimento e a questão socioambiental, considere as afirmativas a seguir.

I. A retirada das populações das áreas atingidas por construção de hidrelétricas tem produzido impactos sociais, como o desenraizamento cultural.

II. Itaipu é um exemplo da prioridade dada à preservação dos habitat naturais no projeto nacional-desenvolvimentista defendido pelos militares pós- 64.

III. As incertezas sobre os impactos ambientais com a construção de usinas hidrelétricas trouxeram, por desdobramento, a formação de movimentos dos atingidos pelas barragens.

IV. A construção de hidrelétricas liga-se, também, à preocupação com a crise energética mundial prevista para as próximas décadas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

3 – (ENEM- 2010)Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental?

a) Termoelétrica, pois é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração.

b) Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de energia.

c) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetaria a população.

d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.

e) Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a usina construída.

4 – (UDESC)A procura por novas fontes renováveis de energia surge como alternativa importante para superar dois problemas atuais: a escassez de fontes não renováveis de energia, principalmente do petróleo, e a poluição ambiental causada por essas fontes (combustíveis fósseis).

Assinale a alternativa que apresenta um tipo de recurso energético não renovável:

a) Biomassa, massa dos seres vivos habitantes de uma região.

b) Hidrogênio, usado como célula combustível.

c) Biogás, utilização das bactérias na transformação de detritos orgânicos em metano.

d) Carvão mineral, extraído da terra pelo processo de mineração.

e) Energia geotérmica, aproveitamento do calor do interior da Terra.

5 (Enem 2002) – Em usinas hidrelétricas, a queda d’água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. 

Na conversão direta solar-elétrica são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de:

a) não provocarem impacto ambiental.

b) independerem de condições climáticas.

c) a energia gerada poder ser armazenada.

d) utilizarem fontes de energia renováveis.

e) dependerem das reservas de combustíveis fósseis.

6 – (Enem 2011) “Águas de março definem se falta luz este ano”. Esse foi o título de uma reportagem em jornal de circulação nacional, pouco antes do início do racionamento do consumo de energia elétrica, em 2001. No Brasil, a relação entre a produção de eletricidade e a utilização de recursos hídricos, estabelecida nessa manchete, se justifica porque:

a) a geração de eletricidade nas usinas hidrelétricas exige a manutenção de um dado fluxo de água nas barragens.

b) o sistema de tratamento da água e sua distribuição consomem grande quantidade de energia elétrica.

c) a geração de eletricidade nas usinas termelétricas utiliza grande volume de água para refrigeração.

d) o consumo de água e de energia elétrica utilizadas na indústria compete com o da agricultura.

e) é grande o uso de chuveiros elétricos, cuja operação implica abundante consumo de água.

7 – (Enem 2007)Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?

a) Óleo diesel.

b) Gasolina.

c) Carvão mineral.

d) Gás natural.

e) Vento.

8 – (Enem 2009) A economia moderna depende da disponibilidade de muita energia em diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de energia pelas indústrias cresceu mais de quatro vezes no periodo entre 1970 e 2005. Enquanto os investimentos em energias limpas e renováveis, como solar e eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação de usinas geradoras de energia elétrica, diversos fatores devem ser levados em consideração, tais como os impactos causados ao ambiente e às populações locais. Ricardo. B. e Campanili, M. Almanaque Brasil Socioambiental. Instituto Socioambiental. São Paulo, 2007 (adaptado) Em uma situação hipotética, optou-se por construir uma usina hidrelétrica em região que abrange diversas quedas d’água em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambiental muito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usina hidrelétrica nessa região, inclui-se:

a) a poluição da água por metais da usina.

b) a destruição do habitat de animais terrestres.

c) o aumento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera.

d) o consumo não renovável de toda água que passa pelas turbinas.

e) o aprofundamento no leito do rio, com a menor deposição de resíduos no trecho de rio anterior à represa.

9 – (Enem 2010) Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental?

a) Termelétrica, país é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração.

b) Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de energia.

c) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetaria a população.

d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.

e) Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a usina construída.

10 – (Enem 2010) A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina. BACOCCINA, D. QUEIROZ, G.: BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão. Istoé Dinheiro. Ano 13, n.o 655, 28 abri 2010 (adaptado).

Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados:

a) ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

b) à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investi mento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental.

c) à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras.

d) ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras.

e) ao aproveitamento da mão de obra especializada dispo – nível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país.

11 – (CEFET-PR)dentre as citadas assinale a alternativa que contenha apenas as fontes de energia renováveis mais utilizadas no Brasil:

a) Solar, hidrelétrica e eólica.

b) Hidráulica, lenha e biomassa.

c) Hidráulica, xisto e solar.

d) Petróleo, solar e lenha.

e) Álcool, eólica e solar.

12 – (OSEC) – O conjunto hidroelétrico de Urubupungá, situado na divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul, é constituído pelas usinas:

a) Furnas e Mascarenhas de Morais

b) Volta Grande e Estreito

c) Três Marias e Furnas

d) Jupiá e Ilha Solteira

e) Presidente Bernardes e Manguinhos

13 – (TAUBATÉ)Usina brasileira que se revelou um verdadeiro fracasso em todos os aspectos: técnico, financeiro, social e ecológico. Inundou 2.360 metros quadrados de floresta, sem qualquer aproveitamento, e vai gerar uma energia muito cara em relação ao investimento, sem atender à demanda da região:

a) Tucuruí

b) Balbina

c) Xingó

d) Orocó

e) Paratinga

14 – (FGV) Sobre o consumo de energia no Brasil é correto afirmar que:

a) a Região Sudeste não consegue consumir toda a energia que produz;

b) o setor residencial e de comércio representam 80% do consumo total de energia;

c) mais da metade da energia consumida no país provém de fontes renováveis, como a hidráulica e a biomassa;

d) nesta década, devido às sucessivas crises econômicas, não tem havido aumento do consumo de energia;

e) o petróleo e o carvão mineral representam mais de 70% de energia produzida para consumo no país.

15 – (FGV/2006)

“As usinas de energia solar responderão por 2,5% das necessidades globais de eletricidade até 2025 e 16% em 2040, diz o relatório da associação europeia do setor e do Greenpeace. Hoje, elas representam 0,05% da matriz energética. A taxa de expansão anual do setor tem sido de 35%.”

Jornal O Estado de S. Paulo, 07/09/2006

Assinale a alternativa que melhor explique esse enunciado:

a) Essa tendência de expansão explica-se pelo fato de o Sol representar fonte inesgotável de energia, cuja transformação em eletricidade exige um processo simples e de baixo custo, se comparado com a hidreletricidade.

b) A transformação de energia solar (de radiação) em elétrica difundiu-se muito no Brasil para uso doméstico, especialmente após a crise do apagão, em 2001.

c) O desenvolvimento da geração de energia elétrica a partir da solar ainda é incipiente no Brasil, pois envolve um processo caro e complexo se comparado à hidreletricidade, relativamente barata e abundante.

d) A tropicalidade do Brasil permite vislumbrar, a médio prazo, um quadro de substituição da energia hidrelétrica por energia solar, sobretudo nas áreas metropolitanas costeiras.

e) A expansão do uso de energia solar apontado pelo enunciado favorece, especialmente, os países subdesenvolvidos que ocupam, em sua maioria, as faixas intertropicais do planeta.

Respostas dos Exercícios sobre Tipos de Energia

Exercício resolvido da questão 1

d) poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta.

Exercício resolvido da questão 2

e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

Exercício resolvido da questão 3

d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.

Exercício resolvido da questão 4

d) Carvão mineral, extraído da terra pelo processo de mineração.

Exercício resolvido da questão 5

d) utilizarem fontes de energia renováveis.

Exercício resolvido da questão 6

a) a geração de eletricidade nas usinas hidrelétricas exige a manutenção de um dado fluxo de água nas barragens.

Exercício resolvido da questão 7

e) Vento.

Exercício resolvido da questão 8

b) a destruição do habitat de animais terrestres.

Exercício resolvido da questão 9

d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.

Exercício resolvido da questão 10

b) à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investi mento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental.

Exercício resolvido da questão 11

b) Hidráulica, lenha e biomassa.

Exercício resolvido da questão 12

c) Três Marias e Furnas

Exercício resolvido da questão 13

b) Balbina

Exercício resolvido da questão 14

c) mais da metade da energia consumida no país provém de fontes renováveis, como a hidráulica e a biomassa;

Exercício resolvido da questão 15

c) O desenvolvimento da geração de energia elétrica a partir da solar ainda é incipiente no Brasil, pois envolve um processo caro e complexo se comparado à hidreletricidade, relativamente barata e abundante.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos exercícios sobre Tipos de Energia? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador